I ENCONTRO NACIONAL DE LINGUÍSTICA APLICADA

25 de setembro de 2019, 08h00 até 27 de setembro de 2019, 18h00
O uso de jogos na sala de aula para a estimulação de inteligências: uma metodologia ativa de ensino

Este minicurso tem por objetivo apresentar alguns jogos e dinâmicas, desenvolvidos dentro da metodologia da pesquisa-ação (THIOLENT, 1988), para estimular, de acordo com Gardner (1995), as múltiplas inteligências das crianças de anos iniciais da escola pública, visando facilitar o ensino. Desse modo, faz-se necessário salientar a importância de realização de oficinas para professores e alunos - futuros professores - sobre essas metodologias ativas, orientando-os tanto quanto a aplicação desses jogos em sala de aula, quanto à construção dos mesmos, a fim de possibilitar, de forma prazerosa e lúdica, que conhecimentos sejam construídos no universo da criança (SILVEIRA, 2014). Portanto, considera-se que o uso de jogos e dinâmicas, em sala de aula, pode aumentar a rede de relações sociais e a zona de desenvolvimento proximal do aluno (VYGOTSKY, 1984), permitindo que a aquisição da leitura e produção textual, dentre outros conhecimentos, aconteçam. Além disso, através desse recurso, é possível amenizar as diferenças na sala de aula, pois os jogos consistem em um elemento lúdico e concreto (PIAGET, 1975).

Sobre o ministrante:

Compartilhe!