Elison Antonio Paim

Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lotado no Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) do Centro de Educação. Vice-coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de História de junho de 2014 a junho de 2016. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Vice-líder do Grupo de Pesquisas Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC -UFSC), vice-líder do Grupo de Pesquisas Rastros (USF), membro do Grupo de Pesquisas Kairós (Unicamp) , Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Praticas de Ensino, Experiências de Ensino. Desenvolve trabalhos de Ensino, Pesquisa e orientação de Tcc, mestrado e doutorado nos seguintes temas: estagio; formação docente; experiencia, memória; fazer-se professor, historia; ensino de historia, memória e patrimônio cultural, educação para as relações étnico raciais.

Cristiano Ferronato

UNIVERSIDADE TIRADENTES

Doutor em Educação com ênfase em História da Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2012), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e Graduado em História pela Universidade Estadual de Maringá (2003). Professor PPG PLII e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes - UNIT - em Aracaju, Sergipe, na linha de Educação e Formação Docente. Pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa-ITP. Foi Coordenador de Pesquisa da Universidade Tiradentes, no período de agosto de 2014 a outubro de 2015 desenvolvendo ações de planejamento de projetos de pesquisa e gestão de bolsas de Iniciação Científica e desenvolvimento tecnológico junto aos órgãos de Fomento: CNPq, CAPES, FAPITEC-SE. Coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Membro do Comitê Científico e do conselho consultivo da Editora Universitária Tiradentes - EDUNIT. Pesquisador associado aos grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista (GHENO-PB), HISTEDBR (GT-PB) é líder do Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste (GPHEN). Desenvolve pesquisas no campo da História da Educação, com foco especial sobre a instrução no oitocentos brasileiro. http://orcid.org/0000-0003-2735-6595

Joaquim Tavares da Conceição

Universidade Federal de Sergipe

Doutor em História (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia, Mestre em Educação (2007) e Graduado em História pela Universidade Federal de Sergipe (1993), Especialização em Direito Processual pela Universidade Federal de Santa Catarina, Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes (1996). Professor efetivo da Universidade Federal de Sergipe com atuação no Colégio de Aplicação (CODAP-UFS), professor permanente (Mestrado e Doutorado) do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória-UFS). Também é líder do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Memórias, sujeitos, saberes e práticas educativas (GEPHED). Avaliador do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2016: História: Ensino Fundamental anos iniciais, PNLD 2018: História: Ensino Médio. Coordenador do Centro de Pesquisa Documentação e Memória do Colégio de Aplicação (UFS). Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.

Silvania Santana Costa

Universidade Tiradentes

Possui Doutorado em Educação pela PUCRS, Mestrado em Educação pela UFS, Graduada em História pela Universidade Federal de Sergipe. Especialização em Magistério Superior pela Universidade Tiradentes. Atualmente é professor professor Assistente I na Universidade Tiradentes (UNIT) e da Escola Municipal José Romão do Nascimento. É Líder do grupo de pesquisa da UNIT: Grupo de Pesquisa Educação, Sociedade e Direito, pesquisador do grupo Núcleo de Estudos e Pesquisas em História, Cultura e Identidade atuando na linha de pesquisa: Sociedade e cultura (UNIT). Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: intelectuais, educação a distância, ensino de História, tecnologias no ensino. Atuou com disciplinas on-line em diversos cursos da UNIT. Desenvolveu atividades técnicas como especialista em Educação a Distância na Pró-reitoria de Educação a Distância - PROEAD (UNIT) e substituiu o diretor do Campus IV de Itabaiana em seu período de férias (07/2007). Desenvolveu trabalhos no CESAD na Universidade Federal de Sergipe (UFS). É membro do Fórum de Desenvolvimento Regional (FDR)/extensão. Atualmente está na Coordenação da Pós-Graduação a Distância do NEAD/UNIT.

Ana Claudia Mota

Universidade Tiradentes

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo, na área de Filologia e Língua Portuguesa (2016). Mestre em Letras, Filologia e Língua Portuguesa, pela Universidade de São Paulo (2011). Licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (2008). Tem experiência na área de Filologia e investiga os seguintes temas: edição de texto manuscrito, século XVI, diplomática, paleografia, codicologia e estudos léxico-semânticos. Atualmente, é professora titular da Universidade Tiradentes, atua nos cursos de Direito, Letras Português/Espanhol, Pedagogia e Gastronomia. Ademais, é Assessora do Projeto Enade da Universidade Tiradentes.

Sidmar dos Santos Meurer

Universidade Federal do Paraná

Professor Assistente na Universidade Federal do Paraná (UFPR), lotado no Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação (DTPEN/ED), atuando na formação de professores/as com as disciplinas de teoria e prática do ensino de Educação Física. É Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2005) e Mestre em Educação, na Linha de História e Historiografia da Educação, também pela Universidade Federal do Paraná (2008). Atualmente é aluno de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Como Pesquisador está vinculado ao Centro de Pesquisa em História da Educação (GEPHE) e ao Núcleo de Pesquisas sobre a Educação dos Sentidos e das Sensibilidades (NUPES), ambos na Faculdade de Educação da UFMG. Tem experiência na área de Educação e Educação Física escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: escolarização, história da educação; história da escolarização; currículo; história do currículo; educação do corpo; historia da educação dos sentidos e das sensibilidades e história da educação do corpo.

Elias Souza dos Santos

Universidade Tiradentes

Doutorando em Educação pela Universidade Tiradentes; Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - Feusp (2012); Especialista em Arte Educação pela Faculdade São Luis de França (2006); Especialista em Libras, pela Faculdade Pio Décimo (2014); Graduação em Pedagogia pela Universidade Tiradentes de Sergipe (2004); Técnico em Música pelo Conservatório de Música de Sergipe - CMS (1999); Ex-bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford (Ford Foundation International Fellowships Program - seleção de 2009); Bolsista da CAPES/PROSUP; É membro do Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste (GPHEN) , do Departamento de Educação da Unit.Tem experiência na área de Artes, atuando, principalmente, nos seguintes temas: História da Música (Canto Coral e Canto Orfeônico), História da Educação.

Raylane Andrezza Dias Navarro Barreto

Universidade Tiradentes

Possui Graduação em Ciências Sociais (2000) e Mestrado em Educação (2004) pela Universidade Federal de Sergipe. Doutorou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e fez o pós-doutoramento na Universidade de Lisboa, ambos na área de História da Educação. Atualmente é professora PPG 2-I do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. É também pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa Cultura e foi diretora do Instituto Tobias Barreto de Educação e Cultura (2012-2017). Lidera o Grupo de Pesquisa Sociedade, Educação, História e Memória (GPSEHM) e é membro pesquisador do Grupo Historiar - Pesquisa, Ensino e Extensão em História da Educação da UFMG. É sócia da Sociedade Brasileira de Historia da Educação.

Ilka Miglio de Mesquita

Universidade Tiradentes

Professora PPG I da Universidade Tiradentes/UNIT. Leciona as disciplinas: Educação Brasileira no Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Educação; História da Educação e Metodologia do Ensino de História no Curso de Licenciatura em História. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2008), pós-doutorado em História da Educação pela UFMG (2010-2011). Líder do Grupo de Pesquisa História,Memória, Educação e Identidade (GPHMEI); Membro do Grupo de Pesquisa Historiar - Pesquisa, Ensino e Extensão em História da Educação, liderado pelos professores Dr. Luciano Mendes de Faria Filho e Marcus Aurélio Taborda de Oliveira. Integra o Conselho Consultivo (externo) Cadernos do CEOM, Chapecó, Argos (2012). Pesquidor FAPITEC/SE. Atualmente é membro Titular da Câmara Básica Básica de Assessoramento de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes da FAPITEC/SE.Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Ensino de História, Pesquisa em Educação, Formação de Professores, Currículo, prática de ensino, estágio supervisionado, políticas públicas educacionais, pesquisa e metodologia do ensino de história.

Edilio José Soares Lima

Universidade Tiradentes

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Tiradentes (2001) e Especialização em Plantas Ornamentais e Paisagismo pela UFLA/MG. Mestre em Educação - UNIT/SE. Atualmente é professor titular na Universidade Tiradentes e no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Sergipe. Arquiteto e Urbanista da Secretaria Municipal de Infraestrutura de São Cristóvão.Tem experiência na área de desenvolvimento urbano e Patrimônio Histórico.