Sílvia Maria Dias Pedro Rebouças

Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade

Possui Pós-Doutorado em Métodos Quantitativos Aplicados à Economia e à Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (2017), Doutorado em Estatística e Investigação Operacional pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2011), Mestrado em Gestão Empresarial pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (2007) e Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação, no ramo de especialização de Probabilidades e Estatística, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (2001). É professora adjunta na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da UFC. Foi Coordenadora do Curso de Administração Noturno, Vice-Coordenadora do Curso de Administração Diurno e Coordenadora Pedagógica da FEAAC junto ao Programa de Iniciação à Docência da UFC de Janeiro/2013 a Dezembro/2015. É membro do Laboratório de Estudos em Competitividade e Sustentabilidade (LECoS) e do Grupo de Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade (InoS) da UFC. Desenvolve pesquisas em análise estatística de dados aplicada à Administração, à Atuária e à Controladoria, com destaque para a análise multivariada e o data mining.

Rodrigo Tavares Castelo Branco Fontenele

Rodrigo Tavares Consultoria e Treinamentos

Administrador de empresas, fundador da Rodrigo Tavares Consultoria e Treinamentos, facilitador de cursos e palestras há quase 15 anos nos temas de Oratória, Storytelling, Pitch, Apresentações de Alto Impacto, Inovação, etc.

Foi mentor de apresentações na final da Imagine Cup (Copa Mundial da MICROSOFT), é mentor e facilitador de cursos junto ao HUBINE (BNB), CRC-CE, IPOG, Projeto Corredores Digitais e Mentores do Brasil.

Está no Guia de Palestrante do Ceará e já foi consultor da Gomes de Matos Consultores Associados e co-fundador da Dialogus Consultoria. É professor da Faculdade Stella Maris e Coordenador Geral da NC TECH.

Marcos Antônio de Lima Santos

Fundação COELCE de Seguridade Social - FAELCE

Possui graduação em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Ceará (2002) e mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2011). Atuário da Fundação COELCE de Seguridade Social - FAELCE há 15 anos. Membro da Comissão Nacional de Atuária da ABRAPP e da PREVIC. Palestrante e Perito Atuarial.

Sérgio César de Paula Cardoso

Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade

Graduado em Administração de Empresas e em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Administração Financeira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Mestre em Administração pela UECE.

Registrado no Instituto Brasileiro de Atuária (IBA) sob o número 2285 e certificado junto ao IBA na qualidade de Atuário Técnico no segmento de Previdência Complementar Fechada e Previdência Social.

Possui mais de 20 anos de experiência de consultoria atuarial no segmento de Previdência Complementar, Regimes Próprios e Saúde Suplementar e avaliação atuarial para fins de contabilização dos benefícios pós-empregos.

É professor efetivo nas áreas de Finanças, Atuária e Previdência no curso de Ciências Atuariais da Universidade Federal do Ceará (UFC), possui trabalhos publicados na área de Previdência Complementar.

Desde 2011 é membro represente acadêmico no Conselho Nacional de Atuária (CNA) da Previc; desde 2014 é membro da Comissão Técnica Nacional de Atuária da Abrapp (CTNA); e desde 2016 é o representante do Instituto Brasileiro de Atuária da Região Nordeste Setentrional (MA, PI, CE, RN,PB).

Atuário responsável do Plano CV I da Caixa de Previdência dos Funcionários do BNB (CAPEF), do Plano RJPREV-CD da Fundação de Previdência Complementar do Estado do Rio de Janeiro – RJPREV e do Instituto de Previdência da Prefeitura de Fortaleza (IPMFOR).

Em 2013 foi o atuário responsável pela implantação do Plano Executivo Federal (Executivo), do Plano LegisPrev (TCU e Legislativo) da Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Federais (Funpresp-Exe) e do Plano RJPREVCD da Fundação de Previdência Complementar do Estado do Rio de Janeiro – RJPREV.

Participa da equipe que analisa a situação previdenciária da Prefeitura de São Paulo e do grupo que analisa a situação previdenciária do Estado do Ceará.

Jaime Phasquinel Lopes Cavalcante

Estagiário da Controladoria da MDias Branco

Graduando em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, estagia na área de controladoria na MDias Branco.

João Carlos da Silva Costa

Hapvida

Administrador pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC), Graduando em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é Especialista em Processos da área de Inteligência de Negócios do Grupo Hapvida. Possui vivência em análise e manipulação de dados para extrair informações estratégicas.

Ronald Bernardes Fonseca

Banco do Nordeste do Brasil

Possui graduação em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Ceará (2012) e mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2015). Atualmente é consultor de riscos - Banco do Nordeste do Brasil. Tem experiência acadêmica na área de Economia, com ênfase em Finanças.

Isaac Figueiredo de Sousa

Secretaria do Planejamento e Gestão

Foi atuário da Bradesco Seguros e Previdência, em São Paulo/SP, no ramo de previdência complementar aberta, de 2008 a 2010. Teve passagem como professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 2012, do curso de graduação de Ciências Atuariais. Possui 5 anos de experiência em previdência complementar fechada. É conteudista, instrutor e colaborador nos cursos sobre Previdência Social da Escola de Gestão Pública da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará e do Instituto Plácido Castelo do Tribunal de COntas do Estado. Atualmente, é Analista de Gestão Pública da Secretaria do Planejamento e Gestão, gestora do Regime Próprio de Previdência Social dos servidores públicos estaduais, e está a frente, desde 2013, da Célula de Planejamento e Atuária da Coordenadoria de Gestão Previdenciária.