O II Encontro Estadual de Psicopedagogia tem como tema “Psicopedagogia e as interfaces das neurociências e aprendizagem”, acontecerá nos dias 16 e 17 de junho de 2023. O Encontro é promovido pela Associação Brasileira de Psicopedagogia Núcleo Maranhão e nasce do desejo de divulgar a Psicopedagogia no estado e de aprofundar o olhar quanto aos conceitos que envolvem seu tema: Psicopedagogia, neurociências e aprendizagem.
O tema da segunda edição tem por objetivo conhecer as interfaces das neurociências e aprendizagem para a formação e atuação do psicopedagogo, tal como trazer contribuições para a formação de estudantes e profissionais que atuam nas áreas da educação e saúde.
O evento está sendo organizado pela diretoria da ABPp Núcleo Maranhão Triênio 2023-2025: Priscila Sousa (presidente), Lizilene Neves (vice-presidente), Eduarda Sampaio (1ª secretária), Denise Ramos (2ª secretária) e Renata Ievins (tesoureira).
Programação:
18h – Credenciamento
Apresentação Musical
19h - Mesa de abertura com autoridades da ABPp e da sociedade maranhense.
20h – Palestra de abertura: "Identidade do Psicopedagogo: construção na interdisciplinaridade"
08:30h - Como chegamos aqui - Diretoria Executiva da ABPp Núcleo Maranhão Triênio 2023-2025
9h -Palestra principal: Funções Executivas e Aprendizagem
Palestrantes: Camila Leon – Associada Titular ABPp Nacional no. 418 e ABPp-SP no. 376
Formação e atuação: Pedagoga, licenciada em Letras, psicopedagoga, mestre e doutora em Distúrbios do Desenvolvimento. pela Universidade Prebiteriana Mackenzie (UPM). Pesquisadora do grupo Neuropsicologia Infantil da UPM. Professora de pós-graduação em diversas instituições (FCMSCSP, USP, UNIP, UNIFESP). Autora da coleção de alfabetização do sistema Mackenzie de Ensino (2019/2020). Psicopedagoga no INDH (Instituto de Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano). Conselheira Estadual da ABPp-SP (2020-2022 e 2023-2025). Psicopedagoga Titular da ABPp.
11h – Mesa de diálogo: Metacognição e aprendizagem
Palestrante: Sannya Rodrigues
Formação e atuação: Professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), ligada ao Departamento de Educação e Filosofia. Pedagoga e especialista em Coordenação Pedagógica pela UFMA. Mestra e doutora em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal (reconhecido pela UFRJ). Fez seu pós-doutorado na área da Interdisciplinaridade no Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (PGCult/ UFMA), com bolsa CAPES. Leciona nos programas de pós-graduação stricto sensu como professora permanente: PGCult (UFMA) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UEMA, onde atua também como vice-coordenadora. Coordenadora do Programa de Inovação Didático Graduação Uema 4.0.
Palestrante: Priscila Sousa (Associada Titular ABPp Nacional no. 449 e ABPp MA no. 2020002)
Formação e atuação: Pedagoga. Doutoranda e Mestre em Ciências da Educação. Especialista em Psicopedagogia, Educação Inclusiva, Neuroeducação, Gestão Educacional e Atendimento Educacional Especializado. Certificação Internacional em Transtornos de Aprendizagem e Dislexia. Mediadora de Enriquecimento Instrumental de Feurstein-PEI Standard e Basic. Presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia Núcleo MA Triênio 2023-2025. Gestora da Constructo Aprendizagem.
Palestrante: Camila Ribeiro
Formação e atuação: Psicopedagogia e Psicóloga. Mestre em Psicologia. Professora Universitária e psicológica clínica infantil
12h30 - Intervalo para almoço - a inscrição no nosso evento incluí o Almoço buffet livre no dia 17/06, sem custos adicionais.O almoço será fornecido pelo Praia Mar Eventos.
Minicurso 1 – Atuação do Psicopedagogo na análise do perfil cognitivo do estudante
Ministrante: Marialda Mendes - ABPp MA 2020008
Formação e atuação: Graduada em Pedagogia com Extensão em Psicopedagogia, Gestão Escolar e Habilitação em Licenciatura. Pós-Graduada em Psicopedagogia (UNDB). Pós-graduada em Neuroeducação (Santa Fé). Pós-Graduada em Inclusão Escolar nos Transtornos do Neurodesenvolvimento: Autismo e suas Comorbidades (Instituto Neurosaber de Ensino). Pós-Graduada em Neuropsicopedagogia (FTP/Escola da Cognição). Pós-Graduada em Neurociências Aplicada à Avaliação e Intervenção Psicopedagógica (FTP/Escola da Cognição). Sócia da Clínica Diálogos Espaço de Aprendizagens onde atua com crianças e adolescentes em: Avaliação Psicopedagógica - Perfil cognitivo, Intervenção Psicopedagógica, Treino de Funções Executivas, Alfabetização Clínica e Estimulação Cognitiva (3 a 5 anos).
Minicurso 2 – Psicomotricidade, neurociência e aprendizagem
Ministrante: Jacques Alastair
Formação e atuação: Fisioterapeuta, Pedagogo, acadêmico de Psicologia, Especialista em Psicomotricidade Clínica e Institucional.
Minicurso 3 – Neurofeedback e a interlocução entre neurociências e aprendizagem
Ministrante: Philip Sanches CRP22/3412
Formação e atuação: Mestrando em Psicologia UFMA. Especialização em Neurociências e Tecnologias Aplicada à Saúde pela Faculdade de Brasília. Formado em Neurofeedback pelo Instituto Nacional de Neurofeedback INN/RJ. Técnica em ABA e estratégias naturalistas para autistas. Atualmente atende pela Clínica Neuro Ser e pelo Instituto Maranhense de Neurofeedback, realiza atendimentos pelo SUS como Psicólogo Intensivista da Casa do Autista no Centro de Reabilitação Especializada ao TEA pelo Governo do Estado do Maranhão. É supervisor e professor de Neurofeedback pela Neurowork Tecnologia Aplicada a Saúde Brasil/PR. Professor ABA do Instituto de Educação Superior Sinapses.
Minicurso 4 – Contribuições da neuropsicologia para a aprendizagem
Ministrante: Walquiria Ribeiro CRP: 22/552
Formação e atuação: Graduação em Psicologia – UFMA. Especialização em Neuropsicologia - Faculdade de Ciências Médicas/USP. Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental. Mestrado em Psicologia – PUC Campinas. Docente Pós-graduação da Faculdade Laboro nas disciplinas Psicologia do Desenvolvimento; Saúde Mental na Infância e Adolescência; Transtornos do Neurodesenvolvimento e Problemas de Aprendizagem; Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades; Prática clínica há mais de 10 anos na área de Atendimento em Psicoterapia e Avaliação Neuropsicológica com crianças e adolescentes.
17h – Encerramento com agradecimentos, homenagem aos associados do ABPp Núcleo Maranhão e sorteio de brindes
Este Evento respeita a proteção de dados de seus participantes conforme a LGPD Lei n.13709/2018.
Inscrições encerradas!
Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão e enviar seus trabalhos
Área de submissão“Identidade do Psicopedagogo: construção na interdisciplinaridade' Abertura · Marisa Irene Siqueira Castanho
Funções Executivas e Aprendizagem Palestra
Metacognição e aprendizagem Mesa Temática · Camila Ribeiro, Priscila Sousa, Sannya Rodrigues
Apresentação de trabalhos: banner e comunicação oral Premiação
Atuação do Psicopedagogo na análise do perfil cognitivo do estudante Minicurso · Marialda Mendes
Psicomotricidade, neurociência e aprendizagem Minicurso · Jacques Alastair
Neurofeedback e a interlocução entre neurociências e aprendizagem Minicurso · Philip Sanches
Contribuições da neuropsicologia para a aprendizagem Minicurso · Walquiria Ribeiro
Encerramento com agradecimentos, homenagem aos associados do ABPp Núcleo Maranhão e sorteio de brindes Premiação · Priscila Sousa
18h às 19h – Credenciamento
Avenida Ivan Loureiro, n.4 Champs Mall Península Ponta d'Areia
Ponta D'Areia, São Luís - MA
65077-558
Avenida Ivan Loureiro, n.4 Champs Mall Península Ponta d'Areia
Ponta D'Areia, São Luís - MA
65077-558
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Associação Brasileira de Psicopedagogia Núcleo Maranhão
CNPJ 35562312/0001-73
Endereço: Rua Inácio Xavier de Carvalho, n.604, bairro: São Francisco
São Luís - Maranhão CEP 65076-360
Telefone: (98) 99268-5212
E-mail: abpp.maranhao@gmail.com
Palestra de Abertura:
Proposta de Tema: “Identidade do Psicopedagogo: construção na interdisciplinaridade” Invertendo a marcha do pensamento disciplinar, a Psicopedagogia desponta no século XX como uma área interdisciplinar decorrente das atividades desenvolvidas por grupos de pessoas que se organizam no entorno das questões relacionadas à aprendizagem, em especial, as dificuldades de aprendizagem que resultam no fracasso escolar. A mobilização desses grupos, advindos de diferentes áreas do conhecimento e da prática, resultam, gradativamente, na construção de uma identidade coletiva própria, com a consequente instituição e legitimação de suas práticas. Nesse sentido, a interdisciplinaridade impõe ao psicopedagogo uma compreensão da complexidade do fenômeno da aprendizagem humana, para além do campo específico de cada uma das áreas de conhecimento que a constituem. Neste encontro, a busca das contribuições das neurociências para a compreensão da aprendizagem não poderá jamais ser vista por um viés reducionista. Nas palavras de Georges Gusdorf, “a exigência interdisciplinar impõe a cada especialista que transcenda sua própria especialidade, tomando consciência de seus próprios limites para acolher as contribuições das outras disciplinas”. As neurociências têm uma importante contribuição à Psicopedagogia, sobretudo com o desenvolvimento atual desta área. No entanto, sempre será exigido do psicopedagogo que retorne ao campo da Psicopedagogia, cujo foco são os processos de aprendizagem, ganhando uma ampliação e não uma redução das referências que possibilitam entender e agir neste campo da prática.
Marisa Irene Siqueira Castanho
E-mail: marisa.presidente@abpp.com.br
Pós-Doutorado em Educação – PPGE/UNINOVE. Doutorado e Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IPUSP. Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Sedes Sapientiae. Psicopedagoga pelo E.PSI.BA. Foi docente e pesquisadora em cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia Educacional, Psicologia da Educação e Psicopedagogia. Autora de livros e artigos nessas áreas. Presidente da ABPp Nacional e do Conselho Nacional para o Triênio 2020-2022. Reeleita para o Triênio 2023-2025.
Associada Titular ABPp Nacional n. 418 e ABPp-SP n. 376
Formação e atuação: Pedagoga, licenciada em Letras, psicopedagoga, mestre e doutora em Distúrbios do Desenvolvimento. pela Universidade Prebiteriana Mackenzie (UPM). Pesquisadora do grupo Neuropsicologia Infantil da UPM. Professora de pós-graduação em diversas instituições (FCMSCSP, USP, UNIP, UNIFESP). Autora da coleção de alfabetização do sistema Mackenzie de Ensino (2019/2020). Psicopedagoga no INDH (Instituto de Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano). Conselheira Estadual da ABPp-SP (2020-2022 e 2023-2025). Psicopedagoga Titular da ABPp.
Formação e atuação: Professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), ligada ao Departamento de Educação e Filosofia. Pedagoga e especialista em Coordenação Pedagógica pela UFMA. Mestra e doutora em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal (reconhecido pela UFRJ). Fez seu pós-doutorado na área da Interdisciplinaridade no Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (PGCult/ UFMA), com bolsa CAPES. Leciona nos programas de pós-graduação stricto sensu como professora permanente: PGCult (UFMA) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UEMA, onde atua também como vice-coordenadora. Coordenadora do Programa de Inovação Didático Graduação Uema 4.0.
Associada Titular ABPp Nacional no. 449 e ABPp MA no. 2020002
Formação e atuação: Pedagoga. Doutoranda e Mestre em Ciências da Educação. Especialista em Psicopedagogia, Educação Inclusiva, Neuroeducação, Gestão Educacional e Atendimento Educacional Especializado. Certificação Internacional em Transtornos de Aprendizagem e Dislexia. Mediadora de Enriquecimento Instrumental de Feurstein-PEI Standard e Basic. Presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia Núcleo MA Triênio 2023-2025. Gestora da Constructo Aprendizagem.
CRP 22/552
Formação e atuação: Graduação em Psicologia – UFMA. Especialização em Neuropsicologia - Faculdade de Ciências Médicas/USP. Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental. Mestrado em Psicologia – PUC Campinas. Docente Pós-graduação da Faculdade Laboro nas disciplinas Psicologia do Desenvolvimento; Saúde Mental na Infância e Adolescência; Transtornos do Neurodesenvolvimento e Problemas de Aprendizagem; Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades; Prática clínica há mais de 10 anos na área de Atendimento em Psicoterapia e Avaliação Neuropsicológica com crianças e adolescentes.
Formação e atuação: Fisioterapeuta, Pedagogo, acadêmico de Psicologia, Especialista em Psicomotricidade Clínica e Institucional.
Formação e atuação: Mestrando em Psicologia UFMA. Especialização em Neurociências e Tecnologias Aplicada à Saúde pela Faculdade de Brasília. Formado em Neurofeedback pelo Instituto Nacional de Neurofeedback INN/RJ. Técnica em ABA e estratégias naturalistas para autistas. Atualmente atende pela Clínica Neuro Ser e pelo Instituto Maranhense de Neurofeedback, realiza atendimentos pelo SUS como Psicólogo Intensivista da Casa do Autista no Centro de Reabilitação Especializada ao TEA pelo Governo do Estado do Maranhão. É supervisor e professor de Neurofeedback pela Neurowork Tecnologia Aplicada a Saúde Brasil/PR. Professor ABA do Instituto de Educação Superior Sinapses.
ABPp MA 2020008
Formação e atuação: Graduada em Pedagogia com Extensão em Psicopedagogia, Gestão Escolar e Habilitação em Licenciatura. Pós-Graduada em Psicopedagogia (UNDB). Pós-graduada em Neuroeducação (Santa Fé). Pós-Graduada em Inclusão Escolar nos Transtornos do Neurodesenvolvimento: Autismo e suas Comorbidades (Instituto Neurosaber de Ensino). Pós-Graduada em Neuropsicopedagogia (FTP/Escola da Cognição). Pós-Graduada em Neurociências Aplicada à Avaliação e Intervenção Psicopedagógica (FTP/Escola da Cognição). Sócia da Clínica Diálogos Espaço de Aprendizagens onde atua com crianças e adolescentes em: Avaliação Psicopedagógica - Perfil cognitivo, Intervenção Psicopedagógica, Treino de Funções Executivas, Alfabetização Clínica e Estimulação Cognitiva (3 a 5 anos).
Psicopedagogia e Psicóloga
Mestre em Psicologia
Professora Universitária e psicológica clínica infantil