Este evento possui transmissão ao vivo.
O III Congresso Internacional dos Mestrados Profissionais em Psicologia apresenta como tema: Redes de pesquisa e práticas em psicologia: contextos de cuidado. Tem o propósito de fomentar o diálogo entre a atividade profissional e a produção do conhecimento científico e com isso ampliar as vozes produtoras de conhecimento no campo da psicologia.
Essa edição será realizada na modalidade híbrida (presencial e online) em Salvador-Bahia.
IMPORTANTE: As salas de apresentação oral serão realizadas através da plataforma TEAMS, para ser usada no celular é necessário que baixe o aplicativo com antecedência.
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Obs: O Encontro de Pesquisadores: Pesquisa Aplicada e Produção Técnica é fechado aos promotores do congresso.
Coordenação: Mônica Ramos Daltro
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Área de submissãoENCONTRO DE PESQUISADORES: PESQUISA APLICADA E PRODUÇÃO TÉCNICA Palestra · Candido V. B. B. Pessôa, Lívia Oliveira Borges, Luana Carramillo Going
MESA DE ABERTURA Abertura · Atson Fernandes, Gerson Yukio Tomanari, Márcea Andrade Sales, Mônica Ramos Daltro
CONFERÊNCIA DE ABERTURA Abertura · Pedro Paulo Bicalho
CREDENCIAMENTO Credenciamento
APRESENTAÇÃO - O QUE É SER BAHIANO – RITA ASSEMANY – CHIQUITA E DENDÊ Apresentação Artística
MESA - POLÍTICAS PUBLICAS, VIOLÊNCIAS E VULNERABILIDADES Mesa Temática · Ana Luisa Teixeira de Menezes, Beatriz Brambilla, Carle Porcino, Silvia Virginia Coutinho Areosa
APRESENTAÇÕES DE TRABALHO ORAIS Apresentação de Trabalhos
INTERVALO ALMOÇO Almoço
MESA - FATORES PSICOSSOCIAIS EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO Mesa Temática · Catherine Christine Kline, Hilda Rosa Capelão Avoglia, Leticia Lorenzoni Lasta, Milena Lisboa
MESA - FATORES PSICOSSOCIAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO Mesa Temática · Ana Maria Paim Camardelo, Carla Santarém Semedo, Paulo Eduardo Benzoni, Silvana Regina Ampessan Marcon
APRESENTAÇÕES DE TRABALHO ORAIS Apresentação de Trabalhos
MESA - PROMOÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR Mesa Temática · Carina Nunes Bossardi, Cassia Leal da Hora, Leopoldo Barbosa, Octavio Serpa
REUNIÃO DE COORDENADORES DE MESTRADOS PROFISSIONAIS EM PSICOLOGIA Abertura · Eduardo Steindorf Saraiva, Nuria Malajovich Munoz
APRESENTAÇÕES DE TRABALHO ORAIS Apresentação de Trabalhos
ENCERRAMENTO Encerramento
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO
Rua Silveira Martins
Cabula, Salvador - BA
41150-000
Rua Silveira Martins
Cabula, Salvador - BA
41150-000
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
CONTATO
Pró-Reitoria de Extensão
Campus Cabula – Pavilhão 2 – 1.º Andar
WhatsApp: (71) 99379-2444
E-mail: extensao@bahiana.edu.br
CNPJ: 13.927.934/0001-15
Psicólogo pela USP com Especialização em Administração de Empresas (FEA-USP), Doutor em Psicologia (PUC-Camp) e Mestre em Promoção de Saúde (UNIFRAN). Atua em pesquisa e prática sobre estresse e saúde mental no trabalho. Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental da UNIP – Universidade Paulista no campus Ribeirão Preto – SP, onde desenvolve sua linha de pesquisa há mais de 20 anos. Representante regional da SBPOT – Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho e em seu percurso, como professor e pesquisador, vem desenvolvendo trabalhos sobre estresse ocupacional junto a pesquisadores de grandes centros de pesquisa no Brasil, Chile, Canadá, Portugal e Croácia. Trabalhou para Ministério Público do Trabalho de Roraima, Petrobras, Secretaria de Segurança Pública do Mato Grosso, Sergipe e Tocantins, Usina Santa Adélia, Banco do Brasil entre outras empresas. Criador do Método IRIS para Gerenciamento e Controle do Estresse.
Diretora Adjunta do departamento de Engajamento dos Doentes e da Comunidade na Universidade British Columbia, onde desenvolve pesquisas voltadas para a integração dos conhecimentos especializados dos doentes e da comunidade formativa no campo da saúde. Gere o Programa de Investigação com a Patient & Community Partnership for Education, e colabora com o Centro para o Envolvimento dos Doentes e da Comunidade na UBC. Lidera o desenvolvimento de um movimento internacional e interdisciplinar para incorporar a voz do doente na educação dos profissionais de saúde.L icenciada em Psicologia pela Simon Fraser University e tem um mestrado em Educação para a Saúde pela Dalhousie University.
Psicólogo. Preceptor e supervisor da equipe de saúde mental do Instituto de Medicina Integral Prof Fernando Figueira (IMIP). Doutor em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela UFPE. Coordenador do mestrado profissional em psicologia da saúde da FPS.
Doutorada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorado Sanduíche na Universidade de Montréal (UdeM), Canadá. Especialista em Intervenções Psicossociais pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Formação Plena em Psicoterapia Relacional Sistêmica (Instituto Familiare/SC). Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UNIVALI)
Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Gestão do Trabalho (UNIVALI)
Professora do Curso de Graduação em Psicologia da Escola de Ciências da Saúde (UNIVALI)
Psicóloga Clínica (Clínica Contemporaneamente).
Pesquisadora do GT-Psicologia da Saúde da Criança e do Adolescente (ANPEPP).
Pesquisadora nos grupos de pesquisa do CNPq: Grupo de Estudos de Vigilância e Atenção à Saúde - GEVAS - UNIVALI e Processos Psicológicos, Desenvolvimento Humano e Saúde - UNIVALI
Possui graduação em Administração de Empresas pela EAESP da Fundação Getulio Vargas – SP (1990), mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e do Instituto Par. É orientador no Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada do Instituto Par. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de repertórios individuais e processos grupais.
Professora auxiliar no Departamento de Psicologia da Universidade de Évora. É doutorada em Psicologia Social e Básica pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, e especialista em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Leciona na Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Psicologia, nas áreas da Psicologia da Saúde Ocupacional, Psicologia das Organizações e Métodos de Avaliação Psicológica. É investigadora integrada do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP), no âmbito do qual promove e coordena investigação-ação em psicologia do trabalho e das organizações em contextos de saúde, com vista à promoção do desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores e à melhoria da prestação de cuidados. Antes de iniciar a sua carreira académica, trabalhou durante dez anos como psicóloga na área da consultoria de recursos humanos.
Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília com estágio pós-doutoral na Universidade Complutense de Madri. Mestre em Administração e graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte Professora no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFMG. Ex-presidente da SBPOT. Ex-membro suplente de Comitê Assessor do CNPq na área de Psicologia e Serviço Social. Membro da comissão de avaliação da CAPES. Pesquisadora CNPq (PQ-1A.)
Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Doutora em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduada em Pedagogia. Graduada em Psicologia. Coordenadora e Docente do Mestrado Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas e da Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional e Clínica e docente no curso de Psicologia na Universidade Católica de Santos. Membro Conselheira da Associação Brasileira de Brinquedoteca (ABBri). Membro do GT: Brinquedo, Aprendizagem e Saúde. Associação Nacional de Pesquisadores da Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).
Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Doutora em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduada em Pedagogia. Graduada em Psicologia. Coordenadora e Docente do Mestrado Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas e da Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional e Clínica e docente no curso de Psicologia na Universidade Católica de Santos. Membro Conselheira da Associação Brasileira de Brinquedoteca (ABBri). Membro do GT: Brinquedo, Aprendizagem e Saúde. Associação Nacional de Pesquisadores da Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).
Doutora em Educação (Universidade Federal da Bahia, Pós Doutorado na Universidade Federal de Uberlândia; Mestre em Educação (UFBa) Licenciada em Geografia (UCSAL). Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação, Professora Permanente do Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - GESTEC UNEB. Superintendente de Desenvolvimento Científico - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - SDC-SECTI/BA (2023). Representante das Universidades Estaduais no Fórum de Mestrados Profissionais em Educação FOMPE (2018-2021)
Professor Visitante da Western University of Ontario, London, Canadá (2018); Pesquisador Colaborador do Departamento de Diagnóstico Oral da UNICAMP (2010 - 2016); Mestre e Doutor em Ciências Morfológicas pela UNIFESP (1999/2002); Especialista em Implantodontia pela BAHIANA (2017); Cirurgião-Dentista pela UFBA (1995); Professor Titular-Pleno da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Professor Titular da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (BAHIANA); Professor do Programa de Mestrado em Odontologia (BAHIANA); Pró-Reitor de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação da UNEB: 2014 - 2016; Coordenador de Pesquisa e Inovação da BAHIANA (2016 ).Membro da Sociedade Brasileira de Anatomia; Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial
Doutora em Medicina e Saúde Humana, pela Bahiana Graduada em Psicologia pela UFBa . Psicanalista, Professora titular do curso de psicologia da Bahiana e do programa de Pós-graduação em Medicina e Saúde Humana na EBMSP e coordenadora do Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde. Membro da Asociácion Latinoamericana para Lá Formación y Enseenza de la Psicologia (ALFEPSI). Pesquisadora da interface psicologia, saúde e educação. Editora Científica da Revista Psicologia Diversidade e Saúde.
Graduado em Psicologia (UFF), com especialização em Psicologia Jurídica (UERJ), mestrado e doutorado em Psicologia (UFRJ). Professor Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos. Professor Visitante do Doutorado em Psicologia da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), do Mestrado em Criminologia Aplicada da Universidade San Carlos (Guatemala) e do Mestrado em Psicologia Social da Universidade de la Republica (Uruguai). Presidente do Conselho Federal de Psicologia.
Doutora em Enfermagem e Saúde (PPGNEF)/UFBA. Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Formação em Psicologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC Salvador). Psicóloga no Grupo Gay da Bahia (GGB)/Associação de Travestis de Salvador (ATRAS). Membro do Grupo de Pesquisa em Sexualidades, Vulnerabilidades, Drogas e Gênero (SVDG) e do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde, Violência e Subjetividade (SAVIS) da UFBA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gênero, Saúde e Populações Vulneráveis. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: populações vulneráveis, sexualidades, transgeneridades, envelhecimento, práticas de modificações corporais e redução de danos transversa lizadas pela Teoria das Representações Sociais (TRS).
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou como Pró-Reitora de Extensão e Relações Comunitárias da Universidade de Santa Cruz do Sul (2009-2013). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e de Psicologia Profissional da UNISC. Vice-líder do grupo de pesquisa no CNPQ PEABIRU: educação ameríndia e interculturalidade. (UFRGS/UNISC) Tem pesquisas na área de Psicologia e Educação: educação guarani e kaingang na educação básica, mitologias indígenas psicologia comunitária, psicologia analítica e espiritualidade. Coordena o projeto Aprendizagens interculturais com os Guarani e Kaingang na Educação Básica. Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação na UFRGS. Bolsista produtividade- PQ - CNPq.
Psicóloga. Doutora em Psicologia Social (PUC/SP). Mestra em Psicologia da Saúde (UMESP). Docente da Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Coordenadora do Curso de Aprimoramento Clínico-Institucional em Clínica da Sexualidade e Gênero, Segundo a Perspectiva da Psicologia Sócio-Histórica (PUC-SP). Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET/Psicologia), bolsista do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). Professora Colaboradora do Ministério da Justiça e Segurança Pública, junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública, no Curso Nacional de Atendimento à Mulher em Situação de Violência no âmbito do Sistema Único de Segurança Pública
Graduação em Psicologia (UNISINOS), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade (PUCRS). Fez doutorado sanduiche na UB/ES (Dep. De Psicologia e Educação) e Serviço Social (PUCRS)e pós-doutorado em Serviço Social (PUCRS). Professora do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação- Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional. Docente e Coordenadora do Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Representante da UNISC no Fórum Gaúcho das IES com ações voltadas ao Envelhecimento Humano. Avaliadora do Inep/Sinaes (MEC). Editora da Revista PSI UNISC. Membro do GT - "Representações Sociais" da ANPEPP.Professora Colaboradora do Ministério da Justiça e Segurança Pública, junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública, no Curso Nacional de Atendimento à Pessoa Idosa: o papel dos profissionais de segurança pública.
Psicóloga pela UFBA, mestrado e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado sanduíche (CNPq) na Universitat Autònoma de Barcelona - Espanha, por um ano. Pesquisadora da área de Saúde Mental no Grupo de Pesquisa Psicologia, Diversidade e Saúde. Coordena o Grupo de estudos e pesquisa "Tecnologias Ancestrais do Cuidado: intersecções entre saberes e práticas relacionadas à raça, gênero e classe social". Professora da graduação de Psicologia e do Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. É integrante do Centro de Atenção ás Juventudes (CAJU) e desenvolve projetos de extensão que se destina à invenção de dispositivos de cuidado em saúde mental em diálogo com as juventudes.
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Franciscana (UFN), Pós-Graduação em Saúde da Família pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão/ Faculdade Internacional de Curitiba (IBPEX/FACINTER), Mestrado em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Doutorado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora vinculada ao Núcleo E-politcs - Estudos em Políticas e Tecnologias Contemporâneas de Subjetivação (UFRGS), ao Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Inclusão e Produção de Sujeitos (UNISC) e ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde (UNISC). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento das Ciências da Saúde e do Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul, Coordenadora Adjunta do PPGPsi - UNISC, Membro da Equipe Editorial da Revista PSI UNISC e Editora Chefe no período de janeiro de 2023 a dezembro de 2023. Membro do GT - "Políticas de Subjetivação e Invenção do Cotidiano" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).
Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - IPUSP. Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Políticas Públicas da Universidade Católica de Santos. Pesquisas envolvendo saúde mental, desenvolvimento da infância e adolescência em contexto de violência e vulnerabilidade. Coordenadora de projetos de pesquisa e extensão visando o atendimento psicológico de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Membro do GT Métodos Projetivos na Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa. Integrante do Conselho Editorial da Revista Psicólogo InFormação e do Boletim de Psicologia.
Psicóloga pela Universidade de Caxias do Sul, mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Psicologia (Linha Organizações, trabalho e aprendizagem) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Proprietária - Decisão Recursos Humanos e professora doutora Titular da Universidade de Caxias do Sul. Professora em cursos de graduação e de especialização lato senso.. Realiza atividades no Centro de Inovação e de Tecnologias Educacionais da UCS, no núcleo de Gestão Universitária. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCS - Mestrado Profissional. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em
Graduação em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul, mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora adjunto III da Universidade de Caxias do Sul, atuando como docente no curso de graduação em Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDir) e Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Sociais (NEPPPS) e da Incubadora Social e Tecnológica da Universidade de Caxias do Sul. Pesquisadora dos seguintes temas: serviço social, processo de trabalho, políticas públicas e sociais, políticas públicas ambientais, resíduos sólidos, trabalho e vulnerabilidade social.
Professor associado do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB/UFRJ); docente permanente do Mestrado Profissional em Atenção Psicossocial e do Programa de Pós Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do IPUB/UFRJ; Coordenador adjunto do Programa de Residência Médica em Psiquiatria do IPUB/UFR.
Psicóloga e doutora em Psicologia Experimental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP (2015), mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente, é docente do Programa de Mestrado Profissional no Instituto Par - Ciências do Comportamento. Atua como Coordenadora e Professora do Curso de Especialização em Análise do Comportamento Aplicada ABA ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), é coordenadora acadêmica e vice-presidente na mesma instituição. Tem experiência na área de Psicologia, pesquisa e intervenção em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao TEA, com ênfase em Formação em ABA para profissionais, familiares e diferentes agentes de ensino.
Doutora em Teoria Psicanalítica pelo Instituto de Psicologia da UFRJ. Professora associada do Instituto de Psiquiatria - IPUB/UFRJ. Tem experiência na área de Psicanálise e Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: clínica psicanalítica da psicose; dispositivos de cuidado em saúde mental; pesquisa narrativa; escrita, subjetividade e testemunho; aspectos psicossociais do sofrimento. É professora permanente e coordenadora do Mestrado profissional em Atenção Psicossocial e professora da Especialização em Clínica Psicanalítica do IPUB/UFRJ.
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), pós-doutorado em Psicologia Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2020). Professor adjunto na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), atuando no ensino de graduação e na pós-graduação no Mestrado Profissional em Psicologia. Possui experiência em Psicologia, Psicanálise e suas articulações com Antropologia e Educação. Desenvolve atividades clínicas e institucionais através do Núcleo de Assessoria e Consultoria em Educação e Saúde (NACES), empresa no qual é sócio e diretor técnico. Principais temas de interesse e investigação são: gênero, sexualidades, educação, parentalidades, violências e tratamento de conflitos. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Subjetividades e Instituições em Dobras. É integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades. É integrante do Grupo de Pesquisas Políticas públicas no tratamento de conflitos. É integrante do Grupo de Pesquisa Peabiru: Educação Ameríndia e Interculturalidade.