CURSO
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS NOVAS DROGAS PSICOATIVAS
O QUE JÁ ERA BOM FICOU FANTÁSTICO! CURSO 100% ONLINE - (TRANSMISSÃO AO VIVO)
INSCRIÇÕES ABERTAS – VAGAS LIMITADAS POR TURMA!
No momento da inscrição, preencher o nome completo para emissão do certificado
OBJETIVO:
- Apresentar os pressupostos básicos da atuação das Drogas Psicoativas, levando em consideração os aspectos neurofisiológicos, históricos e, suas manifestações clínicas pertinentes;
- Estudar a interrelação entre as diferentes substâncias psicoativas e Direito, Medicina Legal e Toxicologia Forense;
- Estudar as técnicas de identificação e quantificação mais utilizadas e suas aplicações.
PÚBLICO ALVO:
Estudante e Profissionais da área do Direito, Psicologia, Medicina, Enfermagem, Biologia, Biomedicina, Odontologia, Química, Farmácia, Serviço Social, Pedagogia e Profissionais de Segurança Pública e Privada, Investigadores, Peritos Criminais e demais interessados em adquirir conhecimentos sobre os aspectos de áreas de Medicina Legal aplicados às ciências forenses.
DATA:
1,3,6,7,8 e 10de dezembro de 2021
HORÁRIO:
19:00 às 23:00 horas
PROFESSOR(a):
CÉLIA MARIA CASATRO CORRIGLIANO
Farmacêutico graduado pela PUC – Campinas (1982). Perito Criminal Oficial, SPTC/SP (1987). Curso de Pós-Graduação Lato Sensu “Perícias Criminais” CESUMAR/ Instituto Keynes (2009). Curso de Pós-Graduação Latu Sensu: “Medicina Legal e Ciências Forenses” - Faculdade Integrada de Brasília (2018). Professor da Academia de Polícia Civil Coriolano Nogueira Cobra, Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (2010- 2021).
Instrutora Civil no Centro de Formação de Soldados da Polícia Militar do Estado São Paulo, (2004 a 2007). Tutor na rede SENASP/MJ (2010-2012). Professora Universitária.
MAURO RENAULT MENEZES
Perito Criminal Oficial, vinculado ao Núcleo de Química junto ao Instituto de Criminalística - SP (Superintendência da Polícia Técnico Científica - SSP/SP). Diretor Técnico de Serviço do Núcleo de Química do Instituto de Criminalística de São Paulo. Graduado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (1995) e título de mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1998), na área de Modelagem, Simulação e Controle de Processos. Larga experiência no ensino superior de graduação e pós-graduação, com atuação junto ao Centro Universitário da FEI, e Faculdades Oswaldo Cruz, entre outras, nas áreas de Operações Unitárias, Fenômenos de Transporte, Projetos de Instalações Químicas, Instrumentação e Controle. Docente nos cursos de pós-graduação na área de Química Forense, versando sobre teoria e aplicação de técnicas analíticas à identificação de substâncias. Por fim, atua como professor na Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra, na formação e especialização dos integrantes da Segurança Pública do Estado de São Paulo.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Breve histórico.
Definição e Conceitos básicos – Abstinência, Tolerância, Farmacodependência.
Introdução ao estudo do Sistema Nervoso Central – conceito de neurônios, sinapses e neurotransmissores.
Tipologia das Classificações das Substâncias Psicoativas ( SP).
Substâncias Psicoativas (SP) conhecidas - Estimulantes, Depressores, Alucinógenos.
Novas Substâncias Psicoativas (NSP) – maconha sintética, sintéticas, feneletilaminas, opiáceos, plantas, medicamentos de uso veterinário, etc.
Legislação aplicada – drogas e ilicitude.
Resoluções ANVISA.
Principais técnicas analíticas utilizadas para identificação e quantificação das substâncias psicoativas ( SP) – testes de triagem e confirmação.
METODOLOGIA DE ENSINO:
- Exposição
- Análise de vídeos
- Discussão em sala
- Estudo de Casos.