About

SEGUNDO CONGRESSO VIRTUAL IBEROAMERICANO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESORES DE MATEMÁTICA, CIENCIAS Y TECNOLOGÍAS

(II CONVIBE-FORPRO)

Início

COMITÉ ACADÉMICO-ORGANIZADOR

Fredy Enrique González, Universidade Federal de Rio Grande do Norte, Brasil

Coordinador General

Gilberto Ferreira Costa, Universidade Federal de Rio Grande do Norte, Brasil

Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz, Sociedade Brasileira de Educação Matemática - RN, Brasil

María Margarita Villegas, Universidad Federal Rural del Semiárido, Brasil

Inicio

COMITÉ ACADÉMICO-INTERNACIONAL

Alejandra Deriard, Instituto de Formación Docente “Bernardo Houssay”, Argentina

Ana Duarte Castillo, Universidad Nacional Abierta, Venezuela.

Angélica María Martínez, Universidad Pedagógica Experimental Libertador, Venezuela

Carlos Pedro Matteucci, Instituto de Formación Docente “Bernardo Houssay”, Argentina

Carmen Kaiber, Universidad Luterana do Brasil

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Universidad Luterana do Brasil

Claudianny Noronha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Dario Fiorentini, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Delisa Egleé Bencomo Moncada. Universidad Nacional Experimental de Guayana, Venezuela

Elena Vásquez Rivero, Instituto Universitario Jesús Obrero (Fe y Alegría), Venezuela

Hugo Parra Sandoval, Universidad del Zulia, Venezuela

Idais Ocsálida Rodríguez, Universidad Nacional Experimental “Simón Rodríguez”, Venezuela

Irene V. Sánchez Noroño, Universidad Arturo Prat, Chile. Asociación Aprender en Red, Venezuela

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará, Brasil

Ivonne C. Sánchez S., Asociación Aprender en Red, Venezuela

Juan Eduardo Nápoles Valdés, Universidad Nacional del Nordeste, Argentina

Juan Luis Prieto G. Asociación Aprender en Red, Venezuela

Karly Barbosa Alvarenga, Universidade Federal de Goiás- Goiânia, Brasil

Leonard Sánchez Vera, Universidad de París - LDAR, París Francia

Liliane dos Santos Gutierre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Luis Andrés Castillo Bracho, Asociación Aprender en Red, Venezuela

Mabel Alicia Rodríguez, Universidad Nacional de General Sarmiento, Argentina

Marcelo Pocholu, Universidad Nacional de Villa María, Argentina

María del Carmen Bonilla, Asociación Peruana de Investigación en Educación Matemática, Perú

Martha Iglesias, Universidad Pedagógica Experimental Libertador, Venezuela

Maximina Márquez Torres, Universidad de Los Lagos, Chile

Milángela Gutiérrez, Universidad Nacional Abierta, Venezuela

Miledys Tavárez, Universidad Autónoma de Santo Domingo, República Dominicana

Nelly León Gómez, Universidad Pedagógica Experimental Libertador, Venezuela

Olga Lidia Pérez González, Universidad de Camaguey Ignacio Agramonte Loynaz, Cuba

Olívia Morais De Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Oscar Guerrero, Universidad Arturo Prat, Chile

Osvaldo Jesús Rojas Velázquez, Universidad Antonio Nariño, Colombia

Oswaldo Martínez, Universidad Pedagógica Experimental Libertador, Venezuela

Rafael Enrique Gutiérrez Araujo, Asociación Aprender en Red, Venezuela

Raquel Carneiro Dörr, Universidade de Brasilia, Brasil

Ricardo Enrique Valles Pereira, Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabi, Ecuador

Sandra Virginia Leal Huise, Universidad Simón Bolívar, Venezuela

Sani De Carvalho Rutz Da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Brasil

Stephanie Díaz-Urdaneta, Asociación Aprender en Red, Venezuela

Tania Cristina Rocha Silva Gusmão, Universidade estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil

Wagner Rodríguez Valente, Universidade Federal de São Paulo, Brasil

Yerikson Suárez Huz, Universidad Pedagógica Experimental Libertador, Venezuela

Yuriko Yamamoto Baldin, Universidade Federal de São Carlos, Brasil

CONTEÚDO

O QUE É O II CONVIBE-FORPRO?

O II CONVIBE-FORPRO é uma reunião científica realizada na Internet, na qual trabalhos científicos são publicados na forma de vídeo-apresentações, que são previamente preparados por palestrantes convidados e expositores de experiências educacionais ou trabalhos de pesquisa concluídos ou em andamento, que previamente se inscreveram como participantes do congresso. Estas apresentações em vídeo são visíveis de acordo com um cronograma de apresentação preparado pelos organizadores do congresso e podem ser assistidas - de forma assíncrona - por todos os participantes, que podem se comunicar com o palestrante correspondente, através de whatsapp ou e-mail, na data estabelecida pelos organizadores; ou seja, tanto as exposições quanto as participações e interações entre expositores e outros participantes são mediadas tecnologicamente. Além disso, e dependendo das possibilidades logísticas e dos recursos tecnológicos, podem ser organizadas conferências plenárias especiais on-line, que podem ser seguidas por todos os participantes em tempo real. Além disso, em função das possibilidades de logística e dos recursos tecnológicos, poderão serem organizadas conferências gerais e especiais online, que poderão ser assistidas por todos os participantes em tempo real.

Embora os congressos virtuais permitam a um número ilimitado de profissionais enviar e receber informações especializadas por meio da Internet, o Comité responsável pela organização do II CONVIBE-FORPRO estabelecerá limites máximos para exposições.

Entre as grandes vantagens deste CONVIBE-FORPRO estão: o registro gratuito, a possibilidade de acesso livre desde qualquer lugar do mundo, a qualquer hora do dia ou da noite, e não ter que viajar.

CONTEÚDO

COMO SURGIU O CONVIBE-FORPRO?

Este congresso surgiu para abordar as necessidades de comunicação e intercâmbio existentes entre os membros da comunidade ibero-americana de educadores de professores que, diante do aumento incomum nos custos de viagem, para ir de um país a outro e os recursos cada vez mais limitados disponíveis em Instituições de Ensino Superior correm o risco de se isolar sem a possibilidade de se conhecerem e reconhecer seus interesses comuns de investigação em questões relacionadas à formação inicial e continuada de professores. Neste contexto, é levantada a opção de superar os obstáculos, aproveitando os recursos disponíveis na INTERNET. Em 2018, foi realizado o I CONVIBE-FORPRO, cujos anais podem ser acessados fazendo Click Aqui.. Essa iniciativa é continuada em 2020, com a esperança de consolidá-la como um evento que pode ser realizado periodicamente, tendo o apoio tecnológico, logístico e académico de várias instituições ibero-americanas, e motivando aos educadores dos diferentes países da região para garantir um número a cada vez maior de acesso.

CONTEÚDO

POR QUE O SEGUNDO CONGRESSO VIRTUAL IBERO-AMERICANO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (II CONVIBE-FORPRO)?

Este projeto é uma iniciativa conjunta de um grupo de formadores de professores em Matemática, Ciência e Tecnologia, pertencentes a várias universidades e associações acadêmicas dedicadas à formação de professores, na Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Peru, y Venezuela, que consideram o uso das possibilidades oferecidas pela INTERNET viável, como um meio de discussão acadêmica de perspectivas teóricas e conceituais, o intercâmbio de experiências de formação de professores realizadas em diferentes contextos e a divulgação dos resultados da pesquisa. As capacidades que a INTERNET oferece para transmissão de áudio, vídeo e imagens, dá de viabilidade para a realização de reuniões científicas de caráter virtual, tendo em conta que na Ibero América está localizada uma comunidade robusta de educadores que se dedicam a refletir sobre formação de professores e colocar em prática iniciativas destinadas a melhorar a qualidade da formação de profissionais que se dedicam ao ensino de matemática, ciências e tecnologia. O CONVIBE é concebido como um evento a ser realizado em novembro, a cada dois anos. Por isso, o II CONVIBE-FORPRO, ocorrerá antes nos dias 10, 11 y 12 de novembro de 2020, com o apoio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Rio Grande do Norte, da Asociación Civil Aprender en Red e de universidades argentinas, brasileiras, colombianas, chilenas, equatorianas, peruanas e venezuelanas, sendo organizadas por acadêmicos dessas instituições.

CONTEÚDO

OBJETIVOS DO II CONVIBE-FORPRO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A intencionalidade do II CONVIBE-FORPRO é dual; Por um lado, visa criar um espaço no qual professores formadores de países ibero-americanos possam compartilhar informações científicas de interesse mútuo; Além disso, criar oportunidades para os formadores que não têm condições de viajar para outros países longe de sua residência, para participar de atividades acadêmicas institucionalmente credenciadas e para divulgar internacionalmente sua produção científica. Adicionalmente, estima-se que este espaço virtual possibilita futuros encontros face a face, bem como o estabelecimento de relações colaborativas e amistosas que são as etapas iniciais para a constituição de redes acadêmicas de trabalho colaborativo e distribuído.

Os objetivos específicos do II CONVIBE-FORPRO são os seguintes:

  • Promover o uso de espaços virtuais para a divulgação, difusão e diseminação de resultados de pesquisa, através da troca de experiências e reflexão sobre a formação inicial e continuada de professores de matemática, ciências e tecnologia.
  • Oferecer aos formadores de professores da Ibero América um espaço onde possam se reconhecer como uma comunidade de pesquisadores da formação docente em matemáticas, ciências e tecnologias, compartilhando experiências, vivências e resultados de seus processos de produção acadêmica.
  • Contribuir para a formação de professores a partir das contribuições geradas no Congresso Virtual Ibero-americano de Formação de Professores de Matemática, Ciências e Tecnologia, utilizando espaços virtuais.
  • Refletir sobre as questões teóricas e práticas contidas nos trabalhos apresentados no Congresso, como uma opção para iniciar as mudanças das rotinas presentes nos processos tradicionais de formação de professores.
  • Sistematizar as experiências deste Congresso para desenvolver propostas para melhorar os processos de formação de professores implementados pelas instituições de ensino superior representadas no congresso.
  • Promover condições adequadas para a criação da REDE-CONVIBE (Rede Ibero-Americana de Formadores de Professores de Matemática, Ciências e Tecnologia)
  • Propiciar condições idóneas para a criação da REDE-CONVIB (Rede Ibero-Americana de Formadores de Professores de Matemática, Ciências e Tecnologias)

CONTEÚDO

QUAL É A LOCALIZAÇÃO DO II CONVIBE-FORPRO?

Dada a sua natureza virtual, estabelecer a localização do II CONVIBE-FORPRO é uma tarefa complexa. Pela responsabilidade de sua coordenação, pode-se dizer Brasil; pelo gerenciamento da plataforma que o suporta, pode se referir ao país de residência de seus gerentes de tecnologia; mais, devido à localização dos membros das comissões encarregadas de administrar suas diferentes tarefas, o II CONVIBE-FORPRO no tiene un espacio físico donde se desarrolle el evento, todo será por internet. Sin embargo, não tem um espaço físico onde o evento seja desenvolvido, pois todas suas atividades serão a través da INTERNET. O II CONVIBE-FORPRO nasceu inspirado na experiência de outros congressos análogos realizados anteriormente na Venezuela, promovidos por formadores de professores ligados às universidades UPEL, UNESR e UNA, e depois foi aprofundada com o apoio da UFRN e da Asociación Aprender en Red.

CONTEÚDO

DATAS DO II CONVIBE-FORPRO

Período pré-congresso:

De 1º de maio de 2020 a 18 de outubro de 2020. As atividades a serem realizadas nesse período são: elaboração da imagem e promoção do evento, adequação de sua plataforma virtual, comunicação com palestrantes convidados, recepção, arbitragem e registro de comunicações, entre outras de natureza administrativa, acadêmica e gerencial do II CONVIBE-FORPRO.

Inscrições:

De 15 de maio de 2020 a 13 de setembro de 2020.

Submissão de resumos (e extensos para atas):

De 15 de maio de 2020 a 31 de agosto de 2020, é o prazo para submissão dos resumos dos trabalhos (conferências, experiências educacionais e relatórios de pesquisa) a serem apresentados. Nota: quem deseje que seu trabalho completo apareça nas Atas do congresso, deverão enviar o texto completo (in extenso), prestando atenção às estabelecidas para isso.

Envio de apresentações em vídeo.

Após o autor receber o resumo, os expositores cujos resumos foram aprovados pelos árbitros terão a oportunidade de enviar os vídeos correspondentes às suas apresentações. Um vídeo tutorial para ajuda-lhe na elaboração da sua vídeo-apresentação pode ser visualizado fazendo Click Aqui. (Também pode visualizá-lo copiando e colando na INTERNET este link: https://youtu.be/YE-ViEFbsGE ).

Em breve estaremos divulgando mais informações sobre a submissão dos vídeos.

Fase ativa do congresso:

De 10 a 12 de novembro de 2020. Durante esse período, os participantes poderão assistir todos os trabalhos via INTERNET e discuti-los com os expositores, no site que será oportunamente disponibilizado-

Fase post-ativa do congresso

De 13 de novembro de 2020 a 30 de junho de 2021. Durante esse período, serão desenvolvidos todos os processos relacionados à preparação das Memórias do II CONVIBE-FORPRO.

CONTEÚDO

TEMAS DO II CONVIBE-FORPRO

As propostas de comunicação (conferências e apresentações) que abordam questões relacionadas à formação de professores serão organizadas nos seguintes temas:

  1. Práticas diferenciadas na formação de professores
  2. Comunidades de prática e aprendizagem profissional como cenário para a formação de professores
  3. Conhecimentos e saberes do professor
  4. Desenvolvimento profissional do formador de professores
  5. Dimensões afetiva, normativa, política, curricular e cultural da formação de professores e sua prática
  6. Domínio afetivo do professor e seu impacto na prática profissional do professor
  7. Concepções sobre o professor na sociedade atual e sua relação com a sua formação inicial e permanente
  8. Aspetos teóricos e metodológicos dos materiais e recursos para a formação inicial e permanente de professores.
  9. Avaliação do desempenho profissional do professor e o impacto em seu treinamento em serviço
  10. Formação de professores para educação inclusiva
  11. Formação de professores para educação intercultural bilíngüe
  12. Identidade profissional do professor
  13. Incidência de relações universidade-escola na formação de professores (Práticas Profissionais)
  14. Prática profissional como fonte de auto-formação de professores
  15. TICs na formação de professores e desenvolvimento profissional
  16. Pedagogia das línguas
  17. Perspectivas conceituais teóricas da formação de professores
  18. Políticas públicas para formação de professores.
  19. Problemas de estudos de pós-graduação no ensino de matemática, ciências e tecnologia.
  20. Programas de formação de professores iniciais e de pós-graduação
  21. Relações entre motivação e desenvolvimento da vocação docente

CONTEÚDO

COMO ESTE CONGRESSO FUNCIONA?

O congresso consiste em três etapas: uma fase pré-congresso, uma fase ativa, e outra fase post-congresso.

Fase pré-congresso:

Desde o 01 de maio de 2020, a promoção contendo as principais informações sobre o desenvolvimento do congresso começará a circular.

As inscrições dos expositores serão feitas. Os inscritos começam a receber informações através de diferentes meios.

No blog do congresso serão publicadas notícias atualizadas.

De acordo com as instruções que eles recebem, os autores enviarão resumos de seus trabalhos. Os membros do Comitê Científico revisam os resumos e contatam diretamente por e-mail com cada autor principal para que ele possa fazer as modificações de lugar (se houver). Quando o resumo é aprovado, o expositor deve preparar seu vídeo-apresentação para apresentá-lo onde indicado. Tudo isso é feito nas datas mencionadas nas páginas do congresso.

Fase ativa:

No dia 10 de novembro de 2020 é aberta a fase ativa do congresso, em que já serão apresentados os dados dos trabalhos aprovados para apresentação, que estarão disponíveis de acordo com o calendário de apresentações organizado pela comissão correspondente do congresso. Os participantes poderão interagir com os expositores através dos meios organizados pelos organizadores do Congresso. Os autores do trabalho respondem a essas perguntas e essa troca é registrada no mesmo espaço, para que outras pessoas também possam vê-las quando acessam essas informações em outro momento.

Fase post-congresso:

Depois que a fase ativa do congresso termina, começa o processo de edição das atas correspondentes. Os expositores que desejarem que seu trabalho in extenso apareça nas atas do II CONVIBE-FORPRO devem seguir as indicações dadas pelo Comitê Acadêmico.

CONTEÚDO

QUEM PODE PARTICIPAR?

O congresso está aberto a todos os profissionais de ensino (graduados ou não-graduados) que desejam divulgar trabalhos científicos originais na especialidade de Formação de Professores em Matemática, Ciência e Tecnologia.

É NECESSÁRIO APRESENTAR TRABALHO PARA PARTICIPAR DO CONGRESSO?

Você pode participar como autor ou simplesmente como visitante.

Autores são aqueles que enviam pelo menos uma comunicação ao Congresso. Os visitantes não enviam nenhum trabalho, mas podem participar dos debates dos trabalhos apresentados. Os autores receberão instruções sobre como preparar e enviar suas apresentações de vídeo correspondentes.

CONTEÚDO

QUAL É O VALOR DO REGISTRO?

O I Congresso Virtual Ibero-Americano para a Formação de Professores de Matemática, Ciência e Tecnologia é gratuito tanto para expositores quanto para aqueles que assisterem às apresentações na INTERNET.

CONTEÚDO

QUAIS SÃO AS LÍNGUAS OFICIAIS DO II CONVIBE-FORPRO

As línguas oficiais do II CONVIBE-FORPRO são: Espanhol e Português

CONTEÚDO

SE VOCÊ QUISER MAIS INFORMAÇÕES ...

Para receber mais informações sobre este congresso, você pode escrever para:

https://doity.com.br/iiconvibe-forpro

iconvibe.forpro@gmail.com

Todos os interessados em obter informações sobre o CONVIBE-FORPRO podem visitar nosso site

https://doity.com.br/iiconvibe-forpro

Além de nosso blog no seguinte endereço:

https://iconvibe-forpro2018.blogspot.com/

O II CONVIBE-FORPRO também possui as seguintes Redes Sociais:

ü Facebook (Convibe-Forpro)

ü Twitter (@ConvibeForpro)

ESPANHOL

¿QUÉ ES EL II CONVIBE-FORPRO?

El II CONVIBE-FORPRO es una reunión científica realizada vía Internet, en la cual los trabajos científicos se publican en forma de video-presentaciones, previamente preparadas por los conferencistas invitados y los expositores sobre experiencias educativas o de trabajos de investigación concluidos o en proceso, que anteriormente se hayan registrado como participantes en el congreso. Estas presentaciones de vídeo son visibles de acuerdo con un cronograma de presentaciones preparado por los organizadores del congreso y pueden ser visualizadas -de forma asincrónica- por todos los participantes, quienes pueden comunicarse con el correspondiente expositor, a través de la aplicación móvil WhatsApp o por vía e-mail en la fecha establecida por los organizadores, es decir, tanto las exposiciones como las participaciones e interacciones entre expositores y otros participantes son mediadas tecnológicamente. Además, y en función de posibilidades logísticas y de recursos tecnológicos podrían ser organizadas conferencias plenarias e especiales en línea las cuales podrían ser seguidas por todos los participantes en tiempo real.

Aunque los congresos virtuales permiten que un número ilimitado de profesionales puedan enviar y recibir información especializada a través de Internet, el Comité responsable de la organización del CONVIBE establecerá límites máximos de exposiciones.

Entre las grandes ventajas de este II CONVIBE-FORPRO están: (i) la gratuidad de la inscripción, (ii) la posibilidad de acceso libre a las exposiciones desde cualquier lugar del mundo, a cualquier hora del día o de la noche, y (iii) el suprimir los gastos que representa la movilización y estadía a la ciudad que alberga el evento, con la consiguiente disminución de costos. Esto resulta particularmente trascendente en esta oportunidad, dadas las condiciones de distanciamiento social y cuarentena implementadas como estrategias globales que tienen la intención de frenar el avance de la COVID-19 provocada por la aparición de un nuevo coronavirus.

CONTENIDO

¿CÓMO SURGIÓ EL CONVIBE-FORPRO?

Este congreso surgió para atender las necesidades de comunicación e intercambio existentes entre miembros de la comunidad iberoamericana de formadores de profesores quienes, ante el inusitado incremento de los costos de viaje para ir de un país a otro y los cada vez más limitados recursos disponibles en las Instituciones de Educación Superior, corrían el riesgo de quedar aislados sin posibilidades de conocerse y reconocerse en sus intereses comunes de preocupación indagatoria en asuntos relacionados con la formación inicial y continuada de docentes. Ante este panorama, se plantea la opción de superar obstáculos aprovechando los recursos dispuestos en la Internet. En 2018 se llevó a cabo el I CONVIBE-FORPRO, a cuyas memorias se puede acceder haciendo Click Aquí. En 2020 se da continuidad a esta iniciativa, con la esperanza de consolidarlo como un evento que pueda realizarse periódicamente, contando con el respaldo tecnológico, logístico y académico de diversas instituciones iberoamericanas, e incentivando a los educadores de los diferentes países de la región con la finalidad de garantizar un número de accesos cada vez mayor.

CONTENIDO

¿POR QUÉ EL SEGUNDO CONGRESO VIRTUAL IBEROAMERICANO DE FORMACIÓN DE PROFESORES DE MATEMÁTICA, CIENCIAS Y TECNOLOGÍA (II CONVIBE-FORPRO)?

Este proyecto es una iniciativa conjunta de un grupo de formadores de profesores en Matemática, Ciencias y Tecnologías, pertenecientes a diversas universidades y asociaciones académicas, dedicadas a la formación docente, de Argentina, Brasil, Colombia, Chile, Ecuador, Perú, y Venezuela, quienes consideran viable el uso de las posibilidades que ofrece la Internet como medio para la discusión académica de perspectivas teóricas y conceptuales, el intercambio de experiencias de formación docente realizadas en diferentes contextos y la difusión de resultados de investigación. Las capacidades que la Internet ofrece para la transmisión de audio, vídeo e imágenes dan viabilidad a la realización de reuniones científicas de carácter virtual, tomando en cuenta que en Ibero América está localizada una robusta comunidad de educadores que se dedican a reflexionar sobre la formación de los docentes y a poner en práctica iniciativas orientadas al mejoramiento de la calidad de la formación de los profesionales que enseñan matemáticas, ciencias y tecnologías. El CONVIBE está concebido como un evento a ser realizado en noviembre, cada dos años. Por ello, el II CONVIBE-FORPRO se realizará durante los días 10, 11 y 12 de noviembre de 2020, contando con el apoyo de la Sociedade Brasileira de Educação Matemática de Rio Grande do Norte, de la Asociación Civil Aprender en Red y de universidades argentinas, brasileras, colombianas, chilenas, ecuatorianas, peruanas y venezolanas, siendo organizado por académicos de esas instituciones.

CONTENIDO

OBJETIVOS DEL II CONVIBE-FORPRO DE FORMACIÓN DE PROFESORES DE MATEMÁTICA, CIENCIAS Y TECNOLOGÍA

El II CONVIBE-FORPRO tiene un doble propósito. Por un lado, el evento se orienta hacia la conformación de un espacio en el cual los formadores de profesores de los países iberoamericanos puedan compartir información científica de mutuo interés. Por otro lado, se busca crear posibilidades para que aquellos formadores que no tengan condiciones para viajar a países diferentes del de su residencia puedan participar en actividades académicas institucionalmente acreditadas y divulgar internacionalmente su producción científica. Adicionalmente, se estima que este espacio virtual hace viables encuentros presenciales futuros, así como también el establecimiento de relaciones de colaboración y amistad que son los estadios iniciales para la constitución de redes académicas de trabajo colaborativo y distribuido.

PROGRAMAÇÃO

CONFERENCIAS

Conferencia de Abertura

Metodologias ativas e as Tecnologias Digitais na adaptacao dos professores para o ensino remoto

Claudia Groenwald, claudiag1959@yahoo.com.br

Universidade Luterana do Brasil (ULBRA); Brasil

Conferencia Disponible Aquí

12

Conferencias Plenarias

A formação de professores de ciências para a compreensão das relações Ciência-Tecnologia-Sociedade.

Albino Oliveira Nunes, albinoon@hotmail.com

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN-Mossoró); Brasil

Conferencia disponible aqui

14

Inclusão e Uso de Tecnologias Digitais: o antes, durante e depois do ensino remoto.

Albino Szesz Júnior,albinojr12@gmail.com

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Brasil

Conferencia Disponible Aquí

15

Where

Event online
You will receive the broadcast link next to the event.

Speakers

  • Claudia Groenwald - Universidade Luterana do Brasil -ULBRA

    Metodologias ativas e as Tecnologias Digitais na adaptacao dos professores para o ensino remoto

  • Albino Oliveira Nunes - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN-Mossoró); Brasil

    A formação de professores de ciências para a compreensão das relações Ciência-Tecnologia-Sociedade.

  • Albino Szesz Júnior - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Brasil

    Inclusão e Uso de Tecnologias Digitais: o antes, durante e depois do ensino remoto.

  • Alejandra Deriard - Instituto Superior de Formación Docente Bernardo Houssay- Argentina Universidad Nacional de Tres de

    Enseñando a investigar acerca de la Historia de la Enseñanza de la matemática a futuros profesores de matemática

  • Ángel Alsina - Departamento de Didácticas Específicas (Área de Didáctica de la Matemática); Universidad de Girona (

    Aplicación del modelo realista-reflexivo en la formación del profesorado de matemáticas en Educación Infantil: ejemplificación a través del Enfoque de los Itinerarios de Enseñanza de las Matemáticas

  • Angélica María Martínez - Universidad Pedagógica Experimental Libertador - Instituto Pedagógico “Rafael Alberto Escobar Lara”

    La Educación Matemática bajo la perspectiva EMEI

  • Carmen Teresa Kaiber - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA); Brasil

    Conhecimentos Didático-Matemáticos e Tecnológicos na formação de professores: desafios e perspectivas

  • Cassio Cristiano Giordano - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) y Secretaria de Educação do Estado de São Pau

    Conhecimentos e saberes do professor: Educação Estatística e a formação de professores nos cursos de licenciatura em pedagogia e matemática no Brasil

  • Claudia Kranz - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Brasil

    Por uma Educação Matemática mais Inclusiva: desafios e possibilidades na formação de docentes

  • Claudia María Lara Galo - Ex-Presidenta del CLAME; Consultora independiente; Guatemala

    El aprendizaje basado en proyectos aplicando neurociencia. Ejemplos para usar en el aula de primaria.

  • Diana Jaramillo - Universidad de Antioquia (UdeA); Colombia

    Diversidad y cultura en la formación de profesores que enseñan matemáticas.

  • Jean Mac Cole Tavares Santos - Curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação (UERN); Brasil

    Currículo e Práticas na Escola: Atuação Docente em tempos de incerteza

  • José Fernandes da Silva - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG); Brasil

    Repercussões das políticas públicas na Formação de professores de Matemática no Brasil

  • Juan Nápoles Valdés - Universidad Nacional del Nordeste (UNNE - FaCENA) y Universidad Tecnológica Nacional (FRRE); Argenti

    La evaluación en tiempos de pandemia. Educación Matemática 2020

  • Karly Alvarenga - Universidade Federal de Goiás (UFG); Brasil

    O papel das Neurociências Cognitivas na Formação do Professor

  • Leandro Diniz - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Brasil

    Refletindo sobre o uso dos dados da Covid-19 em atividades para Educação Básica

  • Mabel Rodríguez - Universidad Nacional de General Sarmiento (UNGS); Argentina

    El profesor ante el desafío de formar docentes de matemática. Mucho más allá de saber enseñar matemática

  • Marcelo Bezerra de Morais - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Brasil

    Formação de professores (de matemática) e subjetividades: sensibilizando o olhar nos processos de ensino

  • Marcel Pochulu - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Brasil

    Formar profesores para enseñar en carreras no matemáticas

  • Marcelo Borba - Universidade estadual paulista (USP-RC); Brasil

    A formação docente para produção vídeos: pandemia, desigualdade social e educação matemática

  • Marger da Conceição Ventura Viana - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Brasil

    E agora? EAD? Ensino Remoto? Aprendizagem é o quê?

  • Oscar Guerrero - Universidad Arturo Prat (UNAP); Chile

    Cómo construyen el conocimiento sobre la enseñanza de la matemática los futuros profesores de Educación Secundaria en entornos de aprendizaje virtual

  • Olga Lidia Pérez González - Universidad de Camagüey “Ignacio Agramonte Loynaz” (UC); Cuba

    Contribución Teórica y Práctica a la Didáctica del Cálculo Diferencial y del Álgebra Lineal para carreras de ingeniería.

  • Oswaldo Jesús Martínez Padrón - Universidad Pedagógica Experimental Libertador – Instituto Pedagógico Rural El Mácaro (UPEL-IPREM);

    Promoción de la Resiliencia en el Aula de Matemática

  • Oswaldo Jesus Rojas - Universidad Antonio Nariño (UAN); Colombia

    Incidencia del pensamiento visual en el proceso de enseñanza aprendizaje de la Matemática: Una mirada desde la formación de profesores.

  • Raquel Carneiro Dörr - Universidade de Brasilia (UnB); Brasil

    A Aprendizagem Dialógica como viabilizadora da investigação matemática na Formação de Professores

  • Regina Pina - Universidade de Brasilia (UnB); Brasil

    O Lesson Study (LS) na Licenciatura em Matemática: Experiências na Universidade de Brasília

  • Sandra Virginia Leal Huise - Universidad Simón Bolívar (USB); Venezuela

    Conciencia  Heurística: Un Constructo Identitario de los Profesores de Matemática

  • Sani Rutz - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Brasil

    Inclusão e Uso de Tecnologias Digitais: o antes, durante e depois do ensino remoto

  • Walter F. Castro - Universidad de Antioquia (UdeA); Colombia

    El Enfoque Onto-semiótico: uma propuesta integradora de la cognición y de la instrucción matemática.

  • Marcos Requena - Universidad Siglo 21 (UES21); Argentina

    Ejes, sentidos y modos de la formación docente para la educación en la sociedad del conocimiento.

  • José Manuel de Matos - Universidade Nova de Lisboa

    La incidencia de la Historia de la Enseñanza de la Matemática en la formación de profesores de Matemática: deudas y desafios

  • Walter Otto Beyer Kesler - Universidad Nacional Abierta - UNA, VENEZUELA

    La incidencia de la historia de la enseñanza de la matemática en la formació de profesores de matemática: deudas y desafios

  • Edgar Guacaneme - Universidad Pedagógica Nacional - Colombia

    La incidencia de la histora de la enseñanza de la matemática en la formación de profesores de matema´tica: deudas y desafios.

  • Liliane Gutierre - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UERN); Brasil

    La incidencia de la histora de la enseñanza de la matemática en la formación de profesores de matema´tica: deudas y desafios.

  • Maria Cristina de Oliveira - Universidade Federal Juz de Fora - UFJF

    La incidencia de la histora de la enseñanza de la matemática en la formación de profesores de matema´tica: deudas y desafios.

  • Alejandra Deriard - Instituto Superior de Formación Docente Bernardo Houssay- Argentina; Universidad Nacional de Tres de

    La incidencia de la histora de la enseñanza de la matemática en la formación de profesores de matema´tica: deudas y desafios.

  • Víctor H. González - Universidad Nacional de General Sarmiento (UNGS); Argentina

    FORMACIÓN DE PROFESORES Y USO DE RECURSOS EN LAS CLASES DE MATEMÁTICA

  • Luciano Señorans - Instituto de Educación Superior N° 813 “Profesor Pablo Luppi”

    FORMACIÓN DE PROFESORES Y USO DE RECURSOS EN LAS CLASES DE MATEMÁTICA

  • Margarita Villegas - Universidade Federal Rural do Semi Arido - UFRESA (Mossoró, Brasil)

    La investigación, en la perspectiva histórico-cultural, en la formación de profesores

  • Wanda Rodríguez Arocho - Universidad de Puerto Rico - Recinto Rio Piedras

    La investigación, en la perspectiva histórico-cultural, en la formación de profesores

  • Dorenis Mota - Universidad San Francisco de Quito (Ecuador)

    La enseñanza de la matemática desde la virtualidad: desafios y procesos

  • Ricardo Valles - Universidad San Francisco de Quito (Ecuador)

    "La enseñanza de la matemática desde la virtualidad: desafios y procesos".

  • Giselle Costa de Sousa - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UERN); Brasil

    El rol de las tecnologías digitales en la enseñanza y aprendizaje de las ciencias y de las matemáticas

  • Maria Ivete Basniak - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR

    El rol de las tecnologías digitales en la enseãnza y aprendizaje de las ciencias y de las matemáticas

  • Freddy Yesid Villamizar Araque - Universidad Nacional Abierta y a Distancia -UNAD - COLOMBIA

    El rol de las tecnologías digitales en la enseãnza y aprendizaje de las ciencias y de las matemáticas

  • Rafael Enrique Gutiérrez Araujo - Asociación Civil Aprender en Red

    El rol de las tecnologías digitales en la enseãnza y aprendizaje de las ciencias y de las matemáticas

  • Juan Jeréz - ASOCIACIÓN VENEZOLANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA - CAPÍTULO BARINAS

    CONFLUENCIAS EN EL DESARROLLO DE LA EDUCACIÓN MATEMÁTICA ESPECIALMENTE INCLUSIVA, BAJO EXPERIENCIAS DE FORMACIÓN PROFESIONAL

  • Eva del Moral - INSTITUTO PEDAGOGICO DE MATURIN - UPEL VENEZUELA

    CONFLUENCIAS EN EL DESARROLLO DE LA EDUCACIÓN MATEMÁTICA ESPECIALMENTE INCLUSIVA, BAJO EXPERIENCIAS DE FORMACIÓN PROFESIONAL

  • Angélica Maria Martinez - INSTITUTO PEDAGOGICO DE MARACAY - UPEL MARACAY

    CONFLUENCIAS EN EL DESARROLLO DE LA EDUCACIÓN MATEMÁTICA ESPECIALMENTE INCLUSIVA, BAJO EXPERIENCIAS DE FORMACIÓN PROFESIONAL

  • Franahid Josefina D´silva - Universidad Nacional Abierta- Venezuela

    CONFLUENCIAS EN EL DESARROLLO DE LA EDUCACIÓN MATEMÁTICA ESPECIALMENTE INCLUSIVA, BAJO EXPERIENCIAS DE FORMACIÓN PROFESIONAL

Schedule

Hour Activity Description
10/11
00h00 Programa General
Abertura

ORIENTACIONES GENERALES PARA ACCEDER A LAS ACTIVIDADES DEL II CONVIBE-FORPRO

 

  1. Si se registraron deben haber recibido un link de acceso a una carpeta contentiva del programa general (si no lo ha recibido, solicítelo a iconvibe.forpro@gmail.com) ACCESO A PROGRAMACIÓN AQUI
  2. En esa carpeta será colocada la programación diaria que será liberada a la media noche del día anterior (tomar como referencia el horario de Brasilia, Brasil)
  3. En la programación diaria (archivo pdf) están los enlaces de acceso a todas las actividades del día previstas en el programa general
  4. Todas las actividades del II CONVIBE-FORPRO SON ASINCRÓNICAS,  salvo el Panel 2 del día 10-11-2020

Painel Temático 02: El rol de las tecnologías digitales en la enseñanza y aprendizaje de las ciencias y de las matemáticas; Dra. Maria Ivee Basniak (UNESPAR); Dr. Freddy Villamizar (UNAD); Dra. Giselle Costa (UFRN); Moderador: Rafael Gutiérrez (Aprender en Red), AO VIVO DISPONIBLE AQUI

  1. Para cada una de las actividades hay un enlace que dice disponible aqui, dando click a ese enlace se va directo a la actividad correspondiente

Ejemplo

Conciencia  Heurística: Un Constructo Identitario de los Profesores de Matemática. Sandra Virginia Leal Huise, sandralealhuise@gmail.com  Universidad Simón Bolívar (USB); Venezuela Conferencia Disponible Aquí

  1. Se solicita a los participantes que escriban comentarios, den opiniones o hagan preguntas en el espacio que tienen para ello los videos en YouTube
  2. Se recomienda que indique el corre-e en el comentario de modo que el expositor pueda responder directamente al interesado
  3. Se agradecen las sugerencias para mejorar y más aún los apoyos para avanzar
  4. Se solicita a todos los participantes que graben un video (máximo dos minutos) con comentarios, opiniones, sugerencias para mejorar la edición del III CONVIBE-FORPRO (noviembre 2022) al que todos están convidados desde ya.

ORIENTAÇÕES GENERAIS PARA  O ACESSO ÀS ACTIVIDADES DO

II CONVIBE-FORPRO

  1. Caso tenham se cadastrado, devem ter recebido um link de acesso a uma pasta contendo o programa geral (caso ainda não tenha recebido, solicite em iconvibe.forpro@gmail.com)  ACESSO À PROGRAMAÇÃO AQUI
  2. Nesta pasta será colocada a programação diária que será divulgada à meia-noite do dia anterior (tome como referência o horário de Brasília, Brasil)
  3. No programa diário (arquivo pdf) estão os links de acesso a todas as atividades do dia previstas no programa geral
  4. Todas as atividades do II CONVIBE-FORPRO SÃO ASSÍNCRONAS, exceto para o Painel 2 em 11-10-2020

Painel Temático 02: O papel das tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem de ciências e matemática; Dra. Maria Ivee Basniak (UNESPAR); Dr. Freddy Villamizar (UNAD); Dra. Giselle Costa (UFRN); Moderador: Rafael Gutiérrez (Aprenda online), AO VIVO DISPONÍVEL AQUI

  1. Para cada uma das atividades há um link que diz disponível aqui, clicando nesse link vai diretamente para a atividade correspondente

Exemplo

Consciência Heurística: Uma Construção Identitária de Professores de Matemática. Sandra Virginia Leal Huise, sandralealhuise@gmail.com  Universidade Simón Bolívar (USB); da Venezuela Conferência disponível aqui

  1. Os participantes são convidados a escrever comentários, dar opiniões ou tirar dúvidas no espaço fornecido para os vídeos no YouTube
  2. Recomenda-se que você indique o e-mail no comentário para que o expositor possa responder diretamente ao interessado.
  3. Sugestões de melhoria e ainda mais apoio para seguir em frente são apreciadas.
  4. Todos os participantes são convidados a gravar um vídeo (máximo de dois minutos) com comentários, opiniões, sugestões para melhorar a edição do III CONVIBE-FORPRO (novembro de 2022) para o qual todos estão convidados a partir de agora.

 

11/11
00h00 Programa General
Abertura

ORIENTACIONES GENERALES PARA ACCEDER A LAS ACTIVIDADES DEL II CONVIBE-FORPRO

 

  1. Si se registraron deben haber recibido un link de acceso a una carpeta contentiva del programa general (si no lo ha recibido, solicítelo a iconvibe.forpro@gmail.com) ACCESO A PROGRAMACIÓN AQUI
  2. En esa carpeta será colocada la programación diaria que será liberada a la media noche del día anterior (tomar como referencia el horario de Brasilia, Brasil)
  3. En la programación diaria (archivo pdf) están los enlaces de acceso a todas las actividades del día previstas en el programa general
  4. Todas las actividades del II CONVIBE-FORPRO SON ASINCRÓNICAS,  salvo el Panel 2 del día 10-11-2020

Painel Temático 02: El rol de las tecnologías digitales en la enseñanza y aprendizaje de las ciencias y de las matemáticas; Dra. Maria Ivee Basniak (UNESPAR); Dr. Freddy Villamizar (UNAD); Dra. Giselle Costa (UFRN); Moderador: Rafael Gutiérrez (Aprender en Red), AO VIVO DISPONIBLE AQUI

  1. Para cada una de las actividades hay un enlace que dice disponible aqui, dando click a ese enlace se va directo a la actividad correspondiente

Ejemplo

Conciencia  Heurística: Un Constructo Identitario de los Profesores de Matemática. Sandra Virginia Leal Huise, sandralealhuise@gmail.com  Universidad Simón Bolívar (USB); Venezuela Conferencia Disponible Aquí

  1. Se solicita a los participantes que escriban comentarios, den opiniones o hagan preguntas en el espacio que tienen para ello los videos en YouTube
  2. Se recomienda que indique el corre-e en el comentario de modo que el expositor pueda responder directamente al interesado
  3. Se agradecen las sugerencias para mejorar y más aún los apoyos para avanzar
  4. Se solicita a todos los participantes que graben un video (máximo dos minutos) con comentarios, opiniones, sugerencias para mejorar la edición del III CONVIBE-FORPRO (noviembre 2022) al que todos están convidados desde ya.

ORIENTAÇÕES GENERAIS PARA  O ACESSO ÀS ACTIVIDADES DO

II CONVIBE-FORPRO

  1. Caso tenham se cadastrado, devem ter recebido um link de acesso a uma pasta contendo o programa geral (caso ainda não tenha recebido, solicite em iconvibe.forpro@gmail.com)  ACESSO À PROGRAMAÇÃO AQUI
  2. Nesta pasta será colocada a programação diária que será divulgada à meia-noite do dia anterior (tome como referência o horário de Brasília, Brasil)
  3. No programa diário (arquivo pdf) estão os links de acesso a todas as atividades do dia previstas no programa geral
  4. Todas as atividades do II CONVIBE-FORPRO SÃO ASSÍNCRONAS, exceto para o Painel 2 em 11-10-2020

Painel Temático 02: O papel das tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem de ciências e matemática; Dra. Maria Ivee Basniak (UNESPAR); Dr. Freddy Villamizar (UNAD); Dra. Giselle Costa (UFRN); Moderador: Rafael Gutiérrez (Aprenda online), AO VIVO DISPONÍVEL AQUI

  1. Para cada uma das atividades há um link que diz disponível aqui, clicando nesse link vai diretamente para a atividade correspondente

Exemplo

Consciência Heurística: Uma Construção Identitária de Professores de Matemática. Sandra Virginia Leal Huise, sandralealhuise@gmail.com  Universidade Simón Bolívar (USB); da Venezuela Conferência disponível aqui

  1. Os participantes são convidados a escrever comentários, dar opiniões ou tirar dúvidas no espaço fornecido para os vídeos no YouTube
  2. Recomenda-se que você indique o e-mail no comentário para que o expositor possa responder diretamente ao interessado.
  3. Sugestões de melhoria e ainda mais apoio para seguir em frente são apreciadas.
  4. Todos os participantes são convidados a gravar um vídeo (máximo de dois minutos) com comentários, opiniões, sugestões para melhorar a edição do III CONVIBE-FORPRO (novembro de 2022) para o qual todos estão convidados a partir de agora.

 

12/11
00h00 Programa General
Abertura

ORIENTACIONES GENERALES PARA ACCEDER A LAS ACTIVIDADES DEL II CONVIBE-FORPRO

 

  1. Si se registraron deben haber recibido un link de acceso a una carpeta contentiva del programa general (si no lo ha recibido, solicítelo a iconvibe.forpro@gmail.com) ACCESO A PROGRAMACIÓN AQUI
  2. En esa carpeta será colocada la programación diaria que será liberada a la media noche del día anterior (tomar como referencia el horario de Brasilia, Brasil)
  3. En la programación diaria (archivo pdf) están los enlaces de acceso a todas las actividades del día previstas en el programa general
  4. Todas las actividades del II CONVIBE-FORPRO SON ASINCRÓNICAS,  salvo el Panel 2 del día 10-11-2020

Painel Temático 02: El rol de las tecnologías digitales en la enseñanza y aprendizaje de las ciencias y de las matemáticas; Dra. Maria Ivee Basniak (UNESPAR); Dr. Freddy Villamizar (UNAD); Dra. Giselle Costa (UFRN); Moderador: Rafael Gutiérrez (Aprender en Red), AO VIVO DISPONIBLE AQUI

  1. Para cada una de las actividades hay un enlace que dice disponible aqui, dando click a ese enlace se va directo a la actividad correspondiente

Ejemplo

Conciencia  Heurística: Un Constructo Identitario de los Profesores de Matemática. Sandra Virginia Leal Huise, sandralealhuise@gmail.com  Universidad Simón Bolívar (USB); Venezuela Conferencia Disponible Aquí

  1. Se solicita a los participantes que escriban comentarios, den opiniones o hagan preguntas en el espacio que tienen para ello los videos en YouTube
  2. Se recomienda que indique el corre-e en el comentario de modo que el expositor pueda responder directamente al interesado
  3. Se agradecen las sugerencias para mejorar y más aún los apoyos para avanzar
  4. Se solicita a todos los participantes que graben un video (máximo dos minutos) con comentarios, opiniones, sugerencias para mejorar la edición del III CONVIBE-FORPRO (noviembre 2022) al que todos están convidados desde ya.

ORIENTAÇÕES GENERAIS PARA  O ACESSO ÀS ACTIVIDADES DO

II CONVIBE-FORPRO

  1. Caso tenham se cadastrado, devem ter recebido um link de acesso a uma pasta contendo o programa geral (caso ainda não tenha recebido, solicite em iconvibe.forpro@gmail.com)  ACESSO À PROGRAMAÇÃO AQUI
  2. Nesta pasta será colocada a programação diária que será divulgada à meia-noite do dia anterior (tome como referência o horário de Brasília, Brasil)
  3. No programa diário (arquivo pdf) estão os links de acesso a todas as atividades do dia previstas no programa geral
  4. Todas as atividades do II CONVIBE-FORPRO SÃO ASSÍNCRONAS, exceto para o Painel 2 em 11-10-2020

Painel Temático 02: O papel das tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem de ciências e matemática; Dra. Maria Ivee Basniak (UNESPAR); Dr. Freddy Villamizar (UNAD); Dra. Giselle Costa (UFRN); Moderador: Rafael Gutiérrez (Aprenda online), AO VIVO DISPONÍVEL AQUI

  1. Para cada uma das atividades há um link que diz disponível aqui, clicando nesse link vai diretamente para a atividade correspondente

Exemplo

Consciência Heurística: Uma Construção Identitária de Professores de Matemática. Sandra Virginia Leal Huise, sandralealhuise@gmail.com  Universidade Simón Bolívar (USB); da Venezuela Conferência disponível aqui

  1. Os participantes são convidados a escrever comentários, dar opiniões ou tirar dúvidas no espaço fornecido para os vídeos no YouTube
  2. Recomenda-se que você indique o e-mail no comentário para que o expositor possa responder diretamente ao interessado.
  3. Sugestões de melhoria e ainda mais apoio para seguir em frente são apreciadas.
  4. Todos os participantes são convidados a gravar um vídeo (máximo de dois minutos) com comentários, opiniões, sugestões para melhorar a edição do III CONVIBE-FORPRO (novembro de 2022) para o qual todos estão convidados a partir de agora.

 

Registrations