I ENCONTRO NACIONAL DE LINGUÍSTICA APLICADA

I ENCONTRO NACIONAL DE LINGUÍSTICA APLICADA

Estudos Discursivos das Práticas de Linguagem

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De 25 a 27 de setembro Todos os dias das 08h às 18h
Maceió, AL Universidade Federal de Alagoas

Sobre o Evento

É com grande alegria e satisfação que a Comissão Organizadora do I ENALA convida estudantes de graduação e de pós-graduação, professores e pesquisadores da área de Linguística para participarem do I ENCONTRO NACIONAL DE LINGUÍSTICA APLICADA, que será realizado nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2019, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no Campus Maceió. Na edição deste ano, o evento, organizado pelo Grupo de Estudo Ensino e Aprendizagem de Línguas, diretório CNPQ, trará como eixo norteador o tema “Estudos Discursivos das Práticas de Linguagem”, com o intuito de proporcionar reflexões sobre os desafios que emergem das pesquisas em Linguística Aplicada na contemporaneidade, possibilitando, assim, encontros e diálogos que possam contribuir para a formação intelectual e humana de toda a comunidade nacional. A programação do I ENALA está estruturada a partir de palestras, mesas- redondas, minicursos, sessões de comunicação oral e apresentações culturais.

A proposta é promover debates sobre língua/linguagem em suas perspectivas discursivas, a partir da exposição de trabalhos de diversos campos teóricos e aplicados (análise discursiva da linguagem, análise crítica do discurso, linguística da enunciação, estudos sociolinguísticos, linguística de texto, estudos pragmáticos etc.), construindo espaços de interlocução necessários para a divulgação de um saber crítico e ético.

Palestrantes

  • Prof. Dr. Jose Carlos Paes de Almeida Filho
  • Profa. Dra. Branca Falabella Fabricio
  • Profa. Dra. Maria José Rodrigues Faria Coracini
  • Prof. Dr. Kanavillil Rajagopalan
  • Profa. Dra. Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin
  • Prof. Dra. Lúcia Maria de Assunção Barbosa
  • Prof. Dr. Rodrigo Borba
  • Profa. Dra. Maria Inez Matoso Silveira
  • Prof. Dr. Cristiano Lessa
  • Profa. Dra. Gisele Loures
  • Prof. Dr. Helson Sobrinho
  • Profa. Dra. Eliane Vitorino de Moura Oliveira
  • Profa. Dra. Nádia Mara da Silveira
  • Profa. Dra. Elyne Vitório
  • Profa. Dra. Karla Renata Mendes
  • Prof. Dr. Marcelo Marques
  • Prof. Dr. Antônio Lima
  • Profa. Esp. Denise Maria dos Santos Melo
  • Profa. Ma. Joseane dos Santos do Espirito Santo
  • Profa. Esp. Alessandra de Azevedo Costa Calixto

Programação

08h00 Credenciamento Credenciamento
Credenciamento
Local: Hall da Reitoria

Hall da Reitoria - UFAL

16h30 Apresentação Artística Apresentação Artística
Local: Auditório da Reitoria
08h00 Credenciamento Credenciamento
Credenciamento
Local: Hall da Reitoria

Hall da Reitoria - UFAL

08h00 Credenciamento Credenciamento
Credenciamento
Local: Hall da Reitoria

Hall da Reitoria - UFAL

10h30 - Prof. Dr. Helson Sobrinho Análise do Discurso e o caráter material do sentido Minicurso
Local: BS1 - SALA

Este minicurso propõe desenvolver uma reflexão a partir da perspectiva filosófica materialista sobre a obra de Michel Pêcheux, especialmente, sobre o livro “Semântica e Discurso”, particularmente sobre o que ele considera como o “Caráter material do sentido”. Assim, o curso contribuirá para enriquecer o debate sobre a Teoria materialista do discurso, pensando o gesto teórico e analítico na compreensão do funcionamento das materialidades discursivas e levará em consideração as contradições materiais e ideológicas da sociedade capitalista.

10h30 - Profa. Dra. Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin Base Nacional Comum Curricular: implementação e formação do professor de língua portuguesa Minicurso
Local: BS1
10h30 - Profa. Dra. Maria Inez Matoso Silveira Diferenças entre Tipos, Estratégias e Técnicas de Leitura Minicurso
Local: BS1
10h30 - Prof. Dr. Antônio Lima Letramento acadêmico: aspectos linguístico-discursivos na perspectiva dialógica Minicurso
Local: BS1
10h30 - Profa. Dra. Eliane Vitorino de Moura Oliveira Língua portuguesa para falantes de outras línguas: metodologia (s) de Ensino Minicurso
Local: BS1

A abordagem do texto literário em sala de aula é algo que vem inquietando profissionais de Letras ao longo do tempo. Perspectivas de inserção da literatura no Ensino Básico, seleção de autores, obras e metodologias de trabalho são alguns dos pontos fulcrais na tentativa de propiciar um contato prazeroso e profícuo entre leitor e texto. Diante dessas questões, o presente minicurso procura explorar perspectivas de trabalho com a literatura, como o aproveitamento de narrativas curtas em sala de aula, as conexões entre a literatura infantojuvenil e a oralidade e, sobretudo, a leitura de textos de autores africanos, em língua portuguesa, que se destinam a um público mais jovem. Nesse sentido, parte-se da Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileiras e que, todavia, ainda carece de uma prática efetiva nas escolas. Entendendo que a literatura pode ser um caminho rico para tal aproximação, espera-se criar um espaço de trocas em que se encontrem a produção infantojuvenil de autores como Mia Couto, Ondajki e Peptela, dentre outros e outras, e a atuação do(a) professor(a) como mediador de textos literários no Ensino Básico. Os(as) ministrantes do presente minicurso são integrantes do Grupo de Pesquisa Descrição e Análise Linguística, Literatura e Texto (DALLT), sediado no curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca.

10h30 - Profa. Dra. Karla Renata Mendes, Prof. Dr. Marcelo Marques Literatura infantojuvenil africana de língua portuguesa: propostas de leitura para o ensino Básico Minicurso
Local: BS1

A abordagem do texto literário em sala de aula é algo que vem inquietando profissionais de Letras ao longo do tempo. Perspectivas de inserção da literatura no Ensino Básico, seleção de autores, obras e metodologias de trabalho são alguns dos pontos fulcrais na tentativa de propiciar um contato prazeroso e profícuo entre leitor e texto. Diante dessas questões, o presente minicurso procura explorar perspectivas de trabalho com a literatura, como o aproveitamento de narrativas curtas em sala de aula, as conexões entre a literatura infantojuvenil e a oralidade e, sobretudo, a leitura de textos de autores africanos, em língua portuguesa, que se destinam a um público mais jovem. Nesse sentido, parte-se da Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileiras e que, todavia, ainda carece de uma prática efetiva nas escolas. Entendendo que a literatura pode ser um caminho rico para tal aproximação, espera-se criar um espaço de trocas em que se encontrem a produção infantojuvenil de autores como Mia Couto, Ondajki e Peptela, dentre outros e outras, e a atuação do(a) professor(a) como mediador de textos literários no Ensino Básico. Os(as) ministrantes do presente minicurso são integrantes do Grupo de Pesquisa Descrição e Análise Linguística, Literatura e Texto (DALLT), sediado no curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca.

10h30 - Profa. Dra. Nádia Mara da Silveira O uso de jogos na sala de aula para estimulação de inteligências: uma metologia ativa de ensino Minicurso
Local: BS1

Este minicurso tem por objetivo apresentar alguns jogos e dinâmicas, desenvolvidos dentro da metodologia da pesquisa-ação (THIOLENT, 1988), para estimular, de acordo com Gardner (1995), as múltiplas inteligências das crianças de anos iniciais da escola pública, visando facilitar o ensino. Desse modo, faz-se necessário salientar a importância de realização de oficinas para professores e alunos - futuros professores - sobre essas metodologias ativas, orientando-os tanto quanto a aplicação desses jogos em sala de aula, quanto à construção dos mesmos, a fim de possibilitar, de forma prazerosa e lúdica, que conhecimentos sejam construídos no universo da criança (SILVEIRA, 2014). Portanto, considera-se que o uso de jogos e dinâmicas, em sala de aula, pode aumentar a rede de relações sociais e a zona de desenvolvimento proximal do aluno (VYGOTSKY, 1984), permitindo que a aquisição da leitura e produção textual, dentre outros conhecimentos, aconteçam. Além disso, através desse recurso, é possível amenizar as diferenças na sala de aula, pois os jogos consistem em um elemento lúdico e concreto (PIAGET, 1975).

10h30 - Profa. Dra. Gisele Loures Pedagogical rounds: vínculo e afeto(s) na aprendizagem de línguas Minicurso
Local: bs1
10h30 - Prof. Dr. Cristiano Lessa Reflexões teórico-metodológicas em análise da conversação Minicurso
Local: bs1
10h30 - Profa. Dra. Elyne Vitório Variação linguística, significados sociais e ensino de língua portuguesa Minicurso
Local: bs1

Ao mostrar que as variantes linguísticas possuem os mesmos significados referenciais, mas podem apresentar significados sociais diferentes, Labov (1972) reconhece que há julgamentos sociais conscientes e inconscientes sobre a língua e postula três categorias de significação social: estereótipos, marcadores e indicadores. Com intuito de enfocar o tratamento da variação linguística no ensino de Língua Portuguesa, discutiremos a relação entre variação, significados sociais e ensino. Nosso ponto de partida é que a maneira como as variantes linguísticas são percebidas pelos falantes pode acelerar ou barrar uma mudança na língua, fazendo com que uma variante seja mais ou menos saliente no ambiente escolar.

10h30 - Prof. Dr. Rodrigo Borba Paisagens linguísticas: investigando as interações entre linguagem, espaço e identidades Minicurso
Local: SALA 02 – BSA1
10h30 - Prof. Dr. Helson Sobrinho Análise do Discurso e o caráter material do sentido Minicurso
Local: BS1 - SALA

Este minicurso propõe desenvolver uma reflexão a partir da perspectiva filosófica materialista sobre a obra de Michel Pêcheux, especialmente, sobre o livro “Semântica e Discurso”, particularmente sobre o que ele considera como o “Caráter material do sentido”. Assim, o curso contribuirá para enriquecer o debate sobre a Teoria materialista do discurso, pensando o gesto teórico e analítico na compreensão do funcionamento das materialidades discursivas e levará em consideração as contradições materiais e ideológicas da sociedade capitalista.

10h30 - Profa. Dra. Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin Base Nacional Comum Curricular: implementação e formação do professor de língua portuguesa Minicurso
Local: BS1
10h30 - Profa. Dra. Maria Inez Matoso Silveira Diferenças entre Tipos, Estratégias e Técnicas de Leitura Minicurso
Local: BS1
10h30 - Prof. Dr. Antônio Lima Letramento acadêmico: aspectos linguístico-discursivos na perspectiva dialógica Minicurso
Local: BS1
10h30 - Profa. Dra. Eliane Vitorino de Moura Oliveira Língua portuguesa para falantes de outras línguas: metodologia (s) de Ensino Minicurso
Local: BS1

A abordagem do texto literário em sala de aula é algo que vem inquietando profissionais de Letras ao longo do tempo. Perspectivas de inserção da literatura no Ensino Básico, seleção de autores, obras e metodologias de trabalho são alguns dos pontos fulcrais na tentativa de propiciar um contato prazeroso e profícuo entre leitor e texto. Diante dessas questões, o presente minicurso procura explorar perspectivas de trabalho com a literatura, como o aproveitamento de narrativas curtas em sala de aula, as conexões entre a literatura infantojuvenil e a oralidade e, sobretudo, a leitura de textos de autores africanos, em língua portuguesa, que se destinam a um público mais jovem. Nesse sentido, parte-se da Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileiras e que, todavia, ainda carece de uma prática efetiva nas escolas. Entendendo que a literatura pode ser um caminho rico para tal aproximação, espera-se criar um espaço de trocas em que se encontrem a produção infantojuvenil de autores como Mia Couto, Ondajki e Peptela, dentre outros e outras, e a atuação do(a) professor(a) como mediador de textos literários no Ensino Básico. Os(as) ministrantes do presente minicurso são integrantes do Grupo de Pesquisa Descrição e Análise Linguística, Literatura e Texto (DALLT), sediado no curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca.

10h30 - Profa. Dra. Karla Renata Mendes, Prof. Dr. Marcelo Marques Literatura infantojuvenil africana de língua portuguesa: propostas de leitura para o ensino Básico Minicurso
Local: BS1

A abordagem do texto literário em sala de aula é algo que vem inquietando profissionais de Letras ao longo do tempo. Perspectivas de inserção da literatura no Ensino Básico, seleção de autores, obras e metodologias de trabalho são alguns dos pontos fulcrais na tentativa de propiciar um contato prazeroso e profícuo entre leitor e texto. Diante dessas questões, o presente minicurso procura explorar perspectivas de trabalho com a literatura, como o aproveitamento de narrativas curtas em sala de aula, as conexões entre a literatura infantojuvenil e a oralidade e, sobretudo, a leitura de textos de autores africanos, em língua portuguesa, que se destinam a um público mais jovem. Nesse sentido, parte-se da Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileiras e que, todavia, ainda carece de uma prática efetiva nas escolas. Entendendo que a literatura pode ser um caminho rico para tal aproximação, espera-se criar um espaço de trocas em que se encontrem a produção infantojuvenil de autores como Mia Couto, Ondajki e Peptela, dentre outros e outras, e a atuação do(a) professor(a) como mediador de textos literários no Ensino Básico. Os(as) ministrantes do presente minicurso são integrantes do Grupo de Pesquisa Descrição e Análise Linguística, Literatura e Texto (DALLT), sediado no curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca.

10h30 - Profa. Dra. Nádia Mara da Silveira O uso de jogos na sala de aula para estimulação de inteligências: uma metologia ativa de ensino Minicurso
Local: BS1

Este minicurso tem por objetivo apresentar alguns jogos e dinâmicas, desenvolvidos dentro da metodologia da pesquisa-ação (THIOLENT, 1988), para estimular, de acordo com Gardner (1995), as múltiplas inteligências das crianças de anos iniciais da escola pública, visando facilitar o ensino. Desse modo, faz-se necessário salientar a importância de realização de oficinas para professores e alunos - futuros professores - sobre essas metodologias ativas, orientando-os tanto quanto a aplicação desses jogos em sala de aula, quanto à construção dos mesmos, a fim de possibilitar, de forma prazerosa e lúdica, que conhecimentos sejam construídos no universo da criança (SILVEIRA, 2014). Portanto, considera-se que o uso de jogos e dinâmicas, em sala de aula, pode aumentar a rede de relações sociais e a zona de desenvolvimento proximal do aluno (VYGOTSKY, 1984), permitindo que a aquisição da leitura e produção textual, dentre outros conhecimentos, aconteçam. Além disso, através desse recurso, é possível amenizar as diferenças na sala de aula, pois os jogos consistem em um elemento lúdico e concreto (PIAGET, 1975).

10h30 - Profa. Dra. Gisele Loures Pedagogical rounds: vínculo e afeto(s) na aprendizagem de línguas Minicurso
Local: bs1
10h30 - Prof. Dr. Cristiano Lessa Reflexões teórico-metodológicas em análise da conversação Minicurso
Local: bs1
10h30 - Profa. Dra. Elyne Vitório Variação linguística, significados sociais e ensino de língua portuguesa Minicurso
Local: bs1

Ao mostrar que as variantes linguísticas possuem os mesmos significados referenciais, mas podem apresentar significados sociais diferentes, Labov (1972) reconhece que há julgamentos sociais conscientes e inconscientes sobre a língua e postula três categorias de significação social: estereótipos, marcadores e indicadores. Com intuito de enfocar o tratamento da variação linguística no ensino de Língua Portuguesa, discutiremos a relação entre variação, significados sociais e ensino. Nosso ponto de partida é que a maneira como as variantes linguísticas são percebidas pelos falantes pode acelerar ou barrar uma mudança na língua, fazendo com que uma variante seja mais ou menos saliente no ambiente escolar.

10h30 - Prof. Dr. Rodrigo Borba Paisagens linguísticas: investigando as interações entre linguagem, espaço e identidades Minicurso
Local: SALA 02 – BSA1
14h00 Comunicação Oral Apresentação Oral
Comunicação Oral
Local: Salas de Aula

Apresentação de Trabalhos

15h30 Comunicação Oral Apresentação Oral
Comunicação Oral
Local: Salas de Aula

Apresentação de Trabalhos

13h00 Sessão de Pôsteres Apresentação Pôster
Sessão de Pôsteres
Local: Hall da Reitoria

Apresentação de Pôsteres

Hall da Reitoria

13h00 Sessão de Pôsteres Apresentação Pôster
Sessão de Pôsteres
Local: Hall da Reitoria

Apresentação de Pôsteres

Hall da Reitoria

10h00 - Prof. Dr. Jose Carlos Paes de Almeida Filho Da epistemologia da área da Linguística Aplicada da linguagem e do ensino de línguas Abertura
Da epistemologia da área da Linguística Aplicada da linguagem e do ensino de línguas
Local: Auditório da Reitoria

Possui graduação com Bacharelado e Licenciatura em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971), Mestrado em Educação em Lingua Estrangeira pela Universidade de Manchester (1976), Inglaterra, e Doutorado em Linguística pela Universidade de Georgetown (1983) em Washington, DC, Estados Unidos da América. Atualmente é professor de Línguística Aplicada da Universidade de Brasília atuando nos programas de graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Tem experiência na área de Aprendizagem e Ensino de Línguas, com ênfase nos processos de aquisição e ensino de línguas, abordagens de ensino de idiomas, história do ensino de línguas no Brasil, políticas de ensino de linguas, ética profissional no ensino de lingua estrangeira, epistemologia da linguistica aplicada, formação de professores de línguas e ensino de português a falantes de outras línguas e cultura brasileira.
 

17h00 - Profa. Dra. Branca Falabella Fabricio Circulação de discursos no espaço digital Palestra Sessão Nacional
Circulação de discursos no espaço digital
Local: Auditório da Reitoria

 

É bacharel em Letras Anglo-Germânicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestre em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em implemetação de inovações no contexto educacional, atuando principalmente nas seguintes áreas: aspectos socioculturais da educação lingüística; interação e processos de construção de conhecimento; discursos midiáticos e processos de construção de conhecimento; processos de desestabilização identitária.

08h30 - Profa. Esp. Denise Maria dos Santos Melo, Profa. Ma. Joseane dos Santos do Espirito Santo, Profa. Esp. Alessandra de Azevedo Costa Calixto Bilinguismo para surdos: por uma agenda transdisciplinar, transcultural e transgressiva Mesa-redonda
Local: Auditório Vera Rocha - ESENFAR
16h30 - Profa. Dra. Maria José Rodrigues Faria Coracini Discursos de ódio na contemporaneidade: subjetividades em travessia - Profa. Dra. Maria José Rodrigues Faria Coracini (Unicamp) Palestra
Discursos de ódio na contemporaneidade: subjetividades em travessia - Profa. Dra. Maria José Rodrigues Faria Coracini (Unicamp)
Local: Auditório Vera Rocha - ESENFAR

Sou graduada em Letras: Francês-Português pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1972), mestre em Letras (Língua Francesa) pela Universidade de São Paulo (1981), doutora em Ciência: Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), Livre Docente (2000) e professora titular (2007) em Lingüística Aplicada na Área de Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira pela Unicamp (2000). Tenho pós-doutorado junto ao Centre Inter-universitaire en Analyse du Discours et Sociocritique des Textes (Ciadest) e ao grupo de pesquisa Marges (Marginalisation et Marginalité dans les discours), em Montréal, Canadá (1992-3). Mais recentemente, fiz um estágio pós-doutoral junto à Université de Paris 3 (Sorbonne Nouvelle), Sylled (abril-junho 2006), e junto à Universidade de Lisboa (Faculdade de Ciências da Psicologia e Educação), também em 2006, por três meses. Atualmente, sou professor titular MS-6 na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Com experiência em Lingüística Aplicada, atuo principalmente, nos seguintes tópicos: ensino-aprendizagem (LM e LE), discurso de/sobre novas tecnologias,discurso de/sobre a pobreza, discurso científico, discurso pedagógico, tradução, identidade, leitura, escrita, subjetividade. Do ponto de vista teórico, trabalho no espaço movediço e escorregadio das fronteiras opacas e difusas entre discurso, psicanálise e desconstrução, na tentativa de compreender sempre mais as subjetividades em travessia: entre línguas-culturas, entre si e o outro - o outro de si.

08h30 - Prof. Dra. Lúcia Maria de Assunção Barbosa Ensino-aprendizagem de Português no contexto migratório e iniciativas de formação de professores Palestra
Ensino-aprendizagem de Português no contexto migratório e iniciativas de formação de professores
Local: Auditório Vera Rocha - ESENFAR

Doutora em Estudos Portugueses, Brasileiros e da África Lusofônica pela Université Paris VIII (2005). Fez estágio Pós-doutoral na Universidade Federal do Ceará, com visita acadêmica na Universidade de Aveiro (Portugal) (2016-2017). É mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Licenciada em Letras (Português - Inglês) pela Universidade Federal de Mato Grosso (1984). Professora Adjunta da Universidade de Brasília (UnB), onde leciona Português para Estrangeiros. Faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UnB. É Pesquisadora das redes de pesquisas internacionais: 1) PICNAB: Projeto Internacional de Investigação Científica Nantes, Aveiro e Brasília e 2) RIdER (Reseau International d'Études Romanes). Em 2016, atuou como professora visitante na Université Paris VIII (França). É Coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refúgio - ACNUR), na UnB. Atua principalmente nos seguintes temas: Português para Estrangeiros (PLE); Português Língua de Acolhimento (PLAc); Português como Língua Não Materna (PLNM); Migrações internacionais contemporâneas; Cultura e ensino de línguas, Lexicultura, Ensino-aprendizagem de línguas; Interculturalidade Crítica, Educação para as relações étnico-raciais.

16h00 - Prof. Dr. Kanavillil Rajagopalan Linguística Aplicada e seus desafios contemporâneos Encerramento
Linguística Aplicada e seus desafios contemporâneos
Local: Auditório Vera Rocha - ESENFAR

Palestra

14h00 Simpósios Temáticos Simpósio Temático
Simpósios Temáticos
Local: Salas de aula

Os Simpósios Temáticos são espaços de exposição e diálogo de pesquisas concluídas ou em andamento. Cada participante terá 30 minutos para exposição de sua comunicação diante dos membros do Simpósio Temático.

14h00 Ensino de línguas adicionais: experiências e perspectivas Simpósio Temático
Local: LETRAS/LIBRAS: SALA 1

Coordenador: Profa. Dra. Eliane Barbosa da Silva

Comunicações: 1. AS TIRAS DE MAFALDA E AS RELAÇÕES DE SENTIDO HOMOMÍMIA, POLISSEMIA E SINONÍMIA: contribuição na aprendizagem do Espanhol/LE. Autor(a): Eliane Barbosa da Silva (UFAL)  |  2. REFLEXÕES SOBRE INSTRUÇÃO EXPLÍCITA DE PROCESSOS FONOLÓGICOS NO ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL. Autor(a): Adriana Lisboa Tibana (UFAL)  |  3. ENSINO E APRENDIZAGEM DE FONÉTICA/FONOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE ESPANHOL/EAD: novas práticas metodológicas.  Autor(a): Aline Vieira Bezerra Higino de Oliveira (UFAL)  |  4. O USO DE NARRATIVAS DIGITAIS NO ENSINO APRENDIZAGEM DE E/LE DO CURSO DE LETRAS ESPANHOL A DISTÂNCIA. Autor(a): Kristianny Brandão B. de Azambuja (UFAL)

13h30 Simpósios Temáticos Simpósio Temático
Simpósios Temáticos
Local: Salas de aula

Os Simpósios Temáticos são espaços de exposição e diálogo de pesquisas concluídas ou em andamento. Cada participante terá 30 minutos para exposição de sua comunicação diante dos membros do Simpósio Temático.

Local

Universidade Federal de Alagoas - 57072-970, FALE - Faculdade de Letras, Avenida Lourival Melo Mota, km 14, Cidade Universitária, Maceió, Alagoas,

Apoio

Organizador

Comissão Organizadora - ENALA 2019

Professores/as e estudantes de graduação e pós-graduação na área de Letras/Linguística (UFAL).