MARIA ALICE DE MIRANDA ARANDA

Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Educação (2009), Mestre em Educação (2004), Pedagoga (1991) e Especialista em Gestão/Administração Educacional (2001), pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É professora Associada da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atua na Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado). Realizou Estágio Pós-Doutoral via PNPD/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Coordenou o Programa de Pós-graduação em Educação PPGEdu/FAED/UFGD (2015-2017) e coordena em nova gestão (2021-2022). É Vice-Coordenadora do FORPRED Centro-Oeste (2021-2022). É Vice-Líder do GEPGE - Grupo de Estudos e Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação/PPGEDU/FAED/UFGD, na Linha de Pesquisa Política e Gestão da Educação e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Conselhos Municipaais de Educação no Brasil (GEPCMEBr). Coordenou o Curso de Licenciatura em Pedagogia (gestão 2011-2012) e o Subprojeto da Área da Pedagogia no PIBID/CAPES/UFGD de 2009 a 2013 e de 2015 a 2016. Foi Gestora de Processos Educacionais no PIBID/CAPES/UFGD (2016-2018). Atuou na docência e na gestão em escolas públicas de educação básica e em órgãos do sistema municipal de ensino: Secretaria Municipal de Educação de Dourados/MS (SEMED) e Conselho Municipal de Educação (COMED). Tem experiência na área de Educação no que tange à gestão/administração educacional e formação de professores/gestores. Estuda, ensina, pesquisa e publica nos seguintes temas: gestão escolar, gestão democrática da educação, projeto político pedagógico, gestão dos sistemas de ensino, constituinte escolar, políticas públicas de educação, planos decenais de educação, alfabetização no contexto das políticas públicas de educação, democracia, participação e cidadania.

MARICLEI PRZYLEPA

Docente e coordenadora na rede municipal de ensino de Dourados-MS

Graduada em Pedagogia e Administração de Empresa. Especialista, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Possui Curso de Aperfeiçoamento em Coordenação Pedagógica (UFGD). Professora Coordenadora efetiva na Rede Municipal de Ensino de Dourados-MS. Tem experiência na área de Educação, com formação continuada docente, construção de projeto político pedagógico, gestão escolar e sistema de ensino e docência nos anos iniciais do ensino fundamental e ensino superior. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE/UFGD). Pesquisa sobre política educacional, curricular em contextos sociais, Conselhos Municipais de Educação e Planos Municipais de Educação.

REGILSON MACIEL BORGES

Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Bacharelado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e Licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR). Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É Professor Adjunto do Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas do Ensino (DPE) pertencente a Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (FAELCH) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), atuando no curso de Pedagogia, em cursos de Licenciaturas e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado Profissional). É coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFLA e Coordenador do Setor de Avaliação do Ensino da Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (DADE/UFLA). É membro da Rede Universitas/Br que está vinculada ao GT 11 da ANPED. É associado da ANPED e associado da ANPAE. Tem se dedicado a estudos na área da Avaliação Educacional (Avaliação da Aprendizagem, Avaliação Institucional, Avaliação de Sistemas); Políticas Educacionais; Uso dos resultados das avaliações; Análise da produção de conhecimento.

REGINA APARECIDA MARQUES DE SOUZA

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Évora, Portugal (2015) e Universidade Estadual Paulista/UNESP "Júlio de Mesquita Filho" em Marília. É professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atuando no curso de Pedagogia, campus de Três Lagoas. Tem experiência na área de Educação e atua nos seguintes temas: teoria histórico-cultural, formação de professores/as, apropriação da cultura escrita, práticas educativas com crianças de 0 a 10 anos e organização do trabalho pedagógico na educação da infância. Coordenou de 2013 a 2017 o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC/UFMS/MEC em Mato Grosso do Sul. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem, Educação e Infância-Teoria Histórico Cultura? GEPLEI-THC/UFMS/CNPq. Coordenou o GT 07 Educação de crianças de 0 a 6 anos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPED da Região Centro-Oeste (2014-2016). Foi representante da Associação Brasileira de Alfabetização/ABALF na região Centro-Oeste (2018-2020). Membro do Comitê Gestor do Fórum Permanente de Educação Infantil de Mato Grosso do Sul desde 2018. Coordenadora do Fórum Regional de Educação Infantil da Costa Leste (2020-2023). Atuou como Coordenadora Adjunta no PNLD 2019 Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental em 2020 e do PNLD 2019 - ATUALIZAÇÃO BNCC - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental em 2021. Foi coordenadora do Curso de Pedagogia UFMS/campus de Três Lagoas (01/2020 a 03/2021). Representante da Associação Brasileira de Alfabetização/ABALF na região Centro-Oeste (2022-2023).

ROZEMEIRY DOS SANTOS MARQUES MOREIRA

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Linha de pesquisa Política, Gestão e Avaliação Educacional. Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas (CPTL), atuando como docente nos seguintes temas: Política, Gestão e Avaliação Educacional. Líder do Diretório do Grupo de Pesquisas "Processo(s) de Gestão da Escola e da Formação Docente" - PROGEF. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil - GEPIE/UFMS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Política, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação (GEPLAGE)/UFSCar-Sorocaba. Atualmente pesquisa as políticas da educação básica no Brasil e políticas nacionais de avaliação em larga escala na educação básica.

TERESA CRISTINA LEANÇA SOARES ALVES

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - Sorocaba)

Doutoranda em Educação pela Universidade de São Carlos, campus Sorocaba. Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade de Sorocaba (1994), graduação em Habilitação Deficientes da Audiocomunicação pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (1996), graduação em Letras-Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012), graduação em Habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade de Sorocaba (1998) e mestrado em Educação pela Universidade de Sorocaba (2005). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de São Carlos na sub-área de Língua Brasileira de Sinais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Libras, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez/educação, formação, docentes-experiências, educação e língua de sinais. Foi Coordenadora da área de Pedagogia do programa Institucional de Bolsa à Docência (PIBID- CAPES-UFSCar/ Campus Sorocaba - 2014-2018). É pesquisadora do Núcleo de estudos e Pesquisa em Direito à Educação - Educação Especial - NEPEDE-EEs.

RAFAEL ÂNGELO BUNHI PINTO

Universidade de Sorocaba (UNISO)

Doutor em Educação pela Universidade de Sorocaba (2016), mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba (2007), especialista em Gestão e Liderança Universitária pela Universidade de Caxias do Sul - UCS e Instituto de Gestão e Liderança Universitária - Centro IGLU/Brasil (2009), especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade de Sorocaba (2005) e graduado em Administração pela Universidade de Sorocaba (2002). Atualmente, é Coordenador e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade de Sorocaba, além de Assessor Acadêmico e de Planejamento, Procurador Institucional e Professor em cursos de graduação da mesma Instituição. Também é Diretor da Editora da Universidade de Sorocaba - EdUniso. Ainda, é Avaliador do Banco de Avaliadores do Sinaes (BASis) - INEP/MEC. Foi Conselheiro do Conselho Municipal de Educação de Sorocaba/SP (CMESO) entre os anos de 2016 e 2019, sendo vice-presidente deste Conselho em 2017 e 2018. Coordenou o Programa Nacional de Formação de Professores (Parfor/CAPES) na Universidade de Sorocaba durante sua vigência, entre 2010 e 2014. Tem experiência nas áreas de Avaliação e Regulação da Educação Superior, Avaliação Institucional, Políticas Públicas, Universidades Comunitárias, Legislação Educacional, Teorias da Administração e Simulação Empresarial.