I Encontro dos Profissionais da Educação Infantil

25 de agosto de 2017, 07h00 - 17h00

ICT - Instituto de Cultura Técnica, Volta Redonda, RJ

Sobre

A Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda através do seu Departamento Pedagógico, Seção de Educação Infantil, realizará no dia 25 de agosto, o I ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. O evento acontecerá no Instituto de Cultura Técnica (ICT), das 7h às 11h e das 13h às 17h, contará com a presença de aproximadamente mil profissionais que atuam na Educação Infantil do município. O objetivo do encontro é oportunizar a troca de experiências entre os profissionais da Educação Infantil, socializando práticas que contribuirão para a qualidade do ensino no município. Serão oferecidas em dezenove salas, totalizando trinta e oito grupos de estudos, onde ocorrerão: oficinas, relatos de experiências, exposição oral e palestras. Os profissionais poderão se inscrever para participar das práticas que melhor atenderem ao seu campo de atuação.

Local do evento

ICT - Instituto de Cultura Técnica - 27251-220, Rua Alberto Rodrigues, 39, Jardim Amalia, Volta Redonda, Rio de Janeiro

Palestrantes

  • DOUGLAS DE TOLEDO VAZ

    DOUGLAS DE TOLEDO VAZ - SMEVR

    Mestrado (em andamento) em Educação na Linha de Pesquisa Educação Inclusiva e Processos Educacionais no Programa de Pós-graduação em Educação (UERJ); Especialista em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Barão de Mauá; Especialista em Supervisão e Orientação Educacional pelo Centro Universitário Barão de Mauá; Especialista em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense; Especialista em Planejamento, implementação e gestão em Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense; Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal Fluminense; Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense; Atualmente realiza a função de implementador de Anos Iniciais na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Volta Redonda; Diretor Escolar na Prefeitura Municipal de Barra Mansa; Tutor à distância do Centro de Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro.

  • ELIZABETE APARECIDA BRITO DOS SANTOS &  LARISSA SOUZA SILVA

    ELIZABETE APARECIDA BRITO DOS SANTOS &  LARISSA SOUZA SILVA - SMEVR

    ELIZABETE APARECIDA BRITO DOS SANTOS - Professora há 27 anos na rede municipal de ensino. LARISSA SOUZA SILVA - Professora, graduada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia.

  • JAMILLE CRISTINA FERRAZ DA SILVA & IZABEL CRISTINA DE SOUZA CAMPOS

    JAMILLE CRISTINA FERRAZ DA SILVA & IZABEL CRISTINA DE SOUZA CAMPOS - SMEVR

    JAMILLE CRISTINA FERRAZ DA SILVA - Diretora adjunta, cursando Pedagogia. IZABEL CRISTINA DE SOUZA CAMPOS - Professora, graduada no Normal Superior, especialização em Educação Infantil, pós-graduada em Orientação Educacional, Supervisão Escolar e Psicopedagogia.

  • CLAUDIA TORTURELLO PARANHOS DE DEUS & LUIS FELIPE SILVÉRIO GOMES & ERIKA REIS ROCHA

    CLAUDIA TORTURELLO PARANHOS DE DEUS & LUIS FELIPE SILVÉRIO GOMES & ERIKA REIS ROCHA - SMEVR

    CLAUDIA TORTURELLO PARANHOS DE DEUS - professora, Ensino Médio: curso Normal. LUIS FELIPE SILVÉRIO GOMES - professor, Ensino Médio: curso Normal. ERIKA REIS ROCHA - Auxiliar de Educação Infantil, Ensino Médio: curso Normal.

  • DIEGO MARADONA DE OLIVEIRA & SABRINA LOPES DOS SANTOS

    DIEGO MARADONA DE OLIVEIRA & SABRINA LOPES DOS SANTOS - SMEVR

    DIEGO MARADONA DE OLIVEIRA - Professor, graduado em Letras. SABRINA LOPES DOS SANTOS - Auxiliar de educação, com ensino Médio completo: formação no magistério.

  • CRISTINA DIAS MALTA & DULCENEIA MARIA DE ALMEIDA

    CRISTINA DIAS MALTA & DULCENEIA MARIA DE ALMEIDA - SMEVR

    CRISTINA DIAS MALTA - Professora, graduada em Ciências Físicas e Biológicas. DULCENEIA MARIA DE ALMEIDA - Professora há 26 anos da educação infantil.

  • LIZIANE SILVÉRIO FIGUEIREDO & LUCIANA OLIVEIRA DE SOUZA JESUS & TAYNAH FERREIRA COUTINHO DELGADO

    LIZIANE SILVÉRIO FIGUEIREDO & LUCIANA OLIVEIRA DE SOUZA JESUS & TAYNAH FERREIRA COUTINHO DELGADO - SMEVR

    LIZIANE SILVÉRIO FIGUEIREDO - Professora, cursando licenciatura em Letras. LUCIANA OLIVEIRA DE SOUZA JESUS - Professora, cursando licenciatura em Letras. TAYNAH FERREIRA COUTINHO DELGADO - professora, cursando Pedagogia.

  • JOÃO PAULO BUENO DELGADO

    JOÃO PAULO BUENO DELGADO - SMEVR

    JOÃO PAULO BUENO DELGADO - Professor, Tecnólogo em Recursos Humanos e licenciado em Geografia.

  • RAQUEL ROSA DE CAMPOS TOLEDO & MARCIA CRISTINA DE OLIVEIRA

    RAQUEL ROSA DE CAMPOS TOLEDO & MARCIA CRISTINA DE OLIVEIRA - SMEVR

    RAQUEL ROSA DE CAMPOS TOLEDO - Professora, graduada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia. MARCIA CRISTINA DE OLIVEIRA - Professora, graduada em Pedagogia, pós-graduada em Gestão Escolar.

  • TAÍS MACHADO SILVEIRA SOUZA & EULÁLIA DA SILVA PEIXOTO

    TAÍS MACHADO SILVEIRA SOUZA & EULÁLIA DA SILVA PEIXOTO - SMEVR

    TAÍS MACHADO SILVEIRA SOUZA - Chefe de seção da educação especial, graduada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia. EULÁLIA DA SILVA PEIXOTO -  graduada em Biologia e Fisioterapia, pós-graduada em Fisioterapia Infantil e Neuro-Pediatria.

  • ROSANGELA SANTOS & NÚBIA DO NASCIMENTO SIQUEIRA CUNHA

    ROSANGELA SANTOS & NÚBIA DO NASCIMENTO SIQUEIRA CUNHA - SMEVR

    ROSANGELA SANTOS - Professora, graduada em Serviço Social e pós-graduada em Gestão e Orientação Pedagógica pela UNYLEIA/AVM. NÚBIA DO NASCIMENTO SIQUEIRA CUNHA - Professora, graduada em Pedagogia pelo CEDERJ.

  • MICHELLE REGINA OLIVEIRA DA COSTA FORMAGGINI & VALDERENE CRISTINA ALMEIDA CHAVES

    MICHELLE REGINA OLIVEIRA DA COSTA FORMAGGINI & VALDERENE CRISTINA ALMEIDA CHAVES - SMEVR

    MICHELLE REGINA OLIVEIRA DA COSTA FORMAGGINI - Diretora adjunta, graduada e licenciada em Estudos Sociais com habilitação em História, cursando pós-graduação em Gestão Escolar. VALDERENE CRISTINA ALMEIDA CHAVES - professora, graduada e licenciada em História, cursando especialização em História e Geografia.

  • DIEGO MARADONA DE OLIVEIRA & SABRINA LOPES DOS SANTOS

    DIEGO MARADONA DE OLIVEIRA & SABRINA LOPES DOS SANTOS - SMEVR

    DIEGO MARADONA DE OLIVEIRA - Professor, graduado em Letras. SABRINA LOPES DOS SANTOS - Auxiliar de educação, com ensino Médio completo: formação no magistério.

  • CRISTINA DIAS MALTA & DULCENEIA MARIA DE ALMEIDA

    CRISTINA DIAS MALTA & DULCENEIA MARIA DE ALMEIDA - SMEVR

    CRISTINA DIAS MALTA - Professora, graduada em Ciências Físicas e Biológicas. DULCENEIA MARIA DE ALMEIDA - Professora há 26 anos da educação infantil.

  • RAQUEL ROSA DE CAMPOS TOLEDO & MARCIA CRISTINA DE OLIVEIRA

    RAQUEL ROSA DE CAMPOS TOLEDO & MARCIA CRISTINA DE OLIVEIRA - SMEVR

    RAQUEL ROSA DE CAMPOS TOLEDO - Professora, graduada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia. MARCIA CRISTINA DE OLIVEIRA - Professora, graduada em Pedagogia, pós-graduada em Gestão Escolar.

  • TAÍS MACHADO SILVEIRA SOUZA & EULÁLIA DA SILVA PEIXOTO

    TAÍS MACHADO SILVEIRA SOUZA & EULÁLIA DA SILVA PEIXOTO - SMEVR

    TAÍS MACHADO SILVEIRA SOUZA - Chefe de seção da educação especial, graduada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia. EULÁLIA DA SILVA PEIXOTO -  graduada em Biologia e Fisioterapia, pós-graduada em Fisioterapia Infantil e Neuro-Pediatria.

  • ELIZABETE APARECIDA BRITO DOS SANTOS &  LARISSA SOUZA SILVA

    ELIZABETE APARECIDA BRITO DOS SANTOS &  LARISSA SOUZA SILVA - SMEVR

    ELIZABETE APARECIDA BRITO DOS SANTOS - Professora há 27 anos na rede municipal de ensino. LARISSA SOUZA SILVA - Professora, graduada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia.

  • MICHELLE REGINA OLIVEIRA DA COSTA FORMAGGINI & VALDERENE CRISTINA ALMEIDA CHAVES

    MICHELLE REGINA OLIVEIRA DA COSTA FORMAGGINI & VALDERENE CRISTINA ALMEIDA CHAVES - SMEVR

    Objetivo (s) - Apresentar músicas e histórias e relatar a importância que elas possuem na educação das crianças, contribuindo para o desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico. Descrição - Iniciaremos com um breve histórico sobre a música e sua importância para a educação infantil. Serão apresentadas algumas músicas. Depois será apresentado um breve histórico sobre as histórias e a importância da contação para as crianças. Também serão apresentados diversos tipos de história. Duas histórias serão contadas e uma atividade prática realizada com os participantes.

  • ROSANGELA SANTOS & NÚBIA DO NASCIMENTO SIQUEIRA CUNHA

    ROSANGELA SANTOS & NÚBIA DO NASCIMENTO SIQUEIRA CUNHA - SMEVR

    ROSANGELA SANTOS - Professora, graduada em Serviço Social e pós-graduada em Gestão e Orientação Pedagógica pela UNYLEIA/AVM. NÚBIA DO NASCIMENTO SIQUEIRA CUNHA - Professora, graduada em Pedagogia pelo CEDERJ.

  • CLAUDIA TORTURELLO PARANHOS DE DEUS & LUIS FELIPE SILVÉRIO GOMES & ERIKA REIS ROCHA

    CLAUDIA TORTURELLO PARANHOS DE DEUS & LUIS FELIPE SILVÉRIO GOMES & ERIKA REIS ROCHA - SMEVR

    CLAUDIA TORTURELLO PARANHOS DE DEUS - professora, Ensino Médio: curso Normal. LUIS FELIPE SILVÉRIO GOMES - professor, Ensino Médio: curso Normal. ERIKA REIS ROCHA - Auxiliar de Educação Infantil, Ensino Médio: curso Normal.

  • JAMILLE CRISTINA FERRAZ DA SILVA & IZABEL CRISTINA DE SOUZA CAMPOS

    JAMILLE CRISTINA FERRAZ DA SILVA & IZABEL CRISTINA DE SOUZA CAMPOS - SMEVR

    JAMILLE CRISTINA FERRAZ DA SILVA - Diretora adjunta, cursando Pedagogia. IZABEL CRISTINA DE SOUZA CAMPOS - Professora, graduada no Normal Superior, especialização em Educação Infantil, pós-graduada em Orientação Educacional, Supervisão Escolar e Psicopedagogia.

  • LIZIANE SILVÉRIO FIGUEIREDO & LUCIANA OLIVEIRA DE SOUZA JESUS & TAYNAH FERREIRA COUTINHO DELGADO

    LIZIANE SILVÉRIO FIGUEIREDO & LUCIANA OLIVEIRA DE SOUZA JESUS & TAYNAH FERREIRA COUTINHO DELGADO - SMEVR

    LIZIANE SILVÉRIO FIGUEIREDO - Professora, cursando licenciatura em Letras. LUCIANA OLIVEIRA DE SOUZA JESUS - Professora, cursando licenciatura em Letras. TAYNAH FERREIRA COUTINHO DELGADO - professora, cursando Pedagogia.

  • FLÁVIA BRUNA & MARIANA PAROPAT DE PAULA CARELLI & MAYARA DE SOUZA FERREIRA & HÉRIKA ESTEFANIO FATIGATTI

    FLÁVIA BRUNA & MARIANA PAROPAT DE PAULA CARELLI & MAYARA DE SOUZA FERREIRA & HÉRIKA ESTEFANIO FATIGATTI - SMEVR

    FLÁVIA BRUNA - Professora, graduada em História. MARIANA PAROPAT DE PAULA CARELLI - Professora, Tecnóloga em Redes de Computadores. MAYARA DE SOUZA FERREIRA - Professora, graduada em Letras-Português e suas Literaturas, cursando pós-graduação em Libras. HÉRIKA ESTEFANIO FATIGATTI - Diretora adjunta, graduada em Biologia e Pedagogia, pós-graduada em Coordenação Pedagógica.

  • FLÁVIA BRUNA & MARIANA PAROPAT DE PAULA CARELLI & MAYARA DE SOUZA FERREIRA & HÉRIKA ESTEFANIO FATIGATTI

    FLÁVIA BRUNA & MARIANA PAROPAT DE PAULA CARELLI & MAYARA DE SOUZA FERREIRA & HÉRIKA ESTEFANIO FATIGATTI - SMEVR

    FLÁVIA BRUNA - Professora, graduada em História. MARIANA PAROPAT DE PAULA CARELLI - Professora, Tecnóloga em Redes de Computadores. MAYARA DE SOUZA FERREIRA - Professora, graduada em Letras-Português e suas Literaturas, cursando pós-graduação em Libras. HÉRIKA ESTEFANIO FATIGATTI - Diretora adjunta, graduada em Biologia e Pedagogia, pós-graduada em Coordenação Pedagógica.

  • RUANA FERREIRA VIANA & ROSILENE GUIMARÃES DE SOUZA & MARCELA PARREIRA DE MORAIS SANTOS & SCHAYRA BORGES MORANDI

    RUANA FERREIRA VIANA & ROSILENE GUIMARÃES DE SOUZA & MARCELA PARREIRA DE MORAIS SANTOS & SCHAYRA BORGES MORANDI - SMEVR

    RUANA FERREIRA VIANA - Professora, Curso Normal, cursando licenciatura em Matemática (IFRJ). ROSILENE GUIMARÃES DE SOUZA - Professora, Curso Normal, graduada em Geografia. MARCELA PARREIRA DE MORAIS SANTOS - Professora, graduada em Letras e Língua Inglesa. Qualificação: curso de Informática DotNet Teens. SCHAYRA BORGES MORANDI - Professora, cursando Biologia. Qualificação: cursos técnicos em Meio Ambiente e Logística.

  • RUANA FERREIRA VIANA & ROSILENE GUIMARÃES DE SOUZA & MARCELA PARREIRA DE MORAIS SANTOS & SCHAYRA BORGES MORANDI

    RUANA FERREIRA VIANA & ROSILENE GUIMARÃES DE SOUZA & MARCELA PARREIRA DE MORAIS SANTOS & SCHAYRA BORGES MORANDI - SMEVR

    RUANA FERREIRA VIANA - Professora, Curso Normal, cursando licenciatura em Matemática (IFRJ). ROSILENE GUIMARÃES DE SOUZA - Professora, Curso Normal, graduada em Geografia. MARCELA PARREIRA DE MORAIS SANTOS - Professora, graduada em Letras e Língua Inglesa. Qualificação: curso de Informática DotNet Teens. SCHAYRA BORGES MORANDI - Professora, cursando Biologia. Qualificação: cursos técnicos em Meio Ambiente e Logística.

  • JULIANA MARIA SILVA & TAMIRIS DA SILVA ARRUDA & RAQUEL DA SILVA CORRÊA JORGE & LUDMILLA VIANA DA CRUZ FRANCO

    JULIANA MARIA SILVA & TAMIRIS DA SILVA ARRUDA & RAQUEL DA SILVA CORRÊA JORGE & LUDMILLA VIANA DA CRUZ FRANCO - SMEVR

    JULIANA MARIA SILVA - Professora, graduada em Pedagogia, cursando História, cursando pós-graduação em Gestão. TAMIRIS DA SILVA ARRUDA - Professora, graduada em Letras, cursando Pós-graduação em Língua Portuguesa. RAQUEL DA SILVA CORRÊA JORGE - Professora, formada pela E. E. Nilo Peçanha em Barra do Piraí. LUDMILLA VIANA DA CRUZ FRANCO - Auxiliar de Educação Infantil, com Ensino Médio completo.

  • JULIANA MARIA SILVA & TAMIRIS DA SILVA ARRUDA & RAQUEL DA SILVA CORRÊA JORGE & LUDMILLA VIANA DA CRUZ FRANCO

    JULIANA MARIA SILVA & TAMIRIS DA SILVA ARRUDA & RAQUEL DA SILVA CORRÊA JORGE & LUDMILLA VIANA DA CRUZ FRANCO - SMEVR

    JULIANA MARIA SILVA - Professora, graduada em Pedagogia, cursando História, cursando pós-graduação em Gestão. TAMIRIS DA SILVA ARRUDA - Professora, graduada em Letras, cursando Pós-graduação em Língua Portuguesa. RAQUEL DA SILVA CORRÊA JORGE - Professora, formada pela E. E. Nilo Peçanha em Barra do Piraí. LUDMILLA VIANA DA CRUZ FRANCO - Auxiliar de Educação Infantil, com Ensino Médio completo.

  • JOYCE DA SILVA CORREIA & ARLENE BARBOSA DA SILVA FREITAS & NELITA NOGUEIRA DOS SANTOS & MÁRCIA DE SOUZA LOUBACK CARRILHO

    JOYCE DA SILVA CORREIA & ARLENE BARBOSA DA SILVA FREITAS & NELITA NOGUEIRA DOS SANTOS & MÁRCIA DE SOUZA LOUBACK CARRILHO - SMEVR

    JOYCE DA SILVA CORREIA - Professora, graduada em Pedagogia, cursando pós-graduação em Psicopedagogia. ARLENE BARBOSA DA SILVA FREITAS - Professora, cursando Geografia. NELITA NOGUEIRA DOS SANTOS - Professora, graduada em História; pós-graduada em Educação Infantil, Gestão Escolar e Educação Especial. MÁRCIA DE SOUZA LOUBACK CARRILHO - Auxiliar de Educação Infantil, graduada em Educação Física, cursando pós-graduação em Psicomotricidade.

  • JOYCE DA SILVA CORREIA & ARLENE BARBOSA DA SILVA FREITAS & NELITA NOGUEIRA DOS SANTOS & MÁRCIA DE SOUZA LOUBACK CARRILHO

    JOYCE DA SILVA CORREIA & ARLENE BARBOSA DA SILVA FREITAS & NELITA NOGUEIRA DOS SANTOS & MÁRCIA DE SOUZA LOUBACK CARRILHO - SMEVR

    JOYCE DA SILVA CORREIA - Professora, graduada em Pedagogia, cursando pós-graduação em Psicopedagogia. ARLENE BARBOSA DA SILVA FREITAS - Professora, cursando Geografia. NELITA NOGUEIRA DOS SANTOS - Professora, graduada em História; pós-graduada em Educação Infantil, Gestão Escolar e Educação Especial. MÁRCIA DE SOUZA LOUBACK CARRILHO - Auxiliar de Educação Infantil, graduada em Educação Física, cursando pós-graduação em Psicomotricidade.

  • JULIANA DA CONCEIÇÃO GOMES DA SILVA & FRANCIANE DOS SANTOS ALVES CUSTÓDIO & FERNANDA GISELE DOS SANTOS & MONIQUE INGRID GUSMÃO DE OLIVEIRA

    JULIANA DA CONCEIÇÃO GOMES DA SILVA & FRANCIANE DOS SANTOS ALVES CUSTÓDIO & FERNANDA GISELE DOS SANTOS & MONIQUE INGRID GUSMÃO DE OLIVEIRA - SMEVR

    JULIANA DA CONCEIÇÃO GOMES DA SILVA - Professora, graduada em Administração de Empresas. FRANCIANE DOS SANTOS ALVES CUSTÓDIO - Auxiliar de educação infantil, formada em Logística – Tecnóloga. FERNANDA GISELE DOS SANTOS - Professora, cursando Psicologia. MONIQUE INGRID GUSMÃO DE OLIVEIRA - Professora, graduada em Educação Física, pós-graduaada em Educação Infantil.

  • JULIANA DA CONCEIÇÃO GOMES DA SILVA & FRANCIANE DOS SANTOS ALVES CUSTÓDIO & FERNANDA GISELE DOS SANTOS & MONIQUE INGRID GUSMÃO DE OLIVEIRA

    JULIANA DA CONCEIÇÃO GOMES DA SILVA & FRANCIANE DOS SANTOS ALVES CUSTÓDIO & FERNANDA GISELE DOS SANTOS & MONIQUE INGRID GUSMÃO DE OLIVEIRA - SMEVR

    JULIANA DA CONCEIÇÃO GOMES DA SILVA - Professora, graduada em Administração de Empresas. FRANCIANE DOS SANTOS ALVES CUSTÓDIO - Auxiliar de educação infantil, formada em Logística – Tecnóloga. FERNANDA GISELE DOS SANTOS - Professora, cursando Psicologia. MONIQUE INGRID GUSMÃO DE OLIVEIRA - Professora, graduada em Educação Física, pós-graduaada em Educação Infantil.

  • MARIENE PACHECO DE ALMEIDA & PRISCILA APARECIDA ESTEVÃO COELHO & TALITA NAIMARA GUEDES VARGAS & DRIELLY RINALDE DE SOUZA SOARES

    MARIENE PACHECO DE ALMEIDA & PRISCILA APARECIDA ESTEVÃO COELHO & TALITA NAIMARA GUEDES VARGAS & DRIELLY RINALDE DE SOUZA SOARES - SMEVR

    MARIENE PACHECO DE ALMEIDA - Professora, ensino médio: Magistério, cursando Engenharia de Produção. PRISCILA APARECIDA ESTEVÃO COELHO - Professora, graduação em Pedagogia pelo CEDERJ. TALITA NAIMARA GUEDES VARGAS - Professor, cursando Psicologia. DRIELLY RINALDE DE SOUZA SOARES - Professor, graduação em Letras.

  • MARIENE PACHECO DE ALMEIDA & PRISCILA APARECIDA ESTEVÃO COELHO & TALITA NAIMARA GUEDES VARGAS & DRIELLY RINALDE DE SOUZA SOARES

    MARIENE PACHECO DE ALMEIDA & PRISCILA APARECIDA ESTEVÃO COELHO & TALITA NAIMARA GUEDES VARGAS & DRIELLY RINALDE DE SOUZA SOARES - SMEVR

    MARIENE PACHECO DE ALMEIDA - Professora, ensino médio: Magistério, cursando Engenharia de Produção. PRISCILA APARECIDA ESTEVÃO COELHO - Professora, graduação em Pedagogia pelo CEDERJ. TALITA NAIMARA GUEDES VARGAS - Professor, cursando Psicologia. DRIELLY RINALDE DE SOUZA SOARES - Professor, graduação em Letras.

  • TANIA REGINA CAMPELO VELASCO MENEZES & RAQUEL DE ASSIS ROSA

    TANIA REGINA CAMPELO VELASCO MENEZES & RAQUEL DE ASSIS ROSA - SMEVR

    TANIA REGINA CAMPELO VELASCO MENEZES - Orientadora Educacional, graduada em Pedagogia, com curso técnico de Teoria Musical e Piano. RAQUEL DE ASSIS ROSA - Professora, graduada em Educação Física com licenciatura e bacharelado.

  • TANIA REGINA CAMPELO VELASCO MENEZES & RAQUEL DE ASSIS ROSA

    TANIA REGINA CAMPELO VELASCO MENEZES & RAQUEL DE ASSIS ROSA - SMEVR

    TANIA REGINA CAMPELO VELASCO MENEZES - Orientadora Educacional, graduada em Pedagogia, com curso técnico de Teoria Musical e Piano. RAQUEL DE ASSIS ROSA - Professora, graduada em Educação Física com licenciatura e bacharelado.

  • RAFAELA NATIVIDADE MOURA MARFÓRIO & MARY FRANCIS DA FONSECA CONTE

    RAFAELA NATIVIDADE MOURA MARFÓRIO & MARY FRANCIS DA FONSECA CONTE - SMEVR

    RAFAELA NATIVIDADE MOURA MARFÓRIO - Professora, Graduação em Pedagogia e Estudos Sociais com habilitação em Geografia, cursando pós-graduação em Práticas de Alfabetização e Letramento e Gestão Escolar. MARY FRANCIS DA FONSECA CONTE - Supervisora escolar, graduação em Pedagogia.

  • RAFAELA NATIVIDADE MOURA MARFÓRIO & MARY FRANCIS DA FONSECA CONTE

    RAFAELA NATIVIDADE MOURA MARFÓRIO & MARY FRANCIS DA FONSECA CONTE - SMEVR

    RAFAELA NATIVIDADE MOURA MARFÓRIO - Professora, Graduação em Pedagogia e Estudos Sociais com habilitação em Geografia, cursando pós-graduação em Práticas de Alfabetização e Letramento e Gestão Escolar. MARY FRANCIS DA FONSECA CONTE - Supervisora escolar, graduação em Pedagogia.

Programação

Horário Atividade Descrição
25/08
07h00 Sala01 - Manhã RádioNovela - Informática
Workshop
JOÃO PAULO BUENO DELGADO
  • Projeto Coletivo "Um conto em cada canto";

  • Objetivo (s) - Criar uma radionovela através dos contos estudados ao longo do Projeto Coletivo.

  • Descrição - Expor, através de slides, o resultado final da atividade de rádio novela contextualizada pelos contos infantis trabalhados durante o projeto coletivo: um conto em cada canto!

07h00 Sala02 - Manhã A Arte de Cantar e Contar Histórias1
Workshop
DIEGO MARADONA DE OLIVEIRA & SABRINA LOPES DOS SANTOS
  • Objetivo (s) - Valorizar diferentes estratégias de contação de histórias, como meio de promover o convívio com a escrita, o incentivo pela leitura e a formação humana.
  • Descrição - Contação de histórias de várias formas, com reflexões e relato e sugestões de atividades.
07h00 Sala03 - Manhã Contação de Histórias sem Livros1
Workshop
CRISTINA DIAS MALTA & DULCENEIA MARIA DE ALMEIDA
  • Objetivo (s) - Dinamizar a hora do conto utilizando objetos/fantoches e brinquedos.

  • Descrição - Contação de histórias com apoio de objetos e brinquedos, visando trabalhar a capacidade de improvisação e a criatividade. Em algumas cenas serão utilizados pequenos objetos sonoros, bonecos, fantoches e acessórios contribuindo para esses momentos encantados. Também serão utilizados recursos como: imitação de vozes de personagens, ruídos de animais, barulhos e gestos das mãos fazendo a diferença nos momentos expressivos na hora da história.

07h00 Sala04 - Manhã As Regiões do Brasil (Região Nordeste)1
Workshop
RAQUEL ROSA DE CAMPOS TOLEDO & MARCIA CRISTINA DE OLIVEIRA
  • Objetivo (s) - Socializar as experiências sobre o projeto de trabalho realizado numa turma de educação infantil, conscientizando aos professores de que no projeto os Campos do Saber podem ser trabalhados de forma interdisciplinar. Confeccionar um boneco gigante através de material de sucata.

  • Descrição - Apresentação de slides relatando todo o desenvolvimento do projeto. Oficina para confecção dos bonecos gigantes com sucatas, com desfile dos mesmos ao final.

07h00 Sala05 - Manhã A importância da estimulação essencial para o desenvolvimento da criança com deficiência na classe regular1
Workshop
TAÍS MACHADO SILVEIRA SOUZA & EULÁLIA DA SILVA PEIXOTO
  • Objetivo (s) - Refletir sobre as possibilidades de desenvolvimento das funções psicomotoras e cognitivas da criança com deficiência dentro da rotina da turma de educação infantil.

  • Descrição - Exposição sobre a conceitualização da Educação Especial, a importância da estimulação essencial e slides sobre as dificuldades da criança de zero a três anos com deficiência. Para finalizar vamos confeccionar jogos diversos para estimulação multissensorial.

07h00 Sala06 - Manhã Brinquedos e Brincadeiras com Material Reciclado1
Workshop
ELIZABETE APARECIDA BRITO DOS SANTOS &  LARISSA SOUZA SILVA
  • Objetivo (s) - Desenvolver e estimular a imaginação, a criatividade, a percepção auditiva e a coordenação motora por meio do brincar com materiais diversos.
  • Descrição - A oficina se iniciará com uma introdução sobre brinquedos e brincadeiras, seguido de uma mostra de jogos e brinquedos confeccionados com materiais reciclados. A seguir será proposto ao grupo que confeccionem jogos ou brinquedos que desejarem sob orientação das dinamizadoras. Também será abordada a importância da música, sugestões de atividades e realização de jogos sonoros. A oficina será finalizada com uma brincadeira utilizando material reciclado.
  • Observação - Cada participante deverá trazer uma TESOURA.
07h00 Sala07 - Manhã Brincando, Cantando e Contando História na Educação Infantil1
Workshop
MICHELLE REGINA OLIVEIRA DA COSTA FORMAGGINI & VALDERENE CRISTINA ALMEIDA CHAVES
  • Objetivo (s) - Apresentar músicas e histórias e relatar a importância que elas possuem na educação das crianças, contribuindo para o desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico.

  • Descrição - Iniciaremos com um breve histórico sobre a música e sua importância para a educação infantil. Serão apresentadas algumas músicas. Depois será apresentado um breve histórico sobre as histórias e a importância da contação para as crianças. Também serão apresentados diversos tipos de história. Duas histórias serão contadas e uma atividade prática realizada com os participantes.

07h00 Sala08 - Manhã O Despertar dos Campos do Saber pelos Sabores1
Workshop
ROSANGELA SANTOS & NÚBIA DO NASCIMENTO SIQUEIRA CUNHA
  • Objetivo (s) - Ampliar a prática de atividades dentro dos Campos do Saber, proporcionando a construção de conhecimentos diversificados através de diferentes alimentos.

  • Descrição - Acolhimento com uso do crachá. Explanação do trabalho realizado com as crianças através de slides. Divisão do grupo para realização de uma atividade relacionada a um Campo do Saber. Apresentação dos grupos e avaliação.

07h00 Sala09 - Manhã Vamos ser quem somos?1
Workshop
CLAUDIA TORTURELLO PARANHOS DE DEUS & LUIS FELIPE SILVÉRIO GOMES & ERIKA REIS ROCHA
  • Objetivo(s) - Oportunizar através de reflexões e vivências, momentos que visem estabelecer relações de respeito, cooperação, solidariedade, amor...

  • Descrição - Nossa oficina está divida em três blocos, o primeiro onde vamos iniciar a reflexão sobre a importância de se estabelecer relações sadias, na vida e na escola. No segundo bloco será o momento de compartilharmos nossas experiências e no último bloco teremos o momento de vivência, onde colocaremos em prática o que vimos e ouvimos. Vamos juntos aprender, compartilhar e nos emocionar!!!

07h00 Sala10 - Manhã A Construção dos Conhecimentos Matemáticos Através de Jogos e Brincadeiras1
Workshop
JAMILLE CRISTINA FERRAZ DA SILVA & IZABEL CRISTINA DE SOUZA CAMPOS
  • Objetivo (s) - Se apropriar de alguns processos de construção do conhecimento matemático aplicando em sala de aula através de jogos e brincadeiras.

  • Descrição - O mini-curso se iniciará por uma leitura deleite. Será solicitado a cada participante que retire da história “Gabriel tem 99 centímetros" todos os conceitos matemáticos encontrados. A seguir ocorrerá uma apresentação abordando as possibilidades de construção de conhecimentos matemáticos com um vídeo ilustrativo de um exemplo em sala de aula. Em seguida haverá apresentação de slides para explicação do processo e realização de atividades com algumas sugestões. Ao final, serão apresentadas sugestões de jogos matemáticos. Também serão expostos diferentes jogos, que poderão ser utilizados em sala de aula para contribuir para a aprendizagem da matemática.

07h00 Sala11 - Manhã Literatura Infantil - Além do Contar1
Workshop
LIZIANE SILVÉRIO FIGUEIREDO & LUCIANA OLIVEIRA DE SOUZA JESUS & TAYNAH FERREIRA COUTINHO DELGADO
  • Objetivo (s) - Utilizar as histórias como recurso para ampliar o desenvolvimento dos Campos do Saber.

  • Descrição - As dinamizadoras Liziane e Luciana contarão uma história cada uma e realizarão atividades referentes aos Campos do Saber a partir das mesmas; diversificando assim, o trabalho realizado. A dinamizadora Taynah contará uma outra história realizando a atividade da “História Vivenciada”, que desencadeará várias outras atividades, onde uma será realizada pelos participantes. Boa parte dos trabalhos serão expostos em slides e na sala.

  • Observação - É aconselhável usar roupa confortável.

07h00 Sala12 - Manhã Identidade: Eu e o outro + Brincando e Cantando1
Workshop
FLÁVIA BRUNA & MARIANA PAROPAT DE PAULA CARELLI & MAYARA DE SOUZA FERREIRA & HÉRIKA ESTEFANIO FATIGATTI
  • IDENTIDADE: EU E O OUTRO

  • Objetivo (s) - Socializar uma prática que promoveu a socialização e a interação do grupo, proporcionando o conhecimento de si mesmo e do outro, identificando as igualdades e diferenças existentes.

  • Descrição - Apresentação com slides para introduzir o conteúdo e explicar o objetivo da atividade.

  • Atividade - Hora da Chamada, dividida em 3 etapas durante o ano letivo: Ficha inteira; escondendo parte da ficha e quebra-cabeça.

  • Observação - Durante a explicação serão mostrados vídeos e figuras da atividade na prática em sala de aula.

  •  

  • BRINCANDO E CANTANDO

  • Objetivo (s) - Desenvolver brincadeiras que auxiliem na prática de atividades na área externa com a faixa etária de 0 a 3 anos

  • Descrição - Oficina de brincadeiras, músicas e jogos cantados para a prática na área externa, indicados para maternal I, II e III.

  • Observação - Para a participação na oficina é necessário o uso de roupas confortáveis.

07h00 Sala13 - Manhã Brincando e aprendendo com a bandinha + Projetos de trabalho na Educação Infantil1
Workshop
RUANA FERREIRA VIANA & ROSILENE GUIMARÃES DE SOUZA & MARCELA PARREIRA DE MORAIS SANTOS & SCHAYRA BORGES MORANDI
  • Brincando e aprendendo com a bandinha

  • Objetivo (s) - Socializar a prática da bandinha rítmica na educação infantil, propondo atividades e trocando experiências entre profissionais para que o trabalho pedagógico seja significativo e seja explorado na íntegra.

  • Descrição - Apresentação em slides para ilustrar o projeto coletivo da C. M. Nosso Espaço e as atividades desenvolvidas ao longo dele, com sugestões de atividades com bandinha a serem realizadas com os alunos. Ilustração das atividades desenvolvidas ao longo do projeto coletivo: “Cantando a gente brinca, brincando a gente aprende” com vídeos curtos, exposição de fotos e materiais feitos em sala de aula junto com os alunos e familiares.

  •  

  • Projetos de trabalho na Educação Infantil

  • Objetivo (s) - Apresentar atividades relacionadas aos projetos de trabalho desenvolvidos em sala de aula, promovendo a reflexão da prática educativa no processo de aprendizagem dos alunos.

  • Descrição - Apresentação de slides baseado no livro “Projetos pedagógicos na Educação Infantil”, autoras: Maria Carmen Silveira Barbosa e Maria das Graças Souza Horn; relato de experiência com exemplos de atividades realizadas em sala de aula. Divisão dos participantes em pequenos grupos, para planejar atividades relacionadas aos seguintes temas: plantas, água, cachorro, entre outros. Apresentação das atividades com debates e questionamentos.

07h00 Sala19 - Manhã Corpo, movimento e dramatização + Explorando o corpo com malhas1
Workshop
JULIANA MARIA SILVA & TAMIRIS DA SILVA ARRUDA & RAQUEL DA SILVA CORRÊA JORGE & LUDMILLA VIANA DA CRUZ FRANCO
  • Corpo, movimento e dramatização

  • Objetivo (s) - Estimular a imaginação através da música "Pano Encantado"; desenvolver a coordenação motora; identificar sequências de ações; Realizar pequenas contagens com coleções através da música: A Velha e os Números; Dramatizar a história cantada "Macaco Simão"; Desenvolver a linguagem oral e a socialização.

  • (Campos retratados: Linguagens Artísticas e Corpo e Movimento)

  • Descrição - Iniciaremos com a música “O pano encantado”, logo após realizaremos algumas atividades corporais. Exibição do vídeo gravado no Sábado Cultural. Proposta de dramatização da história contada “Macaco Simão”. Exibição do vídeo da dramatização da história realizada pelas crianças da Creche. Após, os participantes serão convidados a confeccionarem fantasias e máscaras para também dramatizarem a história, tendo autonomia para realizarem variações.

  • Observação - Vir com roupa confortável.

  •  

  • EXPLORANDO O CORPO COM MALHAS

  • Objetivo (s) - Desenvolver as percepções sensoriais e expressões corporais utilizando malhas.

  • Descrição - Apresentação do grupo e das dinamizadoras. Exposição do trabalho com as malhas realizado com as crianças. Dinamizar atividades práticas com os participantes, formando equipes e elaboração de uma atividade ao final.

  • Observação - Vir com roupa confortável.

07h00 Sala14 - Manhã Projeto - Cada um do seu jeito: Respeitando as diferenças + Trilha da Alimentação Saudável1
Workshop
JOYCE DA SILVA CORREIA & ARLENE BARBOSA DA SILVA FREITAS & NELITA NOGUEIRA DOS SANTOS & MÁRCIA DE SOUZA LOUBACK CARRILHO
  • PROJETO - CADA UM DO SEU JEITO: RESPEITANDO AS DIFERENÇAS

  • Objetivo (s) - Socializar um projeto realizado onde foi oportunizado a construção coletiva de conhecimentos na perspectiva da Educação Inclusiva, fortalecendo também a autoestima de cada criança.

  • Descrição - Apresentação do projeto, com relato e troca de experiência sobre o trabalho com a diversidade na educação infantil. Serão realizadas dinâmicas, brincadeiras e atividades práticas que tratam da valorização de si mesmo e do respeito ao próximo.

  •  

  • TRILHA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

  • Objetivo (s) - Socializar uma atividade onde vamos diferenciar hábitos de alimentação saudáveis de hábitos não saudáveis

  • Descrição - Acolhimento com confecção de crachás pelos participantes. Montagem de jogadores (sucata), cada participante confeccionará seu jogador (boneco). Explicação das regras do jogo, sorteio dos nomes dos participantes para ordem de jogada, início do jogo e término com reflexões.

07h00 Sala16 - Manhã Atividades a partir da cantiga de roda 'PIABA' + Inserindo a rotina com as crianças do maternal I1
Workshop
JULIANA DA CONCEIÇÃO GOMES DA SILVA & FRANCIANE DOS SANTOS ALVES CUSTÓDIO & FERNANDA GISELE DOS SANTOS & MONIQUE INGRID GUSMÃO DE OLIVEIRA
  • ATIVIDADES A PARTIR DA CANTIGA DE RODA "PIABA"

  • Objetivo (s) - Trabalhar vários Campos do Saber através de uma cantiga de roda.

  • Descrição - A oficina de atividades para educação infantil será contextualizada a partir da cantiga folclórica "PIABA". A oficina contemplará os Campos do Saber: corpo e movimento, natureza e tecnologia e linguagens artísticas, além de oportunizar o trabalho com consciência fonológica e bandinha.

  • Observação - Para a participação na oficina é necessário o uso de roupas confortáveis.

  •  

  • INSERINDO A ROTINA COM AS CRIANÇAS DO MATERNAL I

  • Objetivo (s) - Compartilhar iniciativas que promovem o acolhimento e a inserção da rotina.

  • Descrição - Apresentação de slides com fotos e descrição de iniciativas que facilitaram a inserção da rotina com crianças de Maternal I, compreendendo o período de adaptação escolar e acolhida aos responsáveis.

07h00 Sala15 - Manhã Projeto Animais Marinhos + Musicalizando na Educação Infantil1
Workshop
MARIENE PACHECO DE ALMEIDA & PRISCILA APARECIDA ESTEVÃO COELHO & TALITA NAIMARA GUEDES VARGAS & DRIELLY RINALDE DE SOUZA SOARES
  • PROJETO ANIMAIS MARINHOS
  • Objetivo (s) - Socializar um projeto realizado onde identificamos diferentes espécies de animais marinhos. Conhecer as causas e consequências da poluição ambiental.
  • Descrição: Será apresentado o projeto Animais Marinhos, onde relatarei não apenas as atividades desenvolvidas com base nesse assunto, mas também toda a trajetória de construção do conhecimento para que o desenvolvimento do projeto ocorresse de maneira positiva e organizada. Falarei a respeito dos projetos anteriores que contribuíram para o surgimento do Projeto "Animais Marinhos" e em seguida, abordarei, de fato, as práticas e experiências relacionadas a essa temática.
  •  
  • MUSICALIZANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Objetivo (s) - Resgatar músicas infantis no dia a dia da Educação Infantil.
  • Descrição - Resgate de músicas referentes a rotina da Rede. Apresentação de slides com a importância da música para o desenvolvimento das crianças, com ilustrações fotográficas das atividades realizadas. Atividades com música, acompanhadas com violão e bandinha rítmica.
07h00 Sala17 - Manhã A música na educação infantil1
Workshop
TANIA REGINA CAMPELO VELASCO MENEZES & RAQUEL DE ASSIS ROSA
  • Objetivo (s) - Identificar a pulsação e o desenho rítmico na música; Oportunizar o conhecimento do trabalho desenvolvido com a bandinha rítmica; resgatar as músicas da rotina; Preservar as cantigas folclóricas.

  • Descrição - Realizaremos diversas atividades musicais. Iniciaremos cantando, dramatizando e criando expressões corporais utilizando a música; vivenciaremos a utilização da bandinha rítmica e cantaremos algumas canções de rotina e cantigas de roda.

07h00 Sala18 - Manhã Consciência Fonológica: do gênero textual aos jogos de consciência silábica1
Workshop
RAFAELA NATIVIDADE MOURA MARFÓRIO & MARY FRANCIS DA FONSECA CONTE
  • Objetivo - Apresentar o trabalho com gênero textual, interpretação, produção e análise linguística, passando pela escolha da palavra significativa à prática dos jogos de consciência silábica.

  • Descrição - Iniciaremos falando sobre os gêneros textuais; para depois apresentar as possibilidades da interpretação, produção e análise linguística. Mostraremos uma sequência didática referente a análise linguística que irá da palavra significativa à prática dos jogos de consciência silábica.

13h00 Sala01 - Tarde Reflexões sobre a formação indentitária do Gestor Escolar
Workshop
DOUGLAS DE TOLEDO VAZ
  • Descrição - O trabalho inicial será voltado para uma reflexão sobre os problemas que todos enfrentamos e um desabafo. Subsequentemente trabalharemos a ideia da construção do gestor e suas responsabilidades dentro da legislação e as diversas áreas de atuação administrativa. Ao final refletiremos sobre as ferramentas de qualidade indicadas para melhorar o trabalho e dirimir problemas.
  • Objetivo(s) - Refletir sobre a formação e continuidade da construção da identidade do gestor e instrumentalizar o gestor com algumas ferramentas da qualidade para gestão.
13h00 Sala02 - Tarde A Arte de Cantar e Contar Histórias2
Workshop
DIEGO MARADONA DE OLIVEIRA & SABRINA LOPES DOS SANTOS
  • Objetivo (s) - Valorizar diferentes estratégias de contação de histórias, como meio de promover o convívio com a escrita, o incentivo pela leitura e a formação humana.
  • Descrição - Contação de histórias de várias formas, com reflexões e relato e sugestões de atividades.
13h00 Sala03 - Tarde Contação de Histórias sem Livros2
Workshop
CRISTINA DIAS MALTA & DULCENEIA MARIA DE ALMEIDA
  • Objetivo (s) - Dinamizar a hora do conto utilizando objetos/fantoches e brinquedos.
  • Descrição - Contação de histórias com apoio de objetos e brinquedos, visando trabalhar a capacidade de improvisação e a criatividade. Em algumas cenas serão utilizados pequenos objetos sonoros, bonecos, fantoches e acessórios contribuindo para esses momentos encantados. Também serão utilizados recursos como: imitação de vozes de personagens, ruídos de animais, barulhos e gestos das mãos fazendo a diferença nos momentos expressivos na hora da história.
13h00 Sala04 - Tarde As Regiões do Brasil (Região Nordeste)2
Workshop
RAQUEL ROSA DE CAMPOS TOLEDO & MARCIA CRISTINA DE OLIVEIRA
  • Objetivo (s) - Socializar as experiências sobre o projeto de trabalho realizado numa turma de educação infantil, conscientizando aos professores de que no projeto os Campos do Saber podem ser trabalhados de forma interdisciplinar. Confeccionar um boneco gigante através de material de sucata.

  • Descrição - Apresentação de slides relatando todo o desenvolvimento do projeto. Oficina para confecção dos bonecos gigantes com sucatas, com desfile dos mesmos ao final.

13h00 Sala05 - Tarde A importância da estimulação essencial para o desenvolvimento da criança com deficiência na classe regular2
Workshop
TAÍS MACHADO SILVEIRA SOUZA & EULÁLIA DA SILVA PEIXOTO
  • Objetivo (s) - Refletir sobre as possibilidades de desenvolvimento das funções psicomotoras e cognitivas da criança com deficiência dentro da rotina da turma de educação infantil.

  • Descrição - Exposição sobre a conceitualização da Educação Especial, a importância da estimulação essencial e slides sobre as dificuldades da criança de zero a três anos com deficiência. Para finalizar vamos confeccionar jogos diversos para estimulação multissensorial.

13h00 Sala06 - Tarde Brinquedos e Brincadeiras com Material Reciclado2
Workshop
ELIZABETE APARECIDA BRITO DOS SANTOS &  LARISSA SOUZA SILVA
  • Objetivo (s) - Desenvolver e estimular a imaginação, a criatividade, a percepção auditiva e a coordenação motora por meio do brincar com materiais diversos.

  • Descrição - A oficina se iniciará com uma introdução sobre brinquedos e brincadeiras, seguido de uma mostra de jogos e brinquedos confeccionados com materiais reciclados. A seguir será proposto ao grupo que confeccionem jogos ou brinquedos que desejarem sob orientação das dinamizadoras. Também será abordada a importância da música, sugestões de atividades e realização de jogos sonoros. A oficina será finalizada com uma brincadeira utilizando material reciclado.

  • Observação - Cada participante deverá trazer uma TESOURA.

13h00 Sala07 - Tarde Brincando, Cantando e Contando História na Educação Infantil2
Palestra
MICHELLE REGINA OLIVEIRA DA COSTA FORMAGGINI & VALDERENE CRISTINA ALMEIDA CHAVES
  • Objetivo (s) - Apresentar músicas e histórias e relatar a importância que elas possuem na educação das crianças, contribuindo para o desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico.

  • Descrição - Iniciaremos com um breve histórico sobre a música e sua importância para a educação infantil. Serão apresentadas algumas músicas. Depois será apresentado um breve histórico sobre as histórias e a importância da contação para as crianças. Também serão apresentados diversos tipos de história. Duas histórias serão contadas e uma atividade prática realizada com os participantes.

13h00 Sala08 - Tarde O Despertar dos Campos do Saber pelos Sabores2
Workshop
ROSANGELA SANTOS & NÚBIA DO NASCIMENTO SIQUEIRA CUNHA
  • Objetivo (s) - Ampliar a prática de atividades dentro dos Campos do Saber, proporcionando a construção de conhecimentos diversificados através de diferentes alimentos.

  • Descrição - Acolhimento com uso do crachá. Explanação do trabalho realizado com as crianças através de slides. Divisão do grupo para realização de uma atividade relacionada a um Campo do Saber. Apresentação dos grupos e avaliação.

13h00 Sala09 - Tarde Vamos ser quem somos?2
Workshop
CLAUDIA TORTURELLO PARANHOS DE DEUS & LUIS FELIPE SILVÉRIO GOMES & ERIKA REIS ROCHA
  • Objetivo(s) - Oportunizar através de reflexões e vivências, momentos que visem estabelecer relações de respeito, cooperação, solidariedade, amor...
  • Descrição - Nossa oficina está divida em três blocos, o primeiro onde vamos iniciar a reflexão sobre a importância de se estabelecer relações sadias, na vida e na escola. No segundo bloco será o momento de compartilharmos nossas experiências e no último bloco teremos o momento de vivência, onde colocaremos em prática o que vimos e ouvimos. Vamos juntos aprender, compartilhar e nos emocionar!!!
13h00 Sala10 - Tarde A Construção dos Conhecimentos Matemáticos Através de Jogos e Brincadeiras2
Workshop
JAMILLE CRISTINA FERRAZ DA SILVA & IZABEL CRISTINA DE SOUZA CAMPOS
  • Objetivo (s) - Se apropriar de alguns processos de construção do conhecimento matemático aplicando em sala de aula através de jogos e brincadeiras.

  • Descrição - O mini-curso se iniciará por uma leitura deleite. Será solicitado a cada participante que retire da história “Gabriel tem 99 centímetros" todos os conceitos matemáticos encontrados. A seguir ocorrerá uma apresentação abordando as possibilidades de construção de conhecimentos matemáticos com um vídeo ilustrativo de um exemplo em sala de aula. Em seguida haverá apresentação de slides para explicação do processo e realização de atividades com algumas sugestões. Ao final, serão apresentadas sugestões de jogos matemáticos. Também serão expostos diferentes jogos, que poderão ser utilizados em sala de aula para contribuir para a aprendizagem da matemática.

13h00 Sala11 - Tarde Literatura Infantil - Além do Contar2
Workshop
LIZIANE SILVÉRIO FIGUEIREDO & LUCIANA OLIVEIRA DE SOUZA JESUS & TAYNAH FERREIRA COUTINHO DELGADO
  • Objetivo (s) - Utilizar as histórias como recurso para ampliar o desenvolvimento dos Campos do Saber.

  • Descrição - As dinamizadoras Liziane e Luciana contarão uma história cada uma e realizarão atividades referentes aos Campos do Saber a partir das mesmas; diversificando assim, o trabalho realizado. A dinamizadora Taynah contará uma outra história realizando a atividade da “História Vivenciada”, que desencadeará várias outras atividades, onde uma será realizada pelos participantes. Boa parte dos trabalhos serão expostos em slides e na sala.

  • Observação - É aconselhável usar roupa confortável.

13h00 Sala12 - Tarde Identidade: Eu e o outro + Brincando e Cantando2
Workshop
FLÁVIA BRUNA & MARIANA PAROPAT DE PAULA CARELLI & MAYARA DE SOUZA FERREIRA & HÉRIKA ESTEFANIO FATIGATTI
  • IDENTIDADE: EU E O OUTRO

  • Objetivo (s) - Socializar uma prática que promoveu a socialização e a interação do grupo, proporcionando o conhecimento de si mesmo e do outro, identificando as igualdades e diferenças existentes.

  • Descrição - Apresentação com slides para introduzir o conteúdo e explicar o objetivo da atividade.

  • Atividade - Hora da Chamada, dividida em 3 etapas durante o ano letivo: Ficha inteira; escondendo parte da ficha e quebra-cabeça.

  • Observação - Durante a explicação serão mostrados vídeos e figuras da atividade na prática em sala de aula.

  •  

  • BRINCANDO E CANTANDO

  • Objetivo (s) - Desenvolver brincadeiras que auxiliem na prática de atividades na área externa com a faixa etária de 0 a 3 anos

  • Descrição - Oficina de brincadeiras, músicas e jogos cantados para a prática na área externa, indicados para maternal I, II e III.

  • Observação - Para a participação na oficina é necessário o uso de roupas confortáveis.

13h00 Sala13 - Tarde Brincando e aprendendo com a bandinha + Projetos de trabalho na Educação Infantil2
Workshop
RUANA FERREIRA VIANA & ROSILENE GUIMARÃES DE SOUZA & MARCELA PARREIRA DE MORAIS SANTOS & SCHAYRA BORGES MORANDI
  • Brincando e aprendendo com a bandinha

  • Objetivo (s) - Socializar a prática da bandinha rítmica na educação infantil, propondo atividades e trocando experiências entre profissionais para que o trabalho pedagógico seja significativo e seja explorado na íntegra.

  • Descrição - Apresentação em slides para ilustrar o projeto coletivo da C. M. Nosso Espaço e as atividades desenvolvidas ao longo dele, com sugestões de atividades com bandinha a serem realizadas com os alunos. Ilustração das atividades desenvolvidas ao longo do projeto coletivo: “Cantando a gente brinca, brincando a gente aprende” com vídeos curtos, exposição de fotos e materiais feitos em sala de aula junto com os alunos e familiares.

  •  

  • Projetos de trabalho na Educação Infantil

  • Objetivo (s) - Apresentar atividades relacionadas aos projetos de trabalho desenvolvidos em sala de aula, promovendo a reflexão da prática educativa no processo de aprendizagem dos alunos.

  • Descrição - Apresentação de slides baseado no livro “Projetos pedagógicos na Educação Infantil”, autoras: Maria Carmen Silveira Barbosa e Maria das Graças Souza Horn; relato de experiência com exemplos de atividades realizadas em sala de aula. Divisão dos participantes em pequenos grupos, para planejar atividades relacionadas aos seguintes temas: plantas, água, cachorro, entre outros. Apresentação das atividades com debates e questionamentos.

13h00 Sala19 - Tarde Corpo, movimento e dramatização + Explorando o corpo com malha2
Workshop
JULIANA MARIA SILVA & TAMIRIS DA SILVA ARRUDA & RAQUEL DA SILVA CORRÊA JORGE & LUDMILLA VIANA DA CRUZ FRANCO
  • CORPO, MOVIMENTO E DRAMATIZAÇÃO

  • Objetivo (s) - Estimular a imaginação através da música "Pano Encantado"; desenvolver a coordenação motora; identificar sequências de ações; Realizar pequenas contagens com coleções através da música: A Velha e os Números; Dramatizar a história cantada "Macaco Simão"; Desenvolver a linguagem oral e a socialização.

  • (Campos retratados: Linguagens Artísticas e Corpo e Movimento)

  • Descrição - Iniciaremos com a música “O pano encantado”, logo após realizaremos algumas atividades corporais. Exibição do vídeo gravado no Sábado Cultural. Proposta de dramatização da história contada “Macaco Simão”. Exibição do vídeo da dramatização da história realizada pelas crianças da Creche. Após, os participantes serão convidados a confeccionarem fantasias e máscaras para também dramatizarem a história, tendo autonomia para realizarem variações.

  • Observação - Vir com roupa confortável.

  •  

  • EXPLORANDO O CORPO COM MALHAS

  • Objetivo (s) - Desenvolver as percepções sensoriais e expressões corporais utilizando malhas.

  • Descrição - Apresentação do grupo e das dinamizadoras. Exposição do trabalho com as malhas realizado com as crianças. Dinamizar atividades práticas com os participantes, formando equipes e elaboração de uma atividade ao final.

  • Observação - Vir com roupa confortável.

 

13h00 Sala14 - Tarde Projeto - Cada um do seu jeito: Respeitando as diferenças + Trilha da Alimentação Saudável2
Workshop
JOYCE DA SILVA CORREIA & ARLENE BARBOSA DA SILVA FREITAS & NELITA NOGUEIRA DOS SANTOS & MÁRCIA DE SOUZA LOUBACK CARRILHO
  • PROJETO - CADA UM DO SEU JEITO: RESPEITANDO AS DIFERENÇAS

  • Objetivo (s) - Socializar um projeto realizado onde foi oportunizado a construção coletiva de conhecimentos na perspectiva da Educação Inclusiva, fortalecendo também a autoestima de cada criança.

  • Descrição - Apresentação do projeto, com relato e troca de experiência sobre o trabalho com a diversidade na educação infantil. Serão realizadas dinâmicas, brincadeiras e atividades práticas que tratam da valorização de si mesmo e do respeito ao próximo.

  •  

  • TRILHA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

  • Objetivo (s) - Socializar uma atividade onde vamos diferenciar hábitos de alimentação saudáveis de hábitos não saudáveis

  • Descrição - Acolhimento com confecção de crachás pelos participantes. Montagem de jogadores (sucata), cada participante confeccionará seu jogador (boneco). Explicação das regras do jogo, sorteio dos nomes dos participantes para ordem de jogada, início do jogo e término com reflexões.

13h00 Sala16 - Tarde Atividades a partir da cantiga de roda 'PIABA' + Inserindo a rotina com as crianças do maternal I2
Workshop
JULIANA DA CONCEIÇÃO GOMES DA SILVA & FRANCIANE DOS SANTOS ALVES CUSTÓDIO & FERNANDA GISELE DOS SANTOS & MONIQUE INGRID GUSMÃO DE OLIVEIRA
  • ATIVIDADES A PARTIR DA CANTIGA DE RODA "PIABA"

  • Objetivo (s) - Trabalhar vários Campos do Saber através de uma cantiga de roda.

  • Descrição - A oficina de atividades para educação infantil será contextualizada a partir da cantiga folclórica "PIABA". A oficina contemplará os Campos do Saber: corpo e movimento, natureza e tecnologia e linguagens artísticas, além de oportunizar o trabalho com consciência fonológica e bandinha.

  • Observação - Para a participação na oficina é necessário o uso de roupas confortáveis.

  •  

  • INSERINDO A ROTINA COM AS CRIANÇAS DO MATERNAL I

  • Objetivo (s) - Compartilhar iniciativas que promovem o acolhimento e a inserção da rotina.

  • Descrição - Apresentação de slides com fotos e descrição de iniciativas que facilitaram a inserção da rotina com crianças de Maternal I, compreendendo o período de adaptação escolar e acolhida aos responsáveis.

13h00 Sala15 - Tarde Projeto Animais Marinhos + Musicalizando na Educação Infantil2
Workshop
MARIENE PACHECO DE ALMEIDA & PRISCILA APARECIDA ESTEVÃO COELHO & TALITA NAIMARA GUEDES VARGAS & DRIELLY RINALDE DE SOUZA SOARES
  • PROJETO ANIMAIS MARINHOS

  • Objetivo (s) - Socializar um projeto realizado onde identificamos diferentes espécies de animais marinhos. Conhecer as causas e consequências da poluição ambiental.

  • Descrição: Será apresentado o projeto Animais Marinhos, onde relatarei não apenas as atividades desenvolvidas com base nesse assunto, mas também toda a trajetória de construção do conhecimento para que o desenvolvimento do projeto ocorresse de maneira positiva e organizada. Falarei a respeito dos projetos anteriores que contribuíram para o surgimento do Projeto "Animais Marinhos" e em seguida, abordarei, de fato, as práticas e experiências relacionadas a essa temática.

  •  

  • MUSICALIZANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Objetivo (s) - Resgatar músicas infantis no dia a dia da Educação Infantil.

  • Descrição - Resgate de músicas referentes a rotina da Rede. Apresentação de slides com a importância da música para o desenvolvimento das crianças, com ilustrações fotográficas das atividades realizadas. Atividades com música, acompanhadas com violão e bandinha rítmica.

13h00 Sala17 - Tarde A música na educação infantil2
Palestra
TANIA REGINA CAMPELO VELASCO MENEZES & RAQUEL DE ASSIS ROSA
  • Objetivo (s) - Identificar a pulsação e o desenho rítmico na música; Oportunizar o conhecimento do trabalho desenvolvido com a bandinha rítmica; resgatar as músicas da rotina; Preservar as cantigas folclóricas.

  • Descrição - Realizaremos diversas atividades musicais. Iniciaremos cantando, dramatizando e criando expressões corporais utilizando a música; vivenciaremos a utilização da bandinha rítmica e cantaremos algumas canções de rotina e cantigas de roda.

13h00 Sala18 - Tarde Consciência Fonológica: do gênero textual aos jogos de consciência silábica2
Workshop
RAFAELA NATIVIDADE MOURA MARFÓRIO & MARY FRANCIS DA FONSECA CONTE
  • Objetivo - Apresentar o trabalho com gênero textual, interpretação, produção e análise linguística, passando pela escolha da palavra significativa à prática dos jogos de consciência silábica.

  • Descrição - Iniciaremos falando sobre os gêneros textuais; para depois apresentar as possibilidades da interpretação, produção e análise linguística. Mostraremos uma sequência didática referente a análise linguística que irá da palavra significativa à prática dos jogos de consciência silábica.

Inscrições

Organizador

  • Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda
    Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda
    Entre em contato