Capitulo I

Instruções Gerais

Art. 1º - O Seminário receberá resumos simples, os quais serão analisados pela Comissão de Avaliação de Trabalhos e apresentados em sessões de pôster durante o evento. Poderão ser inscritos trabalhos originais caracterizados como investigativos, descritivos, de revisão e relatos de experiência, no formato de resumo e elaborados em conformidade com as orientações deste regulamento.

Art. 2º - Os trabalhos submetidos serão encaminhados para os avaliadores na forma cega, ou seja, sem as informações sobre a autoria e a instituição de realização do trabalho. Não será realizado qualquer trabalho de edição no texto submetido. O atendimento às normas será de responsabilidade dos autores podendo a Comissão Científica recusar trabalhos que não atendam as normas ou fora do escopo do evento.

Art. 3º - Os trabalhos deverão ser relacionados ao tema: Saúde na Escola, nas seguintes áreas:

1. Análise de situação de saúde do escolar;

2. Educação e saúde na escola;

3. Prevenção e promoção de saúde na escola;

4. Áreas afins.

 

Capítulo II

Submissão dos Trabalhos

Art. 4º - O envio dos resumos para análise e seleção ocorrerá no período de 19 de fevereiro a 10 de março de 2018. Somente serão aceitos os resumos de trabalhos enviados exclusivamente VIA INTERNET através do e-mail: ppgsc_trabalhos@outlook.com, devendo ser submetidos em arquivos no formato doc ou docx (editado no Microsoft Word). NÃO serão recebidos e processados trabalhos enviados por outros meios e outros formatos.

Art. 5º - A submissão de trabalhos estará condicionada à inscrição no evento de pelo menos um dos autores, sendo necessário enviar o comprovante de inscrição no evento, juntamente com o arquivo do resumo. Após o envio o autor responsável receberá um e-mail de confirmação de recebimento do resumo.

 

Capítulo III

Critérios de Submissão

Art. 6º - Cada autor poderá submeter até 03 (três) trabalhos, porém sem limite de participação como coautor.

Art. 7º - Serão permitidos, no máximo, 06 (seis) autores para cada trabalho submetido. Após a submissão do trabalho não será permitida a inclusão, exclusão e/ ou substituição de autores.

Art. 8º - O “autor responsável” de cada trabalho deverá estar junto ao pôster no horário da exposição.

Art. 9º - A qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação), opiniões e conceitos emitidos no trabalho, bem como a exatidão das referências, são de inteira responsabilidade dos autores. Contudo, serão consideradas pela Comissão Científica: a qualidade técnica, a clareza, a relevância e a pertinência do trabalho.

Art. 10º - No certificado aparecerá o nome dos autores conforme o arquivo enviado, logo confira atentamente os nomes antes de enviar o trabalho.

Art. 11º - Os trabalhos realizados com seres humanos ou animais, cujo delineamento seja de intervenção e/ou experimentais, devem comprovar que foram aprovados por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), informando no resumo o número de protocolo desta aprovação.

Art. 12º - A divulgação dos resultados das avaliações dos trabalhos submetidos ao Congresso ocorrerá no dia 16 de Março de 2018.

 

Capítulo IV

Instruções Para Elaboração do Resumo

Art. 13º - A inscrição dos trabalhos deverá ser realizada na área temática de escolha do(s) autor(es) e estar de acordo com as seguintes instruções:

I - Limitar-se ao mínimo de 2500 e máximo de 3500 caracteres com espaços.

a) NÃO conter figuras, gráficos, tabelas ou imagens;

b) NÃO utilizar siglas e abreviaturas ao longo do texto.

II – Título: Escrever o título com letras maiúsculas, logo abaixo do limite superior e centralizado.

III – Indicação de autores:

a) indicado(s) em ordem de autoria com o número máximo de seis (6) autores;

b) nome completo iniciando pelo primeiro nome e finalizando com sobrenome do primeiro autor e indicado com o numeral um (1) sobrescrito;

c) nome completo iniciando pelo primeiro nome e finalizando com sobrenome do(s) demais autor(es) e indicado com o numeral dois (2) sobrescrito;

d) o nome do apresentador do trabalho deverá estar sublinhado;

e) constar o endereço eletrônico do apresentador.

IV- Indicação de Instituição:

a) nome completo por extenso e sigla da Instituição a qual o trabalho está relacionado, indicando a cidade, estado e país;

b) no caso de mais de uma Instituição relacionada, citar os dados da Instituição na linha logo abaixo ao da primeira Instituição.

Art. 14º - Indicar de três a cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula. Evitar palavras presentes no Título.

Art. 15º - O corpo do texto do trabalho deverá estar em fonte Arial, fonte 12, alinhamento justificado, e os títulos de seções devem estar centralizados, com letra maiúscula, em negrito e em fonte Arial, fonte 12.

Art. 16º - Na introdução, apresentar brevemente o tema do trabalho deixando evidente o assunto estudado, a área do conhecimento sobre a qual o trabalho foi realizado e apresentar a problematização que especifica o estudo, mencionando o referencial teórico.

Art. 17º - Apresentar o(s) objetivo(s) principal(is) do trabalho.

Art. 18º - Na metodologia, caracterizar as concepções teóricas que apoiaram o método e a operacionalização ou procedimentos (técnicas) adotados para a realização com vistas aos resultados. Não esquecer de incluir o número do protocolo de aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa e/ou mencionar o TCLE.

Art. 19º - Expor os resultados ou achados principais que venham a sustentar as conclusões.

Art. 20º - Nas conclusões o autor deve apresentar objetivamente o(s) resultado(s) alcançado(s)/obtido(s) com o trabalho e em conformidade com o(s) objetivo(s) do estudo, não devendo ser indicadas referências.

Art. 21º - As referências não devem constar no corpo do resumo, devendo ser apresentadas, segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ABNT/NBR 14724:2013, no limite de até cinco referências, em espaço específico.

Art. 22º - Os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Avaliação de Trabalhos do Seminário, e serão classificados em “Aceito” ou “Não aceito”:

Art. 23º - A decisão da Comissão de Avaliação será irrevogável, não cabendo recurso de qualquer natureza.

 

Capítulo V

Orientações Para Apresentação do Pôster

Art. 24º - Os trabalhos aprovados deverão observar as seguintes orientações:

I - A medida recomendada dos pôsteres é de 1,20 x 0,90 cm (Altura x Largura);

II - A organização visual do banner deverá ser clara e objetiva e a logomarca do Seminário deverá, obrigatoriamente, ser posicionada no canto superior esquerdo do banner.

III - Os pôsteres serão fixados em painéis, em horário e número de suporte indicados pela Comissão Logística do evento, devendo os mesmos ser retirados ao final do período indicado de exposição;

IV - É de responsabilidade do(s) autor(es)/apresentador a fixação e retirada dos pôsteres, bem como pelo material para fixá-los;

V - O certificado referente à apresentação do pôster será fornecido somente àqueles trabalhos que estiverem de acordo com este regulamento e apenas para o autor responsável na forma digital em data a ser divulgada posteriormente;

VI - A sessão de premiação ocorrerá no encerramento do Seminário do PPGSC, com a presença de pelo menos um dos autores dos trabalhos premiados (1º, 2º e 3º lugar).

Art. 25º - Os resumos dos trabalhos aceitos serão publicados em volume online, Anais em formato PDF.

 

Capítulo VI

Disposições Finais

Art. 26º - Os autores/as concedem, automaticamente, aos realizadores do Seminário, sem qualquer ônus, o direito de mencionar e/ou de publicar nos meios relacionados à difusão do Evento, o texto completo, além de todo e quaisquer materiais decorrentes da seleção do trabalho e sua apresentação.

 

SINOPSE PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO

 

 

Àrea Temática

   A inscrição do trabalho deve ser realizada na área temática a que melhor se adequar. As áreas temáticas são:

    1. Análise de situação de saúde do escolar / 2. Educação e saúde na escola / 3. Prevenção e promoção de saúde na escola / 4. Áreas afins.

Título

   Escrever o título com LETRAS MAIÚSCULAS, logo abaixo do limite superior e centralizado.

 

 

Autores

   Nomes dos autores iniciando pelo primeiro nome finalizando no sobrenome (completos), em ordem de autoria. Exemplo: Paula Maria de Sousa Silva; Marcos Henrique Pereira Borges.

   Sublinhar o nome do apresentador do trabalho, seguido de seu endereço eletrônico. Esta será a ordem assumida para a publicação do trabalho. Não colocar titulações e nenhum destaque nos nomes. Até seis autores por trabalho.

 

Instituição

   Nome completo da Instituição, por extenso, a qual o trabalho está relacionado e sigla, seguido pelos nomes da Cidade, Região (estado) e País.

   Exemplo: Universidade Federal do Piauí – UFPI, Teresina, Piauí, Brasil.

   Em caso de mais Instituições relacionadas ao trabalho, mencioná-las a seguir.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resumo

   O resumo deverá ser escrito em língua portuguesa e deverá conter no mínimo 2500 e no máximo 3500 caracteres com espaço.

   O resumo deverá conter a seguinte sequência estrutural:

  1.  Introdução
  2.  Objetivo(s)
  3.  Metodologia
  4.  Resultados que devem sustentar as conclusões
  5.  Conclusões que atendam ao(s) objetivo(s) do trabalho
  6. Referências (limite até cinco citações), segundo normas da ABNT/NBR 14724:2013.

   Não usar abreviaturas e as siglas deverão estar escritas por extenso. O resumo será publicado exatamente como for encaminhado.

   Tabelas e gráficos não serão aceitos no resumo (apenas no pôster).

Palavras-chave

   Indicar de três a cinco palavras-chave (separadas por ;).