O uso do Algoritmo de Euclides para a compreensão da divisão
Ministrantes: Jéssica Alves Quintanilha; Daniela Dias Nogueira; Janete Henrique Gomes; Luiza Ferreira Costa; Tayná Monteiro Coelho de Freitas; Juliana Santos Barcellos Chagas Ventura
Resumo:
Este trabalho é resultado das atividades desenvolvidas na disciplina Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática (LEAMAT) e tem como proposta o emprego do Algoritmo de Euclides na resolução de problemas que envolvem a divisão, dada à grande dificuldade apresentada pelos alunos na apreensão desse conteúdo.
Metodologia:
Favorecer a superação das dificuldades expostas, pois ao trabalhar com situações-problema os termos do algoritmo da divisão passariam a ter significados e isso pode facilitar a compreensão do aluno. Já o algoritmo de Euclides evidencia as operações realizadas no processo da divisão, deixando claro tanto os termos da divisão quanto a relação que existe entre eles. Com base no exposto, elaborou-se uma sequência didática para o ensino fundamental II em que, inicialmente, o estudante deve solucionar uma questão problematizadora utilizando apenas os conhecimentos prévios que possui e, posteriormente, fazer algumas atividades, elaboradas a partir de questões retiradas de apostilas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), usando o Algoritmo de Euclides e elucidadas com auxílio de materiais concretos.
Justificativa:
O uso desses materiais se justifica, pois o contato com o concreto possibilita a construção do pensamento abstrato, uma vez que se percebe a dificuldade que muitos alunos têm com a interpretação de questões contextualizadas. A metodologia se mostrou eficaz, visto que, ao final da sequência didática, a maior parte dos alunos conseguiu compreender o significado da divisão.