9: A História das Mulheres no Ensino de História: Um debate em construção
Profª. Ma. Sara Angélica Bezerra Gomes [1]
Profª.Ma. Sergiana Vieira dos Santos[2]
Poucos trabalhos no campo da História discutem a importância da abordagem da história das mulheres no Ensino Básico e/ou nas diferentes disciplinas dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em História. Alguns estudos a respeito do ensino de História nesses dois níveis educacionais, concentraram-se em apresentar como determinados contextos políticos impactam na elaboração dos currículos para o ensino de História no Ensino Básico e Superior. Assim, a história das mulheres ao ganhar pouco destaque enquanto campo de estudo que suscita debates relevantes para pensar a relação entre gênero, raça e classe e o desenvolvimento do patriarcado, da misoginia, do machismo, do feminicidio entre outros temas, não se tornou muito relevante para o ensino de História nesses dois níveis educacionais. Desse modo, o presente simpósio temático tem como objetivo reunir trabalhos que discutam a relação entre história das mulheres e ensino de História no Ensino Básico e Superior e/ou trabalhos com diferentes abordagens sobre a história das mulheres do século XX e XXI.
Palavras Chave: Ensino. História. Mulheres.
[1] Mestra em História Social pela Universidade Federal de Alagoas; Professora/Monitora de História no Ensino Básico da Rede Estadual de Educação do Estado de Alagoas. E-mail: saanbego@gmail.com
[2] Mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal de Alagoas; Professora substituta no Curso de História, UFAL. E-mail: sergiana.santos@delmiro.ufal.br