Abaixo temos a programação completa do nosso evento.
DIA I (29/09/2020)
9:00-10:00 - Conferência de Abertura
Prof. Dr. Luiz Amaral (UMASS-USA)
10:00-12:00 - Mesa-redonda
Desafios da Educação Escolar Indigena
Prof. Dr. Cláudio Emídio Silva (UNIFESSPA)
Profa. Ms. Francinete de Jesus Pantoja Quaresma (PG-UFPA)
Prof. Dr. Nilson Santos Trindade (PPGA/UFPA/UNIFESSPA)
12:00-14:00 - Almoço
14:00-18:00 Sessão de Comunicações
Formação de professores indígenas e a educação escolar “diferenciada” na fronteira: um estudo no município de Benjamin Constant - AM
Amélia Ruth Almeida Oliveira (UFAM)
Sanara Freire Oliveira (UFAM)
Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio (UFAM)
Reflexões sobre a produção de material didático para as escolas indígenas de Miranda/MS
Denise Silva (UFGD)
Relatos de experiências com o ensino de língua portuguesa em escolas indígenas da Terra Indígena Uaçá
Adalnísia Araújo (NEI-SEED/AP)
Estelita Mendes (NEI-SEED/AP)
O papel da produção acadêmica na educação escolar indígena
Amanda da Costa Carvalho (UNIFAP)
O ensino e a aprendizagem da linguagem escrita em escolas indígenas no Paraná: contribuições ao processo de alfabetização bilíngue
Maria Christine Berdusco Menezes (UEL)
Maria Daise Tasquetto Rech
Rosangela Celia Faustino (UEL)
Diversidade e especificidade: pluralismo linguístico em contexto escolar indígena
Cilene Campetela (UNIFAP)
Wapichana em Roraima
Naira Matias da Silva (UERR)
Maria do Socorro Melo Araújo (UERR)
Questões indígenas na escola não indígena
Cilene Monteiro do Carmo (SEED-AP)
DIA II (30/09/2020)
09:00-11:00 – Mesa-Redonda
O povo Kajkwakhratxi: revitalização da sua língua e cultura a partir da documentação
Profa. Dra. Daniela Batista de Lima (UnB)
Prof. Dr. Martiniano Sardeiro de Alcântara Neto (UnB)
Profa. Dra. Nayara da Silva Camargo (UNIFESSPA-PPGA/UFPA)
11:00-12:00 – Sessão I – Documentários e Ensino de Línguas Indígenas
Profa. Dra. Ana Paula Barros Brandão (UFPA)
12:00-14:00 – Almoço
14:00-18:00 Sessão de Comunicações
Interculturalidade: debates sobre a execução da lei 11.645/08 nas escolas públicas da cidade de Altamira
Carolina Cardoso Pereira (UFPA)
Nelivaldo Cardoso Santana (UFPA)
Do silenciamento à resistência: um estudo das construções identitárias dos povos indígenas Apinayé e Karajá-Xambioá
Andréa Christina Mendes Franco (UFT)
(Re)pensando o processo de ensino e aprendizagem em contextos de bilinguismo (português - mebêngôkré) em escolas públicas de São Félix do Xingu-PA
Michelly Silva Machado (PG-MPEG)
Relações identitárias e situação sociolinguística: um estudo com professores Tikuna no Alto Solimões – Amazonas
Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio (UFAM)
A educação bilíngue intercultural do povo Apinajé
Simara de Sousa Muniz-(UFT)
Francisco Edviges Albuquerque (UFT)
Um panorama do ensino da língua Kheuol Karipuna na Escola Indígena Estadual João Teodoro Forte
Janina dos Santos Forte (PG-PPGLET-UNIFAP)
Dicionário enciclopédico das artes verbais Galibi-Marworno: primeiros resultados
João Alexandre Bertiliano Charles (PG-PPGLET-UNIFAP)
Língua Kheuól no Oiapoque
Amaury Diniz Nerys (UAB-UNIFAP)
DIA III (01/10/2020)
09:00-11:00 - Roda de Conversa
Implantação do Currículo Prioritário do Ensino Fundamental no estado do Amapá: questões para a Educação Escolar Indígena
Prof. Dr. Edielso Manoel Mendes de Almeida (NEI-SEED/AP)
11:00 -12:00 - Sessão de Comunicações
Educação Escolar Indígena na Amazônia Paraense: agentes sociais e institucionais e a oferta do ensino da língua Mebêngôkre Gorotire
Leni Barbosa Feitosa (UFT)
Idemar Vizolli (UFT)
Produção de material didático para ensino de língua portuguesa para sala multisseriada de escolas indígenas da comunidade Pataxó Hãhãhãe
Francisco Vanderlei Ferreira da Costa (IFBA)
Educação Escolar Indígena: relato de uma professora não indígena
Cristiane Lima de Sousa (NEI-SEED/AP)
12:00-14:00 - Almoço
14:00-16:00 Sessão de Comunicações
Língua Parikwaki no contexto do estudo e em suas relações com o ensino de língua portuguesa como segunda língua
Aldieri Orlando (PG-PPGLET-UNIFAP)
O desafio de formar educadores indígenas: uma estratégia para revitalizar e manutenção da língua materna Xokleng/Laklãnõ
Namblá Gakran (FURB/SEED-SC/SEMED-Victor Meireles-SC)
Apontamentos sobre o ensino de língua Apalai (Karib)
Iohana Victória Barbosa Ferreira (PG-PPGLET-UNIFAP)
Experiência etnográfica no campo de pesquisa da Educação Escolar Indígena
Katia Barros Santos (UFPA)
16:00-18:00 – Mesa-Redonda
Questões de Português Brasileiro em sala de aula indígena
Profa. Dra. Beatriz Protti Cristino (UFRJ)
Prof. Dr. Shelton de Lima Souza (UFAC)
Prof. Dr. Antonio Almir Silva Gomes (UNIFAP)
DIA IV (02/10/2020)
09:00-10:00 – Conferência
Profa. Dra. Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira (UFPA)
10:00-12:00 – Mesa-Redonda
Produção de materiais e formação de professores indígenas
Prof. Dr. Francisco Edviges Albuquerque (UFT)
Profa. Dra. Isabella Coutinho Costa (UERR)
Profa. Dra. Maria Cristina Macedo Alencar (UNIFESSPA)
12:00-14:00 – Almoço
14:00-17:00 Sessão de Comunicações
Dicionário de palavras desprezadas pelos jovens Galibi-Marworno
Jaciara Santos da Silva (PG-PPGLET-UNIFAP)
Políticas públicas de Educação Escolar Indígena e ensino de língua materna no território etnoeducacional do Médio Xingu
Nelivaldo Cardoso Santana (UFPA)
Escola Municipal Pedro Ludovico Teixeira: desafios para uma educação indígena que favoreça os Iny
Nunes Xavier da Silva (UFT)
O processo de letramento e alfabetização das crianças Javaé: uma contribuição para a manutenção da língua e da cultura
Solange Cavalcante de Matos (UFT)
Francisco Edviges Albuquerque (UFT)
Aspectos da elaboração de ortografias para línguas minoritárias
Glauber Romling da Silva (PPGLET-UNIFAP)
BNCC e multilinguismo
Rosivaldo Gomes (PPGLET-UNIFAP)
17:00-18:00 – Sessão II - Documentários e ensino de línguas indígenas
Profa. Dra. Ângela Fabíola Alves Chagas (UFPA)
18:00 – Encerramento do II ELCIND
Conferência de Abertura. Título a ser definido em breve.
Conferência de Encerramento, título a ser definido em breve.