2ª Semana da Pessoa Com Deficiência - Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: 10 anos de luta para assegurar direitos.

2ª Semana da Pessoa Com Deficiência - Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: 10 anos de luta para assegurar direitos.

Faça sua inscrição
De 17 a 21 de setembro Todos os dias das 00h às 00h
Criciuma, SC UNESC

Sobre o Evento

O dia 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta da Pessoa Com Deficiência, dia instituído pela Lei 11.133 de 14 de julho de 2005. A escolha da data está relacionada ao início da Primavera e coincide com o Dia da Árvore, datas que representam a renovação. Para o movimento social das pessoas com deficiência é data de renovar também a cidadania e a participação social.

A UNESC, através do Centro Especializado em Reabilitação e a Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas realizam a segunda edição deste evento com o objetivo de promover a discussão sobre a deficiência no campus, este ano destacando a importância da educação inclusiva.

Este evento é fruto do trabalho de uma comissão organizadora diversa (interna e externa à UNESC) que dialogou, trocou experiências, produziu afetos e construiu a 2º Semana da Pessoa Com Deficiência como vitrine e também como um momento de diagnóstico sobre o tema. Assim almejamos trilhar novos caminhos, fortalecer o que já conquistamos até aqui, e romper com a lógica capacitista, promovendo a participação social efetiva das pessoas com deficiência na universidade e na sociedade.

 

Comissão Organizadora:

UNESC: CER - Centro Especializado em Reabilitação, Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, NUPREVIPS, Setor de Arte e Cultura, Curso de Artes Visuais, Curso de Psicologia, Curso de Teatro, SAMA, Núcleo de Saúde Coletiva.

Parcerios externos à UNESC: Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Com Deficiência (CODEC), Secretaria Municipal de Educação de Criciúma, CREAS de Criciúma, SINE.

Programação

10h00 ABERTURA DO EVENTO: Sala sensorial Exposição
Local: Hall da Reitoria

Cotidianamente as pessoas com deficiência experimentam em nossa sociedade a violação de seus direitos através das discriminações sofridas e do capacitismo. Situações que aliadas as barreiras arquitetônicas e atitudinais alijam esta parcela populacional do acesso aos seus direitos, prejudicam a qualidade de vida e geram sofrimento.

A Sala dos Sentidos tem sido um recurso holístico bastante utilizado para potencializar a discussão acerca das deficiências. Não com o objetivo de experimentar a deficiência, mas sim de perceber e valorizar os sentidos humanos. A sala dos sentidos é um espaço repleto de objetos e situações que estimulam a percepção, hipervalorizam os sentidos para além dos sentidos que habitualmente utilizamos. Oportunizando a reflexão sobre como percebemos o ambiente ao nosso redor.

Além disso, alusiva a temática promovida pelo “Setembro Amarelo”, esta experiência pode também construir reflexões importantes vinculadas à saúde mental e ao sofrimento gerado pelas violações de direitos. Visto que a ausência ou o excesso de estímulos podem construir situações que favoreçam o suicídio.

14h00 Roda de conversa: Processos inclusivos no ensino superior Workshop
Local: Bloco XXI B sala 04

Público Alvo: Docentes da UNESC

Mediação: Sama (Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem)

19h00 Manifesto: Essa vaga não é sua nem por um minutinho! Exposição
Local: estacionamentos do campus da UNESC

Nesta data faremos uma intervenção política nos estacionamentos do campus, promovendo a reflexão sobre a importância do respeito às vagas reservadas às pessoa com deficiência.

14h00 Roda de Conversa: A educação inclusiva no espaço acadêmico sob a ótica da pessoa com deficiência Oficina
Local: Bloco O sala 01
19h00 Diálogos sobre o papel do/a monitor/a dos estudantes com deficiência no ensino regular: limites e possibilidades Workshop
Local: Bloco T sala 11 - mini auditório
08h00 Experiências exitosas em educação inclusiva Palestra
Local: Bloco O sala 01

SUBMISSÃO DE TRABALHO – EXPERIÊNCIAS EXITOSAS

 

A Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas e o Centro Especializado em Reabilitação (CER II) promovem na UNESC a 2ª Semana da Pessoa Com Deficiência. A temática central do evento será “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: 10 anos de luta para assegurar direitos”, e acontecerá de 17 a 21 de setembro de 2018.

        Com o objetivo de incentivar a produção científica e socializar experiências exitosas o evento propõe um momento especial para dialogar sobre a temática da pessoa com deficiência relacionada à educação inclusiva.

        Desta forma, estão abertas as inscrições para as socializações de trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, experiências de ensino e de extensão (dentre outros), conforme as orientações a seguir:

 Período de inscrição: 16/08/2018 a 10/09/2018

Os resumos deverão ser enviados para o email secdiversidades@unesc.net com o título "EXPERIÊNCIA EXITOSA". Deverão estar no modelo a ser solicitado pelo mesmo email.

Data apresentação dos resumos aprovados: 19/09/2018 – 4ª Feira

Horário: 08:00 – 12:00                  Local: Bloco O sala 01.

Modalidades de inscrição: apresentação oral (com ou sem exposição de material) ou pôster.

Metodologia de apresentação: cada trabalho terá média de 15 minutos para apresentar o seu resumo; a/o apresentador/a poderá fazer uso de mídias para a apresentação (datashow, audiovisual); os trabalhos serão organizados por temática e uma pessoa da área estará presente para mediar o diálogo. Caso a proposta apresentada queira expor algum material é necessário citar no campo “observações”, no resumo, para que possamos organizar o espaço.

Haverá certificação para as/os apresentadoras/es.

As inscrições são gratuitas.

Comunicaremos as/os autoras/es da aprovação de seu resumo até o dia 14/09/2018.

08h00 Autismo e a intervenção multiprofissional Palestra
Local: Bloco O sala 01

Prof Eraldo Belarmino Júnior

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) com especialização em Neurologia Pediátrica pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre e extensão em Neurofisiologia (Eletroencefalografia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, pós-graduação (Mestrado) em Ciências da Saúde pela Universidade do extremo Sul Catarinense. Atua como Neuropediatra da Prefeitura Municipal de Criciúma, Professor Titular do Curso de Medicina da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Médico do Centro Especializado em Reabilitação (CER II-UNESC), Médico Neuropediatra do Hospital São José de Criciúma, Médico Neuropediatra da Clínica Integrar de Criciúma, membro do Corpo Clínico do Hospital São João Batista de Criciúma, Médico Neuropediatra do Hospital Materno Infantil Santa Catarina de Criciúma, Médico Neuropediatra do Hospital Unimed de Criciúma. Associado na Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil, associado na Liga Brasileira de Neurologia e Epilepsia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia Pediátrica e Neurofisiologia.

 

Suzamara Vieira

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2007). Atualmente é psicóloga no Centro Especializado em Reabilitação (CER - II) na UNESC, atuando na assistência a pessoa com deficiência física e intelectual, favorecendo a integralidade de atenção em saúde da pessoa com deficiência, além de exercer atividades em consultório particular como Psicóloga clínica . Com experiência na área de Psicologia com ênfase em Gestão, Psicologia Social, Psicologia Clínica individual e em grupos, e avaliação psicológica. Com especialização em Psicodrama Psicoterápico, pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama de São Paulo, além de cursar o mestrado Profissional em Saúde Coletiva na Universidade do Extremo Sul Catarinense.

18h10 Quinta Cultural Palestra
Local: Palco Cultural Bloco XXI

Nesta Quinta Cultural teremos a apresentação de vários grupos de pessoas vinculadas aos movimentos sociais e/ou serviços de saúde, educação e assistência social.

08h00 A educação profissional e o acesso ao mundo do trabalho para as pessoas com deficiência Mesa-redonda
Local: Bloco P sala 19

Fruto da primeira edição deste evento, houve um desejo das entidades participantes de dailogar sobre a inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho. Nesta mesa-redonda dialogaremos com diversos setores sobre a Lei 8.213/91.

Convidados confirmados:

- Empresa Damyller - socialização do case de sucesso para a inclusão das pessoas com deficiência no mundo do trabalho

- SINE Criciúma

- Ministério do Trabalho

- e demais entidades que ainda aguardamos confirmação

08h00 CREAS na Praça Exposição
Local: Praça Nereu Ramos

O CREAS (Centro Especializado em Assitência Social) de Criciúma estará na Praça Nereu Ramos oferecendo orientações e divulgando o serviço prestado.

Local

UNESC - Av Universitária, Criciuma, Santa Catarina,

Organizador

Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da UNESC