Apresentação dos Trabalhos
PROGRAMAÇÃO |
AUTOR(ES) |
TÍTULO DO TRABALHO |
|
GT 1 - História da Educação, da Infância e das Instituições
COORDENADORA: Laura Maria Silva Araújo Alves
|
DATA: 12/12/2018
HORÁRIO: 14h às 16h
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGED (ALTOS DO ICED)
|
Cleodir Moraes Kaio Breno de Castro Cardoso |
A HISTÓRIA APRENDIDA NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA |
Jane Elisa Otomar Buecke Maria Betânia Barbosa Albuquerque |
A INFÂNCIA NA AMAZÔNIA SEISCENTISTA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA CRÔNICA DE JOÃO FELIPE BETTENDORFF |
||
Danilo Malato Santos |
ARRANJO NORDESTE DO PARÁ: UM ESTUDO SOBRE O MODELO DE GESTÃO DE UM AGRUPAMENTO TERRITORIAL EM EDUCAÇÃO LIDERADO PELA FUNDAÇÃO VALE |
||
Tayana Helena Cunha Silva Laura Maria Silva Araújo Alves |
AS FILHAS DE SANT’ANA NO PARÁ E A EDUCAÇÃO DE MENINAS DESAMPARADAS NOS SÉCULOS XIX E XX: UM ESTUDO EM DUAS DISSERTAÇÕES ACADÊMICAS |
||
Amanda C. dos Santos Maria do Perpétuo Socorro G. de S. Avelino de França |
CÔNEGO LUIZ DE SOUZA LEITÃO: RELIGIOSO, POLÍTICO, EDUCADOR E PRIMEIRO DIRETOR DO GRUPO ESCOLAR DE CASTANHAL. (1900-1910) |
||
GT 1 - História da Educação, da Infância e das Instituições
COORDENADOR: César Augusto Castro
|
DATA: 13/12/2018
HORÁRIO: 10h30 ÀS 12h
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGED (ALTOS DO ICED) |
Mário Allan da Silva Lopes Darlene da S. M. dos Santos |
DISCURSOS HIGIENISTAS PARA A EDUCAÇÃO PRIMÁRIA NO PARÁ (1900-1910) |
Glauce Cristhiane da Silva Monteiro Laura Maria S. Araújo Alves |
DISCURSOS SOBRE A INFÂNCIA E EDUCAÇÃO NO NASCIMENTO DA TELEVISÃO NA AMAZÔNIA (1961-1962) |
||
Gercina Ferreira da Silva |
A EDUCAÇÃO DE MENINAS NO INSTITUTO SANTO ANTÔNIO DO PRATA |
||
Clebson Assis da Silva Christiano R. dos Santos Suzana Feldens Schwertner |
EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS NA CONSOLIDAÇÃO E RECONHECIMENTO DE UM SEGMENTO DE ENSINO |
||
Ana Maria Leite Lobato |
FRAGMENTOS DA HISTÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA: DESEMPENHO ACADÊMICO DA TURMA DE 2009. |
||
GT 1 - História da Educação, da Infância e das Instituições
COORDENADORAS: Elianne Barreto Sabino
|
DATA: 13/12/2018
HORÁRIO: 14h às 16h
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGED (ALTOS DO ICED) |
Cilene M. Valente da Silva Cesar Augusto Castro |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E IMPRENSA PERIÓDICA EM BELÉM (1934 -1935) |
Erica de Sousa Peres Nazaré Cristina Carvalho |
INFÂNCIA QUILOMBOLA NA AMAZÔNIA MARAJOARA. |
||
Elianne Barreto Sabino Léia Gonçalves de Freitas |
O JUÍZO DE ÓRFÃO E A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA POBRE NO PARÁ ENTRE 1870 A 1910 |
||
Camilla V. C. P. de Oliveira César Augusto Castro Marcelo Luiz B. da Silva |
O PROTAGONISMO DA IMPRENSA PARAENSE NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UMA VISÃO SOB A PERSPECTIVA GRAMSCIANA |
||
Moises Levy Pinto Cristo Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de França |
REMINISCÊNCIAS DO CORAÇÃO: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO LEPROSÁRIO DE MARITUBA/PA (1940-1970) EM NARRATIVAS DE UMA ADOLESCENTE |
||
GRUPO DE TRABALHO |
PROGRAMAÇÃO |
AUTOR(ES) |
TÍTULO DO TRABALHO |
GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação
COORDENADOR: Raimundo Nonato de Pádua Câncio |
DATA: 12/12/2018
HORÁRIO: 14h às 16h
LOCAL: AUDITÓRIO DO BLOCO A (ALTOS DO ICED)
|
Raimundo Nonato de Pádua Câncio |
ESTRATÉGIAS PERSUASIVAS E VIOLÊNCIA ESPISTÊMICA NA OBRA “O PAJÉ DE CRISTO”, DE HOMER DOWDY |
Alessandra Ferreiras Marinho Joseny de Sousa Santos |
A CAPOEIRA ANGOLA E SEUS PROCESSOS EDUCATIVOS: UM ESTUDO DE CASO NO MALUNGO CENTRO DE CAPOEIRA ANGOLA – ANANINDEUA – PA. |
||
Artur Jonas Marques Santos Denise Simões Rodrigues |
A FORMAÇÃO DAS IDENTIDADES CULTURAIS NO MOVIMENTO ARTÍSTICO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESCOLAS DE MÚSICA DA ILHA DE COLARES – PA |
||
Gustavo Wada Ferreira Pedro Rodolph Jungers Abib |
A FORMAÇÃO DE ERVEIRAS E ERVEIROS NA FEIRA DE SÃO JOAQUIM – BA |
||
Jorge Miguel da Silva Oliveira |
A PERSPECTIVA DOCENTE SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE UM ALUNO NO NÚCLEO DE ATIVIDADES DE ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO (NAAH/S) |
||
Raul da Silveira Santos Camila Andréa S. de Jesus Francisco Pereira de Oliveira |
A VALORIZAÇÃO DA CULTURA DO NEGRO NO ESPAÇO ACADÊMICO POR MEIO DAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS |
||
GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação
COORDENADORA:
Lúcia Isabel da Conceição Silva |
DATA: 12/12/2018
HORÁRIO: 14h às 16h
LOCAL: AUDITÓRIO DO BLOCO B (TÉRREO DO ICED)
|
Dhuly Emilly Vaz Dias Karley dos Reis Ribeiro Patricia Moraes dos Santos |
AS INTERLOCUÇÕES TEÓRICAS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E O CURRÍCULO HISTÓRICO-CULTURAL: OLHARES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA LÍNGUA INGLESA DE UM QUILOMBO EM SALVATERRA (PA). |
Solange P. do Livramento Edielso Manoel Mendes de Almeida Suany Rodrigues da Cunha |
AVALIAÇÃO DAS E PARA AS APRENDIZAGENS NA ESCOLA DO CAMPO: A NECESSIDADE DE ARTICULAR ENSINO, APRENDIZAGEM E A VALORIZAÇÃO DE SABERES |
||
Isabell Theresa Tavares Neri |
CARTOGRAFIA DE SABERES DE MULHERES RIBEIRINHAS: COSMOGONIAS, SABERES E IMAGINÁRIOS NA AMAZÔNIA PARAENSE |
||
Carla de Jesus Pereira Santos Ely Carlos Silva Santos |
DA TEORIZAÇÃO À PRÁTICA: AS CONDIÇÕES DE INCLUSÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE SOURE, MARAJÓ-PARÁ. |
||
Lucas Antunes Furtado Salomão Antonio Mufarrej Hage |
DECOLONIALIDADE E CURRÍCULO: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DA MATRIZ CURRICULAR INTERCULTURAL PARA AS ESCOLAS INDÍGENAS NO AMAZONAS |
||
Arlete Marinho Gonçalves |
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: DIZERES DOS ALUNOS SURDOS SOBRE ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL NO ENSINO SUPERIOR |
||
GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação
COORDENADORA:
Patrícia Rodrigues de Oliveira Kimura |
DATA: 13/12/2018
HORÁRIO: 10h30 às 12h
LOCAL: AUDITÓRIO DO BLOCO A (ALTOS DO ICED) |
Kátia Cilene da Silva Bentes Mirian Kleize da Silva Araujo Ricardo A. Gomes Pereira |
EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS: IMPLANTAÇÃO DO LIXAO EM MARITUBA, MOBILIZAÇÃO SOCIAL E A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA AMBIENTAL |
Tayana Pinheiro Amaral Verônica do Couto Abreu Rodrigo Corrêa Diniz Peixoto |
EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO MÉDIO – A EXPERIÊNCIA SOCIAL DOS ALUNOS NO PROJETO CARTOGRAFIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA |
||
Hanna Tamires G. Corrêa Leão Teixeira Ivanilde A. de Oliveira |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: PERSPECTIVA DE EDUCADORAS DE ESCOLA PÚBLICA |
||
Lucimar Soares Santana Reijane dos Santos Darci Pedro Rodolph Jungers Abib |
EDUCAR AMPLIANDO E AFRICANIZANDO A RODA: A CAPOEIRA E A PEDAGOGIA |
||
Juliene Dias da Silva |
ENTRE TRANÇAS E TURBANTES: ANALISE DE UMA EXPERIÊNCIA DECOLONIAL EM SALA DE AULA. |
||
Patrícia Rodrigues de Oliveira Kimura Clislana Laís da Silva Ávila Davi Pereira de Souza |
FORMAÇÃO CONTINUADA E INCLUSIVA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES VOLUNTÁRIOS DE UM CURSINHO COMUNITÁRIO PRÉ-VESTIBULAR EM FUNCIONAMENTO NA UFPA-CAMPUS CASTANHAL. |
||
GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação
COORDENADORA:
Ivany Pinto do Nascimento |
DATA: 13/12/2018
HORÁRIO: 10h30 às 12h
LOCAL: AUDITÓRIO DO BLOCO B (TÉRREO DO ICED)
|
Fabrício Gama Alves Marcos Vinicius Sousa de Oliveira Deidiane Costa Guimarães |
ESTRATÉGIAS MOTIVACIONAIS E METAS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DE PROFESSORAS NO NORDESTE PARAENSE |
Alessandra S. Goncalves |
ESCOLA PÚBLICA E POBREZA NA AMAZÔNIA |
||
Marcos V. Sousa de Oliveira Deidiane Costa Guimarães Maria Gorete R. Cardoso |
GESTÃO DEMOCRÁTICA E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM UMA CRECHE DO NORDESTE PARAENSE |
||
Thaís Pimenta Pimentel Jesus de Nazaré de Lima da Costa |
IDENTIDADE NEGRA E ESCOLA: O DESAFIO DE CONTRIBUIR NA CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE QUE RESPEITE A DIFERENÇA. |
||
Thase Marcelle R. da Silva Barbara Araújo da Silva Maria da Conceição dos Santos Costa |
UM ESTUDO SOBRE O ESTADO DA ARTE: O LUGAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) TRABALHADORES (AS) |
||
Jesus de Nazaré de Lima da Costa Thaís Pimenta Pimentel |
LUTA POR RECONHECIMENTO DE JOVENS QUILOMBOLA, NA PESPECTIVA FILOSÓFICA DE AXEL HONNETH. |
||
Ilka Joseane P. Oliveira Ricardo A. Gomes Pereira |
PEDAGOGIA DO CORPO NO AXÉ: PERFORMATIVIDADE , TRADIÇÃO E SABERES |
||
GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação
COORDENADORA:
Letícia Carneiro da Conceição |
DATA: 13/12/2018
HORÁRIO: 14h às 16h
LOCAL: AUDITÓRIO DO BLOCO A (ALTOS DO ICED)
|
Mateus dos Santos Galúcio José Valdinei Albuquerque Miranda |
MOVIMENTAÇÕES DE UM CURRÍCULO QUE DANÇA: CORPO, GÊNERO E PERFORMATIVIDADE NA EDUCAÇÃO |
Clara Patricia Castro Sánchez |
MOVIMENTOS SOCIAIS NOS CONTEXTOS DE VIOLÊNCIA POLÍTICA: POSSIBILIDADES DE INTERCULTURALIDADE NO MEIO DA DESUMANIZAÇÃO |
||
Mailson de Moraes Soares Josebel Akel Fares |
NA BARRA DE SUA SAIA: D. MARIA PADILHA A MULHER QUE EDUCA. |
||
Edielso M. M. de Almeida Telma Helena O. Albuquerque Solange Pereira do Livramento |
O DIALOGO INTERCULTURAL: AS NARRATIVAS WAJÃPI NO CURRÍCULO ESCOLAR |
||
Livia Sousa da Silva Kátia Marly Leite Mendonça |
O IMAGINÁRIO SOCIAL DE VIOLÊNCIA ESCOLAR EM BELÉM-PA: ENTRE NARRATIVAS MIDIÁTICAS E O CONTEXTO ESCOLAR |
||
Renato Soares de Aquino Caroline Leão do Carmo Eliane da Conceição O. Nunes |
O PROJETO ARTE CULTURA E A EDUCAÇÃO POPULAR COMO POSSIBILIDADE DE ASCENSÃO DA MULHER IDOSA AMAZÔNICA |
||
Eliana Campos Pojo |
O TERRITÓRIO QUILOMBOLA DO RIO BAIXO ITACURUÇÁ-PA: SABERES E EDUCAÇÃO DO CAMPO |
||
Leticia Carneiro Conceição Carlos Jorge Paixão |
“NÓS PASSAMOS A TER QUE PROCURAR OS ALUNOS”: Algumas vozes docentes sobre o esvaziamento escolar na cidade de Belém/PA |
||
GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação
COORDENADORA:
Adriana Dias de Moura |
DATA: 13/12/2018
HORÁRIO: 14h às 16h
LOCAL: AUDITÓRIO DO BLOCO B (TÉRREO DO ICED) |
Adriana Dias de Moura Lúcia Isabel da Conceição Silva |
JUVENTUDE(S): SENTIDOS E SIGNIFICADOS DE SER ADOLESCENTE/JOVEM EM BELÉM DO PARÁ |
Rafaela Miranda da Silva |
PESPECTIVA FREIANA NA PEDAGOGIA SOCIAL DE RUA |
||
Luciana Martins Amoras Denise Simões Rodrigues |
RAÍZES DO PRECONCEITO RELIGIOSO: FOLHAGENS DO RACISMO NA ESCOLA PÚBLICA EM MOSQUEIRO-PA |
||
Joana Carmen do N. Machado Salomão A. Mufarrej Hage Lúcia Isabel da Conceição Silva |
REDE EDUCATIVA ANCESTRAL DE MULHERES NEGRAS NA AMAZÔNIA PARAENSE |
||
Huber Kline Guedes Lobato Helen Nazaré Silva Amaral Fabianny Reis Aleixo |
REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS SURDOS |
||
Monise Campos Saldanha |
SABERES AFRO-AMAZÔNIDAS: As narrativas orais d’Oxum como fonte educacional em Belém/PA. |
||
Danielly da Silva Lopes Nádia Cristina Macias Barros |
INTERCULTURALIDADE E PROTAGONISMO JUVENA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇO DE DEBATE POLÍTICO NAS ESCOLAS |
||
Ruama Fonseca de Sousa |
VIOLÊNCIA ESCOLAR: SOB O OLHA DE UMA ESCOLA DE IGARAPE MIRI |
||
GRUPO DE TRABALHO |
PROGRAMAÇÃO |
AUTOR(ES) |
TÍTULO DO TRABALHO |
GT 3 - Filosofia e Pensamento Educacional
COORDENADORA:
Sônia Maria da Silva Araújo |
DATA: 12/12/2018
HORÁRIO: 14h às 16h
LOCAL: SALA DE DEFESA DO BLOCO B (SALA 35 – ALTOS DO ICED) |
Frank Alexandre Rosa Freitas |
A “CULTURA DE SI” EM FOUCAULT |
Viviane Silva Pereira Dilza Maria Rodrigues Carlos Jorge Paixão |
A CULTURA VIVIDA E O SOME NA COMUNIDADE DE VILA CARDOSO: LEITURAS SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR |
||
Izan Rodrigues de Souza Fortunato Paulo Demetrio Pomares da Silva Damião Bezerra de Oliveira |
A LEITURA COMO ATO EDUCATIVO DE AUTONOMIA INTELECUTAL NO EDUCADOR PAULO FREIRE E NO FILÓSOFO ARTHUR SCHOPENHAUER: PARA NÃO SE LER UM TEXTO INGENUAMENTE |
||
Ely Carlos Silva Santos Carla de Jesus Pereira Santos |
A MEMÓRIA LOCAL NO ENSINO DE HISTÓRIA DA ESCOLA BÁSICA BRASILEIRA |
||
Marcelo Luiz Bezerra da Silva Lucivaldo Baia Costa Camilla Vanessa Chagas Peixoto de Oliveira |
A ORIGEM DO UNIVERSO NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO BASEADO EM DISCURSOS |
||
Cristiane do Socorro Gonçalves Farias Orivalda Cerdeira Feitosa Idimar Chaves Cardoso |
CRIA DAS ÁGUAS, CRIA DOS RIOS: TRAVESSIA SOBRE OS SABERES NARRATIVOS E O IMAGINÁRIO AMAZÔNICO PELA VOZ DA CRIANÇA RIBEIRINHA MARAJOARA |
||
GT 3 - Filosofia e Pensamento Educacional
COORDENADORES:
Carlos Jorge Paixão |
DATA: 13/12/2018
HORÁRIO: 10h30 às 12h
LOCAL: SALA DE DEFESA DO BLOCO B (SALA 35 – ALTOS DO ICED) |
Liliane da Silva França Corrêa Carlos Jorge Paixão Ricardo Augusto Gomes Pereira |
CULTURA ESCOLAR NA BELÉM REPUBLICANA: PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS NOS ATOS JURÍDICOS SOBRE INFÂNCIA (1890-1910) |
Dilza Maria Alves Rodrigues Viviane Silva Pereira Carlos Jorge Paixão |
CURRÍCULO: DO COTIDIANO A CULTURA (S) VIVIDA (S) |
||
Francisco Bezerra da Silva Neto |
DA AÇÃO DIALÓGICA EM FREIRE À HUMANIZAÇÃO: UMA LEITURA A PARTIR DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA DE GADAMER. |
||
Ana Lidia da Conceição Ramos Maracahipe |
EXERCÍCIO EPISTEMOLÓGICO: ESTUDO ANALÍTICO A PARTIR DA DISSERTAÇÃO “PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E EDUCAÇÃO: O QUE DIZEM OS EGRESSOS DO MOVA BELÉM” |
||
Ivys de Alcântara Silva Damião Bezerra Oliveira |
FORMAÇÃO ESTÉTICA: PARALELOS ENTRE A CRÍTICA DE PLATÃO À PAIDEIA GREGA E A PROPOSTA FORMATIVA DE SCHILLER |
||
Ainete Alcantara Rocha Guedes Damião Bezerra Oliveira |
FORMAÇÃO ÉTICO-POLÍTICA NO ENSINO MÉDIO E A "ESCOLA SEM PARTIDO" |
||
GT 3 - Filosofia e Pensamento Educacional
COORDENADOR:
Damião Bezerra Oliveira |
DATA: 13/12/2018
HORÁRIO: 14h às 16h
LOCAL: SALA DE DEFESA DO BLOCO B (SALA 35 – ALTOS DO ICED)
|
Albert Alan de Sousa Cordeiro Sônia Maria da Silva Araújo |
PEDAGOGIA DECOLONIAL E CULTURA POPULAR: DESCOLONIZAÇÃO ATRAVÉS DA RODA DE CAPOEIRA |
Fabíola Barroso Cabral |
O PENSAMENTO ESTÉTICO DE PAULO FREIRE |
||
Léia Gonçalves de Freitas Eliane Barreto Sabino Laura Maria Araújo Alves |
PAUL RICOEUR E APROXIMAÇÃO TEÓRICA ENTRE A DIALÉTICA DO AMOR E A JUSTIÇA |
||
Pablo Vargas Rodríguez |
PEDAGOGIA DA CRUELDADE: A PRESERVAÇÃO DA ANTI-INTERCULTURALIDADE |
||
Raphael Carmesin Gomes |
PENSAMENTO DECOLONIAL E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. |
||
Thaís Tavares Nogueira |
PRÁTICAS EDUCATIVAS NA PAJELANÇA CABOCLA: UMA EPISTEMOLOGIA A PARTIR DO OUTRO |
||
Marcelo Augusto Vilaça de Lima Rosiane Barbosa Ferreira |
PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICIPIO DE BELEM-PA: INDAGAÇÕES E POSSIBILIDADES DO FAZER DOCENTE |
||
GRUPO DE TRABALHO |
PROGRAMAÇÃO |
AUTOR(ES) |
TÍTULO DO TRABALHO |
GT 4 - Literatura, Livro e Leitura
COORDENADOR:
Nilo Carlo Pereira de Souza |
DATA: 12/12/2018
HORÁRIO: 14h às 16h
LOCAL: SALA DE DEFESA DA FAED (TÉRREO DO ICED)
|
Evellin Natasha Figueiredo da Conceição Josebel Akel Fares |
A CHAMA DA ESTRELA QUE PULSA E ARDE: EDUCAÇÃO SENSÍVEL NA POÉTICA DE ABGUAR BASTOS |
Silvana Bandeira Oliveira |
A TRANSFORMAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR EM PROJETOS DE ENSINO DE LITERATURA |
||
Joyce Cristina Farias de Amorim Marcelo da Silva Rocha |
AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE POR MEIO DA LITERATURA |
||
Sérgio Renato Lima Pinto Lorena Bischoff Trescastro |
CONHECIMENTO DE MUNDO, IMAGINAÇÃO E LEITURA: LUGARES VISITADOS PELO PERSONAGEM EM TEXTOS INFANTIS |
||
Gisely de Nazaré Freitas da Silva |
EDUCANDO NA/PARA A DIVERSIDADE: O DESAFIO DE EDUCAR POR MEIO DE UM DIÁLOGO COM A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL NA AMAZÔNIA. |
||
Karla Campelo Pessoa Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida |
ESPETACULARIDADE E ENCANTARIA NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PRODUZIDA POR ATORES EM BELÉM |
||
GT 4 - Literatura, Livro e Leitura
COORDENADORA: Cilene Maria Valente da Silva |
DATA: 13/12/2018
HORÁRIO: 10h30 às 12h
LOCAL: SALA DE DEFESA DA FAED (TÉRREO DO ICED)
|
Fabiana Nazaré Ineth da costa |
ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS APAIXONADAS PELO ATO DE LER |
Daniele Borges Silva Azevedo Elisa Patricia Paiva de Alcântara |
FORMAÇÃO DE LEITORES ATRAVÉS DOS CÍRCULOS DE LEITURA NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS NO GRUPO DE PESQUISA GELAFOL. |
||
Selma Costa Pena Douglas Almeida de oliveira Jessica Reis Santos |
LEITOR OU NÃO LEITOR AS IMAGENS QUE TENHO DE MIM COMO LEITOR |
||
Angela Costa de Sousa Luana Patrícia Costa Freitas |
LEITURA DE VARIADOS GÊNEROS TEXTUAIS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BELÉM |
||
Lorena Bischoff Trescastro Cilene Maria Valente da Silva Marta Regina Silva Ferreira |
LITERATURA E ETNICIDADE: A MEDIAÇÃO DE LEITURA POR ANDAIMAGEM DA OBRA MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA |
||
Kathia Salomão Maria Lucirene Sousa Callou |
O CANTO ESCOLAR NA REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO DO PARÁ (1892-1895) |
||
GT 4 - Literatura, Livro e Leitura
COORDENADORA:
Ana Lidia da Conceição Ramos Maracahipe |
DATA: 13/12/2018
HORÁRIO: 14h às 16h
LOCAL: SALA DE DEFESA DA FAED (TÉRREO DO ICED)
|
Márcio Oliveiros Alves da Silva |
O ESTUDO DE LEITURAS DISSONANTES DO GRADUANDO DE LETRAS |
Selma Costa Pena Douglas Almeida de Oliveira Ana Claudia Pereira Bahia |
PERFIL-LEITOR DE UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ |
||
Elizabeth Orofino Lúcio Solange H. Chaves Ribeiro |
POLÍTICAS DO LIVRO E LEITURA: escritas em grãos da vida paraense |
||
Karla Oeiras de Almeida |
SABERES E NARRATIVAS DOCENTES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
||
Paula Cristina F. Ferreira Bianca Dias Goes |
TÉCNICAS DIZER E MOSTRAR: UM MOVIMENTO DE SAÍDA DO ENGESSAMENTO |
||
Felipe Hilan Guimarães Santos |
UM REINO DESENCANTADO: O lugar da fantasia em propostas de leitura |
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.