Edvaldo Souza Couto

Educação na Universidade Federal da Bahia

Edvaldo Souza Couto é Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e realizou pós-doutoramento em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professor na graduação e pós-graduação em Educação na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias. É pesquisador bolsista em produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Estuda a educação na cibercultura, especialmente as múltiplas relações entre corpos, sexos, subjetividades e tecnologias digitais; tecnologias móveis e aplicativos na educação; redes sociais digitais na educação; leitura e escrita na era digital; currículo e formação de professores no ensino presencial e a distância; a internet das coisas na educação. 

Edméa Oliveira dos Santos

Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutorada em Educação pela UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela UAB-PT. Professora adjunto da Faculdade de Educação da UERJ. Atua no PROPED - Programa de Pós-Graduação em Educação. Linha de Pesquisa: "Cotidianos, redes educativas e processos culturais". Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Membro do GT 16 "Educação e Comunicação" da ANPED e da ABCIBER - Associação de Pesquisadores em Cibercultura. Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores. Áreas de atuação: educação e cibercultura, formação de professores e pesquisadores, informática na educação, educação online, EAD, currículo, didática, pesquisa e práticas pedagógicas.

Gabriela Maia Rebouças

Universidade Tiradentes - UNIT-SE

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (1998), mestrado em Direito (Direito e Desenvolvimento) pela Universidade Federal do Ceará (2001) e Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Pós-doutora pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra/PT (2015/2016). Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) no Núcleo de Tecnologias Sociais. É líder do grupo Acesso à justiça, direitos humanos e resolução de conflitos ativo no diretório de grupos do CNPq. Docente e coordenadora do Mestrado em Direitos Humanos da UNIT/SE e do Mestrado em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas no Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL. Atua na área de direitos humanos, subjetividades e acesso à justiça. Autora da obra Tramas entre subjetividades e direito: a constituição do sujeito em Michel Foucault e os sistemas de resolução de conflitos, publicado em 2012 pela Lumen Juris.

Rita Virgínia Argollo

Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Tenho graduação em Jornalismo, pela Universidade Federal da Bahia; especialização em História Regional, pela Universidade Estadual de Santa Cruz; mestrado em Educação, pela UFBA; e doutorado em Educação, também na UFBA, integrando a linha de pesquisa Currículo e (In)Formação, no GEC - Grupo de Pesquisas sobre Educação, Comunicação e Tecnologias. Diretora da Editus – Editora da UESC.Atuo principalmente nos seguintes temas: comunicação; comunicação, educação e tecnologias; televisão; jornalismo e vídeo. Possuo experiência em telejornalismo, assessoria de imprensa, produção audiovisual, ensino na educação superior, implantação e gestão de cursos. Atualmente dedico-me aos estudos da televisão na web.

Solange Santos

SciELO

Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2001) e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é doutoranda em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP) e bibliotecária do Programa Scientific Electronic Library Online (SciELO). Tem experiência na área de Ciência da Informação atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação Científica, Acesso Aberto, periódicos científicos das áreas de ciências sociais e humanidades, Produção científica e Indicadores Bibliométricos.

Amanda Ramalho

SciELO

Coordenadora do Projeto SciELO Livros. Colaboradora do Programa SciELO desde 2009, participou da implantação do projeto SciELO Livros sendo responsável pelo gerenciamento da produção dos ebooks e exportação de metadados para bases indexadoras. Graduada em Biblioteconomia pelas Faculdades Integradas Coração de Jesus (FAINC) e Pós-Graduada em Docência no Ensino Superior.

Flavia Goulart Garcia Rosa

Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Comunicaçao pela Universidade Federal da Bahia (1979), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2006) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (2011). Atualmente é professor associada III da Universidade Federal da Bahia, diretora da Edufba, diretora de comunicação da Associação Brasileira de Editoras Universitárias ABEU, Vinculada ao Programa de Pós-Gradução Estudos Interdisciplinar sobre Universidade (EISU) no IHAC/UFBA. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação cientifica, universidade, atividade editorial, acesso a informação e editoraçao.

Cristiane de Magalhães Porto

Universidade Tiradentes - UNIT

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade - UFBA. Mestrado em Letras e Linguística - UFBA. Atualmente, é pesquisadora colaboradora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa. É professora da categoria Professor Pleno da Pós-Graduação - PPPG II-I - da Universidade Tiradentes - Unit, atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e editora científica desta Instituição. Tem experiência na área multidisciplinar, principalmente, nas disciplinas Metodologia da Pesquisa, Metodologia da Pesquisa em Educação, Cultura Científica e Leitura e Produção de Texto Científico e Comunicação Empresarial, em nível de graduação e pós-graduação. Líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/CNPq).Dedica-se ao estudo de cibercultura, disseminação e divulgação da ciência em suporte on-line e impresso. Desde 2013 está como diretora da Editora Universitária Tiradentes - SE. Tem atuado, principalmente, nos seguintes temas: linguagem, comunicação, divulgação científica online, cultura e difusão científica, informática, memória, inovação e Internet. Possui experiência como editora de livros e periódicos, atuando na área do suporte impresso e online. Membro efetivo da ABNT no Comitê Brasileiro 14 - Informação e Documentação.

Mariano Pimentel

UNIRIO

Pimentel é Doutor em Informática pela PUC-Rio (2006), Mestre em Informática pelo NCE-UFRJ (2002), e Bacharel em Informática pela UFRJ (1999). Professor Associado do Departamento de Informática Aplicada da UNIRIO, leciona disciplinas na Pós-Graduação em Informática ( Docência em Sistemas de Informação, Design Science Research, Sistemas Colaborativos, Metodologia de Pesquisa Científica), no Bacharelado em Sistemas de Informação (WebDesign, Informática na Educação) e na Licenciatura em Pedagogia a Distância (Informática na Educação). Tem extensa produção acadêmica, destacando-se o livro "Sistemas Colaborativos" (2011), que recebeu o Prêmio Jabuti; e seu mais recente livro denominado "Do email ao Facebook". É coordenador do grupo de pesquisa ComunicaTEC, focando atualmente no desenvolvimento do projeto "Tagarelas: rede social de bate-papo". Realiza pesquisas na área de Sistemas de Informação com ênfase em Sistemas de Conversação (bate-papo, fórum, microblog etc.) aplicados a Colaboração e Educação a Distância e Online. Está como membro da Comissão Especial de Sistemas Colaborativos da Sociedade Brasileira de Computação (CESC 2016/SBC)

Cristiano Ferronato

Universidade Tiradentes - UNIT

Doutor em Educação com ênfase em História da Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2012), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e Graduado em História pela Universidade Estadual de Maringá (2003). Professor PPG PLII e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes - UNIT - em Aracaju, Sergipe, na linha de Educação e Formação Docente. Pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa-ITP. Foi Coordenador de Pesquisa da Universidade Tiradentes, no período de agosto de 2014 a outubro de 2015 desenvolvendo ações de planejamento de projetos de pesquisa e gestão de bolsas de Iniciação Científica e desenvolvimento tecnológico junto aos órgãos de Fomento: CNPq, CAPES, FAPITEC-SE. Coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Membro do Comitê Científico e do conselho consultivo da Editora Universitária Tiradentes - EDUNIT. Pesquisador associado aos grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista (GHENO-PB), HISTEDBR (GT-PB) é líder do Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste (GPHEN).

Rubens Mandelli Nery

Associação Brasileira das Editoras Universitárias

Especialista em Língua Portuguesa pela PUC São Paulo. Atualmente é secretário executivo da Associação Brasileira das Editoras Universitárias, função exercida desde agosto de 2006. Tem experiência na área da Educação, tendo atuado como professor de Língua Portuguesa, Literatura e Redação em escolas públicas e privadas, no ensino fundamental, médio e pré-vestibular, de 1998 a 2010.