A terceira edição do Encontro Nacional das Mulheres nas Ciências Criminais traz como tema “Feminismos e Interseccionalidades” e homenageia a filósofa Sueli Carneiro, grande referência do feminismo negro brasileiro, autora da obra “Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil” e uma das fundadoras do Geledés – Instituto da Mulher Negra.
Sediado em Maceió, Alagoas, terra de ancestralidade negra, o Encontro tem por objetivo reunir estudiosas dos feminismos e das ciências criminais em torno de temas relevantes para a compreensão dos múltiplos lugares que as mulheres ocupam no complexo mundo contemporâneo, fortemente marcado pelas opressões de gênero, raça e classe, o que exige um olhar intersecional para a produção científica acerca das violências e do sistema de justiça criminal.
A programação envolve conferências, mesas-redondas, grupos de trabalho e reuniões, além de atividades culturais e lançamentos de livros.
Os GTs são:
GT1: Epistemologia Feminista nas Ciências Criminais
Este grupo de trabalho tem por objetivo reunir, no campo das ciências criminais, estudos que abordem novas formas de construção de saberes sobre a condição das mulheres nas sociedades patriarcais, marcadas pelas desigualdades de gênero, raça e classe, elementos centrais para uma perspectiva interseccional.
GT2: Mulheres, sexualidade e violências
Este grupo de trabalho tem por objetivo reunir estudos sobre as muitas formas de violência contra as mulheres, considerando a pluralidade de identidades de gênero e as diversas formas, reais ou simbólicas, que as violências são dirigidas às mulheres numa perspectiva interseccional.
GT3: Mulheres e sistema de justiça criminal
Este grupo de trabalho tem por objetivo reunir estudos que abordem a relação das mulheres com o sistema de justiça criminal, seja na condição de vítimas ou autores de crimes, o que envolve a complexa condição do sistema prisional, numa perspectiva interseccional.
Obs: o evento é aberto a todas e todos, independentemente da área de conhecimento.
ATENÇÃO!
O LIMITE DE VAGAS DO ENCONTRO FOI ATINGIDO, DE ACORDO COM A CAPACIDADE DO ESPAÇO ONDE OCORRERÁ O ENCONTRO.
A PARTIR DE 29/04, SÓ PODERÃO SE INSCREVER AQUELAS/ES QUE TIVERAM TRABALHOS ACEITOS PARA APRESENTAÇÃO NO EVENTO E AINDA NÃO ESTÃO INSCRITO/OS, SENDO EXIGIDA, PARA A INSCRIÇÃO, COMPROVANTE DE ACEITE DO ENCONTRO.
DESTACA-SE AINDA QUE, CASO A INSCRIÇÃO NÃO SEJA CONCLUIDA E PAGA EM 5 DIAS, A CONTAR DO DIA EM QUE FOI REALIZADA, SERÁ CANCELADA E DISPONIBLIZADA PARA OUTRA/O INTERESSADA/O.
ALÉM DISSO, QUANTO AS INSCRIÇÕES COM DATA ANTERIOR AO DIA 29/04 CUJO PAGAMENTO AINDA NÃO FOI REALIZADO, SERÁ EMITIDO UM NOVO BOLETO COM DATA LIMITE DE 06/05. CASO NÃO SEJA PAGO ATÉ ESSA DATA, A INSCRIÇÃO SERÁ CANCELADA E DISPONIBILIZADA UMA NOVA A OUTRA/O INTERESSADA/O.
Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão e enviar seus trabalhos
Área de submissãoCredenciamento Credenciamento
Mesa de Abertura Abertura
Conferência de Abertura – Enegrecendo o feminismo Conferência · Maria Aparecida Batista, Sueli Carneiro
Lançamento do livro “Estudos Feministas por um Direito menos machista”, em Homenagem a Sueli Carneiro Exposição
Painel - mulheres racismo estrutural e desafios contemporâneos Exposição
Exposição de autoras de livros Exposição
Mesa-redonda – mulheres, crime e encarceramento Mesa-redonda · Dina Alves, Juliana Borges, Luciana Boiteux
Plenária - Encontro dos Grupos de Pesquisa sobre Feminismos e Ciências Criminais Roda de Conversa
Apresentação cultural Apresentação Artística
Mesa-redonda – Feminismos, violências e sistema de justiça criminal Mesa-redonda · Gabriela Ferreira, Maria Sylvia de Oliveira, Marli Araújo, Valdilene Oliveira Martins
Mesa-redonda – Gênero e segurança pública Mesa-redonda · Danielli Assunção, Denice Santiago, Luci Mônica, Regina Trindade
Grupos de Trabalho (GTs) Apresentação Oral
Mesa de Encerramento – Feminismos e interseccionalidades: caminhos de resistência Mesa-redonda · Carla Akotirene, Lígia Ferreira, Soraia da Rosa Mendes, Winnie Bueno
AL-101, 7100
Jacarecica, Maceió - AL
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Sueli Carneiro é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e fundadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra – primeira organização negra e feminista independente de São Paulo.
Professora da UFAL
Professora da UFRJ
Professora e pesquisadora
É pesquisadora em Antropologia na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo
Advogada e pesquisadora
Presidenta do GELEDÉS
Professora da UFAL
Professora da UFBA
Major da PM/BA
Advogada e militante
Major da PM/AL
Delegada da Polícia Civil de Alagoas
Profesora da UFAL
Pesquisadora e ativista
Pesquisadora
Professora e pesquisadora
Psicóloga e militante do movimento negro
Advogada e mestranda em Direito pela UFAL