Informações

Após o sucesso do congresso Mentes Criminosas no formato presencial com várias edições em 9 estados e com a demanda para que este evento fosse ofertado em outras localidades, em razão das dificuldades decorrentes do isolamento social em tempos de pandemia, o INFOR idealizou o I Congresso Online Mentes Criminosas. Acreditamos que este evento irá preencher uma grande lacuna nas discussões e no intercâmbio entre diferentes áreas das ciências forenses, tais como a perícia criminal, a odontologia legal, a criminologia, a psicologia forense e o direito, entre outras, possibilitando atingir um público diversificado em nível nacional e internacional.

Por meio de minicursos, palestras e mesas-redondas, os participantes terão atividades com profissionais experientes e com atuação de referência nacional em suas áreas do conhecimento. O participante, caso tenha assiduidade em todas as atividades, poderá receber certificação com carga horária de até 60h, incluindo a participação no evento e nos 3 minicursos ofertados. A certificação obtida, certamente irá agregar não só em seus conhecimentos mas também valerá como horas complementares na maioria das instituições de graduação e pós graduação no Brasil.

TODAS AS PALESTRAS, MESAS-REDONDAS E MINICURSOS FICARÃO DISPONÍVEIS PARA VISUALIZAÇÃO DOS INSCRITOS DE 24 DE JULHO DE 2020 ATÉ O DIA 26 DE OUTUBRO DE 2020.

Os interessados ainda poderão participar do evento até o dia 26 de outubro e poderão obter a certificação do congresso.

O I Congresso online Mentes Criminosas conta com o apoio da Editora Millennium, principal empresa de divulgação científica da área pericial no Brasil. A millennium fornecerá livros da área pericial para sorteio entre os participantes inscritos no congresso. A cada lote teremos um novo sorteio. O primeiro sorteio com um total de 7 livros foi realizado no dia 16 de junho de 2020 e foi restrito aos inscritos no primeiro lote do Mentes Criminosas.

Millennium Logo

A editora também disponibilizou um desconto exclusivo de 20% no preço de catálogo em qualquer obra da millennium para os inscritos no evento. Para ter direito ao desconto, basta entrar no site www.millenniumeditora.com.br para escolher o livro de interesse e mandar um email informando que é congressista e gostaria de adquirir o livro com o desconto de 20% (a lista de congressistas será enviada pela organização do evento à editora para confirmação).

Sorteio Millenium

Apoiadores:

Também apoiam o I Congresso online Mentes Criminosas a Liga Acadêmica de Ciências Forenses - LACFOR (@lacfor.pa) e a Revista Criminalistica e Medicina Legal - RCML

Millennium Logo

Millennium Logo

Conteúdo do curso

TIME DE PALESTRANTES
MESA-REDONDA Pré-Evento - A Herança do Mal
MESA-REDONDA Pré-Evento sobre o Caso dos Meninos Emasculados
PALESTRA Crimes Violentos, imparcialidade do Juizo e a busca da verdade real.
56:10
MINICURSO Genética Forense
59:45
PALESTRA Sexologia Forense
22:08
Palestra Entomologia Forense "Quando os Insetos São os Vestígios".
24:41
PALESTRA Química e Toxicologia Forense
05:44
PALESTRA Crimes Cibernéticos e Perícia Digital
50:34
MESA-REDONDA Desafios da Perícia Criminal nos tempos de Pandemia
01:20:00
MINICURSO Pensamento Sistêmico na Solução de Conflitos
01:20:00
PALESTRA Forensic Twitter
01:00:00
PALESTRA Documentoscopia e Grafoscopia
08:34
PALESTRA Venenos "A Alquimia da Morte"
18:57
PALESTRA Fotografia 360 Forense – Presente e futuro
47:46
PALESTRA Crônicas Cadavéricas “Mortes estranhas”
02:00:00
MINICURSO Criminal profiling
10:28
PALESTRA Balistica Forense
11:11
PALESTRA A Perícia Criminal no Tribunal do Juri
01:00:00
PALESTRA Coleta de vestígios Biológicos
01:00:00
PALESTRA Odontologia Legal
01:00:00
MESA-REDONDA Mentes Criminosas – Aspectos criminalísticos e psicológicos
02:00:00

Carregando área de inscrição

Instrutores

Saiba mais

TIME DE PALESTRANTES

Saiba mais

24/07/2020

Saiba mais

25/07/2020

Saiba mais

26/07/2020

Saiba mais

Pablo Abdon da Costa Francez

Saiba mais

Victor Botteon

Saiba mais

Denise Aparecida Morelli Ribeiro

Saiba mais

Mariana da Silva Ferreira

Saiba mais

Pablo Alves Marinho

Saiba mais

Evandro Della Vecchia Pereira

Saiba mais

Leonardo Mendonça

Saiba mais

Márcia Lippmann

Saiba mais

Cássio Thyone

Saiba mais

Roberto Carlos Meza Niella

Saiba mais

Luiz Walter de Souza

Saiba mais

Eliane Baruch

Saiba mais

Cleber Muller

Saiba mais

Mabel Proence

Saiba mais

Jean Trindade do Nascimento

Saiba mais

Verena Lúcia Corecha da Costa

Saiba mais

Edson Jorge Pacheco

Se torne um parceiro do INFOR divulgando nossos cursos em sua cidade!

Instituto Nacional de Perícias e Ciências Forenses - INFOR

O INFOR é um Instituto de Pós-Graduação com anos de experiência na área educacional e tem se destacado por desenvolver ênfase especial na vivência e nas atividades práticas. Nossos cursos permitem uma verdadeira imersão no fluxo de trabalho desenvolvido em cada uma das carreiras estudadas, fornecendo habilidades práticas sem descuidar de uma base teórica sólida. No I Congresso On-line Mentes Criminosas buscaremos promover um intercâmbio de profissionais nas diferentes áreas forenses e das 5 regiões do Brasil, favorecendo a consolidação de novos conhecimentos e a divugação das ciências forenses em âmbito nacional.

O coordenador do evento é o professor Pablo Francez, Diretor do INFOR, Biólogo, Doutor em Genética e Biologia Molecular, Perito criminal a 18 anos, atuando no Laboratório de Genética Forense da POLITEC-AP desde 2008, com mais de 2000 laudos e pareceres técnicos emitidos em diferentes áreas da Biologia Forense. O Dr. Pablo Francez é coordenador nacional dos cursos de Especialização de Perícia Criminal e de Biologia Molecular e Genética Forense do INFOR. É organizador e autor dos livros Introdução à Genética Forense e Introdução à Biologia Forense. Coautor de capítulos dos livros Ciências Forenses e Insetos Peritos, todos da editora Millennium.

TIME DE PALESTRANTES

INFOR


Time de palestrante que irão participar do I Congresso Online Mentes Criminosas INFOR

24/07/2020

INFOR


Primeiro dia do Evento. Minicursos, Palestras e mesas-redondas imperdíveis. 

25/07/2020

INFOR


Segundo dia do maior evento online de ciências forenses.

26/07/2020

INFOR


Último dia do evento com a mesa-redonda Mentes Criminosas "Aspectos criminalísticos e psicológicos".

Pablo Abdon da Costa Francez

INFOR


Possui graduação em Ciências Biológicas modalidade Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (1995-1999), graduação em Ciências Biológicas modalidade Bacharelado pela Universidade Federal do Pará (2002-2003), Especialização em Genética Forense pela Universidade Federal do Pará (2005), Especialização em Genética Molecular Humana conferido pela Sociedade Brasileira de Genética (2006), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará (2000-2002) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará (2007-2011). Atualmente é Perito Criminal - Polícia Técnico- Científica. Tem experiência nas áreas de Perícia Ambiental, Genética de Populações, Genética Forense, Biologia Forense, Tricologia Forense (Análise de pelos e fibras) e Entomologia Forense.

Victor Botteon

IGP - SC


Possui graduação em Bacharelado (2009-2013) e Licenciatura (2010-2016) em Ciências Biológicas pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Fui bolsista FEALQ e FAPESP de iniciação científica em estágios realizados durante a graduação. Mestre em Ciências pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP) (2016-2018). Durante o curso de Mestrado, atuou como monitor da disciplina de Metodologia do Ensino em Ciências Biológicas II (ESALQ/USP), pelo Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da Universidade de São Paulo (USP); como presidente da Associação de Pós-graduandos (APG-CENA) e representante discente da Comissão de Pesquisa do CENA/USP (gestão 2017-2018). Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) (2018-2019). Possuo experiência em desenvolvimento de projetos e pesquisas na área de Entomologia, com ênfase em trabalhos em manejo integrado de pragas (MIP) e controle biológico. Experiência na área de docência no Ensino Médio e Superior na área de Ciências Biológicas, ministrando palestras, aulas e oferecendo cursos livres e de extensão na área forense. Atuei na área de perícias criminalísticas no Estado de São Paulo, com experiência em investigações técnico-científicas, perícias diretas e indiretas de atendimento de locais de crimes de naturezas diversas e perícias laboratoriais. Atualmente, é professor de Ciências Forenses em cursos preparatórios para concursos públicos e perito criminal geral do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP/SC).

Denise Aparecida Morelli Ribeiro

POLITEC-AP


Possui graduação em Psicologia (Licenciatura Plena e Formação de Psicóloga) pelo Centro Universitário do Norte Paulista (2001) e Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Artes Dom Bosco (1996). É Psicóloga do Instituto Penitenciário do Amapá (IAPEN), Perita em Psicologia Forense na POLITEC, Instrutora na Escola de Administração Pública e Na Escola de Administração Penitenciária do Amapá, Consultora do Instituto de Desenvolvimento Humano Educacional e de Aperfeiçoamento e de programas de Rádio e TV sobre Criminologia, Professora Formadora e Tutora do CAPES/ MEC - UNIFAP, atuou com professora da Faculdade Meta de Macapá, da Faculdade de Tecnologia de Macapá e da Universidade Estadual Vale do Acaraú, do Instituto Macapaense de Melhor Ensino Superior (IMMES) e na Faculdade APOENA, Palestrante, Supervisora Clínica em Psicanálise, Psicologia Jurídica e Psicopedagogia.

Mariana da Silva Ferreira

Acadepol/SP


Graduação em Medicina pela Universidade de Marília-SP (UNIMAR), Pós-graduações pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-FMUSP ( Residência Médica em Medicina Legal e perícia Médica; Especialista em Sexualidade Humana; Especialista em Medicina do Trabalho; Especialista em Bioética; Especialista em Medicina do Trafego); Título de especialista e Medicina legal e perícia médica pela ABML; Professora concursada pela Academia de Polícia de São Paulo (Socorros); Professora de direito pela Universidade de Mogi das Cruzes (finalizado em 2018); Médica Legista com atuação exclusiva em Sexologia Forense, Programa Bem-Me-Quer SP, Sexóloga Criminal, com atuação em Violência Sexual e Transtornos Psiquiátricos; Aprimoramento em Psiquiatria Clínica pelo Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Componente da equipe Hélix Cursos Técnicos, idealizadora e responsável pelo Curso de Sexologia Forense: Crimes Sexuais e Transtornos de Sexualidade; Fundadora do Pródigs, ação social de prevenção ao abuso sexual infantil e prática da pedofilia, com ações de promoção à Dignidade Sexual.

Pablo Alves Marinho

Laboratório de Química - IC/MG


Graduado em Farmácia com habilitação em Análises Clínicas e Toxicológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFMG, com ênfase em desenvolvimento e validação de métodos cromatográficos e espectrométricos para determinação de drogas de abuso. Membro da Sociedade Brasileira de Toxicologia e professor de Toxicologia e Químical Legal da Academia da Polícia Civil de Minas Gerais. Palestrante sobre as áreas das Ciências Forenses, principalmente voltadas para a Toxicologia Forense e Química Legal.
 

Evandro Della Vecchia Pereira

IGP - RS


Autor do livro “Perícia Digital – Da investigação à análise forense”, Mestre em Ciência da Computação (UFRGS), Bacharel em Ciência da Computação (PUCRS), Técnico em Redes de Computadores (Etcom/UFRGS) e em Processamento de Dados (Urcamp). É Perito Criminal na área de Perícia Digital desde 2004 no Instituto-Geral de Perícias/RS, professor universitário desde 2006, atuando na PUCRS desde 2011.

Em cursos de pós-graduação nas áreas de Perícia Digital e Auditoria de Sistemas, atua como professor convidado por diversas instituições, tais como UnP, Fapa, Verbo Jurídico, FAAr, Imed, entre outras. Além da PUCRS, lecionou na graduação em outras instituições, como FATEC/SENAC e UNISINOS. É professor em cursos de formação e aperfeiçoamento de Peritos Criminais, Delegados, Inspetores, Escrivães e Policiais Militares. Palestrante e debatedor em eventos como: SBSeg, SBRC, ICCyber, Fisl, Congresso Nacional de Criminalística, Seminário de Perícia em Crimes de Informática, entre outros

Leonardo Mendonça

INFOR-PA


Fotógrafo há mais de 15 anos. Formado em gestão e produção de eventos culturais pela UNAMA e fotógrafo autorizado pelo google no programa street view trusted desde 2015. foi fotógrafo responsável pela produção das fotografias de produtos da cervejaria CERPA entre inúmeros trabalhos. Uma das maiores referências em fotografia 360 Forense, tendo ministrado diversos cursos e palestra com esta temática em vários estados.

Márcia Lippmann

UNIVALI


Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (2000) e mestrado em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (2002). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Internacional Privado, atuando principalmente nos seguintes temas: direito sistêmico, língua italiana, direito internacional, conciliação e constelação familiar

Cássio Thyone

IC-DF


Possui graduação em Geologia pela Universidade de Brasília (1989) e especialização em Geologia Econômica (1995). Atualmente é perito criminal - Polícia Civil do Distrito Federal, onde exerce a função desde 1993. É professor da Academia de Polícia Civil do Distrito Federal, da Academia Nacional de Polícia da Polícia Federal e do Centro de Formação de Praças da Polícia Militar do Distrito Federal. Colaborador da Secretaria Nacional de Segurança Pública e Tutor de quatro disciplinas no projeto de ensino a distância, dentre as quais o Local de Crime Isolamento e Preservação. Possui o título de Especialista na área de Crimes Contra a Pessoa, concedido pela Associação Brasileira de Criminalística em 2006. É também Agente de Segurança de Vôo, tendo concluído o curso no CENIPA (Centro de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos) em 2007, habilitado para investigações em acidentes aeronáuticos. Tem experiência na área de Criminalística, com ênfase em Perícias na Área de Crimes Contra a Pessoa; Crimes Contra o Patrimônio e Acidentes Aeronáuticos.

Roberto Carlos Meza Niella

Consultoria Pericial


Possui graduação superior em Criminalística e Criminologia (Bacharel) pela Universidade Nacional do Nordeste (Argentina-2002). Pós-graduado em Metodologia da Investigação Científica. Especialista em Investigação de Crimes de Lesa Humanidade. Perito/Assessor Técnico PNUD/ONU para a Comissão Nacional da Verdade. Brasilia. Ex Consultor forense do Ministério do Interior e da Justiça e Direitos Humanos do Equador em investigações de casos de graves violações de Direitos Humanos. Sólida experiencia em investigação criminal. Ex docente universitário no Instituto de Ciências Criminalísticas e Criminologia da Universidade Nacional do Nordeste. Ex professor da Escola Judicial do Equador. Ex docente del curso de formação continua em Ciências Forenses da Universidade do Vale de Cochabamba. Bolívia. Assessor externo del IFIL (Instituto Forense de Investigações Latino Americana. México. Atua como perito independente do Comitê de Prevenção e Combate à Tortura de Santa Catarina. Ex perito da Justiça Ordinária e Federal da Argentina. Tem experiência na área das pericias técnicas forenses, com ênfase em Grafotecnia. Acidentes de Trânsito. Balística. Investigação. Perito judicial cadastrado no TJ/SC, TJ/PR, TJ/GO e TJ/BA e na Justiça Federal de Santa Catarina. Fluência em Português,Espanhol e Inglês. Palestrante internacional. Diretor de Forensic Consultoria Ltda. Escritório de pericias técnicas.

Luiz Walter de Souza

CPC-RC


Graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Pará (1983). Especialista em Química, Neuroquímica e Toxicologia. Professor do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), Professor da Faculdade de Castanhal (FCAT). Professor da faculdade FIBRA. Funcionário Público do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves do Estado do Pará na função de Perito Criminal

Eliane Baruch

IC-SP


Perita Criminal na Superintendência da Polícia Técnico-Científica de São Paulo. Lotada no setor de Balística Forense do Instituto de Criminalística de São Paulo, setor este que já chefiou. É uma. Das maiores referências nacionais na área da balistica, sempre com participação marcante nos congressos de Criminalística e nos seminarios nacionais. Também participa de capítulos sobre balistica em diferentes livros e em artigos da literatura científica nacional. 

Cleber Muller

IGP - RS


Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1993). Perito Criminalístico aposentado do Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Química. Assistente técnico do tribunal do juri e do Ministério Público do RS.

Mabel Proence

IGF-TO


Graduada em Biomedicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP); mestre e doutora em Imunologia pelo Programa de pós-graduação em Imunologia (PPGIM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como perita oficial criminal do estado do Tocantins na área de genética forense. Lecionou durante oito anos na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e atualmente promove cursos livres e atua como docente voluntária no projeto perícia na escola.

Jean Trindade do Nascimento

POLITEC-AP


Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Pará (2002), Especialista em Saúde Pública. Atualmente é Professor das disciplinas de Medicina Forense da Faculdade de Direito e de Odontologia Legal 1 e 2 do Curso de Odontologia da Faculdade de Macapá, Perito Odontolegista da Polícia Técnico-Científica do Amapá onde atua na área de Odontologia Legal, Pericia Criminal e Antropologia Forense , ex-Coordenador de DST AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde de Macapá e mestrando em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá

Verena Lúcia Corecha da Costa

Advogada Criminalista


Advogada Criminalista, Diretora da Escola Superior de advocacia do Amapá Especialista em Direito Processual e professora de Direito Processual Penal

Edson Jorge Pacheco

Polícia Federal


Doutorando em Criminologia pela Universidade do Porto. Mestre em Perícias Forenses pela Universidade de Pernambuco. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Amazonas (1997), graduação em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (2008) e especialização em Execução de Políticas de Segurança Pública. Perito Criminal da Polícia Federal aposentado. É professor assistente do Curso de Direito da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Foi Papiloscopista Policial Federal e Sargento Especialista em Equipamentos de Voo da Força Aérea Brasileira. Tem experiência nas áreas de Ciências Contábeis, Direito, Criminalística, Perícias Forenses, Criminologia, Psicologia Jurídica e Criminal e Educação. Trabalha atualmente como Assistente técnico e Perito Judicial.