Museu do Trem "Pare, Olhe e escute: Os Caminhos do Patrimônio Ferroviário de Pernambuco"

A exposição itinerante “Pare, Olhe, Escute: Os Caminhos do Patrimônio Ferroviário de Pernambuco” é uma ação do Museu do Trem do Recife e tem o objetivo de levar o conteúdo deste equipamento cultural para outros lugares de Pernambuco, contribuindo para a difusão e a preservação da memória e do patrimônio ferroviário do estado. A exposição dedica-se ao universo dos bens vinculados ao patrimônio ferroviário em Pernambuco, buscando apresentar um pouco da história do transporte sobre trilhos, das práticas de preservação da memória ferroviária e os exemplos exitosos de preservação dos bens que compõem esse patrimônio, ressaltando a importância exercida pelas estradas de ferro no desenvolvimento e transformação das mais diversas regiões pernambucanas.

A exposição foi desenvolvida pelo Museu do Trem com o apoio da Gerência Geral de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundarpe em 2022, ano em que o Museu do Trem completou 50 anos. Iniciou seu percurso na 22ª Fenearte, no Centro de Convenções; depois, seguiu para o 30º FIG; para a estação ferroviária do Cabo, durante a 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco. Iniciou 2023 na estação ferroviária da cidade de Cortês e agora está de volta a Recife, sendo aberta ao público no Campus Dois Irmãos da Universidade Federal Rural de Pernambuco, durante o I Simpósio de Estudos sobre o Recife, evento promovido pelo Laboratório de Estudos sobre o Recife – RecLab.  

A exposição conta com painéis que, de forma objetiva, apresentam os principais marcos históricos da ferrovia e do patrimônio ferroviário em Pernambuco, a localização e situação dos elementos desse patrimônio, além peças do acervo do Museu do Trem que ajudam a contar e representar toda essa história do universo ferroviário. Depoimentos em vídeo de ferroviários e passageiros completam a mostra, ressaltando o aspecto humano que dá sentido ao conjunto de bens do patrimônio ferroviário.

O Museu do Trem do Recife é sediado na antiga Estação Central do Recife e completou 50 anos em 2022. É gerenciado pelo Governo Estadual, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco e Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco.

Local: sala 30 do CEGOE-UFRPE

Horário: 9 ás 20h

Dias: 14 a 17 de março

Gratuito