II Congresso Regional de Serviço Social das FIP

II Congresso Regional de Serviço Social das FIP

ESTADO, DEMOCRACIA E LUTA DE CLASSES: OS (DES)CAMINHOS E ALTERNATIVAS DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

O II Congresso Regional de Serviço Social das FIP, que irá ocorrer entre os dias 18 e 21 de setembro do ano de 2018, têm como tema central: Estado, democracia e luta de classes: os (des)caminhos e alternativas do Serviço Social no Brasil. O Congresso irá contar com publicação online de artigos completos na revista Coopex, discussões em Grupos de Trabalho, mesas redondas, palestras, conferências e minicursos, bem como exposição de filmes e fotografias, relacionados à temática do Congresso.

Ademais, a escolha da presente discussão responde ao momento conjuntural que se coloca no movimento societário. De antemão discutir Estado, democracia e luta de classes se faz necessário, tendo em vista os rumos que o movimento societário vem desenhando e redesenhando, movimento em que se inscreve a historia da profissão e as mais diversificadas expressões da questão social, em suas múltiplas facetas, sendo este o objeto de intervenção profissional.

Desse modo, a temática do II Congresso, tem como fio condutor a reflexão sobre a consolidação dos direitos sociais, mediante os imperativos da reestruturação neoliberal, abarcando a amplitude e a profundidade das mudanças societárias datadas especialmente a partir da década de 1990 até o tempo presente, especificamente após o impeachment da Presidenta da República Dilma Rousseff, descrito pela esquerda como mais um processo de Golpe, na jovem democracia brasileira, evidenciando a sua fragilidade.

Tem-se como pano de fundo, diante desses processos as recentes mobilizações da direita, suas bandeiras e apelo à afirmação e consolidação de uma forte onda conservadora, bem como a rearticulação da esquerda brasileira.

Salienta-se que para a compreensão do Estado e da Democracia, é necessário considerar a luta de classes, enquanto um motor que move a história, questão eminentemente complexa, vez que, o próprio conceito de classe social, enquanto práxis, um fazer histórico, responde ao movimento da luta de classes. Sendo assim, o conceito de classe social não é simplificável apenas ao movimento da economia e poder aquisitivo da população, como se coloca no apelo da chamada classe média - grande protagonista nas movimentações políticas de 2016 - , mas tem também uma dimensão política, moral, cultural, que age, e se constitui, interpreta a si mesma e se transforma nos processos de luta.

Nesse sentido, em meio a esse novo desenho da luta de classes, em sua diversificação de protagonistas e bandeiras, salienta-se, dentre as transformações - como expressivas para a nossa análise no âmbito internacional - a expansão dos mercados, a retração do Estado e da democracia, indo de encontro à retenção dos direitos, com destaque para o cenário brasileiro. A partir desse contexto, surge a necessidade de buscar, ao longo da história, elementos que indiquem a dimensão das transformações trazidas pelo capitalismo contemporâneo de forma a apontar questões para a compreensão da atual face do Estado brasileiro e da dominação da classe que vive do trabalho na atualidade, questão essa que repercute no movimento interno e externo do Serviço Social.

Leia mais... →

  • NOVA DATA

    NOVA DATA

  • MODELO DO BANNER

    MODELO DO BANNER

  • APOIO

    APOIO

  • APOIO

    APOIO

  • APOIO

    APOIO

  • MINICURSO 1: O PAPEL DAS ECONOMIAS PERIFÉRICAS NA GLOBALIZAÇÃO FINANCEIRA

    MINICURSO 1: O PAPEL DAS ECONOMIAS PERIFÉRICAS NA GLOBALIZAÇÃO FINANCEIRA

  • MINICURSO 2: A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR NOS SERVIÇOS SUBSTITUTIVOS DE SAÚDE MENTAL

    MINICURSO 2: A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR NOS SERVIÇOS SUBSTITUTIVOS DE SAÚDE MENTAL

  • MINICURSO 3: Configurações Atuais do Trabalho e os Rebatimentos na Saúde do(a) Trabalhador(a)

    MINICURSO 3: Configurações Atuais do Trabalho e os Rebatimentos na Saúde do(a) Trabalhador(a)

  • MINICURSO 4: Violência sexual contra mulheres na publicidade comercial: conexões e tensionamentos

    MINICURSO 4: Violência sexual contra mulheres na publicidade comercial: conexões e tensionamentos

  • MINICURSO 5: Reforma Trabalhista e Divisão Sexual do Trabalho: precarização e opressões de sexo e sexualidade na análise sobre o Setor de Serviços no Brasil pós-golpe de 2016

    MINICURSO 5: Reforma Trabalhista e Divisão Sexual do Trabalho: precarização e opressões de sexo e sexualidade na análise sobre o Setor de Serviços no Brasil pós-golpe de 2016

  • PALESTRANTES

    PALESTRANTES

  • MINICURSO 6: Instrumentos técnico-operativos do Serviço Social.

    MINICURSO 6: Instrumentos técnico-operativos do Serviço Social.

  • MINICURSO 7 :O Trabalho da/o Assistente Social na Educação: sistematização da experiência profissional no IFPB

    MINICURSO 7 :O Trabalho da/o Assistente Social na Educação: sistematização da experiência profissional no IFPB

  • MINICURSO 8: Políticas Sociais urbanas e Direito à Cidade no Brasil

    MINICURSO 8: Políticas Sociais urbanas e Direito à Cidade no Brasil

LOCAL DO EVENTO

Faculdades Integradas de Patos - FIP - Rua Horácio Nóbrega, Belo Horizonte, Patos - Paraíba