IV CONEPI

IV CONEPI

Congresso Nacional em Educação e Práticas Interdisciplinares

Faça sua inscrição
De 31 julho a 2 de agosto Todos os dias das 08h00 às 17h00
Evento online Transmissão via Doity Play Você receberá o link de transmissão próximo ao evento.

Sobre o Evento

O CONEPI (Congresso Nacional de Educação e Práticas Interdisciplinares) é um evento acadêmico que está em sua quarta edição e tem a função de discutir a educação em seu contexto interdisciplinar. Dessa forma, congregamos grupos de trabalhos, minicursos, oficinas de modo a propiciar o debate sobre educação em caráter interdisciplinar. O evento é anual, e na edição de 2020 será realizado nos dias 11 a 13 de junho (no feriado de corpus christi), nos dias: 31 de julho, 1 e 2 de agosto, contando com a iniciativa pública e privada, como forma de fomentar o debate e a formação continuada dos docentes e demais profissionais da educação e áreas afins. O tema desta edição é: "Educação e Democracia na Atualidade: Transições para a Nova Década".

ERRATA: (editada dia 01-06-2020)

A organização do evento lastima o atual momento da pandemia do Coronavírus que assola, não só o Brasil, mas como no mundo, por este motivo, comunicamos a todos as seguintes mudanças:

1- O EVENTO DEIXARÁ DE SER PRESENCIAL, NAS DATAS PREVISTAS, E PASSARÁ A TER APENAS AS PUBLICAÇÕES, NO FORMATO EBOOK, CONFORME AS NORMAS DO EVENTO. OS DIAS DO EVENTO, EM VIRTUDE, DA NECESSIDADE DA NOVA ESTRUTURAÇÃO PARA O MODELO ONLINE FORAM ALTERADOS PARA OS DIAS: 31 DE JULHO, 1 E 2 DE AGOSTO, para que a organização possa treinar e estruturar todas as demandas para que o evento transcorra sem quaisquer transtornos. Comunicamos, porém que será mantido o prazo final para a entrega do trabalho, como 31 de julho, para que não seja alterada a publicação dos anais.

2- Os congressistas que já estão inscritos poderão ter seu valor devolvido, caso não queiram as publicações e as atividades online, caso sua inscrição tenha sido antes da pandemia, já que o evento passou a ser online, desde segunda semana de março.

3- SERÁ CANCELADO APENAS O MOMENTO PRESENCIAL, mas como o nosso público é, em grande maioria, constituído por pessoas que desejam as publicações, estaremos mantendo as publicações e as atividades;

4 - AS REGRAS DAS PUBLICAÇÕES SERÃO MANTIDAS, conforme as normas do evento;

5- OS MINICURSOS - (atividades) SERÃO MANTIDOS NO FORMATO EAD, NA PLATAFORMA MOODLE, DA EMPRESA, ESTAREMOS FAZENDO O EVENTO ONLINE, COM OS MINICURSOS E AS PUBLICAÇÕES.

AS DECISÕES FORAM TOMADAS PARA ATENDER ÀS EXIGÊNCIAS DA ATUAL PANDEMIA, SEGUNDO AS DETERMINAÇÕES DOS DECRETOS MUNICIPAIS, ESTADUAIS E FEDERAIS QUE DETERMINAM O CANCELAMENTO DOS EVENTOS COM AGLOMERAÇÕES.

A ORGANIZAÇÃO AGRADECE À COMPREENSÃO.

Palestrantes

  • Rosilene Felix Mamedes
  • Monik Giselle Lira Monteiro
  • Walter Travassos
  • Dra. Karen Guedes Oliveira
  • Sharlon Santos de Lucena
  • Niédja Ferreira dos Santos
  • Veridiana Xavier Dantas
  • Marcos Bagno
  • Marcos Marcionilo
  • Francielly Gomes de Melo
  • Wilder Kléber f. Santana
  • Victor Homero Sotero de Carvalho
  • Messias Rafael Batista
  • Thiago da Silva Melo
  • Carlos Henrique de lira Ferreira

Programação

08h30 Credenciamento- online Credenciamento

Estaremos disponibilizando as normas para o credenciamento em tempo hábil.

13h00 PROGRAMAÇÃO Atividade Teórica/Prática

A programação consta atualizada com os horários no link da programação.

Link: https://doity.com.br/iv-conepi#schedule

13h30 Credenciamento- online Credenciamento

Estaremos disponibilizando as normas para o credenciamento em tempo hábil.

14h30 - Wilder Kléber f. Santana Palestra- EDUCAÇÃO E RELAÇÕES DIALÓGICAS Palestra

EDUCAÇÃO E RELAÇÕES DIALÓGICAS

Wilder Kleber Fernandes de Santana (UFPB)

Wildersantana92@gmail.com

Esta Palestra propõe discutir sobre a Educação em perspectiva dialógica, ou seja, em uma abordagem bakhtiniana, em que são repensados princípios e conceitos educacionais e de linguagem a partir do pensamento de Bakhtin, Volóchinov e Medviédev e interlocutores em terreno brasileiro. Nesse sentido, adentra-se também a um estudo sobre práticas de leitura e da produção textual em perspectiva discursiva, tomando como público específico alvo alunos do 8ª e 9ª ano do Ensino Fundamental II. Para tanto, propomos uma sequência didática em que sejam exploradas relações dialógicas, ou seja, relações que se estabelecem entre enunciados. Schneuwly e Dolz (2004) que reiteram a importância da sequência didática enquanto estratégia eficiente a ser utilizada pelo(s) professor(es) em sala de aula aos alunos novas experiências no estudo da linguagem, em sua natureza real, concreta, viva.

Palavras-chave: Educação. Relações Dialógicas. Bakhtin.

16h00 - Walter Travassos CONFERÊNCIA: Desafios no Ensino Remoto: engajamento e limitações Conferência

Abertura: Webinar / Live

Professor: Walter Travassos Sarinho

Tema: Desafios no Ensino Remoto: engajamento e limitações

Dia: 31/07/2020

Ementa: Alguma vez você já pensou em disponibilizar suas aulas on-line? Montar um curso? Criar seu próprio infoproduto e, quem sabe, conseguir uma renda extra? Aprender a criar vídeo aulas é o primeiro passo para quem quer entrar nesse ramo. A boa notícia é que os celulares mais recentes possuem câmera de qualidade e diversos aplicativos para edição de vídeos. Conseguimos até criar nossa própria vinheta de abertura. Neste curso são apresentadas orientações sobre a organização do ambiente, escolha de equipamentos, iluminação e também, como editar seus vídeos a partir do smartphone.

Abertura do Congresso (Solenidade)

A solenidade de abertura do Congresso será as 13:00. Nesse momento a organização do evento dará as boas-vindas aos congressistas e abordará algumas regras do evento.

 

Às13h00

LIVE DE ABERTURA- Linguagem e interdisciplinaridade

LIVE DE ABERTURA- Linguagem e interdisciplinaridade

Marcos Araújo Bagno-   Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9975840620597737

Marcos Marcionilo (editor da Parábola)

https://parabolablog.com.br/index.php/blogs/blogger/marcosmarcionilo

Link para acesso a live:  

Horário: 21:00 Dia: 31/07/2020
https://youtu.be/Px6uNXKdKzc

Às21h00
08h30 Credenciamento- online Credenciamento

Estaremos disponibilizando as normas para o credenciamento em tempo hábil.

08h30 Minicursos Apresentação Oral

As atividades se darão em horário oposto às apresentações dos trabalho.

09h00 - Dra. Karen Guedes Oliveira Minicurso: Letramento e Formação Docente Minicurso

Horários: Os minicursos serão de 4 horas.

31-07-2020 - MANHÃ - 13:00 ÀS 17;00

Este minicurso tem como finalidade trabalhar o processo de letramento Luz da teoria dos gêneros textuais, de maneira a contribuir com a formação docentes dos professores de línguas e dos anos iniciais.

09h00 - Thiago da Silva Melo Desafios e possibilidades para a Iniciação Científica na Educação Básica Palestra

Proponente (s)

Proponente 1: Me. Thiago da Silva Melo

E-mail: thiagomeloprofessor@gmail.com

Título da palestra

Desafios e possibilidades para a Iniciação Científica na Educação Básica

Ementa

É possível trabalhar a iniciação científica no ensino fundamental na rede pública da Educação Básica? Essa palestra busca responder a esse questionamento à luz da base teórica já produzida e através de práticas que já foram implementadas pelo projeto ‘Clube da Ciência’, premiado como um dos 350 melhores do Brasil no Prêmio Professor Transformador de 2020 promovido pela Bett Educar.

Diversos são os desafios para a implementação da Iniciação Científica na Educação Básica: baixa remuneração e motivação dos docentes, ausência de recursos financeiros específicos destinados pelo poder público, salas de aula lotadas, escolas sem infraestruturas de laboratórios e alunos desmotivados são apenas alguns exemplos.

No entanto, diversos pesquisadores tem elucidado a possibilidade de implementação da Iniciação Científica na Educação Básica. Para Chassot (2003), ela possibilita a inclusão social dos alunos por despertar novas habilidades e propiciar melhoria no senso crítico, Silveira e Cassiani (2018) destacam o aprendizado e melhoria da escrita através da produção de textos científicos, Pinzan e Lima (2014) apontam a possibilidade de democratização da produção e acesso à Ciência e Morán (2015) aponta que os estudantes se sentem mais motivados quando incluídos em seu processo de aprendizagem por meio de metodologias ativas.

O projeto ‘Clube da Ciência’ implementado em escolas públicas da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS tem demonstrado a possibilidade da realização da Iniciação Científica na Educação Básica.

Esse projeto consiste em uma abordagem de ensino e aprendizagem baseada em projetos e pesquisas científicas elaboradas por alunos do Ensino Fundamental II de maneira interdisciplinar e mediada pelo professor através do estímulo ao estudante em se envolver no próprio processo de aprendizagem na construção de estratégias para a resolução de problemas e questões presentes em seu cotidiano.

Os objetivos principais são: motivar os alunos na construção de seus conhecimentos através de projetos e da aproximação com o método científico; contribuir para transformar o cotidiano escolar através do incentivo à Ciência; promover a difusão do conhecimento local em feiras e eventos científicos; promover a conscientização da importância da Ciência como ferramenta para o planejamento e transformação social; estimular jovens a trabalhar seus potenciais; influenciar na melhoria da qualidade de ensino; estimular, na escola, o interesse pelas Ciências, principalmente as Ciências Humanas; prover ao professor o conhecimento e ferramentas para o ensino dinâmico e participativo.

Para tanto, são utilizados materiais de acordo com a necessidade e demanda dos alunos a partir das características de seus objetos de estudo dando prioridade para aqueles de baixo ou nenhum custo. Foi formado um grupo de estudos científicos que se reune quinzenalmente em horários antes das aulas para a discussão de temas transversais e orientações particulares a cada projeto.

O projeto tem se mostrado uma ferramenta para o aumento da motivação e participação dos alunos, sendo que diversos deles já apresentaram seus trabalhos em eventos científicos.

Objetivos

Geral

* Compreeender os desafios e possibilidades para a iniciação científica na Educação Básica.

Específicos:

* Promover a conscientização da importância da Ciência como ferramenta para o planejamento e transformação social;

* Estimular jovens a trabalhar seus potenciais;

* Influenciar na melhoria da qualidade de ensino;

* Estimular, na escola, o interesse pelas Ciências, principalmente as Ciências Humanas;

* Prover ao professor o conhecimento e ferramentas para o ensino dinâmico e participativo.

Metodologia

A palestra será expositiva e dialogada com auxílio de apresentação montada em Power Point com textos e imagens.

Recursos necessários? Insumos

Computador ou celular com acesso à internet

Público-alvo:

Estudantes de licenciaturas e professores da Educação Básica

Referências

BALANCHO,M.J.S.;COELHO,F.M.Motivarosalunos,criatividadenarelaçãopedagógica:conceitosepráticas.2.ed.Porto,Portugal:Texto,1996.

BETTIO,R.W;MARTINS,A.JogosEducativosaplicadosae-Learning:mudandoamaneiradeavaliaroaluno.Publicadoem2003.Disponívelem<http://www.abed.org.br/seminario2003>.Acessoem13demarçode2017.

BLOGMUNDOGEOGRÁFICO.Disponívelem:<mundogeograficosite.wordpress.c

om>.

FREIRE,P.Pedagogiadaautonomia:saberesnecessáriosàpraticaeducativa.12.ªed.SãoPaulo:PazeTerra,1999.

MORAES,CarolinaRoberta;VARELA,Simone.Motivaçãodoalunonoprocessodeensino-aprendizagem.In:XIII-SimpósiodeIniciaçãoCientíficadaUNIFIL,2005,Londrina.AnaisdoXIII-SimpósiodeIniciaçãoCientíficadaUNIFIL.Londrina:CentroUniversitárioFiladélfia,2005.

MORAN,José.Mudandoaeducaçãocommetodologiasativas.In:ColeçãoMídiasContemporâneas.ConvergênciasMidiáticas,EducaçãoeCidadania:aproximaçõesjovens.Vol.II.PontaGrossa:UEPG,2015.

ROGERS,C.LiberdadeparaAprender.BeloHorizonte:Ed.Interlivros,1973.

VERRI,JulianaBertolino;ENDLICH,ÂngelaMaria.AutilizaçãodejogosaplicadosnoensinodeGeografia.RevistaPercurso,v.1,p.65-83,2009.

VESENTINI,J.W.(Org.).OensinodeGeografianoséculoXXI.Campinas-SP:Papirus, 2004.

09h30 - Sharlon Santos de Lucena, Veridiana Xavier Dantas Sessão de pôster Apresentação de Trabalhos

Manhã- 01-08-2020

09:30 às 11:30 - Sessão de pôster

A sessão de pôster será realizada na sala online de acordo com a programação no site.

Link da sala online: meet.google.com/fad-tmam-fap

13h30 - Francielly Gomes de Melo Palestra:  Esgotamento mental frente à nova realidade de ensino-aprendizagem Palestra

Francielly Gomes de Melo
Psicóloga Clínica, Especialista em Psicologia Hospitalar e da Saúde. Pós- Graduanda em Neuropsicologia e Terapia Cognitivo Comportamental. Pesquisadora na área de Neurociência, Capacitada em Tanatologia, Primeiros Socorros Psicológicos e Qualificando em Luto/Emergências e Desastres.

Esgotamento mental frente à nova realidade de ensino-aprendizagem
O intuito desta Palestra é trazer reflexões a cerca do novo modelo de ensino-aprendizagem, frente à nova realidade atual, configurado ao modelo EaD. Formas de ensino tiveram que ser readaptadas, assim bem como, o de aprendizagem. Estresse, sobrecarga, acúmulo de tarefas, ansiedade, medo, sono acumulado, são pontos que levam ao esgotamento mental.
Com isso, irei abordar quais pontos podem ser desencadeares e por que há uma grande prevalência de esgotamento mental no momento atual, perante ao setor da educação.

14h00 Grupos de trabalhos Apresentação Oral

As apresentações dos trabalhos se dará nos dias 1 e 2 de agosto.

16h00 Mesa-redonda: A importância das Práticas Pedagógicas para Educação Integral Mesa Temática

A importância das Práticas Pedagógicas para Educação Integral

Palestrantes: Profª. Dra. Érica Jaqueline Soares Pinto
Profª. Dra. Veridiana Xavier Dantas
Profª Ma. Mayanne Júlia Tomaz Freitas

Carga horária: 2 horas

A Educação Integral abrange a aprendizagem em todas as suas dimensões: cognitiva, afetiva, física, sociocultural, ética, política. Concebe a escola como instituição que reconhece a diversidade dos sujeitos e promove aprendizagens equitativas, a partir de diferentes recursos pedagógicos. Nesta palestra busca-se apresentar a importância de práticas pedagógicas (e do/a pedagogo/a) para o enfrentamento das desigualdades educacionais, garantia de direitos humanos e sociais e formação de sujeitos críticos, responsáveis, autônomos e ativos socialmente.

Minicurso: Variáveis de Treinamento e Métodos avançados para Hipertrofia

Profº Msd. Carlos Henrique De Lira Ferreira

Carga horária: 3 horas

 

 

Ementa

A manipulação correta das variáveis de treinamento poder interferir diretamente nos resultados desejados do  praticante,  seja  voltado  a  saúde,  desempenho  ou  estética.  A partir desse curso veremos como fazer uma periodização de forma correta e com embasamento cientifico.

 

Conteúdo programático

*O que é hipertrofia?

 

*Fatores e mecanismos para hipertrofia

 

*Dano muscular

 

  • No Pain, No Gain?

 

*Manipulação das variáveis de treinamento

 

  • Intensidade

 

  • Repetições

 

  • Frequência

 

  • Intervalo de descanso

 

  • Volume

 

  • Cadência

 

  • Tipo de contração

 

  • Ordem dos exercícios

 

  • Amplitude de movimento

*Métodos avançados do treinamento de força, são eficientes?

 

  • Pirâmides

 

  • Drop-Set

 

  • Rest-pause

 

  • Cluster Set

 

  • Múltiplas Sets (biset, triset e superset)

 

  • SST

 

  • Alongamento e contração entre as séries

 

- 3/7

 

Métodos de isometria

 

Material complementar

GENTIL, P. Bases cientificas do treinamento de hipertrofia. 5o edição. Rio de Janeiro: Sprint, 2014.

DEL VECCHIO, Fabrício Boscolo et al. Exercício Intermitente: Estado da Arte e Aplicações Práticas: LIVRO TABATA-HIIT-TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE- TREINO AERÓBIO-TREINO ANAERÓBIO. OMP EDITORA, 2014.

PRESTES, Jonato et al. Prescrição e periodização do treinamento de força em academias (2a edição revisada e atualizada). Editora Manole, 2016.

KRAEMER, William J.; FLECK, Steven J. Otimizando o treinamento de força: programas de periodização nã linear. Manole, 2009.

FLECK, Steven J.; KRAEMER, William J. Fundamentos do treinamento de força muscular. Artmed Editora, 2017.

MAIOR, Alex Souto. Fisiologia dos exercícios resistidos. Phorte Editora LTDA, 2011.

 

Diversos artigos sobre treinamento resistido Slide do curso

Planilhas de monitoramento das variáveis e métodos para prescrição

 

Às09h00

Minicurso: Luz. Câmera. Ação!

Oficina: Luz. Câmera. Ação!

Professor: Walter Travassos Sarinho

Dia 1/08/2020

Horário: 09:00 às 11:00

Duração: 2h

 

Ementa: Alguma vez você já pensou em disponibilizar suas aulas on-line? Montar um curso?  Criar seu próprio infoproduto e, quem sabe, conseguir uma renda extra? Aprender a criar vídeo aulas é o primeiro passo para quem quer entrar nesse ramo. A boa notícia é que os celulares mais recentes possuem câmera de qualidade e diversos aplicativos para edição de vídeos. Conseguimos até criar nossa própria vinheta de abertura. Neste curso são apresentadas orientações sobre a organização do ambiente, escolha de equipamentos, iluminação e também, como editar seus vídeos a partir do smartphone.

Às09h00
08h30 Minicursos Apresentação Oral

As atividades se darão em horário oposto às apresentações dos trabalho.

09h00 - Marcos Bagno, Messias Rafael Batista, Victor Homero Sotero de Carvalho A importância das ferramentas colaborativas no contexto de pandemia. Minicurso

A importância das ferramentas colaborativas no contexto de pandemia. (duração de 3 horas)

Palestrantes: Prof. Me. Messias Batista e Prof. Esp. Victor Sotero

A última década consolidou a mudança digital observada desde o final da década de 1980. É percebido que criamos uma cultura digital em torno das ferramentas, redes sociais e gadgets desenvolvidos para ampliar a interatividade digital sob a perspectiva de comunicação veloz e redução de distâncias. A educação sofreu o impacto positivo destas mudanças, percebido no aumento do uso de ferramentas digitais. O ambientes de aprendizagem virtual, as ferramentas colaborativas, o uso de mídia para complementar a relação de ensino-aprendizagem, bem como os aplicativos de mensagem, evidenciam a quantidade de instrumentos possíveis de utilizar no ambiente educacional. Nesta palestra busca-se desenvolver uma narrativa sobre a utilização de ferramentas colaborativas que propiciam uma experiência positiva em ambientes educacional de ensino superior.

09h30 - Sharlon Santos de Lucena, Veridiana Xavier Dantas Sessão de pôster Apresentação de Trabalhos

Manhã- 01-08-2020

09:30 às 11:30 - Sessão de pôster

A sessão de pôster será realizada na sala online de acordo com a programação no site.

Link da sala online: meet.google.com/fad-tmam-fap

14h00 Grupos de trabalhos Apresentação Oral

As apresentações dos trabalhos se dará nos dias 1 e 2 de agosto.

Apresentação dos Grupos de Trabalhos

Confira os Grupos de trabalhos aqui

HORÁRIOS E SALAS DISPONÍVEIS NA ABA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Às08h30

Minicurso: A utilização da escrita acadêmica na construção de projetos para mestrado ou doutorado

02-08-2020 - MANHÃ - 09:00 às 12:00

Ministrante:

Rosilene Felix Mamedes

Mestra em Linguística

Doutoranda em Letras

Link Lattes:CV: http://lattes.cnpq.br/4275374274885442

 

Às09h00

Mesa-redonda- TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DE AULAS CRIATIVAS

TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DE AULAS CRIATIVAS

Professores: Dra. Veridiana Xavier Dantas – Email: veridianaxdantas@gmail.com

Dra. Karem Guesdes Oliveira - karen_costaguedes@hotmail.com

Me. Sharlon Santos de Lucena– sharlonlucena@gmail.com

Niedja Ferreira dos Santos – niedjafsntos@gmail.com

 

EMETA: Elaboração de técnicas criativas para sala de aula da educação Básica e Superior. Metodologias ativas: sala de aula invertida, chuva de ideias, mapa conceitual. Planejamento de aulas criativas. Rotação das estações, competências socioemocionais (BNCC). A dialética.TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DE AULAS CRIATIVAS Professores: Dra. Veridiana Xavier Dantas – Email: veridianaxdantas@gmail.com Dra. Karem Guesdes Oliveira - karen_costaguedes@hotmail.com Me. Sharlon Santos de Lucena– sharlonlucena@gmail.com Niedja Ferreira dos Santos – niedjafsntos@gmail.com EMETA: Elaboração de técnicas criativas para sala de aula da educação Básica e Superior. Metodologias ativas: sala de aula invertida, chuva de ideias, mapa conceitual. Planejamento de aulas criativas. Rotação das estações, competências socioemocionais (BNCC). A dialética.

Às09h00

Apresentação dos Grupos de Trabalhos

Confira os Grupos de trabalhos aqui

HORÁRIOS E SALAS DISPONÍVEIS NA ABA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Às13h30

CONSTRUÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: NOVOS DESAFIOS FRENTE ÀS NOVAS POLITICAS EDUCACIONAIS

Este minicurso terá 8 horas, objetivando  tratar a temática da BNCC a partir do norte pedagógico voltado para  questões problematizadora de concursos docentes, formação pedagógica e do dia  a dia do professor.

PÚBLICO-ALVO: DOCENTES E LICENCIADOS EM GERAL

 

 

Às16h00

Quer se tornar um parceiro?

Organizador

Contatos Empreendimentos Educacionais & Serviços

A Contatos Empreendimentos Educacionais & Serviços é uma empresa especializada em cursos, consultoria e treinamentos, Sediada na cidade de João Pessoa, PB. Com 8 anos de existência no mercado paraibano, ocupa uma posição de destaque pela qualidade da prestação de seus serviços. A empresa conta com uma equipe de profissionais inovadores e promissores em suas respectivas áreas do conhecimento, colocando suas experiências à disposição de todos seus clientes, oferecendo segurança e credibilidade nos diferentes tipos, no âmbito de suas especializações.