Este evento, alocado na Universidade Estadual de Alagoas, campus III, na cidade de Palmeira dos Índios, agreste de Alagoas, insere-se no Grupo de Estudos em Ensino e Aprendizagem de Língua (GEEAL/CNPq/UNEAL) e tem como principal objetivo propiciar momentos em que alunos de graduação, pós-graduação, professores pesquisadores e o público em geral possam compartilhar percursos de aprendizagem e de conhecimentos.
Esta I Jornada Virtual de Estudos Linguísticos promoverá discussões sobre questões teórico-metodológicas acerca dos estudos linguísticos e discussões reflexivas sobre as contribuições desses estudos para as prementes questões sociais da atualidade. Esta programação inclui três conferências com professores doutores, seis grupos temáticos em que teremos diversas comunicações orais, e lançamentos de livros.
Pretende-se, dessa forma, trazer à comunidade científica e acadêmica, bem como ao público em geral, um amplo debate sobre os estudos linguísticos nesses tempos de pandemia da COVID-19.Teremos representantes de diversas instituições brasileiras, como UFAL, UECE, UFPI, UNIFRAN, IFPE, UPE, entre outras. Vamos juntos realizar um grande evento na terra das Alagoas!
*SUBMISSÕES DE RESUMOS ENCERRADAS*
Se o seu trabalho foi aprovado, realize a inscrição neste site na modalidade "apresentação de trabalho", escolha o GT em que foi aprovado, gere o boleto e faça o pagamento. Só assim a inscrição será validada.
ATENÇÃO: Cada comunicação oral terá a duração de 15 minutos e mais 5 para perguntas ou comentários, totalizando um tempo máximo de 20 minutos por comunicador. A comissão aconselha que os comentários e as discussões sejam realizados logo após a apresentação de cada trabalho. As apresentações acontecerão por meio do Google Meet em link disponível dias antes do evento.
O(A) coordenador(a) terá a função de moderar o GT, marcar o tempo de cada apresentação, promover as discussões. Em cada sala virtual teremos um(a) monitor(a) para auxiliar o(a) coordenador(a) no que for necessário.
O evento concederá um certificado com carga horária total de 40 horas para todos os participantes que se inscreverem na modalidade ouvinte. Os comunicadores receberão o certificado de ouvinte e o de apresentação de trabalho.
CLIQUE NO LINK E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO GERAL:
https://drive.google.com/file/d/12BuNSBZG-BMTnUngsklCSqY9TBo1Uj-j/view?usp=sharing
Mais informações:
Instagram: @geealuneal
Página do Facebook: Geeal/Uneal
WhatsApp: (82) 99826-3440
Lançamento de livros Lançamento de Livro
GT1 - Análise da Conversação e Linguística Textual; GT2- Argumentação, Análise do Discurso e Retórica; Apresentação Oral
Palestra de abertura: Os estudos da referenciação na contemporaneidade; Moderador: Prof. Me. Héberton Mendes Cassiano (UFRN) Palestra · Prof. Dr. Valdinar Custódio Filho (UECE) - Palestrante
Segundo dia de lançamento de livros Lançamento de Livro
GT3 – Teoria e Análise de Gêneros; GT4 – Sociolinguística e Dialetologia; Apresentação Oral
Palestra: A Semiolinguística como abordagem psicossocial; Moderador: Max Silva da Rocha (UNEAL) Palestra · Prof. Dr. João Benvindo de Moura (UFPI) - Palestrante e coordenador do GT2
Terceiro dia de lançamento de livros Lançamento de Livro
GT5 – Linguística Aplicada e Estudos Discursivos; GT6 – Educação e Linguagem Apresentação Oral
Palestra de encerramento: Trajetória das paixões: uma retórica da alma; Moderador: Prof. Me. Alan Ribeiro Radi (UNIFRAN) Palestra · Profa. Dra. Maria Flávia Figueiredo (UNIFRAN) - Palestrante
O credenciamento ocorrerá no primeiro dia de evento via formulário de frequência, disponível durante as atividades.
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
O Grupo de Estudos em Ensino e Aprendizagem de Língua (GEEAL - AL) é composto por alunos e docentes do curso de Letras, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL/Campus III. Seus membros realizam estudos sobre a Linguística Textual e as inovações teóricas e metodológicas decorrentes da perspectiva de texto/discurso.
Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2003). Mestre (2006) e doutor (2011) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Professor Adjunto I da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) (2012-2014). Professor Adjunto A da Universidade Federal do Ceará (2014-2016). Professor adjunto I do Curso de Letras e do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Estadual do Ceará (2016 em diante). Atualmente, coordenador do Profletras da UECE. Produtor de material didático para o ensino fundamental e o ensino médio. Experiência nas áreas de ensino-aprendizagem de línguas e Linguística Textual.
Doutora em Linguística pela Unesp-Araraquara, com estágio pós-doutoral em Retórica na PUC-SP, Especialização em Línguas Estrangeiras pela State University of New York (SUNY-Albany), formação em Psicanálise pela APVP (Associação Psicanalítica do Vale do Paraíba) e Graduação em Letras pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade de Franca e também dos cursos de graduação em Letras, Pedagogia e Fonoaudiologia da mesma instituição. É líder do grupo PARE (Pesquisa em Argumentação e Retórica) e membro do grupo ERA (Estudos de Retórica e Argumentação), ambos certificados pelo CNPq.
Possui graduação em Letras-Português (UFPI, 1997), especialização em Linguística (UFPI, 2000), Mestrado em Estudos da Linguagem (UFPI, 2006), Doutorado em Estudos Linguísticos (UFMG, 2012) e Pós-Doutorado em Estudos Linguísticos (UFMG, 2017). Atualmente é professor da Graduação e Pós-Graduação em Letras da UFPI, Coordenador do Curso de Letras-Português do PARFOR/UFPI e editor da revista Form@are (PARFOR/UFPI). Pesquisador e fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso - NEPAD/UFPI. Tem experiência na área de Língua Portuguesa e Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Texto e Discurso, Semiolinguística, Gêneros e Tipos Textuais e Discursivos, Argumentação e Retórica.
Possui Mestrado e Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1998) e Pós-Doutorado, na mesma área, pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente, é professora titular da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL/Arapiraca) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Tem experiência na área de Letras e Linguística, com ênfase em Análise da Conversação, Linguística do Texto e Retórica, atuando principalmente nos seguintes temas: interação, língua falada e escrita, discurso, sala de aula, gêneros textuais, texto, relações de poder, estudos argumentativos e persuasivos da linguagem.
Pós-doutorado (2020), doutorado (2017) e mestrado (2012) em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas; especialização em Programação do Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco (2008), onde também cursou graduação em Licenciatura em Letras - habilitação Português/Inglês e suas respectivas Literaturas (2005); professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Campus Garanhuns; coordenador do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Linguagem e Práticas Sociais (IFPE/Campus Garanhuns); líder do GEL - Grupo de Estudos em Linguagens (IFPE/CNPq).
Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal do Pará, com bolsa de Pós-Doutorado Júnior (PDJ/CNPq). Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas, sob a perspectiva teórico-metodológica da Teoria da Variação Linguística. Possui Graduação em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal de Alagoas. Durante o período de 2005-2007 foi bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET/Letras, coordenado pela Profa. Dra. Maria Denilda Moura. Atualmente, é professor da Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns; líder do Grupo de Estudos em Análise e Descrição Linguística - GEADLin (CNPq/UPE) e Professor Permanente do Mestrado Profissional - PROFLETRAS UPE/Garanhuns.
Pós-Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto - Portugal; Doutora em Educação na linha Educação e Linguagem (UFAL); Mestra em Educação na linha Educação e Linguagem (UFAL); Especialista em Avaliação Educacional de Língua Portuguesa (UFPE), Especialista em Conteúdos Programáticos de Língua Portuguesa (UPE); Licenciada em Pedagogia (UPE) e Licenciada em Letras pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA). Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, atuando nos cursos de graduação e de pós-graduação. Professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM).
Doutoranda em Letras (Linguística / Texto e Discurso) pela Universidade Estadual de Maringá. Possui mestrado em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; especialização em Formação de Profissionais da Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados; graduação em Letras - Bacharelado - Hab. Trad./Int. Por./Ing. pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003); graduação em Letras - Licenciatura Plena - Hab. Port. Ingl. pela Universidade Federal da Grande Dourados (2007); graduação em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2005). Tem experiência na área de Linguística e Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e produção de textos. É professora efetiva na Universidade Federal de Rondônia/Campus de Vilhena.