I Seminário Internacional de Acessibilidade e Inclusão de Niterói

A finalidade do evento está em capacitar profissionais para atuação no Processo de Inclusão Escolar e para que familiares de pessoas com deficiência possam lutar pela efetiva inclusão, bem como aprenderem como melhorar à qualidade de vida de seus filhos/parentes com deficiência.
Além das palestras e oficinas, o evento também terá a apresentação de trabalhos resultantes de projetos de pesquisa e de projetos de extensão social.

Veja, abaixo, o EDITAL para a submissão de trabalhos.


EDITAL - Nº 02/2019

Modifica a amplitude do evento, amplia prazos e retifica o Edital nº 01/2019.

1º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO
CHAMADA DE TRABALHOS

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Estácio de Sá (PPGD-UNESA/RJ), por intermédio do grupo de pesquisa Observatório de Políticas Públicas, Direito e Proteção Social (OPPDPS), do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Direito, Cidadania, Processo e Discurso (NEDCPD), do grupo de pesquisa Observatório de Mediação e do projeto de extensão social Núcleo de Extensão e Pesquisa em Acessibilidade e Inclusão (NEPAI), com o apoio do Centro de Ciências Jurídicas, em parceria de cooperação internacional com a Universidad de Burgos (ESPANHA), com ação específica da Área de Filosofía del Derecho, e da Universidad Autónoma de Nuevo León (MÉXICO), acolhendo a proposta e com o apoio do Coletivo NitDown, com o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio de Janeiro - e da Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão, promoverá o 1º Seminário Internacional de Acessibilidade e Inclusão, que será realizado no dia 21 de setembro de 2019, com o objetivo de estimular o diálogo envolvendo a comunidade e os acadêmicos na pesquisa em Direito e seus desafios, bem como a interação com os projetos de extensão social e de pesquisas interdisciplinares, proporcionando à comunidade acadêmica um espaço para a apresentação e discussão de trabalhos científicos e aos cidadãos palestras informativas sobre acessibilidade e inclusão. O evento contará com painel de abertura, depoimento, palestras, oficinas e Grupos de Trabalhos (GTs) para apresentação de trabalhos de pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado ou projetos de extensão social, relacionados à temática central do evento – acessibilidade e inclusão – contemplando temas (rol exemplificativo) relacionados às pessoas com deficiência, à inclusão de pessoas LGBTI+, de negros e de índios, bem como trabalhos com foco no combate à discriminação, à intolerância, à xenofobia e ao racismo, e outros afins ao contexto dos direitos humanos, nos termos do presente edital. Serão igualmente bem-vindos trabalhos de natureza interdisciplinar que contemplem temas (rol exemplificativo) relacionados à educação inclusiva, bem como as categorias mencionadas na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Neste contexto, pesquisas que envolvam temas como “impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo” “os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais”, “a limitação no desempenho de atividades”, “restrição de participação das pessoas com deficiência”, “acessibilidade”, “desenho universal”, “tecnologia assistiva ou ajuda técnica”, “barreiras urbanísticas”, “barreiras arquitetônicas”, “barreiras nos transportes”, “barreiras nas comunicações e na informação”, “barreiras atitudinais”, “barreiras tecnológicas”, “comunicação”, “adaptações razoáveis”, “elemento de urbanização”, “mobiliário urbano”, “pessoa com mobilidade reduzida”, “residências inclusivas”, “moradia para a vida independente da pessoa com deficiência”, “atendente pessoal”, “profissional de apoio escolar”, “acompanhante”, dentre outros relacionados à temática de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

1. Do Seminário:

1.1. O 1º Seminário Internacional de Acessibilidade e Inclusão será realizado nas dependências da Universidade Estácio de Sá – UNESA, Campus Oscar Niemeyer, situado na Av. Visconde do Rio Branco, 511, 4º andar - Centro, Niterói – RJ (em frente ao Plaza Shopping), no dia 21 de setembro de 2019, sábado, das 8h30min às 13h. Trata-se de evento público, gratuito e aberto à participação de toda a comunidade acadêmica.

2. Da Comissão Organizadora:

2.1. A Comissão Organizadora será composta pelos seguintes membros: Prof. Dr. Adriano Moura da Fonseca Pinto, Prof. Dr. Carlos Alberto Lima de Almeida, Prof.ª Dr.ª Fernanda Duarte Lopes Lucas da Silva, Prof. Dr. Francisco Javier Gorjon Gómez, Prof. Dr. Humberto Dalla Bernardina de Pinho, Prof. Dr. Luiz Antonio Botelho Andrade, Prof.ª Dr.ª Nuria Belloso Martín, Prof. Dr. Rafael Mário Iorio Filho, Prof.ª Dr.ª Viviane de Oliveira Freitas Lione, Prof. Msc Antonio Fernandes de Oliveira Netto, Prof. Msc Caio Silva de Sousa, Profª. Msc. Maria Maria Martins Silva Stancati, Prof.ª Esp. Daniele Sant´Anna Rego da Silva e Prof.ª Esp. Symone Mesquita de Oliveira, alunos do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Estácio de Sá e integrantes do Núcleo de Extensão e Pesquisa de Acessibilidade e Inclusão.
2.2. Os alunos do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Estácio de Sá que comporão a comissão de organização do evento serão selecionados pelo Prof. Dr. Adriano Moura da Fonseca Pinto e/ou Prof. Dr. Carlos Alberto Lima de Almeida e/ou Prof.ª Dr.ª Fernanda Duarte Lopes Lucas da Silva e/ou Prof. Dr. Rafael Mário Iorio Filho.

3. Dos participantes:

3.1 - Poderão submeter trabalhos professores e alunos de graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) de quaisquer Instituições de Ensino Superior. No caso de graduandos, é necessária a orientação de um professor como coautor do trabalho submetido à avaliação.
3.2 - Será admitida a coautoria, no máximo de (3) três coautores, indicada por ordem alfabética e com a correspondente qualificação acadêmica.
3.3 - Será permitida a inscrição de, no máximo, 2 (dois) trabalhos na condição de autor, individual ou coletivamente, sendo permitida a participação na condição de coautor em até mais dois trabalhos além daquele(s) em que constar como autor.
3.4 – As oficinas serão abertas a qualquer interessado que queira participar, devendo ser realizada a inscrição prévia pelo site https://www.doity.com.br/i-seminario-de-acessibilidade-e-inclusao-em-niteroi e a opção da oficina que deseja assistir pelo site https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd_lBq_SGIkEwDIytPFmxBxJMTaNq-ZbYKWAafZUbe2WqrYdQ/viewform?usp=sf_link.

4. Do recebimento de trabalhos e inscrição:
4.1 - Os trabalhos serão submetidos no formato de Resumo Expandido, conforme modelo no Anexo II.
4.1.1 - Na redação do Resumo Expandido, recomenda-se o uso de voz ativa e na terceira pessoa do singular, frases concisas e afirmativas. Devem ser evitados neologismos, símbolos ou contrações que não sejam de uso corrente.
4.1.2 - Os resumos enviados deverão conter:
a) Título em letras maiúsculas, centralizado.
b) Nome completo do(s) autor(es), Titulação e Vinculação Institucional (informações que deverão ser feitas em nota de rodapé);
c) E-mail dos autores e link para currículo na plataforma Lattes;
d) Palavras-chave escritas, em letras minúsculas (com exceção de nomes próprios) e sem qualquer formatação (negrito, itálico, sublinhado), no número máximo de 5 (cinco), separadas por ponto-vírgula.
e) O corpo do texto deverá conter tema, objetivo(s), metodologia, abordagem teórica, resultados e conclusões (admitidas conclusões parciais para trabalhos em andamento);
f) O Resumo Expandido deve ser redigido em documento no formato Word (.doc), papel A4, em fonte “Times New Roman”, Tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 linha, com a seguinte formatação de margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, lateral esquerda 3 cm, lateral direita 2 cm.
g) O Resumo Expandido deverá conter no mínimo 3 e no máximo 5 páginas, incluindo a bibliografia.
h) As citações, no corpo do resumo, deverão ser na forma indireta com o sistema AUTOR-DATA.
4.2 - Para participar dos grupos de trabalho 1º Seminário de Acessibilidade e Inclusão, os interessados deverão proceder a inscrição no link https://www.doity.com.br/i-seminario-de-acessibilidade-e-inclusao-em-niteroi, e no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd_lBq_SGIkEwDIytPFmxBxJMTaNq-ZbYKWAafZUbe2WqrYdQ/viewform?usp=sf_link, enviando seu Resumo Expandido pelo email sainit2019@gmail.com até às 17h do dia 18 de setembro de 2019.
4.3 - No nome do arquivo “.doc” enviado deverá constar o sobrenome do(s) autor(es) em letras maiúsculas e o título do resumo, devendo o mesmo ser preenchido da seguinte forma: “SOBRENOME – Título do resumo.doc”
4.4. Ao submeter o resumo o(s) proponente(s) deverão enviar dois arquivos, sendo um deles com identificação dos autores e outro sem qualquer referência aos autores.
4.5 - Os resumos devem estar relacionados ao rol de temas presente no Anexo I deste edital.
5. Da avaliação dos resumos:
5.1 - Os trabalhos recebidos tempestivamente e de acordo com as normas deste edital serão avaliados pela comissão científica e apreciados quanto aos aspectos formais e de conteúdo, previstos no item 4 deste edital.
5.2 - A avaliação será do tipo duplo-cega (double blind peer review), na qual nem os avaliadores sabem quem é o autor nem o autor sabe quem são os avaliadores. Assim, qualquer informação de autoria detectada no texto do resumo implicará na desqualificação da submissão, o que poderá ocorrer a qualquer momento.
5.3 - Serão agrupados no máximo 10 resumos por grupo de trabalho.
5.4 - A relação dos resumos aprovados será afixada no mural da UNESA, no campus Niterói e comunicada, por e-mail, ao autor responsável pela submissão, indicando o horário da apresentação do trabalho, a partir das 21h do dia 18 de setembro de 2019.
5.5 - A seleção de Resumo Expandido para ser apresentado no evento e a posterior exposição conferem direito ao certificado de apresentação de trabalho.

6. Da apresentação dos trabalhos no dia do evento:
6.1 - As apresentações ocorrerão no formato de comunicação oral.
6.2 - As apresentações ocorrerão no 21 de setembro de 2019, nas dependências da Universidade Estácio de Sá – UNESA, Campus Oscar Niemeyer, situado na Av. Visconde do Rio Branco, 511, 4º andar - Centro, Niterói – RJ (em frente ao Plaza Shopping), no dia 21 de setembro de 2019, conforme programação do evento.
6.3 - Os trabalhos selecionados para apresentação terão tempo máximo de 10 minutos para a exposição, podendo haver debate na sequência das apresentações ou, ao final, um debate global, conforme decisão do(s) coordenador(es) de cada GT.
6.4 - Em caso de coautoria, será suficiente a presença de pelo menos um dos coautores no momento da exposição.

7. Disposições finais:
7.1 - Qualquer alteração realizada neste edital será comunicada em tempo hábil por meio de afixação nos murais da UNESA - Niterói e por e-mail aos responsáveis pelas submissões de trabalho.
7.2 - As questões não previstas neste Edital serão resolvidas pela Comissão Organizadora e as solicitações de esclarecimentos adicionais deverão ser formalizadas pelo endereço sainit2019@gmail.com.
7.3 - Este Edital substitui o Edital nº 01, de 16 de agosto de 2019, e entra em vigor na data da sua publicação.

Niterói, 14 de Setembro de 2019.
(assinados no original)

_______________________________________
Prof. Dr. Adriano Moura da Fonseca Pinto

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Prof. Dr. Carlos Alberto Lima de Almeida

_______________________________________
Prof.ª Dr.ª Fernanda Duarte Lopes Lucas da Silva

_______________________________________
Prof. Dr. Francisco Javier Gorjon Gómez

_______________________________________
Prof. Dr. Humberto Dalla Bernardina de Pinho

_______________________________________
Prof. Dr. Luiz Antonio Botelho Andrade

_______________________________________
Prof.ª Dr.ª Nuria Belloso Martín

_______________________________________
Prof. Dr. Rafael Mário Iorio Filho

_______________________________________
Prof.ª Dr.ª Viviane de Oliveira Freitas Lione

_______________________________________
Prof. Msc Antonio Fernandes de Oliveira Netto

_______________________________________
Prof. Msc Caio Silva de Sousa

_______________________________________
Profª. Msc. Maria Maria Martins Silva Stancati

_______________________________________
Prof.ª Esp. Daniele Sant´Anna Rego da Silva

_______________________________________
Prof.ª Esp. Symone Mesquita de Oliveira


ANEXO I – ROL DE TEMAS

Os trabalhos serão agrupados em GTs conforme a temática desenvolvida para a apresentação no dia do evento.

Serão acolhidos trabalhos de pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado ou projetos de extensão social relacionados à temática central do evento – acessibilidade e inclusão – contemplando temas (rol exemplificativo) relacionados às pessoas com deficiência, à inclusão de pessoas LGBTI+, de negros e de índios, bem como trabalhos com foco no combate à discriminação, à intolerância, à xenofobia e ao racismo, e outros afins ao contexto dos direitos humanos.

Serão igualmente bem-vindos trabalhos de natureza interdisciplinar que contemplem temas (rol exemplificativo) relacionados à educação inclusiva, bem como as categorias mencionadas na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Neste contexto, pesquisas que envolvam temas como “impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo” “os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais”, “a limitação no desempenho de atividades”, “restrição de participação das pessoas com deficiência”, “acessibilidade”, “desenho universal”, “tecnologia assistiva ou ajuda técnica”, “barreiras urbanísticas”, “barreiras arquitetônicas”, “barreiras nos transportes”, “barreiras nas comunicações e na informação”, “barreiras atitudinais”, “barreiras tecnológicas”, “comunicação”, “adaptações razoáveis”, “elemento de urbanização”, “mobiliário urbano”, “pessoa com mobilidade reduzida”, “residências inclusivas”, “moradia para a vida independente da pessoa com deficiência”, “atendente pessoal”, “profissional de apoio escolar”, “acompanhante”, dentre outros relacionados à temática de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.


ANEXO II – MODELO DO RESUMO EXPANDIDO

TÍTULO DO TRABALHO

Autor 1
Autor 2
Autor 3
Grupo de Trabalho (número do Grupo e seu título)

Palavras-Chave: máximo de cinco separadas por ponto-vírgula.

Resumo:
Descrever seu trabalho em texto corrido, por parágrafos sem divisões e numerações de itens, com as seguintes menções no corpo do texto: objetivos, metodologia, abordagem teórica e conclusões.
O texto deve ser redigido em documento no formato Word (.doc), papel A4, em fonte “Times New Roman”, Tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 linha, com a seguinte formatação de margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, lateral esquerda 3 cm, lateral direita 2 cm.
As notas de rodapé terão fonte “Times New Roman”, Tamanho 10, espaçamento entre linhas de 1,0 linha.
Todas as citações serão indiretas devendo obedecer ao sistema autor-data.

Bibliografia:
Utilizar o sistema ABNT para a indexação das referências. Para facilitar a indexação recomenda-se o uso do site www.more.ufsc.br.


ANEXO III – CALENDÁRIO


16/08/19 às 17h do dia 18/09/19
Prazo de submissão dos trabalhos e inscrição no evento, nos termos do edital.
A partir das 21h do dia 18/09/19
Envio de Lista dos Trabalhos aprovados aos inscritos como o horário da apresentação em cada GT.
21/09/19
1º Seminário de Acessibilidade e Inclusão com a entrega dos certificados aos presentes.


ANEXO IV – PROGRAMAÇÃO


8h – Credenciamento / Boas Vindas
9h - Abertura
9h15min - Depoimento
9h30min – Painel de abertura
10h20min – Intervalo
10h30min - Início das atividades dos Grupos de Trabalho / Oficinas / Palestras (Simultâneas)
13h - Encerramento


ANEXO V – INFORME SOBRE O AUDITÓRIO PRINCIPAL

A ocupação do auditório principal será realizada mediante o credenciamento no local, por ordem de chegada, não sendo permitida a reserva de assento.

Após o alcance da lotação máxima do auditório (130 vagas), os participantes serão encaminhados para as salas anexas, que terão transmissão simultânea.

Atendendo aos pedidos, abrimos novas inscrições
para o evento que acontecerá no próximo sábado.

Acesse o QR CODE e faça a sua inscrição.


EDITAL - Nº 01/2019

1º SEMINÁRIO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO CHAMADA DE TRABALHOS


O Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Estácio de Sá (PPGDUNESA/RJ), por intermédio do grupo de pesquisa Observatório de Políticas Públicas, Direito e Proteção Social (OPPDPS), do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Direito, Cidadania, Processo e Discurso (NEDCPD), e do projeto de extensão social Núcleo de Extensão e Pesquisa em Acessibilidade e Inclusão (NEPAI), acolhendo a proposta e com o apoio do Coletivo NitDown, com o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio de Janeiro - e da Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão, promoverá o 1º Seminário de Acessibilidade e Inclusão, que será realizado no dia 21 de setembro de 2019, com o objetivo de estimular o diálogo envolvendo a comunidade e os acadêmicos na pesquisa em Direito e seus desafios, bem como a interação com os projetos de extensão social e de pesquisas interdisciplinares, proporcionando à comunidade acadêmica um espaço para a apresentação e discussão de trabalhos científicos e aos cidadãos palestras informativas sobre acessibilidade e inclusão. O evento contará com painel de abertura, depoimento, palestras, oficinas e Grupos de Trabalhos (GTs) para apresentação de trabalhos de pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado ou projetos de extensão social, relacionados à temática central do evento – acessibilidade e inclusão – contemplando temas (rol exemplificativo) relacionados às pessoas com deficiência, à inclusão de pessoas LGBTI+, de negros e de índios, bem como trabalhos com foco no combate à discriminação, à intolerância, à xenofobia e ao racismo, e outros afins ao contexto dos direitos humanos, nos termos do presente edital. Serão igualmente bem-vindos trabalhos de natureza interdisciplinar que contemplem temas (rol exemplificativo) relacionados à educação inclusiva, bem como as categorias mencionadas na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Neste contexto, pesquisas que envolvam temas como “impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo” “os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais”, “a limitação no desempenho de atividades”, “restrição de participação das pessoas com deficiência”, “acessibilidade”, “desenho universal”, “tecnologia assistiva ou ajuda técnica”, “barreiras urbanísticas”, “barreiras arquitetônicas”, “barreiras nos transportes”, “barreiras nas comunicações e na informação”, “barreiras atitudinais”, “barreiras tecnológicas”, “comunicação”, “adaptações razoáveis”, “elemento de urbanização”, “mobiliário urbano”, “pessoa com mobilidade reduzida”, “residências inclusivas”, “moradia para a vida independente da pessoa com deficiência”, “atendente pessoal”, “profissional de apoio escolar”, “acompanhante”, dentre outros relacionados à temática de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.


1. Do Seminário:
1.1. O 1º Seminário de Acessibilidade e Inclusão será realizado nas dependências da Universidade Estácio de Sá – UNESA, Campus Oscar Niemeyer, situado na Av. Visconde do Rio Branco, 511, 4º andar - Centro, Niterói – RJ (em frente ao Plaza Shopping), no dia 21 de setembro de 2019, sábado, das 8h30min às 13h. Trata-se de evento público, gratuito e aberto à participação de toda a comunidade acadêmica.


2. Da Comissão Organizadora:


2.1. A Comissão Organizadora será composta pelos seguintes membros: Prof. Dr. Adriano Moura da Fonseca Pinto, Prof. Dr. Carlos Alberto Lima de Almeida, Prof.ª Dr.ª Fernanda Duarte Lopes Lucas da Silva, Prof. Dr. Luiz Antonio Botelho Andrade, Prof. Dr. Rafael Mario Iorio Filho, Prof.ª Dr.ª Viviane de Oliveira Freitas Lione, Prof. Msc Antonio Fernandes de Oliveira Netto, Prof. Msc Caio Silva de Sousa, Profª. Msc. Maria Maria Martins Silva Stancati, Prof.ª Esp. Daniele Sant´Anna e Prof.ª Esp. Symone Mesquita de Oliveira, alunos do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Estácio de Sá e integrantes do Núcleo de Extensão e Pesquisa de Acessibilidade e Inclusão.

2.2. Os alunos do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Estácio de Sá que comporão a comissão de organização do evento serão selecionados pelo Prof. Dr. Adriano Moura da Fonseca Pinto e/ou Prof. Dr. Carlos Alberto Lima de Almeida e/ou Prof.ª Dr.ª Fernanda Duarte Lopes Lucas da Silva e/ou Prof. Dr. Rafael Mario Iorio Filho.


3. Dos participantes:


3.1 - Poderão submeter trabalhos professores e alunos de graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) de quaisquer Instituições de Ensino Superior. No caso de graduandos, é necessária a orientação de um professor como coautor do trabalho submetido à avaliação.

3.2 - Será admitida a coautoria, no máximo de (3) três coautores, indicada por ordem alfabética e com a correspondente qualificação acadêmica.

3.3 - Será permitida a inscrição de, no máximo, 2 (dois) trabalhos na condição de autor, individual ou coletivamente, sendo permitida a participação na condição de coautor em até mais dois trabalhos além daquele(s) em que constar como autor.

3.4 – As oficinas serão abertas a qualquer interessado que queira participar, devendo ser realizada a inscrição prévia pelo site https://www.doity.com.br/i-seminario-deacessibilidade-e-inclusao-em-niteroi.


4. Do recebimento de trabalhos e inscrição:

4.1 - Os trabalhos serão submetidos no formato de Resumo Expandido, conforme modelo no Anexo II.

4.1.1 - Na redação do Resumo Expandido, recomenda-se o uso de voz ativa e na terceira pessoa do singular, frases concisas e afirmativas. Devem ser evitados neologismos, símbolos ou contrações que não sejam de uso corrente.

4.1.2 - Os resumos enviados deverão conter:

a) Título em letras maiúsculas, centralizado.

b) Nome completo do(s) autor(es), Titulação e Vinculação Institucional (informações que deverão ser feitas em nota de rodapé);

c) E-mail dos autores e link para currículo na plataforma Lattes;

d) Palavras-chave escritas, em letras minúsculas (com exceção de nomes próprios) e sem qualquer formatação (negrito, itálico, sublinhado), no número máximo de 5 (cinco), separadas por ponto-vírgula.

e) O corpo do texto deverá conter tema, objetivo(s), metodologia, abordagem teórica, resultados e conclusões (admitidas conclusões parciais para trabalhos em andamento);

f) O Resumo Expandido deve ser redigido em documento no formato Word (.doc), papel A4, em fonte “Times New Roman”, Tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 linha, com a seguinte formatação de margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, lateral esquerda 3 cm, lateral direita 2 cm.

g) O Resumo Expandido deverá conter no mínimo 3 e no máximo 5 páginas, incluindo a bibliografia.

h) As citações, no corpo do resumo, deverão ser na forma indireta com o sistema AUTOR-DATA.

4.2 - Para participar dos grupos de trabalho 1º Seminário de Acessibilidade e Inclusão, os interessados deverão proceder a inscrição no link https://www.doity.com.br/iseminario-de-acessibilidade-e-inclusao-em-niteroi, enviando seu Resumo Expandido pelo email sainit2019@gmail.com até o dia 12 de setembro de 2019.

4.3 - No nome do arquivo “.doc” enviado deverá constar o sobrenome do(s) autor(es) em letras maiúsculas e o título do resumo, devendo o mesmo ser preenchido da seguinte forma: “SOBRENOME – Título do resumo.doc”

4.4. Ao submeter o resumo o(s) proponente(s) deverão enviar dois arquivos, sendo um deles com identificação dos autores e outro sem qualquer referência aos autores.

4.5 - Os resumos devem estar relacionados ao rol de temas presente no Anexo I deste edital.

5. Da avaliação dos resumos:

5.1 - Os trabalhos recebidos tempestivamente e de acordo com as normas deste edital serão avaliados pela comissão científica e apreciados quanto aos aspectos formais e de conteúdo, previstos no item 4 deste edital.

5.2 - A avaliação será do tipo duplo-cega (double blind peer review), na qual nem os avaliadores sabem quem é o autor nem o autor sabe quem são os avaliadores. Assim, qualquer informação de autoria detectada no texto do resumo implicará na desqualificação da submissão, o que poderá ocorrer a qualquer momento.

5.3 - Serão agrupados no máximo 10 resumos por grupo de trabalho.

5.4 - A relação dos resumos aprovados será afixada no mural da UNESA, no campus Niterói, e no mural do PPG (indicar do PPG que irá auxiliar no evento) e comunicada, por e-mail, ao autor responsável pela submissão, indicando o horário da apresentação do trabalho, a partir do dia 14 de setembro de 2019.

5.5 - A seleção de Resumo Expandido para ser apresentado no evento e a posterior exposição conferem direito ao certificado de apresentação de trabalho.


6. Da apresentação dos trabalhos no dia do evento:

6.1 - As apresentações ocorrerão no formato de comunicação oral.

6.2 - As apresentações ocorrerão no 21 de setembro de 2019, nas dependências da Universidade Estácio de Sá – UNESA, Campus Oscar Niemeyer, situado na Av. Visconde do Rio Branco, 511, 4º andar - Centro, Niterói – RJ (em frente ao Plaza Shopping), no dia 21 de setembro de 2019, conforme programação do evento.

6.3 - Os trabalhos selecionados para apresentação terão tempo máximo de 10 minutos para a exposição, podendo haver debate na sequência das apresentações ou, ao final, um debate global, conforme decisão do(s) coordenador(es) de cada GT.

6.4 - Em caso de coautoria, será suficiente a presença de pelo menos um dos coautores no momento da exposição.

7. Disposições finais:

7.1 - Qualquer alteração realizada neste edital será comunicada em tempo hábil por meio de afixação nos murais da UNESA - Niterói e por e-mail aos responsáveis pelas submissões de trabalho.

7.2 - As questões não previstas neste Edital serão resolvidas pela Comissão Organizadora e as solicitações de esclarecimentos adicionais deverão ser formalizadas pelo endereço sainit2019@gmail.com.

7.3 - Este Edital entra em vigor na data da sua publicação.


Niterói, 16 de Agosto de 2019. (assinados no original)


Prof. Dr. Adriano Moura da Fonseca Pinto
Prof. Dr. Carlos Alberto Lima de Almeida
Prof.ª Dr.ª Fernanda Duarte Lopes Lucas da Silva

Prof. Dr. Luiz Antonio Botelho Andrade
Prof. Dr. Rafael Mario Iorio Filho
Prof.ª Dr.ª Viviane de Oliveira Freitas Lione
Prof. Msc Antonio Fernandes de Oliveira Netto
Prof. Msc Caio Silva de Sousa
Profª. Msc. Maria Maria Martins Silva Stancati
Prof.ª Esp. Daniele Sant´Anna
Prof.ª Esp. Symone Mesquita de Oliveira

ANEXO I – ROL DE TEMAS


Os trabalhos serão agrupados em GTs conforme a temática desenvolvida para a apresentação no dia do evento.
Serão acolhidos trabalhos de pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado ou projetos de extensão social relacionados à temática central do evento – acessibilidade e inclusão – contemplando temas (rol exemplificativo) relacionados às pessoas com deficiência, à inclusão de pessoas LGBTI+, de negros e de índios, bem como trabalhos com foco no combate à discriminação, à intolerância, à xenofobia e ao racismo, e outros afins ao contexto dos direitos humanos.
Serão igualmente bem-vindos trabalhos de natureza interdisciplinar que contemplem temas (rol exemplificativo) relacionados à educação inclusiva, bem como as categorias mencionadas na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Neste contexto, pesquisas que envolvam temas como “impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo” “os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais”, “a limitação no desempenho de atividades”, “restrição de participação das pessoas com deficiência”, “acessibilidade”, “desenho universal”, “tecnologia assistiva ou ajuda técnica”, “barreiras urbanísticas”, “barreiras arquitetônicas”, “barreiras nos transportes”, “barreiras nas comunicações e na informação”, “barreiras atitudinais”, “barreiras tecnológicas”, “comunicação”, “adaptações razoáveis”, “elemento de urbanização”, “mobiliário urbano”, “pessoa com mobilidade reduzida”, “residências inclusivas”, “moradia para a vida independente da pessoa com deficiência”, “atendente pessoal”, “profissional de apoio escolar”, “acompanhante”, dentre outros relacionados à temática de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.


ANEXO II – MODELO DO RESUMO EXPANDIDO


TÍTULO DO TRABALHO

Autor 1 ¹

Autor 2 ²

Autor 3 ³


Palavras-Chave: máximo de cinco separadas por ponto-vírgula.
Resumo:

Descrever seu trabalho em texto corrido, por parágrafos sem divisões e numerações de itens, com as seguintes menções no corpo do texto: objetivos, metodologia, abordagem teórica e conclusões.

O texto deve ser redigido em documento no formato Word (.doc), papel A4, em fonte “Times New Roman”, Tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 linha, com a seguinte formatação de margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, lateral esquerda 3 cm, lateral direita 2 cm.

As notas de rodapé terão fonte “Times New Roman”, Tamanho 10, espaçamento entre linhas de 1,0 linha.

Todas as citações serão indiretas devendo obedecer ao sistema autor-data.


Bibliografia:

Utilizar o sistema ABNT para a indexação das referências. Para facilitar a indexação recomenda-se o uso do site www.more.ufsc.br.

_______________________________________________________

1 Titulação, vinculação, email e link do lattes do Autor 1.

2 Titulação, vinculação, email e link do lattes do Autor 2.

3 Titulação, vinculação, email e link do lattes do Autor 3.



ANEXO III – CALENDÁRIO
16/08/19 a 12/09/19
Prazo de submissão dos trabalhos e inscrição no evento, nos termos do edital.
14/09/19
Envio de Lista dos Trabalhos aprovados aos inscritos como o horário da apresentação em cada GT.
21/09/19
1º Seminário de Acessibilidade e Inclusão com a entrega dos certificados aos presentes.



ANEXO IV – PROGRAMAÇÃO


8h – Credenciamento / Boas Vindas 9h - Abertura 9h15min - Depoimento 9h30min – Painel de abertura 10h20min – Intervalo 10h30 min - Início das atividades dos Grupos de Trabalho / Oficinas / Palestras (Simultâneas) 13h - Encerramento

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Data do evento

21 de setembro de 2019, 08h30 - 13h00

LOCAL DO EVENTO

Universidade Estácio de Sá – UNESA, campus Niterói III - Rua Visconde do Rio Branco, 511- 4o Andar, Centro, Niterói - Rio de Janeiro

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