GRUPO DE TRABALHO

NOME

TÍTULO DO TRABALHO

GT 1 - História da Educação, da Infância e das Instituições

Cleodir Moraes

Kaio Breno de Castro Cardoso

A HISTÓRIA APRENDIDA NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA

GT 1 - História da Educação, da Infância e das Instituições

Jane Elisa Otomar Buecke Maria Betânia Barbosa Albuquerque

A INFÂNCIA NA AMAZÔNIA SEISCENTISTA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA CRÔNICA DE JOÃO FELIPE BETTENDORFF

GT 1 - História da Educação, da Infância e das Instituições

Danilo Malato Santos

ARRANJO NORDESTE DO PARÁ: UM ESTUDO SOBRE O MODELO DE GESTÃO DE UM AGRUPAMENTO TERRITORIAL EM EDUCAÇÃO LIDERADO PELA FUNDAÇÃO VALE

GT 1 - História da Educação, da Infância e das Instituições

Tayana Helena Cunha Silva Laura Maria Silva Araújo Alves

AS FILHAS DE SANT’ANA NO PARÁ E A EDUCAÇÃO DE MENINAS DESAMPARADAS NOS SÉCULOS XIX E XX: UM ESTUDO EM DUAS DISSERTAÇÕES ACADÊMICAS

GT 1 - História da Educação, da Infância e das Instituições

Amanda Carvalhos dos Santos Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de França

CÔNEGO LUIZ DE SOUZA LEITÃO: RELIGIOSO, POLÍTICO, EDUCADOR E PRIMEIRO DIRETOR DO GRUPO ESCOLAR DE CASTANHAL. (1900-1910)

GT 1 - História da Educação, da Infância e das Instituições

Mário Allan da Silva Lopes

Darlene da Silva Monteiro dos Santos

DISCURSOS HIGIENISTAS PARA A EDUCAÇÃO PRIMÁRIA NO PARÁ (1900-1910)

GT 1 - História da Educação, da Infância e das Instituições

Glauce Cristhiane da Silva Monteiro Laura Maria Silva Araújo Alves

DISCURSOS SOBRE A INFÂNCIA E EDUCAÇÃO NO NASCIMENTO DA TELEVISÃO NA AMAZÔNIA (1961-1962)

GT 1 - História da Educação, da Infância e das Instituições

Gercina Ferreira da Silva

A EDUCAÇÃO DE MENINAS NO INSTITUTO SANTO ANTÔNIO DO PRATA

GT 1 - História da Educação, da Infância e das Instituições

Clebson Assis da Silva Christiano Ricardo dos Santos Suzana Feldens Schwertner

EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS NA CONSOLIDAÇÃO E RECONHECIMENTO DE UM SEGMENTO DE ENSINO

GT 1 - História da Educação, da Infância e das Instituições

Ana Maria Leite Lobato

FRAGMENTOS DA HISTÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA: DESEMPENHO ACADÊMICO DA TURMA DE 2009.

GT 1 - História da Educação, da Infância e das Instituições

Cilene Maria Valente da Silva Cesar Augusto Castro

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E IMPRENSA PERIÓDICA EM BELÉM ( 1934 -1935)

GT 1 - História da Educação, da Infância e das Instituições

Erica de Sousa Peres Nazaré Cristina Carvalho

INFÂNCIA QUILOMBOLA NA AMAZÔNIA MARAJOARA.

GT 1 - História da Educação, da Infância e das Instituições

Elianne Barreto Sabino Léia Gonçalves de Freitas

O JUÍZO DE ÓRFÃO E A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA POBRE NO PARÁ ENTRE 1870 A 1910

GT 1 - História da Educação, da Infância e das Instituições

Camilla Vanessa Chagas Peixoto de Oliveira

César Augusto Castro Marcelo Luiz Bezerra da Silva

O PROTAGONISMO DA IMPRENSA PARAENSE NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UMA VISÃO SOB A PERSPECTIVA GRAMSCIANA

GT 1 - História da Educação, da Infância e das Instituições

Moises Levy Pinto Cristo Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de França

REMINISCÊNCIAS DO CORAÇÃO: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO LEPROSÁRIO DE MARITUBA/PA (1940-1970) EM NARRATIVAS DE UMA ADOLESCENTE

GRUPO DE TRABALHO

NOME

TÍTULO DO TRABALHO

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Leticia Carneiro Conceição Carlos Jorge Paixão

“NÓS PASSAMOS A TER QUE PROCURAR OS ALUNOS”: Algumas vozes docentes sobre o esvaziamento escolar na cidade de Belém/PA

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Alessandra Ferreiras Marinho Joseny de Sousa Santos

A CAPOEIRA ANGOLA E SEUS PROCESSOS EDUCATIVOS: UM ESTUDO DE CASO NO MALUNGO CENTRO DE CAPOEIRA ANGOLA – ANANINDEUA – PA.

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Artur Jonas Marques Santos Denise Simões Rodrigues

A FORMAÇÃO DAS IDENTIDADES CULTURAIS NO MOVIMENTO ARTÍSTICO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESCOLAS DE MÚSICA DA ILHA DE COLARES – PA

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Gustavo Wada Ferreira Pedro Rodolph Jungers Abib

A FORMAÇÃO DE ERVEIRAS E ERVEIROS NA FEIRA DE SÃO JOAQUIM – BA

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Jorge Miguel da Silva Oliveira

A PERSPECTIVA DOCENTE SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE UM ALUNO NO NÚCLEO DE ATIVIDADES DE ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO (NAAH/S)

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Raul da Silveira Santos Camila Andréa Souza de Jesus Francisco Pereira de Oliveira

A VALORIZAÇÃO DA CULTURA DO NEGRO NO ESPAÇO ACADÊMICO POR MEIO DAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Dhuly Emilly Vaz Dias Karley dos Reis Ribeiro Patricia Moraes dos Santos

AS INTERLOCUÇÕES TEÓRICAS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E O CURRÍCULO HISTÓRICO-CULTURAL: OLHARES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA LÍNGUA INGLESA DE UM QUILOMBO EM SALVATERRA (PA).

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Solange Pereira do Livramento Edielso Manoel Mendes de Almeida Suany Rodrigues da Cunha

AVALIAÇÃO DAS E PARA AS APRENDIZAGENS NA ESCOLA DO CAMPO: A NECESSIDADE DE ARTICULAR ENSINO, APRENDIZAGEM E A VALORIZAÇÃO DE SABERES

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Isabell Theresa Tavares Neri

CARTOGRAFIA DE SABERES DE MULHERES RIBEIRINHAS: COSMOGONIAS, SABERES E IMAGINÁRIOS NA AMAZÔNIA PARAENSE

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Carla de Jesus Pereira Santos Ely Carlos Silva Santos

DA TEORIZAÇÃO À PRÁTICA: AS CONDIÇÕES DE INCLUSÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE SOURE, MARAJÓ-PARÁ.

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Lucas Antunes Furtado Salomão Antonio Mufarrej Hage

DECOLONIALIDADE E CURRÍCULO: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DA MATRIZ CURRICULAR INTERCULTURAL PARA AS ESCOLAS INDÍGENAS NO AMAZONAS

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Arlete Marinho Gonçalves

DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: DIZERES DOS ALUNOS SURDOS SOBRE ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL NO ENSINO SUPERIOR

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Kátia Cilene da Silva Bentes Mirian Kleize da Silva Araujo Ricardo Augusto Gomes Pereira

EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS:IMPLANTAÇÃO DO LIXAO EM MARITUBA, MOBILIZAÇÃO SOCIAL E A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA AMBIENTAL

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Tayana Pinheiro Amaral Verônica do Couto Abreu Rodrigo Corrêa Diniz Peixoto

EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO MÉDIO – A EXPERIÊNCIA SOCIAL DOS ALUNOS NO PROJETO CARTOGRAFIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Hanna Tamires Gomes Corrêa Leão Teixeira Ivanilde Apoluceno de Oliveira

EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: PERSPECTIVA DE EDUCADORAS DE ESCOLA PÚBLICA

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Lucimar Soares Santana Reijane dos Santos Darci Pedro Rodolph Jungers Abib

EDUCAR AMPLIANDO E AFRICANIZANDO A RODA: A CAPOEIRA E A PEDAGOGIA

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Juliene Dias da Silva

ENTRE TRANÇAS E TURBANTES: ANALISE DE UMA EXPERIÊNCIA DECOLONIAL EM SALA DE AULA.

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Alessandra Sagica Goncalves

ESCOLA PÚBLICA E POBREZA NA AMAZÔNIA

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Fabrício Gama Alves Marcos Vinicius Sousa de Oliveira Deidiane Costa Guimarães

ESTRATÉGIAS MOTIVACIONAIS E METAS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DE PROFESSORAS NO NORDESTE PARAENSE

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Raimundo Nonato de Pádua Câncio

ESTRATÉGIAS PERSUASIVAS E VIOLÊNCIA ESPISTÊMICA NA OBRA “O PAJÉ DE CRISTO”, DE HOMER DOWDY

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Patrícia Rodrigues de Oliveira Kimura Clislana Laís da Silva Ávila Davi Pereira de Souza

FORMAÇÃO CONTINUADA E INCLUSIVA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES VOLUNTÁRIOS DE UM CURSINHO COMUNITÁRIO PRÉ-VESTIBULAR EM FUNCIONAMENTO NA UFPA-CAMPUS CASTANHAL.

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Marcos Vinicius Sousa de Oliveira Deidiane Costa Guimarães Maria Gorete Rodrigues Cardoso

GESTÃO DEMOCRÁTICA E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM UMA CRECHE DO NORDESTE PARAENSE

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Thaís Pimenta Pimentel Jesus de Nazaré de Lima da Costa

IDENTIDADE NEGRA E ESCOLA: O DESAFIO DE CONTRIBUIR NA CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE QUE RESPEITE A DIFERENÇA.

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Adriana Dias de Moura Lúcia Isabel da Conceição Silva

JUVENTUDE(S): SENTIDOS E SIGNIFICADOS DE SER ADOLESCENTE/JOVEM EM BELÉM DO PARÁ

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Jesus de Nazaré de Lima da Costa Thaís Pimenta Pimentel

LUTA POR RECONHECIMENTO DE JOVENS QUILOMBOLA, NA PESPECTIVA FILOSÓFICA DE AXEL HONNETH.

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Mateus dos Santos Galúcio José Valdinei Albuquerque Miranda

MOVIMENTAÇÕES DE UM CURRÍCULO QUE DANÇA: CORPO, GÊNERO E PERFORMATIVIDADE NA EDUCAÇÃO

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Clara Patricia Castro Sánchez

MOVIMENTOS SOCIAIS NOS CONTEXTOS DE VIOLÊNCIA POLÍTICA: POSSIBILIDADES DE INTERCULTURALIDADE NO MEIO DA DESUMANIZAÇÃO

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Mailson de Moraes Soares Josebel Akel Fares

NA BARRA DE SUA SAIA: D. MARIA PADILHA A MULHER QUE EDUCA.

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Edielso Manoel Mendes de Almeida Telma Helena de Oliveira Albuquerque Solange Pereira do Livramento

O DIALOGO INTERCULTURAL: AS NARRATIVAS WAJÃPI NO CURRÍCULO ESCOLAR

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Livia Sousa da Silva Kátia Marly Leite Mendonça

O IMAGINÁRIO SOCIAL DE VIOLÊNCIA ESCOLAR EM BELÉM-PA: ENTRE NARRATIVAS MIDIÁTICAS E O CONTEXTO ESCOLAR

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Renato Soares de Aquino Caroline Leão do Carmo Eliane da Conceição Oliveira Nunes

O PROJETO ARTE CULTURA E A EDUCAÇÃO POPULAR COMO POSSIBILIDADE DE ASCENSÃO DA MULHER IDOSA AMAZÔNICA

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Eliana Campos Pojo

O TERRITÓRIO QUILOMBOLA DO RIO BAIXO ITACURUÇÁ-PA: SABERES E EDUCAÇÃO DO CAMPO

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Ilka Joseane Pinheiro Oliveira Ricardo Augusto Gomes Pereira

PEDAGOGIA DO CORPO NO AXÉ: PERFORMATIVIDADE , TRADIÇÃO E SABERES

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Rafaela Miranda da Silva

PESPECTIVA FREIANA NA PEDAGOGIA SOCIAL DE RUA

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Luciana Martins Amoras Denise Simões Rodrigues

RAÍZES DO PRECONCEITO RELIGIOSO: FOLHAGENS DO RACISMO NA ESCOLA PÚBLICA EM MOSQUEIRO-PA

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Joana Carmen do Nascimento Machado Salomão Antonio Mufarrej Hage

Lúcia Isabel da Conceição Silva

REDE EDUCATIVA ANCESTRAL DE MULHERES NEGRAS NA AMAZÔNIA PARAENSE

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Huber Kline Guedes Lobato Helen Nazaré Silva Amaral

REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS SURDOS

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Monise Campos Saldanha

SABERES AFRO-AMAZÔNIDAS: As narrativas orais d’Oxum como fonte educacional em Belém/PA.

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Danielly da Silva Lopes Nádia Cristina Macias Barros

INTERCULTURALIDADE E PROTAGONISMO JUVENA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇO DE DEBATE POLÍTICO NAS ESCOLAS

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Thase Marcelle Rodrigues da Silva Barbara Araújo da Silva Maria da Conceição dos Santos Costa

UM ESTUDO SOBRE O ESTADO DA ARTE: O LUGAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) TRABALHADORES (AS)

GT 2 – Diversidade, Movimentos Sociais e Educação

Ruama Fonseca de Sousa

VIOLÊNCIA ESCOLAR: SOB O OLHA DE UMA ESCOLA DE IGARAPE MIRI

GRUPO DE TRABALHO

NOME

TÍTULO DO TRABALHO

GT 3 - Filosofia e Pensamento Educacional

Frank Alexandre Rosa Freitas

A “CULTURA DE SI” EM FOUCAULT

GT 3 - Filosofia e Pensamento Educacional

Viviane Silva Pereira Dilza Maria Rodrigues Carlos Jorge Paixão

A CULTURA VIVIDA E O SOME NA COMUNIDADE DE VILA CARDOSO: LEITURAS SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR

GT 3 - Filosofia e Pensamento Educacional

Izan Rodrigues de Souza Fortunato Paulo Demetrio Pomares da Silva Damião Bezerra de Oliveira

A LEITURA COMO ATO EDUCATIVO DE AUTONOMIA INTELECUTAL NO EDUCADOR PAULO FREIRE E NO FILÓSOFO ARTHUR SCHOPENHAUER: PARA NÃO SE LER UM TEXTO INGENUAMENTE

GT 3 - Filosofia e Pensamento Educacional

Ely Carlos Silva Santos Carla de Jesus Pereira Santos

A MEMÓRIA LOCAL NO ENSINO DE HISTÓRIA DA ESCOLA BÁSICA BRASILEIRA

GT 3 - Filosofia e Pensamento Educacional

Marcelo Luiz Bezerra da Silva Lucivaldo Baia Costa Camilla Vanessa Chagas Peixoto de Oliveira

A ORIGEM DO UNIVERSO NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO BASEADO EM DISCURSOS

GT 3 - Filosofia e Pensamento Educacional

Cristiane do Socorro Gonçalves Farias Orivalda Cerdeira Feitosa Idimar Chaves Cardoso

CRIA DAS ÁGUAS, CRIA DOS RIOS: TRAVESSIA SOBRE OS SABERES NARRATIVOS E O IMAGINÁRIO AMAZÔNICO PELA VOZ DA CRIANÇA RIBEIRINHA MARAJOARA

GT 3 - Filosofia e Pensamento Educacional

Liliane da Silva França Corrêa Carlos Jorge Paixão Ricardo Augusto Gomes Pereira

CULTURA ESCOLAR NA BELÉM REPUBLICANA: PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS NOS ATOS JURÍDICOS SOBRE INFÂNCIA (1890-1910)

GT 3 - Filosofia e Pensamento Educacional

Dilza Maria Alves Rodrigues Viviane Silva Pereira Carlos Jorge Paixão

CURRÍCULO: DO COTIDIANO A CULTURA (S) VIVIDA (S)

GT 3 - Filosofia e Pensamento Educacional

Francisco Bezerra da Silva Neto

DA AÇÃO DIALÓGICA EM FREIRE À HUMANIZAÇÃO: UMA LEITURA A PARTIR DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA DE GADAMER.

GT 3 - Filosofia e Pensamento Educacional

Ana Lidia da Conceição Ramos Maracahipe

EXERCÍCIO EPISTEMOLÓGICO: ESTUDO ANALÍTICO A PARTIR DA DISSERTAÇÃO “PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E EDUCAÇÃO: O QUE DIZEM OS EGRESSOS DO MOVA BELÉM”

GT 3 - Filosofia e Pensamento Educacional

Ivys de Alcântara Silva Damião Bezerra Oliveira

FORMAÇÃO ESTÉTICA: PARALELOS ENTRE A CRÍTICA DE PLATÃO À PAIDEIA GREGA E A PROPOSTA FORMATIVA DE SCHILLER

GT 3 - Filosofia e Pensamento Educacional

Ainete Alcantara Rocha Guedes Damião Bezerra Oliveira

FORMAÇÃO ÉTICO-POLÍTICA NO ENSINO MÉDIO E A "ESCOLA SEM PARTIDO"

GT 3 - Filosofia e Pensamento Educacional

Fabíola Barroso Cabral

O PENSAMENTO ESTÉTICO DE PAULO FREIRE

GT 3 - Filosofia e Pensamento Educacional

Léia Gonçalves de Freitas Eliane Barreto Sabino Laura Maria Araújo Alves

PAUL RICOEUR E APROXIMAÇÃO TEÓRICA ENTRE A DIALÉTICA DO AMOR E A JUSTIÇA

GT 3 - Filosofia e Pensamento Educacional

Pablo Vargas Rodríguez

PEDAGOGIA DA CRUELDADE: A PRESERVAÇÃO DA ANTI-INTERCULTURALIDADE

GT 3 - Filosofia e Pensamento Educacional

Albert Alan de Sousa Cordeiro Sônia Maria da Silva Araújo

PEDAGOGIA DECOLONIAL E CULTURA POPULAR: DESCOLONIZAÇÃO ATRAVÉS DA RODA DE CAPOEIRA

GT 3 - Filosofia e Pensamento Educacional

Raphael Carmesin Gomes

PENSAMENTO DECOLONIAL E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.

GT 3 - Filosofia e Pensamento Educacional

Thaís Tavares Nogueira

PRÁTICAS EDUCATIVAS NA PAJELANÇA CABOCLA: UMA EPISTEMOLOGIA A PARTIR DO OUTRO

GT 3 - Filosofia e Pensamento Educacional

Marcelo Augusto Vilaça de Lima Rosiane Barbosa Ferreira

PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICIPIO DE BELEM-PA: INDAGAÇÕES E POSSIBILIDADES DO FAZER DOCENTE

GRUPO DE TRABALHO

NOME

TÍTULO DO TRABALHO

GT 4 - Literatura, Livro e Leitura.

Evellin Natasha Figueiredo da Conceição Josebel Akel Fares

A CHAMA DA ESTRELA QUE PULSA E ARDE: EDUCAÇÃO SENSÍVEL NA POÉTICA DE ABGUAR BASTOS

GT 4 - Literatura, Livro e Leitura.

Silvana Bandeira Oliveira

A TRANSFORMAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR EM PROJETOS DE ENSINO DE LITERATURA

GT 4 - Literatura, Livro e Leitura.

Joyce Cristina Farias de Amorim Marcelo da Silva Rocha

AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE POR MEIO DA LITERATURA

GT 4 - Literatura, Livro e Leitura.

Sérgio Renato Lima Pinto Lorena Bischoff Trescastro

CONHECIMENTO DE MUNDO, IMAGINAÇÃO E LEITURA: LUGARES VISITADOS PELO PERSONAGEM EM TEXTOS INFANTIS

GT 4 - Literatura, Livro e Leitura.

Gisely de Nazaré Freitas da Silva

EDUCANDO NA/PARA A DIVERSIDADE: O DESAFIO DE EDUCAR POR MEIO DE UM DIÁLOGO COM A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL NA AMAZÔNIA.

GT 4 - Literatura, Livro e Leitura.

Karla Campelo Pessoa Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida

ESPETACULARIDADE E ENCANTARIA NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PRODUZIDA POR ATORES EM BELÉM

GT 4 - Literatura, Livro e Leitura.

Fabiana Nazaré Ineth da costa

ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS APAIXONADAS PELO ATO DE LER

GT 4 - Literatura, Livro e Leitura.

Daniele Borges Silva Azevedo Elisa Patricia Paiva de Alcântara

FORMAÇÃO DE LEITORES ATRAVÉS DOS CÍRCULOS DE LEITURA NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS NO GRUPO DE PESQUISA GELAFOL.

GT 4 - Literatura, Livro e Leitura.

selma costa pena Douglas Almeida de oliveira Jessica Reis Santos

LEITOR OU NÃO LEITOR AS IMAGENS QUE TENHO DE MIM COMO LEITOR

GT 4 - Literatura, Livro e Leitura.

Angela Costa de Sousa Luana Patrícia Costa Freitas

LEITURA DE VARIADOS GÊNEROS TEXTUAIS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BELÉM

GT 4 - Literatura, Livro e Leitura.

Lorena Bischoff Trescastro Cilene Maria Valente da Silva Marta Regina Silva Ferreira

LITERATURA E ETNICIDADE: A MEDIAÇÃO DE LEITURA POR ANDAIMAGEM DA OBRA MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

GT 4 - Literatura, Livro e Leitura.

Kathia Salomão Maria Lucirene Sousa Callou

O CANTO ESCOLAR NA REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO DO PARÁ (1892-1895)

GT 4 - Literatura, Livro e Leitura.

Márcio Oliveiros Alves da Silva

O ESTUDO DE LEITURAS DISSONANTES DO GRADUANDO DE LETRAS

GT 4 - Literatura, Livro e Leitura.

Selma Costa Pena Douglas Almeida de Oliveira Ana Claudia Pereira Bahia

PERFIL-LEITOR DE UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

GT 4 - Literatura, Livro e Leitura.

Elizabeth Orofino Lúcio Solange Henrique Chaves Ribeiro

POLÍTICAS DO LIVRO E LEITURA: escritas em grãos da vida paraense

GT 4 - Literatura, Livro e Leitura.

Karla Oeiras de Almeida

SABERES E NARRATIVAS DOCENTES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

GT 4 - Literatura, Livro e Leitura.

Paula Cristina Figueiredo Ferreira Bianca Dias Goes

TÉCNICAS DIZER E MOSTRAR: UM MOVIMENTO DE SAÍDA DO ENGESSAMENTO

GT 4 - Literatura, Livro e Leitura.

Felipe Hilan Guimarães Santos

UM REINO DESENCANTADO: O lugar da fantasia em propostas de leitura