Informações

Do dia 4 ao dia 7 de julho será realizado o III Congresso Brasiliense On-line de Atenção Médica à População LGBTQIA+, disponível para todo o Brasil, com certificação de 20 horas!

Se você também sente maior necessidade da abrangência da saúde da população LGBTQIA+ na sua graduação e gostaria de expandir seus conhecimentos sociais, pessoais e sobre saúde multidisciplinar, então essa é sua chance!

Você terá a oportunidade de submeter trabalhos que serão publicados nos anais do congresso, com prazo final de submissão até o dia 31/05/22, e ainda estará concorrendo à premiação dos três melhores resumos selecionados! Além disso, teremos diversos sorteios que serão divulgados em breve!

E o mais importante, todo o lucro será revertido para a Casa Rosa (@casarosadf), uma instituição que tem como objetivo atender o público adulto LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social. Ou seja, com apenas 15 reais você participa de um congresso incrível e ainda ajuda essa instituição maravilhosa!

Ficou interessado? Já se inscreve para o evento e siga o @congressolgbtqia para não perder nenhuma novidade!

Conteúdo do curso

1º DIA
Maior visibilidade da população LGBTQIA+ (sigla e orientação vs gênero) - Dr. Bruno Pereira Stelet
01:04:36
A violação a cidadania dos LGBTQIA e programa de planos nacionais para proteção dessa população - Prof. Dr. Márcio Evangelista
49:36
População LGBTQIA+ e HIV - Dr. Felipe Medeiros
01:08:14
Possibilidades de amamentação das famílias LGBTQIA+ e uma sugestão de modelo empático de atendimento - Dra. Ana Carolina Lorga Salis
01:08:23
2º DIA
Atendimento psicológico de pessoas trans, vivências gays e importância do atendimento LGBTQIA+ - Dr. Felipe Medeiro
49:33
Processo de transição de gênero: social, fármaco-hormonal e cirúrgico. Compreensão e apoios necessários - Dr. Luiz Fernando Maques
43:09
Câncer de mama invasivo de homens e mulheres trans - Dra. Flávia Vidal
35:44
Gestação no homem trans. Abordagem no atendimento ginecológico com homens trans - Dr. Nicolas Cayre
49:12
3º DIA
Sexualização dos LGBTQIA+ devido à indústria pornográfica e seus efeitos na saúde mental - Dr. Arthur Fernandes
48:56
Roda de conversa sobre experiência como barriga solidária - Lorenna Sales de Resende
32:11
4º DIA
Reprodução Humana em casais LGBTQIA+. Acesso a fertilização in vitro pelo SUS por casais homoafetivos - Dr. Nicolas Cayre
01:12:53
Realização de sexo seguro pela população LGBTQIA+ e Intersexo - Dra. Kassia Lourenceti
01:06:24
Capacitação de profissionais para tratamento de pessoas LGBTQIA+ (anamnese e exame físico) - Dr. Vinícius Lacerda
54:49

Carregando área de inscrição

Submissão de Trabalhos

Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão e enviar seus trabalhos

Área de submissão

Instrutores

Saiba mais

Dr. Nicolas Cayre

Saiba mais

Dra. Kassia Lourenceti

Saiba mais

Dr. Vinícius Lacerda

Saiba mais

Dr. Arthur Fernandes

Saiba mais

Lorenna Sales de Resende

Saiba mais

Dra. Flávia Vidal

Saiba mais

Dr. Luiz Fernando Marques

Saiba mais

Psi. Felipe Medeiro

Saiba mais

Dra. Ana Carolina Lorga Salis

Saiba mais

Prof. Dr. Márcio Evangelista

Saiba mais

Dr. Bruno Pereira Stelet

Patrocínio

Associação dos Estudantes de Medicina do Distrito Federal (AEMED-DF)

A AEMED-DF é a entidade representativa dos estudantes do curso de Medicina do DF, sendo hoje reconhecida pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pela Associação Médica de Brasília (AMBr).

Dr. Nicolas Cayre

-


 

Graduação em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) - Brasilia. Residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pela UnB. Membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) com capacitação na área pela mesma sociedade. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Integrante do corpo clínico do Genesis -Centro de Assistência em Reprodução Humana de Brasília. Preceptor de Residência Médica do Hospital Regional de Sobradinho – HRS Professor do UNICEUB - Centro de Ensino Superior de Brasilia

Dra. Kassia Lourenceti

@drakassialourenceti


Formada em medicina em 2013 pela UFG – Universidade Federal de Goiás.
Residência médica em Ginecologia e Obstetrícia em 2017 também pela UFG.
Atuação por mais de 6 anos junto a L.A.Sex - Liga Academica de Sexualidade Humana e ao Projeto Transexualizador, ambos filiados a UFG.
Especialização em Sexologia Clínica pela Faculdade IBCMed. (2020)
Mestranda em Bioética na UnB - Universidade de Brasília. (2020 - atual)
Docente no UNICEUB - TUTORIAL e Coordenadora docente da Liga Acadêmica de Sexologia do DF (2021 - atual)
Médica Ginecologista e Obstetra na Secretaria Estadual de Saúde do Distrito Federal, atuando na emergência do Centro Obstétrico do HRSM (2018 - atual)

Dr. Vinícius Lacerda

-


Médico Cirurgião do Aparelho Digestivo. Assistente voluntário do Ambulatório de Doenças Infecciosas do Ânus e do Reto do Hospital das Clínicas FMUSP. Conteúdo em redes sociais voltado para a saúde da população LGBTQIA.

Dr. Arthur Fernandes

-


Médico de Família e Comunidade (SMS Recife), Paliativista (IMIP) e Mestre em Cuidados Paliativos (IMIP). Especialista em Preceptoria de Residência Médica em MFC (UFCSPA). Preceptor da Residência em MFC (SES-DF) e Internato em Saúde Integral (UnB). Escritor.

Lorenna Sales de Resende

@loresende_


Oi, eu sou a Lorenna. Tenho 27 anos, sou publicitária de formação, porém, atuo na área comercial de uma indústria de Goiânia. Sou mãe do Edu, o menino que tem 6 anos, mas parece que tem 36. E no ano de 2020, aceitei ser barriga solidária dos meus primos, e em 2022 nasceram Marc e Maya.

Dra. Flávia Vidal

-


 

Mastologista da Rede DASA - Regional Brasília. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás. Cofundadora do projeto Ummas Mulheres

Dr. Luiz Fernando Marques

-


Luiz Fernando Marques, médico sanitarista, com especialidades e atuação nas áreas de sexualidades, substâncias psicoativas, prevenção de infecções de transmissão sexual e adolescências. Formação em universidades e serviços no Brasil e em vários países da Europa e nos Estados Unidos, em diversas ocasiões. Trabalhou no Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, em Brasília, na elaboração da política e na execução de projetos na área de Aids e de drogas & Aids para desenvolvimento nos estados da federação. É autor e coautor de capítulos de livros e matérias de revistas temáticas nas áreas de DST/Aids e substâncias psicoativas. Na área de Cooperação Internacional, participou de diversas missões do governo brasileiro na cooperação técnica bilateral com países africanos – Tanzânia, Congo, Angola - no estabelecimento de ações de prevenção de IST/Aids entre homens que fazem sexo com homens, usuários de drogas injetáveis e profissionais do sexo. Prestou várias consultorias às agências do sistema ONU – UNAIDS, OMS-Afro, OPAS – em Angola, Moçambique, Uruguai na avaliação implantação de programas na área de DST/Aids e substâncias psicoativas. Atualmente trabalha na Secretaria de Saúde do DF, no Adolescentro (Centro de Referência, Pesquisa, Capacitação e Atenção ao Adolescente em contexto familiar), onde desenvolve atividades clínicas, manejo de grupos, formação de pessoas e planejamento de atividades de assistência e de estudo relativos à saúde de populações vulneráveis, com destaque a jovens LGBTQIA+ e em processo de transição de gênero (transgenero). Atua ainda no Ambulatório de Assistência Especializada a Pessoas Travestis e Transexuais (Ambulatório Trans) do DF, tendo participado de sua concepção, negociação e atualmente no atendimento individual e em grupo da clientela do serviço, incluindo seus familiares e amigos, em apoio a seus cuidados.

Psi. Felipe Medeiro

@felipemedeiro.psi


Homem, cis e gay. Psicólogo, empresário, CEO da Pride Instituto de Saúde Integrada composto por 16 psicólogos, psiquiatra e ginecologista, referência no atendimento multidisciplinar de pacientes LGBTQIAP+ e consultoria de diversidades e inclusão no Brasil. Formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), com ênfase em Psicologia clínica e contra ênfase em psicologia do trabalho, atuando hoje a partir da Psicologia Afirmativa, da Teoria da Subjetividade, PCP e psicanálise. Pesquisador de temáticas que atravessam a diversidade, sexualidade humana, mais especificamente acerca do e HIV e AIDS, além de prostituição masculina. Pós graduando em:

• Sexualidade Humana pelo CBI OF MIAMI

• Teoria cognitivo comportamental pelo Uniamérica

• Psicologia do trabalho pelo Uniamérica

•Formação continuada em Saúde LGBTQIAP+: práticas transdisciplinares

Ampla experiência no atendimento de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais, assim como pessoas que convivem com HIV, e ou acabaram de descobrir sorologia, brasileiros que vivem no exterior e toda diversidade humana, somando mais de 4700 horas de atendimento psicoterápico. Entrevistou mais 8 mil pessoas como psicólogo organizacional.Contratou cerca de 1200 colaboradores para diversas empresas.

Dra. Ana Carolina Lorga Salis

-


Mãe de três. Pediatra, Especialista em Aleitamento Humano, certificada pelo International Board of Lactation Consultant Examiners (IBLCE - @iblce ). Pós-graduada em Aleitamento Humano pelo Instituto Passo 1. Atua como membro da Liga Aleitamento Brasil (@ligaaleitamentobrasil). É membro do CADI (Comissão pró-Aleitamento Diverso e Inclusivo - @cadi_amamentacaoinclusiva ) e atua como voluntária na Associação Clínica de Bebês (Projeto Ninho do Bebê - @projetoninhodobebe). Palestrante na área de Lactação e Inclusão LGBTQIA+. Desde sempre interessada por temas relacionados à diversidade, psicologia infantil e educação. Eterna aprendiz em comportamento humano. Ativista.

Prof. Dr. Márcio Evangelista

-


Doutor e Mestre em Direito. Professor do Programa de Mestrado do IESB/DF. Professor de Direito no Curso de Serviços Jurídicos e Notariais no Curso EAD do UniCeub/DF. Professor de Direito na Escola da Magistratura do DF. Juiz de Direito do TJDFT

Atuou como: Juiz Auxiliar da Corregedoria do TJDFT (2012/2015). Juiz Auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça (2016/2018). Juiz Auxiliar da Presidência e Secretário-Geral Adjunto do Conselho Nacional de Justiça (2018/2019). Conselheiro Suplente do Conselho Nacional de Arquivos (2018/2019). Juiz Auxiliar da Presidência do TJDFT (2020/2022).

Dr. Bruno Pereira Stelet

-


Possui graduação em Medicina pela UERJ, Mestrado em Saúde Coletiva pelo IMS-UERJ; Doutorado em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ); Especialista em Medicina de Família e Comunidade; e Especialista em Ensino na Saúde. Desenvolveu atividades de preceptoria na APS do Rio de Janeiro. Foi professor das Faculdades de Medicina da UFRJ e da UnB. Atualmente atua como MFC na SES-DF e como preceptor do programa de residência médica em MFC pela Escola Superior de Ciências da Saúde (DF). Atua ainda como professor da Unieuro (IESCG4 E 7).