Palestrante Caroline Louise Diniz Pereira é Biomédica pela Universidade Federal de Pernambuco com graduação sanduíche na Alemanha pelaTechnische Universität Braunschweig, Mestra em Medicina Tropical na área de Esquistossomose e atual doutoranda em Medicina Tropical com projeto desenvolvido no Hospital das clínicas de Pernambuco com pacientes com Esquistossomose em todo o Estado com bolsa FACEPE de fomento.

     A esquistossomose é uma doença parasitária causada pelo Schistosoma mansoni. Inicialmente a doença é assintomática, mas pode evoluir e causar graves problemas de saúde crônicos, podendo haver internação ou levar à morte.

     Estima-se que cerca de 1,5 milhões de pessoas vivem em áreas sob o risco de contrair a doença. Os estados das regiões Nordeste e Sudeste são os mais afetados sendo que a ocorrência está diretamente ligada à presença dos moluscos transmissores.

     Atualmente, a doença é detectada em todas as regiões do país. As áreas endêmicas e focais abrangem os Estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte (faixa litorânea), Paraíba, Sergipe, Espírito Santo e Minas Gerais (predominantemente no Norte e Nordeste do Estado).

     A transmissão da esquistossomose ocorre quando o indivíduo infectado elimina os ovos do verme por meio das fezes humanas. E o diagnóstico da esquistossomose é feito por meio de exames laboratoriais de fezes. É possível detectar, por meio desses exames, os ovos do parasita causador da doença.

Compartilhe!

Apoio

Patrocínio

Você gostaria de colaborar com o nosso evento? entre em contato!