A noção de “Filosofia Moderna”, para além dos manuais da História da Filosofia, necessita ser revisitada de forma crítica. O seu próprio ponto de partida, a ideia de uma periodização do pensamento, tem se mostrado por demais problemático. Quando se inicia o “Moderno”? Quando se finda? A perspectiva filosófica da História não se confunde com a perspectiva regular e tradicional, visto que os grandes pontos de inflexão e interesse da Filosofia se desenvolvem por caminhos próprios. E esses caminhos se prolongam de tempos recuados até as suas expressões no nosso contexto. Por um lado, os conceitos centrais elaborados no período Moderno passaram a determinar a construção do método da prática Filosófica e científica, assim como a construção de modelos emergentes sobre a constituição do sujeito, na sua intrínseca relação com o conceito de Natureza e Liberdade. Contudo, mesmo após uma intensa e longa desmontagem desses conceitos no correr dos séculos XIX e XX, pode-se observar o quão os paradigmas originados nesse período ainda são determinantes para a atualidade a cada vez que se observa a prática dos saberes e a formação intelectual dos indivíduos. Fica clara a necessidade de rediscutirmos e mesmo reelaborarmos a concepção corrente sobre o “Moderno”, para percebê-lo como determinante para diferentes implicações do pensamento humano atual.
Cientes da necessidade de revisitar as ideias relacionadas à construção do pensamento moderno, o evento tem por objetivo reunir especialistas da Filosofia em autores ou temas específicos dos séculos XVII-XVIII, com a pretensão de retomá-los de forma a questionar e compreender a importância dos conceitos então elaborados para a construção dos saberes e da refundação política, histórica e social posterior e, especialmente, para a compreensão dos dilemas contemporâneos.
Desta forma, este primeiro encontro busca apresentar a invenção do moderno em três aspectos indissociáveis, mas não sinônimos: 1) a elaboração do “Método” como paradigma central do saber, ao mesmo tempo em que os usos da razão tornam-se emancipados da autoridade da Religião; 2) as diferentes teorias do “Sujeito” como plataforma para a expressão de novas noções de subjetividade, pelo menos em três aspectos: psicológica, social e histórica; 3) a substituição das ideias de salvação, felicidade e transcendência no discurso político pela noção de “Liberdade” como afirmação da existência individual e coletiva, pautada por uma preocupação com tolerância.
Para repensar esta atitude inovadora, o evento reunirá professores e estudantes de graduação e pós-graduação, além do público local da Educação básica, com interesse ou com afinidades na pesquisa para dialogar sobre a importância e a atualidade do pensamento Moderno. Trata-se de uma tentativa de evidenciar algumas implicações ainda obscuras dos dilemas derivados das propostas filosóficas desse período.
OS ENVIOS DE TRABALHOS JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS!
TODOS os autores e coautores deverão estar inscritos no evento antes da submissão do resumo . A opção de submeter trabalho estará ativa somente após confirmada a inscrição, com respectivo pagamento da taxa, de todos os responsáveis.
APÓS A INSCRIÇÃO, VOCÊ DEVERÁ VOLTAR PARA A TELA INICIAL DO EVENTO E BUSCAR O BOTÃO "Área de submissão". O ENVIO DE RESUMOS É FEITO POR ESTA FERRAMENTA!
Alojamento para estudantes
Haverá a disponibilização de até 30 vagas em alojamentos para estudantes: 15 para mulheres e 15 para homens. Elas deverão ser solicitadas com antecedência através do e-mail do evento (simposio@phb.uespi.br), e contam com uma taxa de 15 reais para cobrir a permanência durante todos os dias do evento (29 e 30 de maio). O alojamento não conta com roupa de cama, toalhas ou material de higiene pessoal (sabonetes e xampu). Tudo isso deverá ser trazido pelo(a) participante.
Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão e enviar seus trabalhos
Área de submissãoCredenciamento e recepção Credenciamento
I SIMPÓSIO INVENÇÃO DO MODERNO (SÉC. XVII-XVIII): MÉTODO, SUJEITO E LIBERDADE - Abertura Abertura
Mesa 1 – REPENSAR O MODERNO E A SUA ATUALIDADE Mesa-redonda · Enéias Forlin, Francisco Winston José da Silva
Mesa 2 – COMPREENSÕES MODERNAS SOBRE A TOLERÂNCIA Mesa-redonda · Flávio Fontenelle Loque, Leandro de Araújo Sardeiro
Sessões de comunicações Comunicação científica
Mesa 3 – HERANÇA E INTERPRETAÇÃO CONCEITUAL DOS MODERNOS Mesa-redonda · Emanuel Fragoso, Fábio Mascarenhas Nolasco, Stephanie Hamdan Zahreddine
Mesa 4 – RUPTURA E TRANSGRESSÃO NO PENSAMENTO MODERNO Mesa-redonda · Ericka Marie Itokazu, Fabíola da Silva Caldas, Wandeílson Miranda
A recepção dos inscritos no evento será feita no dia 29 de maio, a partir das 8h00, no auditório central da UESPI. As atividades se iniciam às 10 horas, com a mesa de abertura.
Aqueles que tiverem solicitado alojamento deverão entrar em contato com a organização antes da chegada, para que seja combinada a recepção adequada. Haverá uma taxa de 20 reais a ser paga pelo período de permanência. O alojamento não dispõe de roupas de cama ou toalhas. Isso precisa ser trazido.
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1996), doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2002), e pós-doutoramento também em filosofia pela Universidade de São Paulo (2003-2004).
Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Moderna.
Doutor (2024) em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Mestre (2005) em Filosofia e Graduado (1999) em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Tem experiência na área de Filosofia com ênfase em Ética, Filosofia Política, Metafísica, Filosofia Transcendental, Teoria da Justiça e Educação.
Doutora, Mestre e Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Atua nas áreas de História da Filosofia Moderna, Filosofia Política, Feminismos e Teoria do Conhecimento.
Doutorado em Filosofia – Università del Salento (XXVI Ciclo)
Mestrado em Filosofia – Universidade de Campinas
Licenciado em Filosofia – Universidade Estadual de Santa Cruz
Professor Adjunto da Universidade Estadual do Piauí
Graduação (2007), Mestrado (2010) e Doutorado (2015) em Filosofia pela UNICAMP.
Experiência em Epistemologia, História da Filosofia Moderna, Contemporânea e História da Ciência.
Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (2005), Mestrado em Filosofia (2008) e Doutorado em Filosofia (2013), ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Pesquisa na área de filosofia contemporânea nas linhas de Ontologia, Estética e Ética.
Graduado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1987), mestre e doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1994 e 2002). Pós-Doutor pela Universidade de São Paulo - USP (2012-2013).
Atua em Filosofia, em geral, e mais especificamente em Filosofia Moderna e Renascimento, com ênfase na História da Filosofia, na Ética, na Ontologia e na Filosofia Social e Política dos períodos.
Doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Filosofia pela Universidade Estácio de Sá.
Pesquisadora na área da Filosofia Moderna do século XVII, com ênfase na obra de Benedictus de Spinoza. Temas de interesse: História da Filosofia Moderna, Teoria do conhecimento, Ética, Filosofia da educação, Ensino de Filosofia.
Graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), com intercâmbio acadêmico na University of Texas at Austin (2004), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), com estágio de pesquisa na École Pratique des Hautes Études - Paris (2006), e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019), com estágio de pesquisa na University of Leicester (2018).
Atua na área de história da filosofia moderna com especial interesse pela tolerância e pelo ceticismo.
Bacharel (2002) e Doutora (2008) em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Estágio de Pós-doutorado na Università degli Studi di Milano-Bicocca (2010), e Pós-doutorado em Filosofia Moderna pela Universidade de São Paulo (2012).
Suas atividades de pesquisa centralizam-se em História da Filosofia Moderna, a partir da qual percorrem seus estudos sobre a herança e a ruptura com filosofias anteriores, assim como a recepção do pensamento moderno pela contemporaneidade.