GRUPO DE TRABALHO

PROGRAMAÇÃO

AUTOR(ES)

TÍTULO DO TRABALHO

 

 

 

GT 1 - História da Educação, da Infância e das Instituições

 

 

 

COORDENADORA:

Laura Maria Silva Araújo Alves

 

 

DATA: 12/12/2018

 

HORÁRIO: 14h às 16h

 

LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGED

(ALTOS DO ICED)

 

Cleodir Moraes

Kaio Breno de Castro Cardoso

A HISTÓRIA APRENDIDA NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA

Jane Elisa Otomar Buecke Maria Betânia Barbosa Albuquerque

A INFÂNCIA NA AMAZÔNIA SEISCENTISTA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA CRÔNICA DE JOÃO FELIPE BETTENDORFF

Danilo Malato Santos

ARRANJO NORDESTE DO PARÁ: UM ESTUDO SOBRE O MODELO DE GESTÃO DE UM AGRUPAMENTO TERRITORIAL EM EDUCAÇÃO LIDERADO PELA FUNDAÇÃO VALE

Tayana Helena Cunha Silva Laura Maria Silva Araújo Alves

AS FILHAS DE SANT’ANA NO PARÁ E A EDUCAÇÃO DE MENINAS DESAMPARADAS NOS SÉCULOS XIX E XX: UM ESTUDO EM DUAS DISSERTAÇÕES ACADÊMICAS

Amanda C. dos Santos

Maria do Perpétuo Socorro G. de S. Avelino de França

CÔNEGO LUIZ DE SOUZA LEITÃO: RELIGIOSO, POLÍTICO, EDUCADOR E PRIMEIRO DIRETOR DO GRUPO ESCOLAR DE CASTANHAL. (1900-1910)

 

 

GT 1 - História da Educação, da Infância e das Instituições

 

 

 

COORDENADOR:

César Augusto Castro

 

 

 

DATA: 13/12/2018

 

HORÁRIO: 10h30 ÀS 12h

 

LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGED

(ALTOS DO ICED)

Mário Allan da Silva Lopes

Darlene da S. M. dos Santos

DISCURSOS HIGIENISTAS PARA A EDUCAÇÃO PRIMÁRIA NO PARÁ (1900-1910)

Glauce Cristhiane da Silva Monteiro

Laura Maria S. Araújo Alves

DISCURSOS SOBRE A INFÂNCIA E EDUCAÇÃO NO NASCIMENTO DA TELEVISÃO NA AMAZÔNIA (1961-1962)

Gercina Ferreira da Silva

A EDUCAÇÃO DE MENINAS NO INSTITUTO SANTO ANTÔNIO DO PRATA

Clebson Assis da Silva Christiano R. dos Santos

Suzana Feldens Schwertner

EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS NA CONSOLIDAÇÃO E RECONHECIMENTO DE UM SEGMENTO DE ENSINO

Ana Maria Leite Lobato

FRAGMENTOS DA HISTÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA: DESEMPENHO ACADÊMICO DA TURMA DE 2009.

 

 

GT 1 - História da Educação, da Infância e das Instituições

 

 

COORDENADORAS:

Elianne Barreto Sabino

 

 

DATA: 13/12/2018

 

HORÁRIO: 14h às 16h

 

LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGED

(ALTOS DO ICED)

Cilene M. Valente da Silva

Cesar Augusto Castro

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E IMPRENSA PERIÓDICA EM BELÉM (1934 -1935)

Erica de Sousa Peres Nazaré Cristina Carvalho

INFÂNCIA QUILOMBOLA NA AMAZÔNIA MARAJOARA.

Elianne Barreto Sabino Léia Gonçalves de Freitas

O JUÍZO DE ÓRFÃO E A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA POBRE NO PARÁ ENTRE 1870 A 1910

Camilla V. C. P. de Oliveira

César Augusto Castro Marcelo Luiz B. da Silva

O PROTAGONISMO DA IMPRENSA PARAENSE NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UMA VISÃO SOB A PERSPECTIVA GRAMSCIANA

Moises Levy Pinto Cristo Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de França

REMINISCÊNCIAS DO CORAÇÃO: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO LEPROSÁRIO DE MARITUBA/PA (1940-1970) EM NARRATIVAS DE UMA ADOLESCENTE

GRUPO DE TRABALHO

PROGRAMAÇÃO

AUTOR(ES)

TÍTULO DO TRABALHO

 

 

 

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

 

 

COORDENADOR:

Raimundo Nonato de Pádua Câncio

 

 

DATA: 12/12/2018

 

HORÁRIO: 14h às 16h

 

LOCAL: AUDITÓRIO DO BLOCO A

(ALTOS DO ICED)

 

Raimundo Nonato de Pádua Câncio

ESTRATÉGIAS PERSUASIVAS E VIOLÊNCIA ESPISTÊMICA NA OBRA “O PAJÉ DE CRISTO”, DE HOMER DOWDY

Alessandra Ferreiras Marinho

Joseny de Sousa Santos

A CAPOEIRA ANGOLA E SEUS PROCESSOS EDUCATIVOS: UM ESTUDO DE CASO NO MALUNGO CENTRO DE CAPOEIRA ANGOLA – ANANINDEUA – PA.

Artur Jonas Marques Santos Denise Simões Rodrigues

A FORMAÇÃO DAS IDENTIDADES CULTURAIS NO MOVIMENTO ARTÍSTICO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESCOLAS DE MÚSICA DA ILHA DE COLARES – PA

Gustavo Wada Ferreira Pedro Rodolph Jungers Abib

A FORMAÇÃO DE ERVEIRAS E ERVEIROS NA FEIRA DE SÃO JOAQUIM – BA

Jorge Miguel da Silva Oliveira

A PERSPECTIVA DOCENTE SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE UM ALUNO NO NÚCLEO DE ATIVIDADES DE ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO (NAAH/S)

Raul da Silveira Santos Camila Andréa S. de Jesus

Francisco Pereira de Oliveira

A VALORIZAÇÃO DA CULTURA DO NEGRO NO ESPAÇO ACADÊMICO POR MEIO DAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS

 

 

 

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

 

 

 

COORDENADORA:

 

Lúcia Isabel da Conceição Silva

 

 

DATA: 12/12/2018

 

HORÁRIO: 14h às 16h

 

LOCAL: AUDITÓRIO DO BLOCO B

(TÉRREO DO ICED)

 

Dhuly Emilly Vaz Dias Karley dos Reis Ribeiro Patricia Moraes dos Santos

AS INTERLOCUÇÕES TEÓRICAS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E O CURRÍCULO HISTÓRICO-CULTURAL: OLHARES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA LÍNGUA INGLESA DE UM QUILOMBO EM SALVATERRA (PA).

Solange P. do Livramento

Edielso Manoel Mendes de Almeida

Suany Rodrigues da Cunha

AVALIAÇÃO DAS E PARA AS APRENDIZAGENS NA ESCOLA DO CAMPO: A NECESSIDADE DE ARTICULAR ENSINO, APRENDIZAGEM E A VALORIZAÇÃO DE SABERES

Isabell Theresa Tavares Neri

CARTOGRAFIA DE SABERES DE MULHERES RIBEIRINHAS: COSMOGONIAS, SABERES E IMAGINÁRIOS NA AMAZÔNIA PARAENSE

Carla de Jesus Pereira Santos Ely Carlos Silva Santos

DA TEORIZAÇÃO À PRÁTICA: AS CONDIÇÕES DE INCLUSÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE SOURE, MARAJÓ-PARÁ.

Lucas Antunes Furtado Salomão Antonio Mufarrej Hage

DECOLONIALIDADE E CURRÍCULO: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DA MATRIZ CURRICULAR INTERCULTURAL PARA AS ESCOLAS INDÍGENAS NO AMAZONAS

Arlete Marinho Gonçalves

DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: DIZERES DOS ALUNOS SURDOS SOBRE ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL NO ENSINO SUPERIOR

 

 

 

 

 

 

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

 

 

 

COORDENADORA:

 

Patrícia Rodrigues de Oliveira Kimura

 

 

 

 

DATA: 13/12/2018

 

HORÁRIO: 10h30 às 12h

 

LOCAL: AUDITÓRIO DO BLOCO A

(ALTOS DO ICED)

Kátia Cilene da Silva Bentes Mirian Kleize da Silva Araujo

Ricardo A. Gomes Pereira

EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS: IMPLANTAÇÃO DO LIXAO EM MARITUBA, MOBILIZAÇÃO SOCIAL E A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA AMBIENTAL

Tayana Pinheiro Amaral Verônica do Couto Abreu Rodrigo Corrêa Diniz Peixoto

EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO MÉDIO – A EXPERIÊNCIA SOCIAL DOS ALUNOS NO PROJETO CARTOGRAFIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA

Hanna Tamires G. Corrêa Leão Teixeira

Ivanilde A. de Oliveira

EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: PERSPECTIVA DE EDUCADORAS DE ESCOLA PÚBLICA

Lucimar Soares Santana Reijane dos Santos Darci Pedro Rodolph Jungers Abib

EDUCAR AMPLIANDO E AFRICANIZANDO A RODA: A CAPOEIRA E A PEDAGOGIA

Juliene Dias da Silva

ENTRE TRANÇAS E TURBANTES: ANALISE DE UMA EXPERIÊNCIA DECOLONIAL EM SALA DE AULA.

Patrícia Rodrigues de Oliveira Kimura

Clislana Laís da Silva Ávila Davi Pereira de Souza

FORMAÇÃO CONTINUADA E INCLUSIVA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES VOLUNTÁRIOS DE UM CURSINHO COMUNITÁRIO PRÉ-VESTIBULAR EM FUNCIONAMENTO NA UFPA-CAMPUS CASTANHAL.

 

 

 

 

 

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

 

 

 

COORDENADORA:

 

Ivany Pinto do Nascimento

 

 

DATA: 13/12/2018

 

HORÁRIO: 10h30 às 12h

 

LOCAL: AUDITÓRIO DO BLOCO B

(TÉRREO DO ICED)

 

Fabrício Gama Alves Marcos Vinicius Sousa de Oliveira

Deidiane Costa Guimarães

ESTRATÉGIAS MOTIVACIONAIS E METAS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DE PROFESSORAS NO NORDESTE PARAENSE

Alessandra S. Goncalves

ESCOLA PÚBLICA E POBREZA NA AMAZÔNIA

Marcos V. Sousa de Oliveira

Deidiane Costa Guimarães Maria Gorete R. Cardoso

GESTÃO DEMOCRÁTICA E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM UMA CRECHE DO NORDESTE PARAENSE

Thaís Pimenta Pimentel Jesus de Nazaré de Lima da Costa

IDENTIDADE NEGRA E ESCOLA: O DESAFIO DE CONTRIBUIR NA CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE QUE RESPEITE A DIFERENÇA.

Thase Marcelle R. da Silva

Barbara Araújo da Silva Maria da Conceição dos Santos Costa

UM ESTUDO SOBRE O ESTADO DA ARTE: O LUGAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) TRABALHADORES (AS)

Jesus de Nazaré de Lima da Costa

Thaís Pimenta Pimentel

LUTA POR RECONHECIMENTO DE JOVENS QUILOMBOLA, NA PESPECTIVA FILOSÓFICA DE AXEL HONNETH.

Ilka Joseane P. Oliveira

Ricardo A. Gomes Pereira

PEDAGOGIA DO CORPO NO AXÉ: PERFORMATIVIDADE , TRADIÇÃO E SABERES

 

 

 

 

 

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

 

 

 

COORDENADORA:

 

Letícia Carneiro da Conceição

 

 

DATA: 13/12/2018

 

HORÁRIO: 14h às 16h

 

LOCAL: AUDITÓRIO DO BLOCO A

(ALTOS DO ICED)

 

Mateus dos Santos Galúcio José Valdinei Albuquerque Miranda

MOVIMENTAÇÕES DE UM CURRÍCULO QUE DANÇA: CORPO, GÊNERO E PERFORMATIVIDADE NA EDUCAÇÃO

Clara Patricia Castro Sánchez

MOVIMENTOS SOCIAIS NOS CONTEXTOS DE VIOLÊNCIA POLÍTICA: POSSIBILIDADES DE INTERCULTURALIDADE NO MEIO DA DESUMANIZAÇÃO

Mailson de Moraes Soares Josebel Akel Fares

NA BARRA DE SUA SAIA: D. MARIA PADILHA A MULHER QUE EDUCA.

Edielso M. M. de Almeida

Telma Helena O. Albuquerque

Solange Pereira do Livramento

O DIALOGO INTERCULTURAL: AS NARRATIVAS WAJÃPI NO CURRÍCULO ESCOLAR

Livia Sousa da Silva Kátia Marly Leite Mendonça

O IMAGINÁRIO SOCIAL DE VIOLÊNCIA ESCOLAR EM BELÉM-PA: ENTRE NARRATIVAS MIDIÁTICAS E O CONTEXTO ESCOLAR

Renato Soares de Aquino Caroline Leão do Carmo Eliane da Conceição O. Nunes

O PROJETO ARTE CULTURA E A EDUCAÇÃO POPULAR COMO POSSIBILIDADE DE ASCENSÃO DA MULHER IDOSA AMAZÔNICA

Eliana Campos Pojo

O TERRITÓRIO QUILOMBOLA DO RIO BAIXO ITACURUÇÁ-PA: SABERES E EDUCAÇÃO DO CAMPO

Leticia Carneiro Conceição Carlos Jorge Paixão

“NÓS PASSAMOS A TER QUE PROCURAR OS ALUNOS”: Algumas vozes docentes sobre o esvaziamento escolar na cidade de Belém/PA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

 

 

 

COORDENADORA:

 

Adriana Dias de Moura

 

 

 

 

 

DATA: 13/12/2018

 

HORÁRIO: 14h às 16h

 

LOCAL: AUDITÓRIO DO BLOCO B

(TÉRREO DO ICED)

Adriana Dias de Moura Lúcia Isabel da Conceição Silva

JUVENTUDE(S): SENTIDOS E SIGNIFICADOS DE SER ADOLESCENTE/JOVEM EM BELÉM DO PARÁ

Rafaela Miranda da Silva

PESPECTIVA FREIANA NA PEDAGOGIA SOCIAL DE RUA

Luciana Martins Amoras Denise Simões Rodrigues

RAÍZES DO PRECONCEITO RELIGIOSO: FOLHAGENS DO RACISMO NA ESCOLA PÚBLICA EM MOSQUEIRO-PA

Joana Carmen do N. Machado

Salomão A. Mufarrej Hage

Lúcia Isabel da Conceição Silva

REDE EDUCATIVA ANCESTRAL DE MULHERES NEGRAS NA AMAZÔNIA PARAENSE

Huber Kline Guedes Lobato Helen Nazaré Silva Amaral

Fabianny Reis Aleixo

REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS SURDOS

Monise Campos Saldanha

SABERES AFRO-AMAZÔNIDAS: As narrativas orais d’Oxum como fonte educacional em Belém/PA.

Danielly da Silva Lopes Nádia Cristina Macias Barros

INTERCULTURALIDADE E PROTAGONISMO JUVENA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇO DE DEBATE POLÍTICO NAS ESCOLAS

Ruama Fonseca de Sousa

VIOLÊNCIA ESCOLAR: SOB O OLHA DE UMA ESCOLA DE IGARAPE MIRI

GRUPO DE TRABALHO

PROGRAMAÇÃO

AUTOR(ES)

TÍTULO DO TRABALHO

 

 

 

 

GT 3 - Filosofia e Pensamento Educacional

 

 

COORDENADORA:

 

Sônia Maria da Silva Araújo

 

 

DATA: 12/12/2018

 

HORÁRIO: 14h às 16h

 

LOCAL: SALA DE DEFESA DO BLOCO B

(SALA 35 – ALTOS DO ICED)

Frank Alexandre Rosa Freitas

A “CULTURA DE SI” EM FOUCAULT

Viviane Silva Pereira Dilza Maria Rodrigues Carlos Jorge Paixão

A CULTURA VIVIDA E O SOME NA COMUNIDADE DE VILA CARDOSO: LEITURAS SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR

Izan Rodrigues de Souza Fortunato

Paulo Demetrio Pomares da Silva

Damião Bezerra de Oliveira

A LEITURA COMO ATO EDUCATIVO DE AUTONOMIA INTELECUTAL NO EDUCADOR PAULO FREIRE E NO FILÓSOFO ARTHUR SCHOPENHAUER: PARA NÃO SE LER UM TEXTO INGENUAMENTE

Ely Carlos Silva Santos Carla de Jesus Pereira Santos

A MEMÓRIA LOCAL NO ENSINO DE HISTÓRIA DA ESCOLA BÁSICA BRASILEIRA

Marcelo Luiz Bezerra da Silva Lucivaldo Baia Costa Camilla Vanessa Chagas Peixoto de Oliveira

A ORIGEM DO UNIVERSO NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO BASEADO EM DISCURSOS

Cristiane do Socorro Gonçalves Farias

Orivalda Cerdeira Feitosa Idimar Chaves Cardoso

CRIA DAS ÁGUAS, CRIA DOS RIOS: TRAVESSIA SOBRE OS SABERES NARRATIVOS E O IMAGINÁRIO AMAZÔNICO PELA VOZ DA CRIANÇA RIBEIRINHA MARAJOARA

 

 

 

 

GT 3 - Filosofia e Pensamento Educacional

 

 

COORDENADORES:

 

Carlos Jorge Paixão

 

DATA: 13/12/2018

 

HORÁRIO: 10h30 às 12h

 

LOCAL: SALA DE DEFESA DO BLOCO B

(SALA 35 – ALTOS DO ICED)

Liliane da Silva França Corrêa Carlos Jorge Paixão Ricardo Augusto Gomes Pereira

CULTURA ESCOLAR NA BELÉM REPUBLICANA: PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS NOS ATOS JURÍDICOS SOBRE INFÂNCIA (1890-1910)

Dilza Maria Alves Rodrigues Viviane Silva Pereira Carlos Jorge Paixão

CURRÍCULO: DO COTIDIANO A CULTURA (S) VIVIDA (S)

Francisco Bezerra da Silva Neto

DA AÇÃO DIALÓGICA EM FREIRE À HUMANIZAÇÃO: UMA LEITURA A PARTIR DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA DE GADAMER.

Ana Lidia da Conceição Ramos Maracahipe

EXERCÍCIO EPISTEMOLÓGICO: ESTUDO ANALÍTICO A PARTIR DA DISSERTAÇÃO “PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E EDUCAÇÃO: O QUE DIZEM OS EGRESSOS DO MOVA BELÉM”

Ivys de Alcântara Silva Damião Bezerra Oliveira

FORMAÇÃO ESTÉTICA: PARALELOS ENTRE A CRÍTICA DE PLATÃO À PAIDEIA GREGA E A PROPOSTA FORMATIVA DE SCHILLER

Ainete Alcantara Rocha Guedes Damião Bezerra Oliveira

FORMAÇÃO ÉTICO-POLÍTICA NO ENSINO MÉDIO E A "ESCOLA SEM PARTIDO"

 

 

 

 

 

GT 3 - Filosofia e Pensamento Educacional

 

 

COORDENADOR:

 

Damião Bezerra Oliveira

 

 

DATA: 13/12/2018

 

HORÁRIO: 14h às 16h

 

LOCAL: SALA DE DEFESA DO BLOCO B

(SALA 35 – ALTOS DO ICED)

 

Albert Alan de Sousa Cordeiro Sônia Maria da Silva Araújo

PEDAGOGIA DECOLONIAL E CULTURA POPULAR: DESCOLONIZAÇÃO ATRAVÉS DA RODA DE CAPOEIRA

Fabíola Barroso Cabral

O PENSAMENTO ESTÉTICO DE PAULO FREIRE

Léia Gonçalves de Freitas Eliane Barreto Sabino Laura Maria Araújo Alves

PAUL RICOEUR E APROXIMAÇÃO TEÓRICA ENTRE A DIALÉTICA DO AMOR E A JUSTIÇA

Pablo Vargas Rodríguez

PEDAGOGIA DA CRUELDADE: A PRESERVAÇÃO DA ANTI-INTERCULTURALIDADE

Raphael Carmesin Gomes

PENSAMENTO DECOLONIAL E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.

Thaís Tavares Nogueira

PRÁTICAS EDUCATIVAS NA PAJELANÇA CABOCLA: UMA EPISTEMOLOGIA A PARTIR DO OUTRO

Marcelo Augusto Vilaça de Lima

Rosiane Barbosa Ferreira

PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICIPIO DE BELEM-PA: INDAGAÇÕES E POSSIBILIDADES DO FAZER DOCENTE

GRUPO DE TRABALHO

PROGRAMAÇÃO

AUTOR(ES)

TÍTULO DO TRABALHO

 

 

GT 4 - Literatura, Livro e Leitura

 

 

 

COORDENADOR:

 

Nilo Carlo Pereira de Souza

 

DATA: 12/12/2018

 

HORÁRIO: 14h às 16h

 

LOCAL: SALA DE DEFESA DA FAED (TÉRREO DO ICED)

 

Evellin Natasha Figueiredo da Conceição

Josebel Akel Fares

A CHAMA DA ESTRELA QUE PULSA E ARDE: EDUCAÇÃO SENSÍVEL NA POÉTICA DE ABGUAR BASTOS

Silvana Bandeira Oliveira

A TRANSFORMAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR EM PROJETOS DE ENSINO DE LITERATURA

Joyce Cristina Farias de Amorim

Marcelo da Silva Rocha

AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE POR MEIO DA LITERATURA

Sérgio Renato Lima Pinto Lorena Bischoff Trescastro

CONHECIMENTO DE MUNDO, IMAGINAÇÃO E LEITURA: LUGARES VISITADOS PELO PERSONAGEM EM TEXTOS INFANTIS

Gisely de Nazaré Freitas da Silva

EDUCANDO NA/PARA A DIVERSIDADE: O DESAFIO DE EDUCAR POR MEIO DE UM DIÁLOGO COM A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL NA AMAZÔNIA.

Karla Campelo Pessoa Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida

ESPETACULARIDADE E ENCANTARIA NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PRODUZIDA POR ATORES EM BELÉM

 

 

 

 

 

GT 4 - Literatura, Livro e Leitura

 

 

 

COORDENADORA:

Cilene Maria Valente da Silva

 

 

DATA: 13/12/2018

 

HORÁRIO: 10h30 às 12h

 

 

LOCAL: SALA DE DEFESA DA FAED (TÉRREO DO ICED)

 

Fabiana Nazaré Ineth da costa

ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS APAIXONADAS PELO ATO DE LER

Daniele Borges Silva Azevedo Elisa Patricia Paiva de Alcântara

FORMAÇÃO DE LEITORES ATRAVÉS DOS CÍRCULOS DE LEITURA NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS NO GRUPO DE PESQUISA GELAFOL.

Selma Costa Pena Douglas Almeida de oliveira Jessica Reis Santos

LEITOR OU NÃO LEITOR AS IMAGENS QUE TENHO DE MIM COMO LEITOR

Angela Costa de Sousa Luana Patrícia Costa Freitas

LEITURA DE VARIADOS GÊNEROS TEXTUAIS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BELÉM

Lorena Bischoff Trescastro Cilene Maria Valente da Silva Marta Regina Silva Ferreira

LITERATURA E ETNICIDADE: A MEDIAÇÃO DE LEITURA POR ANDAIMAGEM DA OBRA MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

Kathia Salomão Maria Lucirene Sousa Callou

O CANTO ESCOLAR NA REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO DO PARÁ (1892-1895)

 

 

 

GT 4 - Literatura, Livro e Leitura

 

COORDENADORA:

 

Ana Lidia da Conceição Ramos Maracahipe

 

DATA: 13/12/2018

 

HORÁRIO: 14h às 16h

 

LOCAL: SALA DE DEFESA DA FAED (TÉRREO DO ICED)

 

Márcio Oliveiros Alves da Silva

O ESTUDO DE LEITURAS DISSONANTES DO GRADUANDO DE LETRAS

Selma Costa Pena Douglas Almeida de Oliveira Ana Claudia Pereira Bahia

PERFIL-LEITOR DE UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Elizabeth Orofino Lúcio Solange H. Chaves Ribeiro

POLÍTICAS DO LIVRO E LEITURA: escritas em grãos da vida paraense

Karla Oeiras de Almeida

SABERES E NARRATIVAS DOCENTES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Paula Cristina F. Ferreira Bianca Dias Goes

TÉCNICAS DIZER E MOSTRAR: UM MOVIMENTO DE SAÍDA DO ENGESSAMENTO

Felipe Hilan Guimarães Santos

UM REINO DESENCANTADO: O lugar da fantasia em propostas de leitura