FERNANDO JAIME GONZALEZ

UNIJUI

Professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), vinculado à Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (FIDENE) desde 1998. Atua como professor permanente no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências e no Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional. Possui doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestrado na mesma área pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com graduação em Educação Física pela Universidad Provincial de Córdoba, Argentina. Entre 2017 e 2023, ocupou o cargo de Vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão na UNIJUÍ, além de Editor-Chefe da Editora Unijuí. Foi professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologia da UNESP Rio Claro de 2013 a 2018. Liderou vários projetos financiados por órgãos de fomento (CNPq, Capes, Fapergs), com destaque para os projetos Cidades Inteligentes I e II, em parceria com o MCTI, desde 2019. No exercício de suas funções como Vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão na UNIJUÍ, teve uma participação efetiva no Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG). Contribuiu em várias comissões e coordenou grupos de trabalho focados em elaborar propostas para melhorar a pós-graduação e a pesquisa no segmento educacional. Participou da Comissão de Especialistas para a elaboração da Base Nacional Comum Curricular, pelo Ministério da Educação, e se desempenhou como Diretor Acadêmico do Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em 2017. Também contribuiu como assessor no Ministério do Esporte, no Programa Segundo Tempo, coordenando a Coleção Práticas Corporais e a Organização do Conhecimento. Suas linhas de pesquisa abrangem Educação, Educação Física Escolar e Sociologia das Disposições Sociais. É autor do Referencial Curricular de Educação Física do Estado do Rio Grande do Sul (2009), organizador do Dicionário Crítico de Educação Física (Editora Unijuí: 2005, 2010, 2014) e coautor dos livros da coleção Entre Nós da Editorial Edelbra (2012). Membro ativo da Rede Internacional de Investigação Pedagógica em Educação Física Escolar (REIIPEFE) e dos Grupos de Pesquisa Paidotribas e Mongaba da Unijuí. Recebeu a honraria do Prêmio CBCE de Literatura Científica do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte em 2011 por sua tese de doutorado sobre as Bases Sociais das Práticas Corporais. Em 2019, a Universidad Provincial de Córdoba, Argentina, lhe outorgou o título de Professor Honorário, reconhecendo sua trajetória profissiona

CLÁUDIA STARLING

FAE/UFMG

Professora Adjunta de Didática (UFMG/FaE-DMTE). Atualmente, coordenadora do PROMESTRE/ UFMG (Mestrado Profissional em Educação e Docência). Integrante do Programa de Pós-graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação (PPGE-FAE) Pós doutoranda na Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Pós-doutorado pelo programa PNPD/CAPES pela UFMG. Doutora em Educação (FaE/UFMG), com estágio sanduíche na Ohio State University (EUA/2013-2014 - CAPES) Mestre em Educação (FAE/UFMG). Na Educação Básica, experiência na Direção, Coordenação e Docência. Participa dos grupos de pesquisa Didaktikè e GESTRADO (Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente). Integra a equipe de Coordenação do Grupo de Pesquisa LapenSi (Laboratório de Pesquisa em Experiências de Formação e Narrativas de Si /UFMG). Desenvolve e orienta pesquisas no campo da Didática, Ensino, Docência, Prática Pedagógica. Formação de Professores. Pesquisa (auto)biográfica e Casos de Ensino.

SAMIRA ZAIDAN

FAE/UFMG

Graduada em Matemática (1979), mestrado (1993) e o doutorado (2001) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2016). Professora titular da UFMG, aposentada, Professora Voluntária no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação no subsetor Educação Matemática, com plano de trabalho no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação Educação e Docência-Mestrado Profissional (Promestre), ambos da Faculdade de Educação da UFMG. Professora residente IEAT-Instituto Estudos Avançados Transdisciplinares-UFMG (2017-2018). Estudos e pesquisas no âmbito da educação matemática nos seguintes subtemas: saberes docentes, prática pedagógica, formação docente.

Denise Ivana de Paula Albuquerque

UNESP

Graduação em Educação Física pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Presidente Prudente (1987); Especialização em Educação Física Escolar na Universidade Estadual de Maringá ( 1995). Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista UNOESTE (2004). Doutorado em Educação pelo do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/ Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora Assistente do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista . Coordenadora Nacional do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional ? ProEF. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Inclusão Social (GEPIS/CNPq). Desenvolve estudos com temas relacionados a formação de professor, Educação a Distância, Educação física escolar e inclusão.

Gislene Amaral

UFU - CBCE

ossui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (1985), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (2018). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Uberlândia. Foi coordenadora de área no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Uberlândia, subprojeto Educação Física Ensino Fundamental (2011-2013) e coordenadora colaboradora no mesmo programa (2018-2019); Coordena o Grupo de estudo e pesquisa sobre Escola, Currículo e Educação Física (GECEFE);Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Cidadania (GEPOC/UFU) e do Laboratório de Análise de Políticas e Gestão da Educação (LAPGE/UFU). Membro do GEPOC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais e Cidadania e LAPGE - Laboratório de Análise de Políticas e Gestão da Educação. Associada ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, tendo sido membro do Comitê Científico do Grupo de Trabalho Temático Escola - GTT-escola (1999-2001); Secretária Estadual CBCE/MG (2005-2007) e Coordenadora do GTT Escola (2019-2021); Presidenta do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2021-2023) Tem experiência nas áreas de Educação e Educação Física, com ênfase nas áreas de em currículo, formação de professores e políticas educacionais; pesquisa os temas: educação física escolar, planejamento, estratégias de ensino e políticas de formação inicial e continuada.