Grandes Desafios de Pesquisa em Sistemas Colaborativos (2020-2030)
Área de submissão de trabalhos/artigos do evento
Dados do trabalho
10/08/2020 até 21/09/2020
Diversas comunidades científicas ligadas a diferentes subáreas da Computação dentro da SBC promoveram esforços no sentido de identificar seus grandes desafios de pesquisa. Em 2020, a Comissão Especial de Sistemas Colaborativos da SBC convida toda a comunidade científica, profissionais da indústria, organizações não governamentais e especialistas na área de Sistemas Colaborativos para submeter propostas de questões de pesquisa que influenciarão e formarão os Grandes Desafios de Pesquisa em Sistemas Colaborativos nos próximos 10 anos (GranDSC 2020-2030).
A dinâmica empregada é composta por 3 etapas:
a) submissão inicial de propostas de desafios;
b) discussão em grupos durante o I Workshop de Colaboração Online 2020, que se realizará de 05 a 07 de Outubro de 2020;
c) escrita colaborativa de um relatório dos desafios, a ser apresentado durante o XVI Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC 2021).
Daremos continuidade com o refinamento das propostas e desafios durante o SBSC 2021. O resultado final desta iniciativa será a elaboração de artigos propositivos, a serem publicados como capítulos em um livro digital.
Nesta chamada, convidamos pesquisadores, profissionais da indústria e especialistas para a submissão de propostas de desafios. As propostas seguirão o formato de artigos da SBC, contendo 2 a 5 páginas, escritas em Português, Inglês ou Espanhol. Nesta proposta, esperamos encontrar respostas para as seguintes perguntas geradoras:
-
Qual é o grande desafio que você propõe para a área de Sistemas Colaborativos (em geral) ou para a Colaboração Online (em particular) nos próximos 10 anos (2020-2030)?
-
A que contexto(s) específico(s) este desafio se relaciona?
-
Qual a relevância deste desafio no contexto nacional e/ou internacional de Sistemas Colaborativos, com particular ênfase para a comunidade da América Latina?
-
Este desafio está relacionado a alguma iniciativa? Se tiver, nos conte mais sobre isso.
-
Quais seriam formas de avaliar o progresso deste desafio ao longo do tempo? Como poderemos saber se o desafio foi alcançado em 2030?
Para ajudar a identificar o que chamamos de Desafio, no escopo desta chamada, a Sociedade Brasileira de Computação aponta algumas características do que podem ser considerados Grandes Desafio de Pesquisa:
-
Devem ser dirigido a avanços significativos na área e, consequentemente, à ciência, em vez de se basear em resultados incrementais de progressos existentes;
-
A pesquisa para abordar um grande desafio deve ir muito além dos trabalhos e resultados que podem ser desenvolvidos e alcançados em um projeto de pesquisa individual convencional;
-
Seu progresso deve ser passível de ser realizado e avaliado de forma incremental, de modo que seja possível analisar a sua evolução e executar mudanças de curso eventualmente necessárias;
-
Seu sucesso deve poder ser avaliado de forma clara e objetiva;
-
Possivelmente multidisciplinar na natureza e nas possibilidades de solução;
-
Emerge de um consenso da comunidade científica para servir como um cenário de longo prazo para os pesquisadores, independentemente de políticas de financiamento ou de questões conjunturais.
- Leer la llamada en Español (http://www.wco2020.nce.ufrj.br/desafios-es/)
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.