I ENCONTRO NACIONAL DE LINGUÍSTICA APLICADA

25 de setembro de 2019, 08h00 até 27 de setembro de 2019, 18h00

Profa. Dra. Ana Clara Magalhães (UFAL)
Prof. Dr. Antonio Carlos Santos de Lima (IFAL)
Prof. Esp. Carlos Alberto Matias (UFAL)
Prof. Dr. Clécio dos Santos Bunzen Júnior (UFPE)
Prof. Dr. Cristiano Lessa de Oliveira (IFAL)
Profa. Dra. Eliane Barbosa (UFAL)
Profa. Dra. Eliane Vitorino de Moura Oliveira (UFAL)
Prof. Me. Erinaldo da Silva Santos (UFAL
Profa. Dra. Eulália Vera Lúcia Leurquin (UFC)
Prof. Me. Evandro Oliveira Santos (UFAL)
Prof. Dr. Fábio José dos Santos (IFAL)
Prof. Me. Fábio Rodrigues do Santos (UFAL)
Profa. Dra. Flávia Colen Meniconi (UFAL)
Flávia Karolina Lima Duarte Barbosa
Prof. Me. Francisco Renato Lima (UFPI)
Prof. Dr. Jailson Almeida Conceição (UFRN)
Prof. Ma. Lara Rani Souto Maior (UFAL)
Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento (UNEAL)
Profa. Dra. Marilucia dos Santos Domingos Striquer (UENP) 
Profa. Dra. Nádia Mara da Silveira (IFAL)
Profa. Dra. Paula Szundy (UFRJ)
Profa. Dra. Poliana Pimentel Silva (IFAL)
Prof. Dr. Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti (IFAL)
Profa. Dra. Rita Souto Maior (UFAL)
Profa. Dra. Rosângela Hammes Rodrigues (UFSC) 
Prof. Me. Sílvio Nunes da Silva Júnior (UFAL)
Profa. Dra. Susana Souto (UFAL)

Prof. Dr. Jose Carlos Paes de Almeida Filho

Universidade de Brasília - UnB


Possui graduação com Bacharelado e Licenciatura em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971), Mestrado em Educação em Lingua Estrangeira pela Universidade de Manchester (1976), Inglaterra, e Doutorado em Linguística pela Universidade de Georgetown (1983) em Washington, DC, Estados Unidos da América. Atualmente é professor de Línguística Aplicada da Universidade de Brasília atuando nos programas de graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Tem experiência na área de Aprendizagem e Ensino de Línguas, com ênfase nos processos de aquisição e ensino de línguas, abordagens de ensino de idiomas, história do ensino de línguas no Brasil, políticas de ensino de linguas, ética profissional no ensino de lingua estrangeira, epistemologia da linguistica aplicada, formação de professores de línguas e ensino de português a falantes de outras línguas e cultura brasileira.

Profa. Dra. Branca Falabella Fabricio

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ


 

É bacharel em Letras Anglo-Germânicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em implementação de inovações no contexto educacional, atuando principalmente nas seguintes áreas: interação, trajetórias de socialização, e processos de construção de conhecimento em contextos presenciais e virtuais; discursos midiáticos e processos de construção de conhecimento; processos de desestabilização identitária; e, trajetórias de textos em contextos digitais.

Profa. Dra. Maria José Rodrigues Faria Coracini

Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP


Sou graduada em Letras: Francês-Português pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1972), mestre em Letras (Língua Francesa) pela Universidade de São Paulo (1981), doutora em Ciência: Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), Livre Docente (2000) e professora titular (2007) em Lingüística Aplicada na Área de Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira pela Unicamp (2000). Tenho pós-doutorado junto ao Centre Inter-universitaire en Analyse du Discours et Sociocritique des Textes (Ciadest) e ao grupo de pesquisa Marges (Marginalisation et Marginalité dans les discours), em Montréal, Canadá (1992-3). Mais recentemente, fiz um estágio pós-doutoral junto à Université de Paris 3 (Sorbonne Nouvelle), Sylled (abril-junho 2006), e junto à Universidade de Lisboa (Faculdade de Ciências da Psicologia e Educação), também em 2006, por três meses. Atualmente, sou professor titular MS-6 na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Com experiência em Lingüística Aplicada, atuo principalmente, nos seguintes tópicos: ensino-aprendizagem (LM e LE), discurso de/sobre novas tecnologias,discurso de/sobre a pobreza, discurso científico, discurso pedagógico, tradução, identidade, leitura, escrita, subjetividade. Do ponto de vista teórico, trabalho no espaço movediço e escorregadio das fronteiras opacas e difusas entre discurso, psicanálise e desconstrução, na tentativa de compreender sempre mais as subjetividades em travessia: entre línguas-culturas, entre si e o outro - o outro de si...

Prof. Dr. Kanavillil Rajagopalan

Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP


Kanavillil Rajagopalan (?Rajan?) é Professor Titular (aposentado-colaborador) na área de Semântica e Pragmática das Línguas Naturais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pesquisador 1-A do Cnpq. Participa em programas de pós-graduação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e da Universidade Federal de Tocantins (UFT - Campus de Porto Nacional). Ele nasceu na Índia, onde obteve B.A. em Literatura Inglesa (Universidade de Kerala), M.A. em Literatura Inglesa (Universidade de Delhi) e M.A. em Lingüística (Universidade de Delhi). Fez Diploma em Lingüística Aplicada na Universidade de Edimburgo, Escócia. É Doutor em Lingüística Aplicada (PUC-SP) e Pós-Doutor em Filosofia da Linguagem (Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA). Já publicou 6 livros: Por uma Lingüística Crítica (Parábola, 2003), A Lingüística que Nos Faz Falhar (em parceria, Parábola, 2004), Políticas em Linguagem: Perspectivas Identitárias (em parceria, Editora da Mackenzie, 2005) e Applied Linguistics in Latin America (John Benjamins, 2006), Nova Pragmática: Fases e Feições de um Fazer (Parábola, 2010),Um Mapa da Crítica nos Estudos da Linguagem e do Discurso (em parceria, Editora Pontes, 2016) e colaborou com Yves Lacoste na publicação da edição brasileira do livro A Geopolítica do Inglês (Parábola, 2005) e publicou mais de 600 textos (artigos em revistas nacionais e internacionais, resenhas, resumos, capítulos de livros, prefácios, apresentações e textos em anais de congressos). Contribuiu verbetes/capítulos para enciclopédias como Encyclopaedia of Pragmatics (Elsevier, 1998), Encyclopedia of Sociolinguistics (Elsevier, 2001), Handbook of Applied Linguistics (Blackwell, 2003), Fitzroy-Dearborn Encyclopedia of Linguistics (Chicago, 2004), Key Thinkers in Linguistics and the Philosophy of Language (Edinburgh University Press, 2005), Handbook of World Englishes (Blackwell, 2006), Encyclopedia of Language and Linguistics (Elsevier, 2006), World Englishes - Critical Concepts in Linguistics (Routledge, 2006), Encyclopedia of Language and Education (Springer, 2008), Key Ideas in Linguistics and the Philosophy of Language (Edinburgh University Press, 2009), Language in Life, A Life in Language -- A Festschrift for Jacob Mey" (Emerald Group, 2009), Language and Politics (Routledge, 2010), Brazil Today: An Encyclopedia of Life in the Republic (Greenwood Press, 2012), Encyclopedia of Applied Linguistics (Wiley-Blackwell, 2012,) e The TESOL Encyclopedia of English Language Teaching (Wiley, 2018). Desde 1996, atua como um dos editores da revista DELTA. Em 2015, foi nomeado um dos editores da revista WORD (Nova Iorque) Em dezembro de 2006, recebeu o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico "Zeferino Vaz." (Texto informado pelo autor)

Profa. Dra. Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin

UFC


Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986), Mestrado (1997) e Doutorado em Educação pela mesma universidade (2001). É professora associado III da Universidade Federal do Ceará. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Linguística e o MINTER/UFC/UFMA. Coordenou a formação de professores de Língua materna do PROJOVEM Urbano em 2009 e deu assessoria à Secretaria de Educação do Município de Fortaleza em 2011, na produção das Diretrizes Curriculares e em 2018 para a construção do Documento Curricular de Referência do Ceará.. Atuou na Université de Bordeaux Montaigne como professora convidada. Coordena o FLAEL - Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, desde 2006. Líder do GEPLA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada. Coordena o Curso de Português Língua Estrangeira. Realizou o Estágio de Pós-doutorado na Université Sorbonne Nouvelles Paris III e na Université de Genève. Coordena o Mestrado Profissional em Letras/UFC. Pesquisas com ênfase no agir professoral, considerando a formação docente e as condições de trabalho do professor e do estagiário, bem como o letramento de ambos. (Texto informado pelo autor)

Prof. Dra. Rita de Cássia Souto Maior

UFAL


Professora de Graduação e Pós-graduação na Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutora e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL) da Ufal, foi licenciada em Letras/Português na mesma Universidade. Atualmente é diretora da Fale/Ufal, membro titular do Colegiado do PPGLL/Ufal, Coordenadora do GT Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA) da Associação Nacional de Pós-graduação em Letras e Linguística (ANPOLL) e secretária da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Está desenvolvendo pós-doutoramento (2019-2020) na UFC, com temática na Formação de Professores. Foi coordenadora do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à docência em Letras/Português (PIBID/Letras/Português) de 2015 a 2018 e Coordenadora do Idioma Sem Fronteiras de Língua Portuguesa como Língua Estrangeira ou Adicional de 2016 a 2018. De 2016 a 2018, compôs e coordenou as atividades do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da FALE dos cursos de Espanhol, Francês, Inglês e Português e compôs o NDE do curso Ead Espanhol da Faculdade de Letras/Ufal. Foi coordenadora de Graduação Presencial da Faculdade de Letras/UFAL de 2014 a 2018, vice-coordenadora de Extensão de 2009 a 2010 e coordenadora de Extensão da Faculdade de Letras de 2010 à 2014. Integra a Comissão Editorial das Revistas Leitura (PPGLL) e Saberes Docentes em Ação (SEMED/AL) e é membro do Conselho Editorial da Revista Práticas de Linguagem (UFJF). Participante e vice-líder do Grupo de Estudos Ensino e aprendizagem de línguas (CNPq- Capes), desenvolve pesquisas sob a perspectiva da Linguística Aplicada, articulando reflexões sobre a prática de sala de aula e os estudos discursivos, com os seguintes temas: Estudos Discursivos, Estudos de Identidade, Estudos argumentativos (argumentação e ethos), Produção Textual/discursiva em Língua Portuguesa e Formação de Professores.

Prof. Dr. Rodrigo Borba

UFRJ


É professor do Departamento de Letras Anglo-Germânicas e do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro onde orienta pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. É Doutor e Mestre em Linguística Aplicada pela UFRJ. Licenciado em Letras-Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Ganhador do Prêmio CAPES de Teses em 2015 com pesquisa na interface entre Linguística Aplicada, Antropologia do Corpo e da Saúde, Filosofia e Sociologia. Em 2017-2018, realizou pós-doutorado (Visiting Scholar) como bolsista CAPES na Faculty of Linguistics, Philology and Phonetics da Universidade de Oxford (Reino Unido) com projeto em Antropologia Linguística, Sociolinguística, Linguística Feminista e Queer, sob supervisão de Deborah Cameron. Em 2015, realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Birmingham (Reino Unido), como bolsista do Brazilian Fellowship Scheme dessa universidade. Em 2013-2014, foi pesquisador visitante do Centre for Discourse, Language and Communication da King?s College Londres, onde realizou doutorado sanduíche sob supervisão de Ben Rampton. Seus interesses de pesquisa estão voltados à construção de identidades, gêneros e sexualidades a partir de perspectivas indisciplinares que colocam em diálogo a Linguística Aplicada, a Antropologia Linguística, a Sociolinguística Interacional, a Análise do Discurso (falado e escrito), a Análise da Conversa, a Paisagem Linguística e as relações entre a Linguística, o feminismo e a teoria queer. Tem dezenas de artigos e capítulos de livros em publicações de alto impacto a nível nacional e internacional tais como Revista de Estudos Feministas, Cadernos Pagu, Salud Sexualidad y Sociedad, Trabalhos em Linguística Aplicada, Journal of Sociolinguistics, Gender and Language, Language and Discrimination, International Journal of the Sociology of Language, The Handbook of Language and Sexuality entre outros. Em 2016, publicou o livro ?O (des) aprendizado de si: transexualidades, interação e cuidado em saúde? na coleção Antropologia e Saúde da Editora FioCruz. Co-organizou as obras ?Queering Paradigms IV: South-North dialogues on queer epistemologies, embodiments and activism? (Lewis, Borba, Fabrício e Pinto, 2014) e ?Queering Paradigms IVa: Insurgências queer ao sul do equador? (Lewis, Borba, Fabrício e Pinto 2017), ambos pela editora Peter Lang. Faz parte do conselho editorial dos periódicos Gender and Languaeg e Descentrada: Revista Interdisciplinária de Feminismos e Género. Atua como parecerista ad hoc para diversos periódicos nacionais e internacionais (tais como Documentação em Linguística Teórica e Aplicada ? DELTA, Trabalhos em Linguística Aplicada, Revista de Estudos Feministas, Cadernos Pagu, Revista Periódicus, Linguistic Landscape:An International Journal, Sociolinguistic Studies, Language in Society, Pragmatics, História Ciências e Saúde entre outros) e para agências internacionais de fomento (tais como a National Reaserch Foundation da África do Sul). (Texto informado pelo autor)

Maria Inez Matoso Silveira

UFAL - Maceió


Possui graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal de Alagoas (1974), Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (1993) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Alagoas, lotada no Centro de Educação da UFAL como professora e pesquisadora, atuando na Graduação (curso de Pedagogia). É também professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística e do Mestrado Profissional em Letras da Faculdade de Letras da UFAL. Tem experiência nas áreas de Leitura e Cognição, Linguística Textual, com ênfase em componentes sociocognitivos no processamento de compreensão de textos, atuando principalmente nos seguintes campos: formação de professores, ensino de línguas, leitura instrumental, teoria e análise de gênero textual (concepção sociorretórica) e letramento. Líder do GETEL ? Grupo de Estudos do Texto e da Leitura ? Perspectivas Interdisciplinares (Diretório de Pesquisas-CNPq). Coordena, no momento, um projeto dentro do Programa Observatório da Educação (CAPES/INEP-049/2012-Proposta 22456) no Centro de Educação da UFAL, relacionado ao ensino da lectoescritura nos anos iniciais do ensino fundamental. (Texto informado pelo autor)

Prof. Dr. Cristiano Lessa

IFAL - Sutuba


Possui graduação em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Espanhola), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas e Doutorado em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Tem experiência na área de Letras/Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: a) Análise da Conversação; b) Interação em sala de aula; c) Gêneros textuais e ensino-aprendizagem de língua; d) Ensino de Espanhol para Fins Específicos (EpFE). Durante a Graduação, desenvolveu pesquisas sobre Comunicação verbal e não verbal, participando do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Por ocasião do Mestrado, desenvolveu uma pesquisa, financiada pela CAPES, sobre o dêitico gestual como processo comunicativo no discurso de sala de aula. Seu projeto de Doutorado tratou das práticas linguístico-não verbais, no ambiente de sala de aula. Foi Professor Substituto de Língua Espanhola do Curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas (2007-2009), atuando nas seguintes disciplinas: Língua Espanhola, Prática de Conversação em Língua Espanhola, Oficina de Ensino em Língua Espanhola. É professor efetivo de Língua Espanhola e Língua Portuguesa, do Instituto Federal de Alagoas e líder do Grupo de Estudos sobre Práticas Linguageiras (GEPLIN - IFAL/CNPq). (Texto informado pelo autor)

Gisele Fernandes Loures

IFSUL-Minas


Possui licenciatura em Letras/Português e Inglês, pela UFU (2004), mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela UFMG (2007 e 2014, respectivamente). Tem experiência na área de Letras e Linguística Aplicada, com ênfase em Inglês, Português e Formação de professores de línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e psicanálise, identidade, subjetividade, ensino/aprendizagem de línguas e formação inicial e continuada de professores de línguas. É colaboradora e subcoordenadora do projeto ConCol - Continuação Colaborativa de formação continuada de professores de inglês da FALE/UFMG. Professora de Linguística Aplicada, Estágio supervisionado, Inglês, Português no IFAL, campus Maceió, onde também responde pela Diretoria de Ensino. (Texto informado pelo autor)

Helson Flávio da Silva Sobrinho

UFAL


.

Profa. Dra. Eliane Vitorino de Moura Oliveira

UFAL - Arapiraca


Docente na Universidade Federal de Alagoas, Curso de Letras - Língua Portuguesa/Campus de Arapiraca (fevereiro/2017); Curso de Pedagogia EAD/UAB UFAL (Junho/2018). Doutora (2015) e Mestre (2011) pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina, com pesquisa na área de Sociolinguística. Atua, também, na área de Português para falantes de Outras Línguas. Participa dos projetos de pequisa: Ensino e aprendizagem de línguas (UFAL Maceió-2017); Descrição e análise linguística, literatura e texto (UFAL Arapiraca-2017); Núcleo de Estudos e pesquisas em educação, história, letras e ARTES: diversidade sociocultural, relações etnico-raciais em países de língua portuguesa (UFMG-2014); Variação linguística e ensino (UEL-2008). Atuou como Leitora do Brasil na Universidade de São Tomé e Príncipe entre 2014 e 2017. Atualmente, é cordenadora Pedagógica de Língua Inglesa no Programa Línguas Estrangeiras no Interior (PLEI) UFAL e Coordenadora do Curso de Letras - Língua Portuguesa UFAL Campus Arapiraca. (Texto informado pelo autor)

Nádia Mara da Silveira

IFAL -


A Profa. Dra. Nádia Mara da Silveira é Graduada em Psicologia, pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (1988); Mestre em Letras e Lingüística, pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (1996) e Doutora em Linguística, pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2002). Atualmente é professora titular aposentada pelo Instituto Federal de Alagoas - IFAL - Campus Maceió, mas continua como membro do Grupo de Pesquisa Ensino e aprendizagem de línguas, vinculado ao CNPq/PPGLL-UFAL - Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas, desenvolvendo o Projeto A Persuasão e as Metodologias Ativas no Ensino da Língua Portuguesa e Vice-Líder do Grupo de Pesquisa GEMPE - Grupo Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, vinculado ao CNPq/IFAL - Coordenação de Ciências Humanas - Campus Maceió, desenvolvendo o Projeto A Construção de Jogos e Dinâmicas Estimuladoras de Inteligências para Crianças da Escola Pública. Tem experiência nas áreas de Linguística Aplicada e Psicologia, sub-área: ensino-aprendizagem, com ênfase em Educação e os seguintes temas: ensino-aprendizagem, metodologias de sala de aula, jogos e dinâmicas, persuasão, interação e formação de professores. (Texto informado pelo autor)

Profa. Dra. Elyne Vitório

UFAL


Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2005), Especialização em Linguística e Ensino do Português pela Universidade Federal do Ceará (2006), Mestrado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (2008) e Doutorado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (2012). Realizou estágio de Pós-Doutorado na Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) - PDJ/CNPq e no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (2014) - PNPD/Capes. É professora de Linguística da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas. Coordena o grupo de pesquisa Sociolinguística, variação, significados sociais e ensino e possui experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, enfocando a variação na produção e na percepção. Atualmente é coordenadora regional do Projeto Para a História do Português Brasileiro de Alagoas (PHPB / AL). (Texto informado pelo autor)

Karla Renata Mendes

UFAL


Possui Graduação em Letras Português e suas Literaturas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste e Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná. É Doutora em Letras, com a tese intitulada Navegando em mares lusitanos: diálogos transatlânticos entre Cecília Meireles e Portugal, defendida na Universidade Federal do Paraná, com período de bolsa sanduíche na Universidade de Lisboa. Atualmente, é docente da área de Literatura no curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca. (Texto informado pelo autor)

Prof. Dr. Marcelo Marques

UFAL


Doutor em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Federal de Alagoas (2013), instituição na qual também desenvolveu Mestrado (2009) e Graduação (2007). Atualmente, é docente no Curso de Letras da Ufal, no campus de Arapiraca, ministrando as disciplinas de ACE I, Introdução à Leitura do Texto Literário e Literatura Infantojuvenil. Nos referidos Curso e Campus é coordenador de Extensão, sendo coordenador do projeto ViraArte, contemplado no edital ProCCAExt. É integrante dos grupos de Pesquisa Interartes e DALLT (Descrição e Análise Linguística, Literatura e Texto) Atua na área da poesia e canção brasileira contemporâneas, relações variadas entre literatura e outras artes e Literatura e Ensino. É músico, integrante da banda Gato Zarolho, arranjador e compositor de trilhas sonoras para curtas, teatro e espetáculos de dança. (Texto informado pelo autor)

Prof. Dr. Antônio Lima

IFAL


Possui graduação em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). É mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras (FALE) da UFAL. É doutor pelo mesmo Programa (PPGLL/FALE/UFAL) no qual desenvolveu pesquisa sobre letramento acadêmico em cursos de Letras-Português a Distância do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Atua como professor de Língua Portuguesa e Leitura e Produção de Textos no Ensino Médio e na graduação, respectivamente. Na pós-graduação (lato sensu), atua na área de Linguística Aplicada, com ênfase em ensino de leitura, letramento e formação de professores de línguas. Coordena o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) no âmbito do IFAL e lidera o Grupo de Pesquisa: Educação, Empreendedorismo, Letramento e Tecnologia CNPq/IFAL. (Texto informado pelo autor)

Denise Maria dos Santos Melo

UFAL


Atua como docente de Libras da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) campus Arapiraca. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Interiorização da Língua de Sinais - NEPILS. Associada a ABRALIN ( Associação Brasileira de Linguística) desde 2018. Especialista em Linguística Aplicada na Educação pela Universidade Cândido Mendes (2014). Bacharel em Letras/ Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina, polo UFPE (2012). Atuou como professor/Intérprete de Libras do Estado de Pernambuco (2012-2016). Atuou como professora Substituta da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) campus Caruaru/CAA (2013-2014). Atuou como Intérprete de Libras do curso de Doutorado da Ciência da Computação na UFPE. Proficiente no Ensino da Libras ( PROLIBRAS- MEC/2013) e proficiente em Tradução e Interpretação ( PROLIBRAS- MEC 2009 ). Atuou como Tutora/Intérprete da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) do Curso Letras/Libras EAD. Técnica Tradutora/ Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (2006?2008), pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco. Atua como Tradutora/Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) desde 2007. Seus estudos na área de Libras começaram desde 2004. Áreas de interesse: Linguística Aplicada, Metodologia do ensino da Libras, Educação de Surdos e ouvintes; Tradução/Interpretação em Libras. (Texto informado pelo autor)

Profa. Ma. Joseane dos Santos do Espirito Santo

UFAL


Licenciada em Letras/LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Professora e intérprete de Libras. Coordenadora e professora de cursos de extensão de LIBRAS. Trabalhou como docente na Associação Educacional Sons no Silêncio na área de ensino da LIBRAS, alfabetização de surdos e ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos. Atuou como docente de Libras na FACE, na Faculdade São Salvador. Foi Professora substituta de Língua Portuguesa como segunda língua para Surdos no IFBA - Salvador. Possui Proficiência em tradução e interpretação da LIBRAS/Língua Portuguesa/LIBRAS e Proficiência no uso e ensino da Libras, reconhecidos pelo MEC e UFSC. Especialista em Língua Brasileira de Sinais. Mestranda em Letras e Linguística. Docente da Universidade Federal de Alagoas (Texto informado pelo autor).

Profa. Esp. Alessandra de Azevedo Costa Calixto

IFBA


Possui licenciatura em Letras com Inglês pela Universidade Salvador (2009); Especialização em Gramática e Texto pela mesma Universidade (2011) e Especialização em Libras pela Faculdade Dom Pedro II (2015). É professora de Língua Portuguesa como segunda língua para Surdos no Instituto Federal da Bahia (IFBA). Foi professora da União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME), com atuação nos cursos de Letras, Pedagogia, Fonoaudiologia, Serviço Social e Radiologia, já ministrando as disciplinas Libras, Sintaxe, Linguística, Morfologia, Linguística textual, Inglês Instrumental e Metodologia Científica. Foi professora da Universidade Salvador (UNIFACS), lecionando as disciplinas Introdução ao Trabalho Científico/ Metodologia Científica, Educação e Tecnologias, Libras, Arte e Cultura, Comunicação Profissional e Projeto Integrador I e II. (Texto informado pelo autor)