INSCRIÇÕES E NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

A Coordenação do I Seminário de Pesquisas da Reserva Extrativista Marinha de Soure convida a comunidade científica (professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação) e a comunidade em geral, que tenham realizado pesquisas científicas ou atividades didáticas de cunho acadêmico e empírico, devidamente autorizadas nessa Unidade de Conservação (UC) ou em qualquer outra Unidade de Conservação, para submissão de trabalhos na forma de: RESUMOS SIMPLES e RESUMOS EXPANDIDOS. 
Não será cobrada nenhuma taxa de inscrição para participar do evento. Aqueles que desejarem participar como ouvinte deverão realizar sua inscrição no link descrito acima.
Os trabalhos submetidos passarão por uma triagem inicial, quanto à adequação às normas para submissão e, posteriormente, serão avaliados por um comitê técnico científico. 
Os certificados dos trabalhos aprovados e apresentados no seminário serão enviados por e-mail.

1.    Submissão dos trabalhos

As submissões de trabalhos à Comissão Técnico-Científica do evento deverão acontecer de acordo com as orientações descritas a seguir:

1.1.    Período: 02 de setembro a 18 de outubro de 2019

1.2.    A submissão dos trabalhos será realizada através do email oficial do evento: seminarioresexsoure@gmail.com


1.3.    Os autores devem seguir as normas de submissão definidas pela Comissão Técnico Científica e utilizar as referências/modelos que estão disponíveis no item 4. para redação e submissão de RESUMO SIMPLES e RESUMO EXPANDIDO.

1.4.    Os trabalhos somente poderão ser submetidos por pelo menos, um autor inscrito no seminário.

1.5.    Os resumos aceitos e apresentados no evento serão publicados nos Anais do Evento. 

1.6.    No ato da inscrição/submissão, os autores deverão selecionar a modalidade no qual o trabalho deve ser submetido e a área temática que norteia o trabalho.

2.    Das áreas temáticas


O resumo deverá ser classificado de acordo com uma das áreas temáticas abaixo:
2.1.    Educação Ambiental

2.2.    Produção Extrativista

2.3.    Monitoramento da Biodiversidade

2.4.    Uso Público

2.5.    Ecoturismo

2.6.    Turismo de base comunitária

2.7.    Voluntariado na RESEXMAR Soure

2.8.    Gestão Socioambiental

2.9.    Manejo e Conservação da Biodiversidade

2.10.  Saúde e Educação


3.    Formato de submissão


3.1.    Os trabalhos deverão ser submetidos em português. 
3.2.     Autoria: Cada participante poderá inscrever até dois trabalhos como primeiro autor e em quaisquer trabalhos como co-autor desde que esteja devidamente inscrito no evento. Os trabalhos poderão ter o número máximo de cinco autores.
3.3.    Avaliação dos trabalhos: Os trabalhos submetidos serão avaliados pela Comissão Técnico-científica. A estruturado texto, a qualidade técnica, a clareza, a relevância e a pertinência do tema para a UC também serão consideradas na avaliação. Os trabalhos que necessitarem de correções somente serão publicados se os autores apresentarem as correções ou justificativas fundamentadas dentro dos prazos estabelecidos pela Comissão Técnico-Científica.  
 
3.4.     Aceite dos trabalhos: Os pareceres da Comissão Técnico-Científica serão emitidos em caráter final, sem possibilidade de reconsideração. Os autores serão comunicados sobre o parecer à medida que os trabalhos forem sendo submetidos e avaliados até a data limite.

3.5.    Submissão eletrônica: A submissão do trabalho somente poderá ser feita via email: seminarioresexsoure@gmail.com, a partir do dia 02/09/2019. No ato da submissão, todos os autores do trabalho devem ser incluídos, assim como seus endereços eletrônicos. Também é fundamental que sejam indicadas na submissão as instituições as quais os autores estão ligados, assim como sua formação e outras informações que julguem importantes para serem divulgadas. Salientamos que o correto preenchimento dos dados é atribuição exclusiva dos autores, não cabendo à Comissão Técnico-Científica.

3.6.    Os trabalhos serão apresentados em formato pôster, conforme normas apresentadas no item 6, sendo obrigatória a presença de pelo menos um dos autores.

3.7.    O documento para submissão deverá ser gravado e submetido em dois formatos: PDF e WORD.

3.8.    Os resumos expandidos – Trabalho Científico, limitam-se entre 3 a 5 páginas de Submissão.

4.    Modelo/Referência – Resumo Simples - Trabalho Científico 
 
Título em Português
SOBRENOME, Nome1; SOBRENOME, Nome2  1(Arial fonte 10) Instituição, email@provedor.com.br; 2Instituição, email@provedor.com.br 
Área Temática

Resumo de até 500 palavras, em fonte Arial 12, com alinhamento justificado e espaçamento simples entre linhas. O texto deve ser claro, sucinto e, obrigatoriamente, explicar o(s) objetivo(s) pretendido(s), justificando sua importância (sem incluir referências bibliográficas), os principais procedimentos metodológicos adotados, os resultados mais expressivos e conclusões.  Palavras-chave: até cinco palavras-chave. Não repetir palavras que estejam no título. Separar as palavras-chave por ponto e vírgula (;) e finalizar com ponto (.); listar as palavras chaves em ordem alfabética.  

4.1    Modelo/Referência – Resumo Expandido - Trabalho Científico 
 
Título em Português
SOBRENOME, Nome1; SOBRENOME, Nome2  1(Arial fonte 10) Instituição, email@provedor.com.br;  2Instituição, email@provedor.com.br 
Área Temática

 

RESUMO  


Resumo de até 200 palavras, em fonte Arial 12, com alinhamento justificado e espaçamento simples entre linhas. O texto deve ser claro, sucinto e, obrigatoriamente, explicar o(s) objetivo(s) pretendido(s), justificando sua importância, os principais procedimentos metodológicos adotados, os resultados mais expressivos e conclusões.  
Palavras-chave: até cinco palavras-chave. Separar as palavras-chave por ponto e vírgula (;) e finalizar com ponto (.).


 INTRODUÇÃO
Indique claramente a justificativa ou a contribuição do trabalho para a área temática e o(s) objetivo(s) proposto(s) nesse item.

 
MATERIAL E MÉTODOS
Dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização do local deve ser inserida. Quando os métodos forem bem conhecidos, apenas a referência bibliográfica bastará. Caso contrário é necessário apresentar uma descrição dos procedimentos utilizados, adaptações promovidas. 


RESULTADOS E DISCUSSÃO 
Apresentar os resultados preferencialmente na forma de tabelas, quadros ou ilustrações gráficas. Não serão permitidas repetições de informações (tabela e gráfico com os mesmos dados, por exemplo). 


CONCLUSÃO 
Resumir os principais resultados alcançados em relação aos objetivos propostos, com objetividade, não sendo permitidas repetições extensivas de resultados e discussões. 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  
Apenas para bibliografia citada. Espaço simples, sem espaço entre as citações e sem recuo. Modelos de referências da ABNT - NBR 6023/2018.  
 


5.    Procedimentos de análise 


Os trabalhos serão recebidos pela Coordenação do evento e encaminhados a dois revisores do Comitê Técnico-Científico. Estes revisores emitirão parecer de acordo com a qualidade do trabalho e com as regras acima expostas. 
Caso haja discordância nos pareceres emitidos pelos revisores, o trabalho será enviado para um terceiro revisor emitir seu parecer, sendo a aprovação ou não aprovação do trabalho, emitida pelo Comitê Técnico-Científico com base nos pareceres. 
Todos os trabalhos encaminhados aos revisores estarão sem a identificação dos seus respectivos autores. Recomenda-se que os autores submetam os seus trabalhos a uma revisão gramatical antes de serem enviados para inscrição e sigam rigorosamente as normas de formatação. 
Os pareceres do Comitê Técnico-Científico serão proferidos, de maneira irrecorrível, nas seguintes categorias: 1. Aprovado.  2. Reprovado. 
 
6. Normas para apresentação dos trabalhos - PAINÉIS 


Configuração dos Banners
Dimensões:
•    0,90 cm de largura x 1,20 m de altura; 
•    Orientação retrato. 


Cabeçalho 
Com o nome e logo do evento. Poderá acrescentar o nome da instituição de origem e projeto. 
Título 
Centralizado, caixa alta (maiúsculas), fonte ARIAL 41 negrito. 
Autores
 A um espaço abaixo do título, centralizado, fonte ARIAL 37, separados por ponto-e-vírgula, primeiro nome e sobrenome por extenso e em caixa alta (sobrenome em negrito). Nomes do meio abreviados com inicial seguida de ponto. Exemplo:

ELOISA A.F. BRAGANÇA1; ERIVELTON N. CHAVES2; RAIMUNDO C.V. NETO3       
O sobrenome de cada autor deverá ter um índice numérico sobrescrito, que remeterá ao rodapé da primeira página, com a informação sobre sua filiação institucional. A última linha do rodapé deverá conter o endereço para contato e/ou e-mail do autor responsável por dar informações sobre o artigo. As notas no rodapé da primeira página deverão ficar alinhadas à esquerda, fonte ARIAL 25.

6.1. Títulos das Seções 

INTRODUÇÃO, OBJETIVOS, METODOLOGIA, RESULTADOS E DISCUSSÕES, CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, em caixa alta (maiúsculas), centralizado, fonte ARIAL 37 negrito. 

Corpo do Texto Duas colunas, separadas de 3 cm, fonte ARIAL 21 a 25.

Demais orientações:
•    O texto deve ser sucinto, claro e objetivo.
•    O Pôster deve conter: Título, Autores (com as respectivas instituições), com os principais itens abordados nos trabalhos.
•    Utilizar figuras, fotos, tabelas e gráficos quando necessário.
•    O local para exposição dos trabalhos, bem como horários, datas e numeração dos pôsteres serão informados aos autores no local do evento. 


Edital - chamada de submissão de trabalhos
 

Modelo banner

 

Edital de Retificação de submissão de trabalhos

Resultado da Submissão de Resumos