Perguntas frequentes sobre inscrições e certificados

  • Fiz a inscrição mas meu boleto venceu, como proceder?

É necessário solicitar outra via com algum membro da comissão organizadora. Para cada via solicitada, será cobrado o valor de R$ 2,50.

  • Errei meu nome no ato da inscrição, o que faço agora?

Digite o seu nome completo em letras MAIÚSCULAS. Realize novamente sua inscrição com as informações corretas e informamos que os possíveis erros no ato da inscrição serão refletidos na emissão do certificado, sendo cobrada taxa para correção.

  • Posso pagar no cartão?

Na segunda fase da sua inscrição tem as seguintes opções: cartão de crédito, boleto bancário (qualquer banco/lotérica) e débito.

  • Tenho que guardar o comprovante do pagamento?

É importante você imprimir e trazer a confirmação da inscrição, comprovante e um documento oficial com foto, assim poderá comprovar a inscrição e a efetuação do pagamento.

  • Quando a programação oficial será divulgada?

No dia 30 de outubro de 2019.

  • Não vou poder me credenciar no primeiro dia. Terei acesso às atividades nos dias restantes?

Sim. Haverá credenciamento todos os dias do evento.

  • Só ganho AC se participar de coisas relacionadas ao meu curso?

Sim, preferencialmente atividades relacionadas ao seu curso e áreas afins.

  • Como será calculada minha carga horária?

Em toda atividade haverá uma ata disponibilizada pelos monitores para os ouvintes. Certifique-se de assiná-la até o término da atividade, pois ao final do evento sua carga horária será contabilizada de acordo com o que participou.

  • Posso assistir às atividades sem estar inscrito no evento?

Não. Nossa programação científica é exclusiva para quem está inscrito.

Perguntas frequentes sobre submissão de trabalhos

  • Enquanto discente preciso de um orientador para submeter meu trabalho?

Não. Estudantes podem submeter trabalhos sem necessidade de supervisão.

  • Todos os autores precisam estar inscritos no evento para submeter o trabalho?

Não, é necessário que apenas o autor principal e o apresentador estejam inscritos no evento.

  • De quantos trabalhos posso participar como autor? E como coautor?

Cada participante poderá submeter até dois trabalhos científicos e duas propostas de atividades como autor e cinco como coautor.

  • Qual a quantidade máxima de autores que pode ter um trabalho?

Os trabalhos poderão ter até 10 (dez) autores, sendo um autor principal e no máximo nove coautores, incluindo o orientador, caso haja.

  • Sou bolsista, tenho que apresentar trabalho científico?

Sim. Os bolsistas dos editais PIBIC (2018/2019), PIBIC Ensino Médio (2018/2019), PIBITI (2018-2019), PFA IC (2019) e estudantes do mestrado e doutorado com bolsa CAPES, CNPq, FACEPE, empresa privada ou outra fonte de financiamento oficial, com 12 meses ou mais de curso, deverão apresentar seus trabalhos para receberem certificado.

  • O trabalho pode ser editado depois de enviado?

Não. Submissões que consistirem em versões modificadas do mesmo trabalho serão desconsideradas, sendo válida apenas a primeira enviada.

  • Qual o processo de avaliação do meu trabalho?

Após o fim do prazo de submissões, os trabalhos serão enviados para os avaliadores, que os analisarão considerando os seguintes aspectos: os elementos abordados da pesquisa (como originalidade e relevância), sua estrutura (título, introdução, metodologia...) e a redação utilizada, de acordo com as normar da ABNT.

  • Sou coautor de um trabalho. Devo me inscrever como ouvinte e apresentador ou só ouvinte?

Se você for apresentador, deve se inscrever como ouvinte e apresentador. Se você for só coautor, deve se inscrever somente como ouvinte.

Atenção: só terá direito ao certificado de ouvinte quem se inscrever no evento e realizar o credenciamento.

Perguntas frequentes sobre submissão de atividades

  • Enquanto discente, posso submeter uma atividade sem orientador?

Não, pois algumas áreas temáticas necessitam de um aporte teórico/prático mais aprofundado, que será melhor realizado sob orientação de um docente.

  • Até quantos proponentes pode ter uma atividade?

As atividades submetidas por docentes devem ter apenas 1 (um) proponente. Oficinas podem ser propostas por até 3 (três) discentes, sob orientação de 1 (um) docente. As demais atividades devem ter até 1 (um) proponente discente, além do orientador. 

  • Todos os autores precisam estar inscritos no evento para submeter a proposta de atividade? 

Sim. Todos os autores devem estar inscritos e mencionados no campo de submissão.