Fátima Nogueira é pesquisadora da Unidade de Parasitologia Médica, NOVA / IHMT. Licenciada em Microbiologia Molecular e Genética pela Universidade de Lisboa em 1996, obteve um mestrado em parasitologia médica no NOVA / IHMT em 2001 e um doutorado em ciências biomédicas, especialidade de parasitologia médica na mesma universidade em 2007. Os seus principais interesses de pesquisa são os mecanismos e alvos de resistência a medicamentos antimaláricos; Desenvolvimento de ferramentas moleculares para monitoramento da resistência a medicamentos em Plasmodium falciparum e P. vivax e triagem in vivo e in vitro de novos compostos sintéticos e naturais para atividade antimalárica e bloqueio de transmissão.

    A malária é uma doença complexa que varia amplamente em epidemiologia e manifestação clínica em diferentes partes do mundo e é um importante questão de saúde pública. Existem muitas estratégias de controle da malária, mas nenhum é apropriado e acessível em todos os contextos.
      A resistência aos medicamentos antimaláricos emergiu como um dos maiores desafios enfrentados pelo controle da malária hoje. A resistência aos medicamentos tem sido implicada na disseminação da malária para novas áreas e reaparecimento de malária em áreas onde a doença foi erradicada. A resistência às drogas também teve um papel significativo papel na ocorrência e gravidade de epidemias em algumas partes do mundo. 
       O objetivo desta palestra é descrever o estado conhecimento sobre malária resistente a medicamentos e delinear o pensamento atual sobre estratégias limitar o advento, disseminação e intensificação de malária resistente a medicamentos.

 

Compartilhe!

Apoio

Patrocínio

Você gostaria de colaborar com o nosso evento? entre em contato!