Palestrantes
Conheça nossos palestrantes
Bruna Fontes Ferraz
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
Bruna Fontes Ferraz é professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), com atuação nos cursos técnicos, na Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens. Doutora e Mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É autora do livro Sapore, Sapere: por uma poética dos cinco sentidos em Italo Calvino, e coautora de Leituras transversais: interartes e intermídia. Integra o Grupo de Pesquisa LICEX - Literatura em campo expandido (UPM/CNPq).
Eduardo Sterzi
Universidade Estadual de Campinas
Eduardo Sterzi possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1994), mestrado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2000) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2006). Realizou pesquisas de pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP) e na Università degli Studi di Roma "La Sapienza". Desde 2012, é professor de Teoria Literária no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP e, entre 2016 e 2020, foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária da mesma universidade.
Helano Ribeiro
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Helano Ribeiro possui doutorado em Teoria da Literatura, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desenvolve trabalhos de literatura e teoria crítica dentro das temáticas: literatura e imagem, tradução e ética, crítica e recepção de Walter Benjamin na América Latina. Publicou traduções de textos de autores de línguas alemã e francesa, tais como Walter Benjamin, Carl Einstein e Georges Didi-Huberman. Trabalha como Prof. Associado no Curso de Bacharelado em Tradução na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde também atua como professor do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPB). É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Walter Benjamin: fantasma, imago, espectro. Coordenador do Núcleo de Estudos Benjaminianos em Tradução e Imagem (NEBETI). É editor do periódico Contingentia, revista científica voltada aos estudos germanísticos. Coordena o convênio com o IInstitut de Management et de Communication Interculturels (lISIT), na Pantheon-Assas Université (Paris 2), em Paris.
Maria Elisa Rodrigues Moreira
Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
Maria Elisa Rodrigues Moreira é Professora Assistente Doutora I no Programa de Pós-Graduação em Letras e no Curso de Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Doutora em Estudos Literários/Literatura Comparada (2012), Mestre em Estudos Literários/Teoria da Literatura (2007) e bacharel em Comunicação Social/Radialismo (1998) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolveu pesquisas de pós-doutoramento em Literatura Comparada, junto à Universidade Federal do Mato Grosso (2019-2021), e em Teoria Literária, junto à Universidade Federal de Uberlândia (2013-2014), ambas como pesquisadora PNPD/CAPES. Atuou como professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso em 2017 e 2018. É líder do grupo de pesquisa LICEX - Literatura em campo expandido e vice-coordenadora do GT Literatura Digital na Anpoll. Autora dos livros Saber narrativo: proposta para uma leitura de Italo Calvino e Coleção, arquivo, biblioteca: a literatura de Borges e Calvino e coautora de Leituras transversais: interartes e intermídia.
Maura Voltarelli
Universidade Estadual de Campinas
Maura Voltarelli é pesquisadora, professora e crítica literária. Possui mestrado e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pós-doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágios de pesquisa em Paris, na França, pelo período de um ano. Seus estudos mais recentes têm se voltado para um diálogo entre a palavra e a imagem a partir das figurações da Ninfa na literatura brasileira. É autora dos livros de crítica literária O Sequestro da Ninfa (2024), sobre a obra de Carlos Drummond de Andrade, e Amar, depois de perder: uma poética da Ninfa (2021), além de diversos artigos científicos. Atualmente, atua como Pesquisadora Colaboradora de Pós-Doutorado no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Unicamp, com pesquisa sobre as expressões da histeria na literatura brasileira.
Patrícia da Silva Cardoso
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Patrícia da Silva Cardoso doutorou-se em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas–Unicamp, em 2002, com a tese Inês de Castro ou a morta luminosa. É professora de Literatura Portuguesa na Universidade Federal do Paraná desde 1997. Fez estágios pós-doutorais nas Universidades Nova de Lisboa (2008 e 2022) e de Surrey, na Inglaterra (2014). Presidiu a Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (ABRAPLIP) no biênio 2016-2017. Coordena o mestrado bilateral entre a Universidade Federal do Paraná e a Universidade de Lyon 2-Lumière desde 2012 e, desde 2022, a Cátedra Camões José Saramago UFPR. Em seu projeto de pesquisa, intitulado “Entre a realidade e a imagem – questões de representação” aborda, entre outras, as relações entre os discursos literário e cinematográfico, tema sobre o qual tem diversos artigos publicados, no Brasil e no exterior.
Rosângela Fachel de Medeiros
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com mestrado e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/CAPES). Professora do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW), de 2015 a 2018, professora visitante do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAVI) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), de 2018 a 2020; e professora visitante do Programa de Pós-graduação em em Artes (PPGArtes) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) de 2023 a 2025. Atualmente, atua como professora voluntária do PPGArtes da UFPel e como Codiretora da Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales (RedINAV), após haver atuado em sua Comissão Executiva como representante do Comitê de Comunicação (de 2021 a 2023). Integra a Red Iberoamericana de Videodanza (REDIV); a Red de Investigadores sobre Cinema Latinoamericano (RICiLa) e a Red de investigación del Audiovisual hecho por Mujeres en América Latina (RAMA). Colíder do grupo de pesquisa CNPq Audiovisual Latino-Americano no Século XXI - OfCine (IFRS - Campus Rio Grande e participa como pesquisadora dos GPs Caixa de Pandora (CNPq, UFPel), GIPE-Corpo (CNPq, UFBA), PRALA - Plataforma de Reflexão sobre o Audiovisual Latino-Americano (CNPq, UFF). Atua em comitês editorias de revistas nacionais e internacionais, foi editora da Revista Língua e Literatura, do PPGLetras, URI/FW, de 2015 a 2018, e é coeditora da Revista Paralelo 31, do PPGAVI, UFPel, desde 2018. Foi idealizadora, organizadora e coordenadora das duas primeiras edições da #PartiuCinema Mostra Internacional de Cinema URI/SESC-FW, em parceria com a Secretaria de Educação, realizadas em Frederico Westphalen, RS. Idealizadora e codiretora do Festival Internacional de Videoarte SPMAV (UFPel) e do Festival Internacional de Videodança FIVRS (UFPel). Colaboradora do Fantaspoa (Porto Alegre, Brasil), do Cineversátil Festival Internacional de Curtas sobre Diversidade (Argentina/Venezuela) e do Festverde (Venezuela), tendo atuado também nos festivais FAM Florianópolis Audiovisual Mercosul (Florianópolis, Brasil), FRESTA (FURG, Rio Grande, Brasil), FIS-MED Festival Internacional de SeriesWeb (Medellín, Colômbia), Festival de Cine de la Orquídea (Cuenca, Equador), Festival Internacional Corporalidad Expandida (Buenos Aires, Argentina), PLAY Festival Internacional de Videoarte e Video Experimental (Corrientes, Argentina) e Festival Internacional de Cinema Austral (Cordoba, Argentina), Festival Internacional Audiovisual (Bogotá, Colômbia).
Vinicius Carvalho Pereira
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Vinícius Carvalho Pereira é Doutor e Mestre em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel e Licenciado em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Associado II do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Estágio pós-doutoral na Universidade de Nottingham (UoN), no Reino Unido. Bolsista produtividade do CNPq, membro da Electronic Literature Organization (ELO), da Junta Directiva da Rede de Literatura Eletrônica Latino-Americana (LitELat), do grupo Observatório da Literatura Digital Brasileira e do GT Literatura Digital (ANPOLL), o qual coordena desde 2022. É organizador do Acervo de Literatura Digital Mato-Grossense, membro da equipe editorial da Antologia Lit(e)Lat Vol. 2 e um dos organizadores do Glossário LitDigBr - Literatura e Cultura Digitais em Verbetes.
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.