Justino Pereira de Magalhães

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Historiador da Educação e professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Os seus interesses atuais de investigação são nas áreas de História da Educação, Cultura Escrita e Educação, História do Livro e da Leitura em Portugal (particularmente o livro escolar) e Metodologias de Investigação em Educação. Coordena o projeto "Atlas-Reportório dos Municípios na Educação e na Cultura em Portugal (1820-1986)". E? autor, entre outros, dos seguintes volumes: Ler e escrever no Mundo Rural do Antigo Regime. Um Contributo para a História da Alfabetização e da Escolarização em Portugal. Braga: Universidade do Minho, 1994; Alquimias da escrita: Alfabetização, história, desenvolvimento no Mundo Ocidental do Antigo Regime. Bragança Paulista (SP-Brasil): Universidade de São Francisco, 2001; Tecendo Nexos: História das Instituições Educativas. Bragança Paulista (SP-Brasil): Universidade de São Francisco, 2004; Da Cadeira ao Banco. Escola e Modernização (Séculos XVIII-XX). Lisboa: Educa/ Unidade de I&D de Ciências da Educação, 2010; O Mural do Tempo. Manuais Escolares em Portugal. Lisboa: Edições Colibri & IEUL, 2011.

Elias Alfama Vaz Moniz

POSAFRO

Bacharel em História pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (1997), graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Tenho vasta experiência em História da África e História Moderna e Contemporânea. Foi professor nas instituições Universidade Jean Piaget, Universidade de Cabo Verde e Universidade de Santiago. Atualmente está em visita ao POSAFRO, onde exerce funções docentes e de pesquisa.

Josefa Eliana Souza

Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), Mestrado em Educação obtido na Universidade Federal de Sergipe - UFS (1998), Bacharela em História pela Universidade Federal de Sergipe (1984) e Graduada em História, também pela Universidade Federal de Sergipe (1979). Professora Associada do Departamento de Educação e membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS. Membro da Comissão de História do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Membro do Conselho Editorial/Cientifico Nacional da Interespaço - Revista de Geografia e Interdisciplinaridade. Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação/SBHE. Detentora do Diploma e Medalha? Deputada Quintina Diniz? Concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe. Atua no campo da História da Educação e os seus interesses estão voltados para discussões que dizem respeito ao Ensino Superior no Brasil (Instituições, Intelectuais, Representações, Memória e Materiais Impressos), tendo como FOCO PRINCIPAL: HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História do Ensino Superior GREPHES/UFS/CNPq

Antonio Fernando de Araújo Sá

Universidade Federal de Sergipe

Professor Titular do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe e permanente do Programa de Pós-Graduação em História. Possui graduação em História pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1987), mestrado em História Política do Brasil pela Universidade de Brasília (1993) e doutorado em História Cultural pela Universidade de Brasília (2006). Pós-doutorado em História no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Feira de Santana (PNPD/CAPES). Professor visitante na Universidade Nacional de Missiones (Argentina/2011). Líder do Grupo de Pesquisa História Popular do Nordeste (CNPq/UFS). Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (2013-2015). Coordenador Titular do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Sergipe (2014-2016). Publicou os livros Combates entre História e Memórias, O Cangaço nas Batalhas da Memória, Capítulos de História da Historiografia Sergipana, Escritos de Ocasião (1991-2014), Os Perfeitos Técnicos da Indústria Brasileira: o Sesinho em Revista (1947-1960).

Edilson Fernandes de Souza

UFPE/PPGEdu

É Pós-doutor em Sociologia pela Universidade do Porto-Portugal. Doutor em Educação Física/Estudos do Lazer, com ênfase em História e Sociologia do Esporte e Lazer pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Mestre em Educação Física e Cultura/ Imaginário Social e Atividades Corporais pela Universidade Gama Filho (1995). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1991). É autor dos livros Memória da copa do mundo em Pernambuco: os documentos e o monumento; Ensaios da civilização no samba; Entre o fogo e o vento: as práticas de batuques e o controle das emoções, já em sua 3ª edição; Representações de Afro-brasileiros: depoimentos de dançarinos atores; Violência e Lazer nos Bairros do Ibura e Nova Descoberta. Organizou os livros Histórias e memórias da educação em Pernambuco, volumes I e II; Escritos a partir de Norbert Elias, volumes I, II e III. Atualmente é professor Associado 4 da Universidade Federal de Pernambuco, atua no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia do Centro de Ciências da Saúde e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É membro da Sociedade Brasileira de História da Educação e líder do Grupo de Pesquisa de Teoria e História da Educação/CNPq. Até o presente momento orientou trinta e duas dissertações de mestrado, dezoito teses de doutorado e uma supervisão de Pós-doutorado. Realiza pesquisa na área de Sociologia e Antropologia das Populações Afro-brasileiras, História da Educação, Saberes e Processos Civilizacionais. É pesquisador do Instituto de Estudos da África - UFPE. Foi Pró-reitor de Extensão (2011-2014); ex-diretor do Núcleo de Educação Física e Desportos-NEFD (2004-2010); Consultor da Secretaria de Esporte do Governo de Pernambuco (2007-2008). É membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação-ANPAE e pesquisador do Grupo/CNPq Processos Civilizadores. Com perfil multidisciplinar, foi diretor do programa de rádio Saber Esportivo: a sua conexão com o esporte amador, Rádio Universitária AM, 820 KHz. Por dez anos foi produtor e apresentador do programa Cabeça de Área: penso, logo assisto, veiculado pela TV Universitária da UFPE.

José Vieira da Cruz

UFAL

Professor Adjunto III da Universidade Federal de Alagoas. Licenciado em História pela UFS (1998), mestre em Sociologia pela UFS (2003) e doutor em História pela UFBA (2012). Atualmente é Vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de história, com ênfase em teorias da história, história moderna, história contemporânea, história do Brasil e historiografia brasileira. Desenvolve pesquisas sobre: sociedade, movimentos sociais, movimento estudantil, ensino superior, intelectuais, literatura, sertão, história oral e ditadura civil-militar. Coordena o Grupo de Estudos e de Pesquisa em História, Sociedade e Cultura (GEPHISC\CNPq) e participa do Grupo de Pequisa História Popular do Nordeste\CNPq e do Grupo de Trabalho Nacional de História Política\CNPq.

Sheyla Farias Silva

UFAL/UFS

Possui graduação em HISTÓRIA pela Universidade Federal de Sergipe (2002) e mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (2005). Atualmente é professora da Universidade Federal de Alagoas (2011) e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em História Cultural (GEPESHC). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história social da família, história e violência nos oitocentos, história econômica e história cultural.

Edvaldo Francisco do Nascimento

UFPE/Prefeitura Municipal de Delmiro Gouveia

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, com estágio de Doutoramento intercalar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, financiado pela CAPES. Possui Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas (2012), Especialização em Psicopedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2003), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2002). Atualmente é professor das redes estadual de ensino do Estado de Alagoas e do município em Delmiro Gouveia. Como pesquisador tem atuado nos seguintes temas: Educação, História da Educação, Desenvolvimentismo e Educação, Educação e Cultura no Sertão. Também pesquisa a trajetória do industrial Delmiro Augusto da Cruz Gouveia. Participou como Avaliador do Processo de Avaliação no PNLD 2016. Publicou a obra Delmiro Gouveia e a Educação na Pedra (2012), analisando processos educacionais nos sertões do Nordeste. Organizou a publicação da Coleção do Jornal Correio da Pedra (2018).

Aldair Smith Menezes

SEMED/SE

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (1992). Atualmente é mestranda em Letras (UFS). Trabalha na Secretária de Educação da Prefeitura Municipal de Aracaju e na do Governo do Estado de Sergipe, e bolsa de estudo/trabalho da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: sertão, literatura, representação, campo e criança.

Francisca Maria Neta

UNEAL

Mestranda em História pela Universidade Católica de pernambuco - UNICAP. Especialista em Ensino de História: novas abordagens pela Faculdade São Luis de França - FSLF e Licenciada em História pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Tem experiência na área de História, leciona Metodologia Científica e Teoria da História, atuando principalmente nos seguintes temas: Patrimônio Cultural, Identidade, Memória, Territórios Tradicionais (Comunidades Quilombolas), História e Cinema,e Políticas Culturais. Coordena o sub projeto de História - PIBID/CAPES/UNEAL e o Núcleo de Estudos do Patrimônio, Identidade e Memória - NEPIM

Pedro Abelardo de Santana

UFAL, PROHIS/UFS

Doutor em História Social pela UFBA, 2015 (estágio na Universidade de Salamanca); Estágio Pós Doutoral PNPD/CAPES/PROHIS-UFS; Mestre em Geografia pela UFS, 2004; Graduado em História pela UFS, 2001; Professor adjunto do curso de História da UFAL; prof. colaborador do Mestrado em Estudos Africanos e Indígenas da UNEB e do Mestrado em História da UFS; Foi professor adjunto da Universidade Tiradentes/SE (2004-2012); professor do ensino fundamental nas prefeituras de Aracaju, Lagarto e São Cristóvão/SE; diretor do Arquivo Público da Cidade de Aracaju; diretor da Associação Nacional de História-ANPUH (Sergipe). Tem pesquisas nas áreas de História e Arqueologia Histórica, atuando nos seguintes temas: indígenas, arqueologia histórica, arquivo, história e cultura no sertão