DIA I (29/09/2020)

9:00-10:00 - Conferência de Abertura

Prof. Dr. Luiz Amaral (UMASS-USA)

 

10:00-12:00 - Mesa-redonda

Desafios da Educação Escolar Indigena

Prof. Dr. Cláudio Emídio Silva (UNIFESSPA)

Profa. Ms. Francinete de Jesus Pantoja Quaresma (PG-UFPA)

Prof. Dr. Nilson Santos Trindade (PPGA/UFPA/UNIFESSPA)

 

12:00-14:00 - Almoço

 

14:00-18:00 Sessão de Comunicações

Formação de professores indígenas e a educação escolar “diferenciada” na fronteira: um estudo no município de Benjamin Constant - AM

Amélia Ruth Almeida Oliveira (UFAM)

Sanara Freire Oliveira (UFAM)

Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio (UFAM)

Reflexões sobre a produção de material didático para as escolas indígenas de Miranda/MS

Denise Silva (UFGD)

Relatos de experiências com o ensino de língua portuguesa em escolas indígenas da Terra Indígena Uaçá

Adalnísia Araújo (NEI-SEED/AP)

Estelita Mendes (NEI-SEED/AP)

O papel da produção acadêmica na educação escolar indígena

Amanda da Costa Carvalho (UNIFAP)

O ensino e a aprendizagem da linguagem escrita em escolas indígenas no Paraná: contribuições ao processo de alfabetização bilíngue

Maria Christine Berdusco Menezes (UEL)

Maria Daise Tasquetto Rech

Rosangela Celia Faustino (UEL)

Diversidade e especificidade: pluralismo linguístico em contexto escolar indígena

Cilene Campetela (UNIFAP)

Wapichana em Roraima

Naira Matias da Silva (UERR)

Maria do Socorro Melo Araújo (UERR)

Questões indígenas na escola não indígena

Cilene Monteiro do Carmo (SEED-AP)

 

DIA II (30/09/2020)

 

09:00-11:00 – Mesa-Redonda

O povo Kajkwakhratxi: revitalização da sua língua e cultura a partir da documentação

Profa. Dra. Daniela Batista de Lima (UnB)

Prof. Dr. Martiniano Sardeiro de Alcântara Neto (UnB)

Profa. Dra. Nayara da Silva Camargo (UNIFESSPA-PPGA/UFPA)

 

11:00-12:00 – Sessão I – Documentários e Ensino de Línguas Indígenas

Profa. Dra. Ana Paula Barros Brandão (UFPA)

 

12:00-14:00 – Almoço

 

14:00-18:00 Sessão de Comunicações

Interculturalidade: debates sobre a execução da lei 11.645/08 nas escolas públicas da cidade de Altamira

Carolina Cardoso Pereira (UFPA)

Nelivaldo Cardoso Santana (UFPA)

Do silenciamento à resistência: um estudo das construções identitárias dos povos indígenas Apinayé e Karajá-Xambioá

Andréa Christina Mendes Franco (UFT)

(Re)pensando o processo de ensino e aprendizagem em contextos de bilinguismo (português - mebêngôkré) em escolas públicas de São Félix do Xingu-PA

Michelly Silva Machado (PG-MPEG)

Relações identitárias e situação sociolinguística: um estudo com professores Tikuna no Alto Solimões – Amazonas

Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio (UFAM)

A educação bilíngue intercultural do povo Apinajé

Simara de Sousa Muniz-(UFT)

Francisco Edviges Albuquerque (UFT)

Um panorama do ensino da língua Kheuol Karipuna na Escola Indígena Estadual João Teodoro Forte

Janina dos Santos Forte (PG-PPGLET-UNIFAP)

Dicionário enciclopédico das artes verbais Galibi-Marworno: primeiros resultados

João Alexandre Bertiliano Charles (PG-PPGLET-UNIFAP)

Língua Kheuól no Oiapoque

Amaury Diniz Nerys (UAB-UNIFAP)

 

DIA III (01/10/2020)

09:00-11:00 - Roda de Conversa

Implantação do Currículo Prioritário do Ensino Fundamental no estado do Amapá: questões para a Educação Escolar Indígena

Prof. Dr. Edielso Manoel Mendes de Almeida (NEI-SEED/AP)

 

11:00 -12:00 - Sessão de Comunicações

Educação Escolar Indígena na Amazônia Paraense: agentes sociais e institucionais e a oferta do ensino da língua Mebêngôkre Gorotire

Leni Barbosa Feitosa (UFT)

Idemar Vizolli (UFT)

Produção de material didático para ensino de língua portuguesa para sala multisseriada de escolas indígenas da comunidade Pataxó Hãhãhãe

Francisco Vanderlei Ferreira da Costa (IFBA)

Educação Escolar Indígena: relato de uma professora não indígena

Cristiane Lima de Sousa (NEI-SEED/AP)

 

12:00-14:00 - Almoço

 

14:00-16:00 Sessão de Comunicações

Língua Parikwaki no contexto do estudo e em suas relações com o ensino de língua portuguesa como segunda língua

Aldieri Orlando (PG-PPGLET-UNIFAP)

O desafio de formar educadores indígenas: uma estratégia para revitalizar e manutenção da língua materna Xokleng/Laklãnõ

Namblá Gakran (FURB/SEED-SC/SEMED-Victor Meireles-SC)

Apontamentos sobre o ensino de língua Apalai (Karib)

Iohana Victória Barbosa Ferreira (PG-PPGLET-UNIFAP)

Experiência etnográfica no campo de pesquisa da Educação Escolar Indígena

Katia Barros Santos (UFPA)

 

16:00-18:00 – Mesa-Redonda

Questões de Português Brasileiro em sala de aula indígena

Profa. Dra. Beatriz Protti Cristino (UFRJ)

Prof. Dr. Shelton de Lima Souza (UFAC)

Prof. Dr. Antonio Almir Silva Gomes (UNIFAP)

 

DIA IV (02/10/2020)

09:00-10:00 – Conferência

Profa. Dra. Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira (UFPA)

 

10:00-12:00 – Mesa-Redonda

Produção de materiais e formação de professores indígenas

Prof. Dr. Francisco Edviges Albuquerque (UFT)

Profa. Dra. Isabella Coutinho Costa (UERR)

Profa. Dra. Maria Cristina Macedo Alencar (UNIFESSPA)

 

12:00-14:00 – Almoço

 

14:00-17:00 Sessão de Comunicações

Dicionário de palavras desprezadas pelos jovens Galibi-Marworno

Jaciara Santos da Silva (PG-PPGLET-UNIFAP)

Políticas públicas de Educação Escolar Indígena e ensino de língua materna no território etnoeducacional do Médio Xingu

Nelivaldo Cardoso Santana (UFPA)

Escola Municipal Pedro Ludovico Teixeira: desafios para uma educação indígena que favoreça os Iny

Nunes Xavier da Silva (UFT)

O processo de letramento e alfabetização das crianças Javaé: uma contribuição para a manutenção da língua e da cultura

Solange Cavalcante de Matos (UFT)

Francisco Edviges Albuquerque (UFT)

Aspectos da elaboração de ortografias para línguas minoritárias

Glauber Romling da Silva (PPGLET-UNIFAP)

BNCC e multilinguismo

Rosivaldo Gomes (PPGLET-UNIFAP)

 

17:00-18:00 – Sessão II - Documentários e ensino de línguas indígenas

Profa. Dra. Ângela Fabíola Alves Chagas (UFPA)

 

 

18:00 – Encerramento do II ELCIND

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prof. Dr. Luiz Amaral

University of Massachusetts Amherst (UMASS)


Conferência de Abertura. Título a ser definido em breve.

Profa. Dra. Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira

Pró-Reitora de Relações Internacionais (PROITER/UFPA)


Conferência de Encerramento,  título a ser definido em breve.