O período de submissão já está encerrado

Dados do trabalho

01/06/2023 até 18/08/2023

  1. Os trabalhos submetidos devem pertencer a uma das linhas temáticas do evento.

Linha 1. Ensino de Ciências/Biologia e Educação Ambiental, Educação em Saúde e abordagens CTS e CTSA: Políticas e práticas envolvendo relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e Ensino de Ciências/Biologia; Debates sócio-científicos no Ensino de Ciências/Biologia; Políticas e práticas de educação ambiental para o Ensino de Ciências/Biologia; Ensino de Ciências/Biologia e  desenvolvimento sócio-ambiental; desenvolvimento de materiais e práticas pedagógicas para trabalhar a temática em quaisquer níveis de ensino; Relações entre educação em saúde e Ensino de Ciência/Biologia; educação popular em saúde; promoção da saúde; desenvolvimento de materiais e práticas pedagógicas para trabalhar a temática em quaisquer níveis de ensino;

Linha 2. Formação de Professores de Ciências/Biologia: Análise de programas, políticas e práticas de formação de professores da área de  Ciências/Biologia; Desenvolvimento profissional de professores; saberes docentes.

Linha 3. Processos de Ensino e Aprendizagem: Abordagens teóricas e práticas sobre o ensino e a aprendizagem nos processos de Ensino de Ciências/Biologia; análises de perspectivas teóricas de ensino e aprendizagem para a Educação em Ciências/Biologia; história e bases epistemológicas do ensino e da aprendizagem no âmbito da Educação em Ciências/Biologia;

Linha 4. Ensino de Ciências/Biologia: inclusão e diferença: Política e práticas de ensino de Ciências/Biologia para pessoas com necessidades educacionais específicas, relações de gênero, raça, etnia, religião, classe; educação do campo, indígena, quilombola e de outros grupos sociais; desenvolvimento de materiais e práticas pedagógicas para trabalhar a temática em quaisquer níveis de ensino.;

Linha 5. Ensino de Ciências/Biologia cultura e arte: Análises das relações entre Cultura, Ciência e Educação em Ciência/Biologia, Debates e proposições que articulem Ensino de Ciências/Biologia e arte; uso de diferentes mídias e linguagens na Educação em Ciências/Biologia; desenvolvimento de materiais e práticas pedagógicas para trabalhar a temática em quaisquer níveis de ensino;

Linha 6. História, sociologia e filosofia no ensino de Ciências/Biologia: Políticas e práticas de inclusão de HFS da ciência no Ensino de Ciências/Biologia; considerações epistemológicas sobre produção e recepção de conhecimento científico e sua relação com o Ensino de Ciências/Biologia; desenvolvimento de materiais e práticas pedagógicas para trabalhar a temática em quaisquer níveis de ensino.;

Linha 7. Ensino de Ciências/Biologia em espaços não escolares e divulgação científica: História, políticas e práticas de divulgação científica e suas relações com o Ensino de Ciências/Biologia; Relações entre comunicação e Ensino de Ciências/Biologia; educação em museus e centros de ciências; feiras e exposições de Ciências; desenvolvimento de materiais e práticas pedagógicas para trabalhar a temática em quaisquer níveis de ensino;

Linha 8. Avaliação, Currículo e Políticas públicas: Políticas e práticas de avaliação para o Ensino de Ciências/Biologia; análises de perspectivas teóricas de avaliação para a Educação em Ciências/Biologia; história e bases epistemológicas da avaliação no âmbito da Educação em Ciências/BiologiaPolíticas e práticas curriculares para o Ensino de Ciências/Biologia; análises de perspectivas teóricas de currículo para a Educação em Ciências/Biologia; história das disciplinas escolares no âmbito da Educação em Ciências/BiologiaPolíticas educacionais e o Ensino de Ciências/Biologia; análises de perspectivas teóricas de políticas públicas para a Educação em Ciências/Biologia.

 

  1. Os trabalhos devem ser inéditos. Não serão aceitas reapresentações de trabalhos.

  2. Só serão aceitos trabalhos completos, compostos de: título, resumo, palavras chave, texto e referências. O resumo deve conter até 200 palavras e ser escrito em dois idiomas: (Português e Inglês). Conforme modelo em nosso template disponibilizado pelo evento;

  3. O arquivo completo deve ter entre oito (8) e doze (12) páginas, em formato doc. ou docx.

  4. Cada autor poderá apresentar até dois trabalhos como autor principal e não há limites de coautoria. ATENÇÃO: É obrigatório que o autor esteja inscrito no evento.

  5. Cada trabalho poderá conter no máximo cinco coautores. Todos os coautores deverão ser informados no ato da submissão, pois não serão aceitas alterações na ordem ou no número de coautores após a aprovação do trabalho.

  6.  Os trabalhos deverão ser inscritos em uma das três modalidades a seguir:

a) Relato de Pesquisa (RP): a pesquisa pode ser apresentada em quaisquer de suas fases, mas o texto do trabalho deve obrigatoriamente incluir: o tema de investigação, sua justificativa, fundamentação teórica utilizada, objetivos, metodologia utilizada, resultados, discussão e conclusões. Projetos de pesquisa não serão aceitos.

b) Relato de Experiência (RE): os textos dos relatos de experiência docente devem conter a descrição, reflexão teórica acerca de uma experiência docente relacionada a um ou mais eixos temáticos do evento. O texto deve conter igualmente a análise e a avaliação da experiência, indicando o que a experiência representou para os sujeitos envolvidos. O relato de experiência poderá ou não ter como fruto a produção de um material didático.

c) Produção de Material Didático (MD): apresentação de um material (concreto) produzido com fins educativos, podendo ou não ter sido aplicado. Deverá apresentar os limites e potencialidades da sua utilização. A apresentação será, exclusivamente, na forma de exposição didática. Trabalhos inscritos nessa modalidade deverão seguir as mesmas regras de formatação das demais categorias.

AVISOS IMPORTANTES:

  • A revisão gramatical do texto é de inteira responsabilidade dos autores.
  • A comissão de organização do evento não irá aceitar qualquer alteração no trabalho no que se refere a inserção de autores que não foram inseridos na submissão inicial e tão pouco alterações na ordem dos autores.
  • As palavras-chaves inseridas no sistema no ato da submissão devem ser as mesmas que constarão no resumo.
  • O autor principal do trabalho deve estar inscrito no evento. Em caso de trabalho aprovado, admitir-se-á que o autor ou um coautor apresente o trabalho no evento, na modalidade escolhida, desde que também tenha efetuado sua inscrição e a mesma encontre-se confirmada até uma semana após o resultado de aceite do trabalho.

Mais informações, consultar as regras de submissão (no item Regulamento a seguir).