GTs para Submissão de Trabalhos
Grupos de Trabalho
GT 01 - Trabalho e política em tempos de ameaças à democracia
João Henrique Zanelatto (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
João Batista Bitencourt (Universidade Federal do Maranhão)
Gilvani Mazzucco Jung (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Esse Gt propõe-se a congregar estudos em uma perspectiva interdisciplinar que versem, tanto em âmbito nacional quanto internacional, dos desafios contemporâneos relacionadas às relações trabalhistas, bem como discussões sobre os diferentes enfoques relacionados às experiências no interior dos mundos do trabalho. Pretende-se abarcar as relações de trabalho ao longo do tempo, os espaços rurais e urbanos, na experiência brasileira e latino-americana, além dos temas clássicos da história do movimento operário como, por exemplo: os diferentes sindicalismos, as greves e as ideologias. Serão bem-vindas pesquisas que tratem, entre outras questões, das interfaces entre trabalho e circulação de ideias e militantes, trabalho e educação, bem como de construções identitárias cruzando trabalho, etnia, raça gênero, Nação, movimentos sociais, processos migratórios, relações de poder, negociação, resistência e conflito, manifestações culturais, lazer e relações familiares.
GT 02 - Trabalho, Tecnologia e Desenvolvimento
Rafael Rodrigo Mueller (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Geraldo Augusto Pinto (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
O presente grupo de trabalho se propõe a estudar as relações entre trabalho, tecnologia e desenvolvimento, partindo de obras e autores/as do pensamento crítico, em especial latino-americano. A partir de tal referencial teórico, objetiva-se a compreensão acerca de questões historicamente constituídas entre trabalho e tecnologia e as implicações desta relação para o debate contemporâneo sobre desenvolvimento e subdesenvolvimento.
GT 03 - Políticas Públicas, Direitos Fundamentais e Trabalho Digno
Rodrigo Goldschmidt (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Raquel de Souza Felício (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
O Gt propõe congregar estudos que abordem a Flexibilização e desregulamentação do direito do trabalho. Análise crítica da reforma trabalhista à luz da teoria dos direitos fundamentais. Direitos de personalidade do trabalhador, limites do poder empregatício e teoria da eficácia horizontal dos direitos fundamentais. Interfaces do direito do trabalho com as novas tecnologias: teletrabalho, redes sociais, direito à desconexão e direitos fundamentais trabalhistas. Direitos Humanos e Direito Internacional do Trabalho.
GT 04 - Desenvolvimento Socioeconômico, economia solidária e cooperativismo
Dimas de Oliveira Estevam (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Caroline Jacques (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
O Grupo de Trabalho (GT) acolhe propostas teóricas e empíricas relacionadas ao desenvolvimento socioeconômico, economia solidária e cooperativismo; com foco nos territórios urbanos e rurais. Igualmente, são aceitas propostas temáticas relacionadas ao debate sobre trabalho e suas possíveis intersecções com gênero, geração, classe, entre outros. De modo específico, a submissão de trabalhos tem como eixos norteadores as seguintes temáticas: consumo solidário, tecnologias sociais, autogestão, gestão social, agricultura familiar, finanças solidárias, moeda social, cooperativismo, inclusão socioeconômica, empresas recuperadas, circuitos curtos de produção, feiras de economia solitária, sustentabilidade, políticas públicas, mercados institucionais, entre outros. Os artigos e os resumos submetidos serão aceitos em português e espanhol, inclusive a apresentação no evento.
GT 05 - Empreendedorismo e Organizações
Melissa Watanabe (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Carla Spillere Busarello (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Em países desenvolvidos, as micro, pequenas e médias empresas impactam cerca de 50% do PIB, além de serem responsáveis por mais de 60% da força de trabalho. Enquanto que em países emergentes, elas impactam apenas 10% do PIB e cerca de 30% da força de trabalho, ou seja, as atividades empreendedoras impactam diretamente no desenvolvimento socioeconômico de um país. Com isso, o GT pretende estimular reflexões teórico-empíricas sobre empreendedorismo como promotor de desenvolvimento socioeconômico.
GT 06 - Desigualdades de Gênero nos Mundos do Trabalho: permanências e rupturas
Giovana Ilka Jacinto Salvaro (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Ismael Gonçalves Alves (Doutorado (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Com base em distintas áreas do conhecimento e por intermédio de diálogos interdisciplinares, o Grupo de Trabalho tem como objetivo promover reflexões a respeito de permanências e rupturas das desigualdades de gênero nos mundos do trabalho, compreendidos em sua pluralidade e coexistência de atividades, tais como: atividades formais e informais, remuneradas e não remuneradas, profissionais e domésticas. Desta forma, os discursos de gênero, desenvolvidos em meados do século XIX e início do século XX, assim como as representações socioeconômicas e culturais da diferença sexual, desempenharam um papel decisivo na consolidação de um imaginário social coletivo, assentado em estereótipos de masculinidade e feminilidade, os quais instituíram condições de possibilidade das existências concretas de mulheres e de homens. Estes discursos contribuíram para a naturalização de posições sociais e para a produção das mulheres como sujeitos subalternos, construindo uma identidade que derivada de sua capacidade biológica de reprodução, definindo a maternidade e os cuidados como eixo central de identificação feminina. Frente a discursos que estabelecem condições desiguais às existências de mulheres e de homens, a partir de diferentes bases teóricas e áreas do conhecimento, gênero e trabalho, como categorias articuladas de análise, possibilitam problematizar determinada divisão sexual do trabalho, constituída pela classificação de atividades consideradas produtivas e reprodutivas, assim como analisar seus efeitos na organização de modos de vida, segregação e desigualdades de gênero nos mundos do trabalho. Com isso, verifica-se que configurações laborais, orientadas por tal divisão sexual do trabalho, contribuem para promoção desigual das trajetórias profissionais femininas e masculinas, impossibilitando rupturas e a permanência das desigualdades de gênero. Logo, em contextos de discriminação laboral decorrentes de normas de gênero, as estratégias de enfrentamento devem incluir ações que ampliem as possibilidades de combate às múltiplas condições de desigualdade e que fomentem redes de políticas públicas, nas esferas da proteção e da promoção ao trabalho feminino.
GT 07 - Trabalho, Docência e Memória
Giani Rabelo (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Marli de Oliveira Costa (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Maria Aparecida Casagrande (Acadepol)
Susane da Costa Waschinewski (Universidade do Estado de Santa Catarina)
Este Grupo de Trabalho se propõe a ser um espaço de discussão de investigações, concluídas ou em andamento, sobre as possíveis intersecções entre os temas trabalho, docência e memória, a partir de diferentes olhares. Intentamos problematizar questões subjacentes à profissão docente em diferentes espaços e temporalidades, a fim de perceber de que forma os marcadores sociais como gênero, raça/étnica, classe social e geração reverberam na trajetória profissional. Neste sentido, o magistério enquanto um “lugar de memória” e o processo de formação, bem como as novas configurações da profissão em tempos de globalização serão discussões bem vindas. Portanto, pretende-se problematizar a interface entre as questões relativas ao trabalho docente, memória individual e coletiva, bem como as relações sociais de gênero, a fim de elucidar as contribuições destes estudos para a história da educação. O principal objetivo deste grupo de trabalho é socializar as contribuições dos estudos do ponto de vista teórico e metodológico, para as investigações em história da educação e do trabalho. Da mesma forma, experiências que tem como foco a salvaguarda e a preservação das memórias do trabalho docente serão acolhidas e debatidas, podendo abarcar museus pedagógicos, museus escolares, centros de memória, centros de documentação físicos ou virtuais.
GT 08 - Democracia, Políticas Públicas e Direitos Sociais
Reginaldo de Souza Vieira (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Políticas públicas, Direitos sociais e Sociedade. Controle social, político e judicial das políticas públicas. Judicialização da política e das políticas públicas. Políticas públicas em saúde e da pessoa com deficiência. Democracia, cidadania e tipologias. Práticas e processos democráticos. Democracia e Cidadania Participativa. Estado, instituições políticas, poder, processos políticos e eleitorais e partidos políticos.
GT 09 - História, Trabalho e Identidades
Marcos Juvêncio Moraes (Instituto Federal Catarinense)
Michele Gonçalves Cardoso (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Tiago da Silva Coelho (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
O GT História, trabalho e identidades busca reunir pesquisadores da área de história e afins que dialoguem com as temáticas apresentadas, entendendo os mundos do trabalho como uma área ampla e dialógica, principalmente relacionado ao campo da imigração, artes, arquitetura, técnica, tecnologia e educação. Nesta perspectiva os mundos do trabalho se apresentam como o fio condutor para pensar as relações com a memória e as identidades que possam oportunizar a discussão do patrimônio cultural, assim como da cultura visual. Compreendem-se também as fontes das pesquisas relativas aos mundos do trabalho, como artefatos, pois elas protagonizam a pluralidade da vida humana, sendo que as memórias cumprem o papel de dar vida a estes artefatos e experiências.
GT 10 - Cidadania, Educação, Justiça Social e Políticas Públicas
Kelly Gianezini (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Maurinice Evaristo Wenceslau (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
Fabíola de Sampaio Rodrigues Grazinoli Garrido (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)
O GT dará preferência a trabalhos que apresentem investigação teórico-empírica – dialogadas com a sociologia jurídica – fomentando um espaço de troca de conhecimentos entre as Ciências Jurídicas e Sociais. O propósito será agregar trabalhos de pesquisadores de diferentes áreas com distintos saberes e com inquietações direcionadas para a justiça social, para o direito à educação e para as políticas públicas. O intuito será trocar experiências sobre estratégias de pesquisas interdisciplinares, identificando novas perspectivas e desafios para melhor compreender a complexidade dos fenômenos sociais de áreas conexas ao Direito as quais se encontram presentes na sociedade contemporânea. Também se almeja debater diferentes temas e focos de pesquisas, tais como: acesso à justiça, direito à educação, a inclusão de minorias étnicas no ensino superior e os direitos dos povos tradicionais (indígenas).
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