II Seminário de Estudos em Folkcomiunicação de Parintins

Este evento possui transmissão ao vivo.

Já nos alertava José Marques de Melo (2008) para o fato de que a Folkcomunicação adquiriu autoridade por conta de sua natureza de instância mediadora entre a cultura de massa e a cultura popular, protagonizando fluxos bidirecionais e sedimentando processos de hibridação simbólica - ela, portanto, representa inegavelmente uma estratégia contra-hegemônica das classes subalternas.

Mas hoje temos experimentado, na sociedade brasileira, a efetivação da abrangência de um outro processo, em que veículos massivos se apropriam de expressões populares para emitir suas mensagens, e ou da apropriação interessada dos líderes folk na mídia massiva (a folkmídia). Indiscutivelmente, o povo não tem nos veículos ortodoxos de comunicação meios de expressar suas opiniões e ideais – o que o protagoniza à utilização de veículos não tradicionais. É nesse contexto que surge a figura do líder de opinião (como personagem quase sempre do mesmo nível social e de franco convívio com seus pares), tendo sobre eles uma vantagem: tem mais acesso aos meios de comunicação do que seus liderados. Tais líderes nem sempre são autoridades reconhecidas, mas possuem carisma e alcançam a posição de conselheiros ou orientadores da estabelecida audiência folk.

Assim, o II Seminário de Estudos em Folkcomunicação de Parintins terá como tema “REDES DIGITAIS E ATIVISTAS FOLKMIDIÁTICOS NA AMAZÔNIA”, no qual se abordará os desafios do campo de estudos dos processos folkmidiáticos na era digital e as exigências de agendas de pesquisas em relação ao fenômeno do ativismo folkmidiático na modernidade. Trigueiro (2008) denomina o líder de opinião em folkcomunicação como ativista midiático, tendo em vista que esse age determinado por seus interesses e pelo grupo ao qual compete na formatação das técnicas simbólicas e materiais das culturas clássicas e modernas. O ativista midiático é considerado um narrador da atualidade, guardião da reminiscência e da identidade local, distinto por ser o porta voz do grupo social em que está articulado, no qual transita entre as práticas habituais e atuais, adequando-se às novas tecnologias de comunicação para perpetrar as narrativas populares na arena global. Constata-se que as redes digitais cada vez mais vêm sendo utilizadas pelos internautas, tendo em vista que a web é atualmente um dos maiores canais comunicacionais e fontes de entretenimento da atualidade.

Leia mais... →

Data do evento

13 de fevereiro de 2023, 00h00 até 15 de fevereiro de 2023, 00h00

LOCAL DO EVENTO

Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) Campus Estrada Parintins-Macurany, 1805 - Estrada Parintins Macurany, Jacareacanga, Parintins - Amazonas

Ver no mapa

Com transmissão online