O I Congresso Das Tensões às Inovações: novos olhares para as práticas da Educação Básica, organizado por respeitáveis profissionais da área, tem o intuito de não só tensionar, como também lançar novos olhares para práticas que dialoguem com o contexto pós-pandêmico, no cotidiano escolar propondo discussões, interações e trocas de experiências conduzidas por professores de referência da área, cujas temáticas se desdobrarão nos seguintes eixos:
A inscrição dá direito a: palestras, roda de conversa, submissão de trabalhos e participação em uma mesa temática escolhida pelo inscrito. As Mesas Temáticas têm vagas limitadas. Para saber mais sobre cada uma, acesse o Caderno de Programação no link abaixo:
Público alvo: Professores de todos os níveis de ensino, graduandos, pesquisadores e demais interessados.
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Área de submissãoMesa de Abertura Abertura
Neurociências: de professor pra professor Palestra Sessão Nacional · Profª. Drª. Priscilla Oliveira Silva Bomfim
Saúde Mental dos Professores e Alunos no contexto de pandemia Palestra · Me. Caio Abujadi
INCLUSÃO - conquistas, desafios Palestra · Profª. Drª Maria Tereza Eglér Mantoan
De Paulo Freire às Pedagogias Decoloniais: travessias pela escola Roda de Conversa · Dr. Paulo Henrique Lima, Profª Drª Alice Akemi Yamasaki, Profª. Drª. Helena Maria Marques Araújo
Política de Inclusão e Práticas Inclusivas na Pós-pandemia: desafios e possibilidades Mesa Temática · Profª. Drª. Cristina Maria Carvalho Delou
Pensamento computacional na educação básica: um olhar inclusivo Mesa Temática · Profª Me. Luciana da Silva Goudinho, Profª. Me. Maria Cristina Barbosa Mendes
Ensino de Ciências e Direitos Humanos Mesa Temática · Profª. Drª. Sonia Regina Alves Nogueira de Sá
Currículo Funcional Natural, O que é? É possível aplicar? Mesa Temática · Prof.ª Drª. Viviane de Oliveira Freitas Lione
Neurociência e Metodologias Ativas: Tendências Pós-Pandemia na Educação Mesa Temática · Profª. Esp. Marluci Mattos
A formação de professores e a implementação de práticas pedagógicas antirracistas Mesa Temática · Profª. Drª. Cecilia Silva Guimarães
Formação Continuada: ressignificando a prática, com a construção de materiais adaptados de baixo custo Mesa Temática · Profª. Me. Paola Martins Bagueira Pinto Bandeira
Da teoria a prática: Vamos executar a elaboração funcional do Plano de Ensino Individualizado? Mesa Temática · Profª. Me. Giselli Cristini Domiciano Abrahão
Histórias para boi não dormir: uma perspectiva de letramento Mesa Temática · Prof. Esp. Wanick Bruno Vieira, Profª. Esp. Raquel Lucas, Profª. Me. Alice Santos, Profª. Me. Jamilly Moraes
Física moderna no ensino básico: experiências compartilhadas Mesa Temática · Prof. Dr. Fernando Luiz de Campos Carvalho, Prof. Me. Aguinaldo Valdecir dos Santos, Prof. Me. Helder Clementino Lima Silva
Educação Ambiental Crítica na Prática Docente. Mesa Temática · Esp. Larissa Huguenin, Prof ª. Me. Caroline Porto de Oliveira, Profª. Drª. Rosane Moreira Silva de Meirelles
Frações no Ensino Fundamental: a importância do uso do concreto, de simuladores e jogos digitais na construção dos conceitos. Mesa Temática · Profª. Me. Lucíola Castilho Oliveira
Artes cênicas, Imagens e Crianças: Encontros Possíveis Mesa Temática · Prof. Dr. Ruidglan de Souza Barros
Meu aluno é superdotado? E agora, o que fazer? Mesa Temática · Profª. Drª. Fernanda Serpa Cardoso
As tecnologias assistivas, inovando práticas pedagógicas na Escola Básica Mesa Temática · Profª. Drª Ruth Maria Mariani Braz, Profª. Esp. Alessandra Furtado de Oliveira, Profª. Esp. Elaine Alves Leite, Profª. Me. Mirian Renata Medeiros dos Santos Vale
E se Eu Errar? Ressignificando o Erro na Matemática dos Anos Iniciais Mesa Temática · Prof. Dr. André Luiz Regis de Oliveira, Prof. Dr. Victor Augusto Giraldo
O credenciamento será realizado automaticamente ao entrar na sala de transmissão do evento, pelo e-mail de acesso enviado ao participante.
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Pós- doutorado (2008) pelo laboratório de pesquisa sobre o timo na Fiocruz (RJ). Doutora em Ciências (Biofísica - área de concentração neurobiologia) pelo programa de pós-graduação em Biofísica do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em Neuroimunologia pela Universidade Federal Fluminense (2003). Graduada em Fisioterapia pela Escola Superior de Ensino Helena Antipoff (2000). Ocupou a chefia do departamento de Neurobiologia (2012-2014) e é subcoordenadora do bacharelado em Neurociências do curso de ciências biológicas da UFF desde 2014. Esteve em intercâmbio científico no Nencki Experimental Biology Institute em Varsóvia (2010 e 2012). Atualmente ocupa o cargo de Professor Associado III na Universidade Federal Fluminense no Departamento de Neurobiologia e é Professora Colaboradora do Programa de pós-graduação em Neurociências da UFF, além de pesquisadora responsável pelo NuPEDEN (Núcleo de Pesquisa, Ensino, Divulgação Científica e Extensão em Neurociências) da UFF. Tem experiência na área de Biofísica com ênfase em Neurociências, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, período crítico, plasticidade neural, matriz extracelular, proteínas sinápticas e transtornos do desenvolvimento.É coordenadora (UFF) da Olimpíada Brasileira de Neurociências para Graduandos (OBNG)- parceria UFF e UFRJ. É membro associado ao INCT em Neuroimunomodulação (INCT-NIM/CNPq) e à Rede de Neuroinflamação do Rio de Janeiro (RENEURIN/FAPERJ). Assina a coluna "Como diria o cérebro" da revista Ciência Hoje das Crianças (CHC) vinculada ao Instituto Ciência Hoje (ICH).
Psiquiatra, trabalho com ênfase em transtorno do espectro do autismo,
TDAH, psiquiatria da adolescência e infância. É Sócio - Fundador e atual presidente
da Associação Caminho Azul, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologia e Inclusão
(PGCTin) da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Pedagoga, mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade
Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora colaboradora do Programa de
Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. Coordenadora do Laboratório de
Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED / UNICAMP). Ofi cial da Ordem Nacional
do Mérito Educacional - reconhecimento à contribuição à Educação brasileira.
Dedica-se, nas áreas de pesquisa, docência e extensão, ao direito incondicional de
todos os alunos à educação escolar de nível básico e superior de ensino.
Psicóloga, Doutora em Educação, Professora Aposentada da Faculdade de Educação da UFF, Pesquisadora Produtividades Nível 2 do CNPq, Orientadora de dissertações de mestrado e teses de doutorado no Instituto de Biologia da UFF e no Instituto Oswaldo Cruz da Fiocruz; Autora de artigos e capítulos de livros; Prêmio Jabuti em 2015 e Personalidade Educacional no Município do Rio de Janeiro em 2019.
Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas - Faculdades de Barra Mansa (1992), especialização em Microbiologia (1994), especialização em Mediação Pedagógica em EAD (2010) e mestrado em Ciências (Pós- graduação em Ensino em Biociências e Saúde - FIOCRUZ -2007. Atualmente é docente do Departamento de Biologia Celular e Molecular e do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) da Universidade Federal Fluminense, professora titular da disciplina Biologia do Colégio Salesiano Santa Rosa. É ainda Coordenadora do Curso de Férias para Alunos Superdotados, Coordenadora da Escola de Inclusão e Vice Coordenadora do DIECI UFF (Desenvolvimento e Inovação em Ensino de Ciências), atuando e orientando projetos e trabalhos de conclusão de curso principalmente nos seguintes temas: altas habilidades ou superdotação; interdisciplinaridade; ensino de Ciências/Biologia; Divulgação Científica; ensino de Biologia em Direitos Humanos. É membro do Comitê Científico do ConBraSD.
Possui graduação em Bacharelado e em Licenciatura em Física pela Universidade de Brasília (1981, 1982), mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Ciências pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1990). É Professora Associada IV da Universidade Federal Fluminense, onde trabalha, desde 1992, no Departamento de Físico-Química do Instituto de Química. Dedica-se à formação de professores, com foco no ensino problematizador e na defesa dos Direitos Humanos, e à pesquisa em Ensino de Ciências e Interdisciplinaridade, Ensino de Ciências e Dignidade Humana, Ensino de Ciências e Inclusão Escolar, especialmente no desenvolvimento de estratégias metodológicas e recursos didático-pedagógicos interdisciplinares para o Ensino Superior, para a Educação Básica e para a inclusão e atendimento suplementar de alunos com altas habilidades ou superdotação. Foi Coordenadora de área do PIBID UFF Interdisciplinar (2014-2018) e do LIFE/CAPES-UFF (Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - 2012-2017). É Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão DIECI UFF – Desenvolvimento e Inovação no Ensino de Ciências, Membro pesquisadora da AIIIIPE – Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica e Coordenadora do PRAACS! – Programa de Apoio a alunos com Comportamento Superdotado. http://lattes.cnpq.br/4813174476985841
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio
de Janeiro (2001), Mestrado em Microbiologia pela Universidade do Estado do
Rio de Janeiro (2003) e Doutorado sanduíche em Biociências Nucleares pela
Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Universidade Federal de São Paulo
(2007). É pós-doutora pela Universidade Federal de São Paulo com ênfase em
microscopia confocal e eletrônica (2008). Pós-doutora em Ciências
Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de
Janeiro (2009). Atualmente é Prof.ª Adjunta da Faculdade de Farmácia da
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Laboratório de Bioensaios
Farmacêuticos, atuando em bioensaios para o desenvolvimento de fármaco e
medicamentos antibacterianos, antiparasitários e antitumorais. Em adição, atua
na área de Biofarmácia desenvolvendo modelos in vitro e ex vivo de
permeabilidade de fármacos, bem como ensaios toxicológicos de fármacos. É
colaboradora no Laboratório de Investigação de Peptidases - Instituto de
Microbiologia - UFRJ e no Laboratório de Antibióticos, Bioquímica, Ensino e
Modelagem Molecular - Instituto de Biologia - UFF. Tem experiência na área de
Cultivo de células animais, humanas, bacteriana e parasitos, atuando nos temas
de screening de moléculas, bioensaios, microscopia eletrônica e confocal,
mecanismos de adesão e invasão celular. Também atua na área de Ensino como
professora colaboradora do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e
Inclusão - IB-UFF nas linhas de transtorno, síndromes e deficiências, com
interesse em Autismo, neurociências e educação, produção de material didático
inclusivo e estratégias pedagógicas para atendimento a pessoa com deficiência.
Doutora em Ciências e Biotecnologia pela UFF; com equivalência em Ciências da Educação pela Universidade do Minho. Professora do curso de pós-graduação em Ciências, tecnologias e Inclusão e do Mestrado profissional em Diversidade e Inclusão da UFF.
Graduação em História pela UFF, Pós-graduação em História da África e do Negro no Brasil pela UCAM, Mestrado e Doutorado em História pela UNIRIO. Experiência na Ed. Básica e Ensino Superior. Desenvolve pesquisas em História da África, Relações Étnico Raciais e Ensino de História. Atua como Professora e Coordenadora dos Cursos de História e Pedagogia do Unilasalle-RJ.
A Profa. Joana Aguiar tem pós-doutorado em Educação pela USP e pela University of Surrey (Reino Unido). Possui doutorado e mestrado em Ensino de Ciências pela USP. Bacharel e Licenciada em Química pela Unicamp. Atualmente, é professora adjunta do Instituto de Química da UFF e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da UFF. Desde 2020 coordena o Grupo de Estudos em Cognição e Educação Científica (GECEC) que tem por interesses de pesquisa: a promoção da educação científica por meio de metodologias ativas de aprendizagem, incluindo os mapas conceituais e a formação profissional docente no ensino superior.
Possui graduação em Pedagogia (1990), mestrado (1998) e doutorado em Educação (2007) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal Fluminense - Niterói, exercendo atividades no Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento, da Faculdade de Educação, na Área de Didática. É docente colaboradora no Curso Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão - CMPDI, da Universidade Federal Fluminense. É membro do grupo de pesquisa e extensão DIECI (Desenvolvimento e Inovação no Ensino de Ciências). Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade e inclusão, formação de professores e Educação em Direitos Humanos, educação e infância popular, cultura popular e violências no contexto escolar. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão no campo da Educação Popular e do Cinema e Educação.
Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá e professor nos cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro. É Doutor em Comunicação Social pela PUC-Rio e Mestre em Educação pela UFF, onde realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação entre 2018 e 2019. É graduado em Pedagogia (Unilasalle-RJ) e em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda (PUC-Rio). Tem mais de 10 de anos de experiência como gestor escolar e professor da educação básica. É pesquisador e vice-líder do NUGEPPE - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Políticas Públicas em Educação (UFF) e do JuX-Juventudes Cariocas (PUC-RIO). Atualmente, é Conselheiro do CEE/RJ - Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro, onde preside a Câmara de Educação Básica, sendo ainda representante suplente indicado no Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb-RJ. Foi eleito (biênio 2021-2023) vice-coordenador da seção fluminense da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope). É editor da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE/Anpae) e editor de comunicação da Formação em Movimento - Revista da Anfope. É membro titular do Conselho Fiscal da ANPEd - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (biênio 2021-2023)
Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF( 2019), Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2009) e tem Licenciatura Plena em Educação Artística - Artes Cênicas, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO . Formado também pela Academia de Ballet Julio Cezar - (THE - PI). Atualmente é docente do quadro efetivo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, Coordenador de disciplina em EAD - UERJ e leciona Teatro na rede Municipal da cidade do Rio de Janeiro e no Centro Educacional Espaço Integrado (CEI). Atua ainda profissionalmente como diretor teatral, coreógrafo e ator.
Possui graduação em Fisica pela Universidade Federal de São Carlos (1988) e doutorado em Física pela Universidad de Valencia (1995). Atualmente é professor adjunto na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Tem experiência na área de Física, atuando em diversas áreas: Física de Partículas Elementares e Ensino de Física, bem como em Física Ambiental.
Doutora em Língua Portuguesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestra em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Língua Portuguesa e Literaturas (Licenciatura Plena), pela Universidade Federal Fluminense. Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação no Ensino Médio do Colégio Salesiano Santa Rosa (Niterói/RJ) e do Colégio de São Bento (RJ). Membro do Grupo de Pesquisa Sistêmica, Ambientes e Linguagens (SAL-CNPq). Membro do Grupo de Estudos em Sistêmica e Discurso (GESD-UERJ).
Doutora e Mestre em Ciências pelo Programa de Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz) e graduada em Ciências Biológicas (licenciatura) pela UNESP (Universidade Estadual Paulista - campus Rio Claro-SP). Professora Adjunta no Departamento de Ensino de Ciências e Biologia (DECB - IBRAG - UERJ), desde 2015. Coordenadora adjunta no Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde em convênio com o Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB - IOC - Fiocruz) e orientadora no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO - associada UERJ). Coordenadora adjunta no Curso lato sensu em Ensino de Ciências (DECB - IBRAG - UERJ). Atua nas linhas de pesquisa: Ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia; Educação em Saúde; Educação Ambiental; CiênciArte, Divulgação Científica (Mestrado Acadêmico e Doutorado) e Produção e Avaliação de Recursos Didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia (Lato sensu e Mestrado Profissional).
Possui Graduação em História pela UERJ, Mestrado e Doutorado em Educação pela PUC-
Rio, Pós Doutorado em Educação pela UNIRIO. É Professora Associada de História do
CAp/ UERJ, de Estágio Supervisionado de História no Departamento de História da UERJ,
do Mestrado Profissional de Ensino de História – PROFHISTÓRIA/ UERJ. Integra o Grupo
de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Cultura(s) (GECEC) da PUC-Rio e o grupo sobre
Formação de professores/as, Currículo(s), Interculturalidade e Pedagogias Decoloniais da
UNIRIO. É líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Ensino de História- LEh- CAp/
UERJ. Principais áreas de atuação: Ensino de História, Memória, Formação de professores,
Espaços educativos não formais, Interculturalidade crítica, Decolonialidades e Pedagogias
Decoloniais.
Victor Giraldo possui bacharelado e mestrado em Matemática (UFRJ, 1991, 1994), e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação (UFRJ, 2004). É professor do Instituto de Matemática da UFRJ desde 1992, onde leciona no Programa de Pós-Graduação em Educação, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, no curso de Licenciatura em Matemática, e participa do Laboratório de Práticas Matemáticas do Ensino (LaPraME).
André Régis possui graduação em Pedagogia (PUC-Rio, 2011), especialização em ensino de Matemática - PED BRASIL (UVA), mestrado em Educação (PUC-Rio, 2015), e doutorado em Educação (UFRJ, 2020). É professor do Colégio de Aplicação da UFRJ, onde atua no Setor Multidisciplinar, lecionando nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e participa do Laboratório de Práticas Matemáticas do Ensino (LaPraME).
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica, Pós-graduada em Coordenação Pedagógica, Graduada em Pedagogia pela UFF, e Capacitada em Saúde Mental para intervenções Precoces. Autora do livro “Corrigir para quê(m)? Um mergulho na sala de aula do Ensino Fundamental I”, organizadora do livro “Das tensões às Inovações: novos olhares para práticas da Escola Básica”, autora de artigos publicados em revistas e anais de congressos, é Professora com larga experiência em sala de aula, coordenação e gestão escolar. Atualmente, é Diretora Pedagógica do Colégio Salesiano Santa Rosa.
Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas, Mestre em Biologia Marinha e Doutora em Ciência e Biotecnologia, todos pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora da educação básica desde 2009, atuando em escolas públicas e privadas. Trabalha com alfabetização e letramento científico, metodologias ativas, abordagem STEAM, desenvolvimento de jogos para promover o ensino-aprendizagem. Professora da rede Municipal de Educação de Niterói à 11 anos. Criadora do Clube de Ciências da Escola Municipal Levi Carneiro e uma das vencedoras do Prêmio Shell de Educação Científica de 2019. No período de 2020 a 2022 (fevereiro) atuou como Coordenadora de Ciências, e atualmente está como Coordenadora de 3º e 4º Ciclos (= Fundamental 2) na Secretaria Municipal de Educação de Niterói.
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professora de Psicologia e Educação e Concepções sobre infância do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (DESU/INES). Lidera o grupo de Pesquisa "Criança surda: cultura e linguagem" com a linha de pesquisa: A importância da brincadeira no desenvolvimento da criança surda. Também é coordenadora do grupo de extensão: Legendagem e acessibilidade, do DESU/INES.
Mestrando em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Pós Graduando em Direito Penal e Criminologia pelo Introcrim/CEI. Pós Graduando Direito Digital pelo ITS/UERJ. Advogado criminalista, atua nas áreas de direito penal, Compliance antidiscriminatório e Compliance de dados Pesquisador e palestrante.
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência, tecnologia e Inclusão da UFF (PGCTIn / UFF), Mestre em Diversidade e Inclusão (CMPDI/UFF – 2019), Pedagoga pela UFF (2005), com especialização em Psicopedagogia pela UGF (2009), em Gestão Pedagógica e Institucional pela Universidade América do Sul (2013), em Psicomotricidade e Neuropsicopedagogia pela Faculdade São Luís (2019), em ABA e Tecnologias Educacionais, pelo Instituto IBRA Educacional (2021). Atuou como professora em escolas das redes privada, pública federal e municipal do Rio de Janeiro. Atualmente é Pedagoga e professora da Fundação Municipal de Educação de Niterói, atuando na Gestão de uma unidade de Educação Infantil. Tem artigos, capítulos de livros e resumos em anais de eventos científicos publicados na área das Altas Habilidades ou Superdotação, com ênfase na área da identificação da precocidade, Marcos do Desenvolvimento, identificação e atendimento a crianças precoces e Educação Infantil. Autora de livro na área da Observação dos Marcos do Desenvolvimento em crianças de 0 a 3 anos.
Possui Graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, é doutorando do Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde (PPGEBS) do Instituto Osvaldo Cruz (IOC). Entre os anos de 2011 e 2014 coordenou Clubes de Ciências nos Colégios São Vicente de Paulo e Salesiano Santa Rosa, onde orientou projetos apresentados em diversas edições da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (FECTI). Entre 2016 e 2020, coordenou o coletivo Liga de Iniciação Científica (LINC), onde orientou alunos com vocação científica e/ou superdotação. Atualmente é professor de Química do Colégio São Vicente de Paulo (Niterói) e Colégio de São Bento do Rio de Janeiro. No Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), ligado a Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), coordena o Setor Espaço de Inclusão (SEI) que atende aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), público-alvo da Educação Especial. Em seu doutoramento, discute a utilização dos conceitos de ArtScience como ferramenta no atendimento a alunos com Altas Habilidades ou Superdotação (AHSD).
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn) - Doutorado Acadêmico. Mestre em Diversidade e Inclusão (CMPDI/UFF). Possui pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera. Graduação em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é analista judiciário - executante de mandados - Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho. Atua na área de acessibilidade, inclusão e surdez. Membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRT - 1ª Região e da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-RJ 20ª Subseção.
#pracegover: Sou uma mulher morena, de cabelos e olhos castanhos, na fotografia estou sorrindo, estou com os cabelos soltos, compridos, uso brincos e uma camiseta verde.
Doutoranda em Ciências, Tecnologias e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense - PGCTin/UFF. Mestre em Estudos de Literatura pela UFF com pesquisa voltada para o estudo de Histórias em Quadrinhos e o Romance Policial Brasileiro. Graduada em Letras - Português/Literatura com pesquisa na área da Semiótica pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente Professora Bilíngue concursada na Prefeitura de Niterói, desenvolvendo materiais adaptados em Libras para alunos das séries iniciais e Professora de Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recursos Multifuncionais concursada na Rede Municipal do Rio de Janeiro, com foco na produção de materiais adaptados para alunos autistas e com dificuldades de aprendizagem. Certificada pelo PROLIBRAS para atuar como Tradutora Intérprete e Professora de Libras. Pesquisas e estudos voltados para a Educação Bilíngue, o Ensino da Língua Portuguesa para Surdos e o Ensino de Libras para Classes de Ouvintes. Colaboradora do Projeto Galileu Galilei - Produção de materiais didáticos adaptados. Pós-Graduada em Tradução/Interpretação e Docência de LIBRAS pela Universidade Tuiuti do Paraná.
Mestre em Diversidade e Inclusão (UFF), Gestora Ambiental (FAETERJ), Graduada em Ciências Biológicas (UNIGRANRIO) Especializada em Psicopedagogia Institucional e Clínica (CENSUPEG) e em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial e Inclusiva, Neuropsicopedagogia Clínica (CENSUPEG), Neurociências, Terapia Familiar, Autismo e Psicomotricidade e Técnica em Laboratório (Hemoterapia) (FAETEC). Atualmente é Técnica no Banco de Sangue no Hospital do Coração e faz atendimento Psicopedagógico e Neuropsicopedagógico (Espaço Praticando) voltado para crianças enquadradas no TEA e dedica-se a pesquisa de Orientação Familiar de crianças com TEA e Assessoria Pedagógica Especial e Inclusiva em escolas Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Autismos - NEPA (UFF) e Grupo de Estudos em Transtorno de Autismo - GETEA (UFRJ).
Título da apresentação: Da teoria a prática: Vamos executar a elaboração funcional do Plano de Ensino Individualizado?
Foto em anexo
Mestre em Ensino de Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEMAT-UFRJ). Especialista em Aprendizagem em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II (CPII – RJ). Departamento dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Campus Tijuca I. Coordenadora Pedagógica de Matemática – Campus Tijuca I (desde 2018). Foi Vice-diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional RJ – SBEM-RJ (2019-2021).
Doutoranda em Linguística Aplicada (UFRJ). Mestra em Estudos Linguísticos (UERJ/FFP). Graduada em Letras - Português e Literaturas (UERJ/FFP). Professora de Língua Portuguesa e Redação no Colégio Salesiano Santa Rosa (CSSR). Professora do curso de Pedagogia e Direito na Universidade Estácio de Sá (UNESA).
Doutoranda em Estudos de Linguagem (PUC-RIO), Mestra em Cultura (UFF), Graduada em Letras - Português e Inglês (UERJ/FFP),Professora na escola Eliezer Max - Laranjeiras.
Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda - RJ, Polo 15 UFF/IFRJ, graduado em Licenciatura Plena em Física pela Universidade de Taubaté, especialista em Ensino de Física pela UNICAMP, Campinas-SP, especialista em Gestão Educacional pela UNICAMP, Campinas-SP, professor titular efetivo - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Tutor do Curso de Astronomia para docentes pela USP por dois anos, extensão universitária em Eletromagnetismo pela UNESP - Guaratinguetá-SP, Professor Coordenador de Física da Diretoria de Ensino de Pindamonhangaba-SP, por quatro anos, Técnico da Equipe da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas - CENP da Secretaria de Estado da Educação durante a implantação da proposta curricular de 2008, e atuou no programa da implantação da informática pedagógica do Estado de São Paulo - Núcleo Regional de Tecnologia Educacional -NRTE-SP/ MEC-PROINFO. experiência na área de Física, com ênfase em Educação e ensino de Física no Ensino Médio, atuando principalmente nos seguintes temas: astronomia, etnoastronomia, tecnologias aplicadas a educação.
Professor de Física, graduado pela Unesp, Campus de Guaratinguetá; Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pelo Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Estou na Educação a 25 anos, quando comecei na SEE/SP, como Oficial de Escola, mudando após dois anos para Professor temporário; efetivei-me na SEE/SP, no concurso do ano de 2003; pedi exoneração em 2010 para me tornar efetivo na Unesp, campus de Guaratinguetá, onde leciono Física no Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá Professor Carlos Augusto Patrício Amorim - Ctig/Unesp. Lecionei Física, Matemática, Química e Ciências em Escolas públicas e particulares, no Ensino Fundamental, Médio, Para Jovens e Adultos e Cursinhos; para estudantes de diversos níveis sociais, econômicos e interesses. Fiz diversos cursos, com participações em diversos eventos, alguns deles internacionais, como a Escola de Física no CERN 2013; a maioria voltados para o ensino e aprendizagem. Atuei como professor supervisor no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de 2009 a 2013, no curso de Licenciatura em Física na Unesp, Campus de Guaratinguetá. Tenho uma formação bem diversificada: sou Técnico Mecânico, Fotógrafo, Massagista,... Fiz cursos de aperfeiçoamento em várias áreas: Didática, Psicologia, Parapsicologia, Tecnologia, Astrofísica,... O importante é que sei usar tudo que conheço e vou conhecendo para enriquecer minhas aulas através de enfoques inter, trans e multidisciplinar.
Mestre do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI), da Universidade Federal Fluminense, possui graduação em Letras Português-Literaturas pela Faculdades Integradas Simonsen (2008) e Graduada em Pedagogia (2010). Especialização em Orientação Educacional e Pedagógica pela Universidade Cândido Mendes (2011). Especialização em Administração e Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes.
Pedagoga, bióloga e Neurocientista. Neuropractitioner em PNL e com Certificação Google for Education Nível 2. Professora há 37 anos com experiência na área de Educação Infantil e Fundamental 1 e 2. Palestrante em Congressos e professora do Curso de Pós - Graduação em Neurociência do Instituto Limbios. De 2009 até o momento: Professora de Matemática, Ciências, Tecnologia e Ética dos 4ºs anos e de Ciências e Tecnologia dos 5ºs anos do Ensino Fundamental no Colégio Renovação Indaiatuba/SP
Formação Acadêmica
Neuropractitioner em PNL - 2020 -SBCE
Pós-Graduação em Neurociência Clínica e Educacional- Instituto REM - SP - 2019 e 2020
Graduação em Pedagogia - CEUCLAR - Centro Universitário Claretiano, Campinas - SP
( 2007 – 2009 ).
Graduação em Ciências Biológicas - UBM – Centro Universitário Barra Mansa - RJ. (1989 - 1992)
Ex-aluna Salesiana (CSSR 2008-2014), fundadora do Sinaliza Enem, intérprete pela Faculdade ViaSapiens, bacharel em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestranda em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (USP). Atua no Sinaliza Enem, o primeiro pré-vestibular online em Libras do Brasil, desde sua fundação, em 2020, impactando alunos de 12 estados do Brasil. Também é embaixadora do Mapa Educação e empreendedora no INSPIRO Fellowship, proporcionado pelo governo chinês em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Pós-graduada em psicopedagogia clínica e institucional ,Graduanda em Pedagogia,Graduada em Letras - Português e Inglês (UERJ/FFP), Professora na escola SAP / Barra da Tijuca.
Mestrando em ensino na educação básica (Unigranrio), Especialista em Educação, Política e Sociedade; Gestão Integrada e Metodologia e Didática do Ensino Superior, Graduado em Letras - Português e Inglês, Graduado em Pedagogia, Graduando em Ciências Sociais, Professor da EJA na cidade de Niterói, Professor de Língua Portuguesa e língua inglesa da Secretaria de Estado do RJ .
Concluiu a pós-graduação (Lato-Senso) em História do Brasil pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ/1999), e atualmente é mestranda no curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, pela Universidade Federal Fluminense (CMPDI/UFF). É professora de História, pela Prefeitura de Niterói, professora de Apoio, pela Prefeitura de São Gonçalo, e de Geografia do Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara, Unidade de São Gonçalo. Trabalhou como Diretora Adjunta, da Escola Municipal Honorina de Carvalho (Niterói), cargo que assumiu após eleições diretas, entre os anos de 2017 até 2021.
Mestranda do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão pela UFF; Organizadora e coordenadora do I Seminário Internacional de Pensamento Computacional para Inclusão. Especialista em Gestão e Implantação da Educação a Distância pela UFF. Professora da Rede municipal do Rio de Janeiro; Professora de Língua Portuguesa no Município de Itaguaí; mediadora presencial do Consórcio CEDERJ/CECIERJ, do curso de Pedagogia/ UERJ; possui experiência em gestão e coordenação escolar na Rede Municipal do Rio de Janeiro e Itaguaí.
Mestranda no Programa em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (PGEBS/IOC/Fiocruz) e pós-graduanda do Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UERJ. Atualmente trabalha na linha de pesquisa em Educação Ambiental crítica e mudanças climáticas.
Doutoranda no Programa em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (PGEBS/IOC/Fiocruz). Mestre em Ciências pelo Programa de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp-Fiocruz) e graduação em Ciências Biológicas (licenciatura) pela UFRuralRJ. É Professora de Meio Ambiente da Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek da Fundação de Apoio à Escola Técnica (ETE JK/FAETEC) e Tutora do Consórcio Cederj no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do polo Angra dos Reis/UFRJ. Atuou por 8 anos como consultora e educadora ambiental ONG Ecomarapendi/Projeto Recicloteca. Possui experiência profissional na elaboração, acompanhamento de projetos e coordenação de equipe na área de gestão, sensibilização e educação ambiental; desenvolvendo atualmente o projeto Gaia suSTEMtável- meninas pela sustentabilidade.