Confira a  lista de  trabalhos aceitos para o  II SFAAD. Os  aceites serão enviados por  email aos autor que  realizou a inscrição. 

Retificado em  26/11/2018.

 

RACISMO  EPISTÊMICO E A TEORIA DA TRANSMISSÃO  LINGUÍSTICA IRREGULAR

Adeilda do  Nascimento  Oliveira

WELLINGTON VICENTE FERREIRA

DANIELI SILVA CHAGAS

Como o lugar onde vivo influencia quem eu sou?

Pammella Casimiro de Souza; Daniel Fonseca de Andrade

OS POVOS BANTU E A DECOLONIEDADE: Matutando as possibilidades e conquistas a partir da literatura afro para a implementação do Artigo 26-A da LDBEN no chão da escola.

Wudson Guilherme de Oliveira

Devires de Negritude: Afrodescendentes Brasileiros e Caribenhos em Rondônia.

Valdeci Ribeiro dos Santos

INFLUÊNCIAS LITERÁRIAS ENTRE A LITERATURA BRASILEIRA E A LITERATURA AFRICANA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Ingrid Ellen Motta Santos

 

A POPULAÇÃO NEGRA, EDUCAÇÃO E PODER: REFLEXÕES SOBRE UMA ESCOLA AFROCENTRADA

Marcos Borges dos Santos Júnior

PROJETO ABAYOMI: ENCONTRO PRECIOSO

Lucileia de Souza Baptista  

UMBANDA E DESTERRITORIALIZAÇÃO: Diálogos entre o terreiro e a cidade

Adriano Costa dos Santos

SANKOFA: FILOSOFIA AFRICANA PARA (RE)CONSTRUIR NARRATIVAS

Vinícius Rodrigues Costa da Silva, Vitória Luiza Conceição Rodrigues e Roberta Ribeiro Cassiano

NARRATIVAS INSURGENTES: TRAJETÓRIA DE VIDA DE INTELECTUAIS NEGROS E INDÍGENAS COMO OBJETO DE PESQUISA NAS DISCIPLINAS DE SOCIOLOGIA E FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO

Luane Bento dos Santos; Salvador Oliveira

O PRETO E A NEGAÇÃO DE SI: UMA HERANÇA COLONIAL SUBJETIVA

Rafael da Silva dos Santos

A filosofia diaspórica de Glissant: postulados iniciais para uma pedagogia da relação

Marco Aurélio da Conceição Correa

A cultura candomblecista como patrimônio imaterial do Brasil e ferramenta alternativa de educação, na literatura: contribuições de Jorge Amado.

Edivan Farias da Silva e Rodrigo Monteiro dos Santos

A ÁFRICA NA BÍBLIA: CONSTRUÇÃO DE NOVAS NARRATIVAS HISTÓRICAS DA TRADIÇÃO CRISTÃ

João Marcos da Silva Bigon

Racismo religioso e educação de base, fronteiras intersubjetivas no país da pseudo-laicidade

Edivan Farias da Silva e Rodrigo Monteiro dos Santos

Aspectos diaspórico e identitário em terras nigeriana e americana reveladas em Americanah

Margareth Maura dos Santos

POESIA QUE TEM COR EM MOÇAMBIQUE

Mariane Silva Duarte

ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

 

Plínio Carlos da Silva; Janaina de Azevedo Corenza

Os corpos negros na Era de Vargas            

Maiza da Silva Francisco; Ahyas Siss

O candomblé como espaço de memória, diálogo e ensinamentos para e com a escola.

 

Isadora Souza; Patricia Roif; Mariana Muniz

DIFERENÇA RELIGIOSA NO COTIDIANO ESCOLAR 15 ANOS DA LEI 10639/03 E O RACISMO RELIGIOSO

Cristiano Sant´Anna

Cotas raciais e disputas de narrativas: por uma sociologia das marcas

 

Wallace Cabral Ribeiro

A Umbanda e sua Jurema: Performance e imaginário sobre o indígena em um terreiro carioca

Bruna Maria de Almeida Luiz

Wakanda para Sempre: Perspectivais analíticas sobre o continente em que vive o Pantera Negra

Elbert Agostinho

CAIXA DE MEMÓRIAS: LEMBRANÇAS DE  CÁ E DE LÁ DA ÁFRICA

Ana Paula Cavalcante Lira do Nascimento

Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima

Elaine Regina Maurício

A CULTURA AFRO BRASILEIRA E AS POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS

DE INCENTIVO AO SETOR CULTURAL.

Matheus Trindade Coelho da Silva

Rosália de Oliveira Lemos

Dos quilombos para as ruas: o corpo como extensão da saia do jongueiro

Andressa Cabral

A Diáspora africana no Brasil o conceito de Negritude.

Wellington Lourenço de Oliveira; Luana Da Silva Vieira

RECEPÇÃO E PERCEPÇÕES DAS CONSTRUÇÕES DO GÊNERO, DA BELEZA

E DOS CORPOS NOS/PELOS DESENHOS ANIMADOS

André Luiz Bernardo Storino

A FILOSOFIA DIASPÓRICA DE GLISSANT: POSTULADOS INICIAIS PARA UMA PEDAGOGICA DA RELAÇÃO

Marcos Aurélio da Conceição Correa

UM RETRATO SEM MOLDURA: A (IN) DEFINIÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E RELAÇÕES ÉTNICAS RACIAIS NO MUNICÍPIO DE UBÁ

Marisa Coelli Fateixa e TatianaCosta Coelho

O CANDOMBLÉ COMO ESPAÇO DE MEMÓRIA, DIÁLOGO E ENSINAMENTOS PARA E COM A ESCOLA

Isadora Souza, Patricia Roif e Mariana Muniz

LINGUAGEM AFRO-DIASPÓRICA NAS RELAÇOES SOCIOAMBIENTAIS EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS: EDUCAÇÃO E IDENTIDADES INTERGERACIONAIS

Bárbara Fernandes, Carla Christane De Souza Dantas e Rafael Vieira