I ENCONTRO NACIONAL DE LINGUÍSTICA APLICADA

25 de setembro de 2019, 08h00 até 27 de setembro de 2019, 18h00
Literatura infantojuvenil africana de língua portuguesa: propostas de leitura para o ensino Básico

A abordagem do texto literário em sala de aula é algo que vem inquietando profissionais de Letras ao longo do tempo. Perspectivas de inserção da literatura no Ensino Básico, seleção de autores, obras e metodologias de trabalho são alguns dos pontos fulcrais na tentativa de propiciar um contato prazeroso e profícuo entre leitor e texto. Diante dessas questões, o presente minicurso procura explorar perspectivas de trabalho com a literatura, como o aproveitamento de narrativas curtas em sala de aula, as conexões entre a literatura infantojuvenil e a oralidade e, sobretudo, a leitura de textos de autores africanos, em língua portuguesa, que se destinam a um público mais jovem. Nesse sentido, parte-se da Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileiras e que, todavia, ainda carece de uma prática efetiva nas escolas. Entendendo que a literatura pode ser um caminho rico para tal aproximação, espera-se criar um espaço de trocas em que se encontrem a produção infantojuvenil de autores como Mia Couto, Ondajki e Peptela, dentre outros e outras, e a atuação do(a) professor(a) como mediador de textos literários no Ensino Básico. Os(as) ministrantes do presente minicurso são integrantes do Grupo de Pesquisa Descrição e Análise Linguística, Literatura e Texto (DALLT), sediado no curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca.

Sobre o ministrante:

Compartilhe!