Sessão de comunicações 1
Sessões de comunicações simultâneas dos GTs 1 a 4
SESSÃO 1
SALA – CC 204
Uma leitura diacrônica de representações d'A Força, no Tarô
(Emanuel José dos Santos)
Fantasmas da tradição em A Cidade dos Piratas (La ville des pirates, 1983), de Raúl Ruiz
(Eduardo Savella)
Liminal Spaces e o Colapso da Representação: Imagens do Vazio na Cultura Pós-Moderna
(Leonardo Victor Purcote)
A natureza do silêncio na sociedade do olhar pornográfico
(Ana Carolina Monteiro)
A POETICIDADE IMAGÉTICA EM CINEMATECA DE EUCANAÃ FERRAZ
(AMIR BOVENSCHULTE)
Mediação: Eduardo Savella
SESSÃO 2
SALA – CA 206
Imagens de uma intimidade: um exercício ecfrástico em Boquitas pintadas, de Manuel Puig
(Juan Ferreira Fiorini)
De rastros e fantasmas: imagem, palavra e história
(Guilherme Conde Moura Pereira)
Diadorim entre a palavra e a imagem
(Ernani Silverio Hermes, Giana Antunes Bess)
Mood, intimidade e persona literária em um post de Larissa Campos
(Matheus Guilherme Antunes Soares dos Santos)
Imagem e poesia: um olhar semiótico sobre a fotografia na literatura digital
(Maria Luiza Pimentel Oliveira, Vinicius Carvalho Pereira)
Mediação: Maria Alice Sabaini
SESSÃO 3
SALA – CA 302
Recuperação do visual em Mima-Fatáxa
(João Henrique Faria Costa)
Fantasmas em transe: imagens do gótico em "Fronteira", de Cornélio Penna
(Márcio Nuno José da Costa)
MACABÉA REIMAGINADA: De estrela a flor de mulungu, os trânsitos da personagem entre as obras de Clarice Lispector e Conceição Evaristo.
(Jaqueline da Silva dos Santos)
Vozes do Asfalto e telas do mundo: reconfigurações da poesia marginal no meio digital
(Victor Souza Muñoz)
A escrita como pintura: poesia, imagem e performance intersemiótica
(Jean Marcel Belmonte)
Mediação: Marcelo Lima
SESSÃO 4
SALA – CK 004
Estudos para um lápis pincel: dois poemas écfrásticos de João Cabral de Melo Neto
(Guilherme Stadler Penteado)
Disjunção e isolamento no jornalismo de cultura paranaense: moderno, arcaico e as leituras fantasmagóricas da Raposa Magazine (
(Francisco Camolezi)
O rastro e o traço: uma investigação do diálogo entre a escritora e a pintora em Clarice Lispector
(Nycole de Souza Mattoso)
Literatura, arte e loucura em Aurora Cursino
(Gabriela Faria Costa, Paulo Eduardo Benites de Moraes)
Filmar como um gesto de transcrição: faminto de Kafka e de forma, O Profeta da Fome dos trópicos
(Matheus Petris da Silva)
As Faces de Ofélia: uma análise intermidiática de Shakespeare e Millais
(Isly Ferraz Bezerra)
Mediação: Nycole Mattoso
SESSÃO 5
SALA – CA-202
Remedios Varo: Imagens híbridas em transe
(Juliana Vilela de Almeida)
"Só não existe o que não pode ser imaginado" — as ilustrações de Chapeuzinho Vermelho por Janssen (2001) e Pacovská (2008)
(IAMNI RECHE BEZERRA)
A imagem anacrônica: uma leitura benjaminiana da primeira poesia de Roberto Piva
(Matheo de Souza Rolim)
A Persistência do Trauma: A Ditadura Militar e as Imagens Sobreviventes em Noite Dentro da Noite, de Joca Reiners Terron.
(Fabiana Caroline Abilhôa)
Imagens poéticas – escrita automática, collage, pintura – a obra de Sergio Lima
(Elvio Fernandes Gonçalves Junior)
Mediação: Matheo Rolim