09:00 – Credenciamento

09:30-11h – Mesa 5 – Política, censura e apagamentos

  • Filmar a tortura, lidar com a censura: a violência policial em três filmes brasileiros do final da ditadura militar - Wallace Andrioli Guedes (UFJF)

  • De Santiago do Chile ao Rio de Janeiro: o cinema de Jorge Durán - Ignacio del Valle-Dávila (Unicamp/UNILA)

  • A contribuição de Rosângela Maldonado para o cinema brasileiro de gênero - Beatriz Saldanha (UAM)

 

11h-11h30 – Intervalo (Café)

11h30-13h – Mesa 6 – Cinema nas telas e telas de cinemas

  • O processo de interiorização da exibição cinematográfica na Bahia: estratégias para um mapeamento - Filipe Brito Gama (UFF/UESB)

  • Protagonismos de um velho astro: produção de memórias e historiografias em filmes sobre cinemas - Talitha Ferraz (ESPM-Rio/UFF)

  • O “proletariado cinematográfico” em duas produções do Beco da Cinelândia - Luís Alberto Rocha Melo (UFJF)

 

13h-14h30 – Almoço

 

14h30-16h – Mesa 7 – Lições de cinema

  • O Seminário de Cinema do Masp (1949-1959): primeira experiência sistemática de ensino de cinema no país - Danielle de Carla Divardin (Unicamp)

  • O ensino de história do cinema no curso de cinema da Universidade de Brasília - Letícia Gomes de Assis (UFSCar)

  • Inquietações historiográficas: a perspectiva crítica de Jean-Claude Bernardet - Arthur Autran Franco de Sá Neto (UFSCar)

 

16h-16h30 – Intervalo (Café)

 

16h30-18h – Mesa 8 – E agora?

  • Crise anunciada, tempestade perfeita, impasse colonial, margens e vazantes - Daniel Caetano (UFF)

  • A distribuição do filme brasileiro contemporâneo a partir de um estudo comparativo das trajetórias da Vitrine Filmes e da H2O Films - Gisella Cardoso Franco

  • Medida Provisória (2022): ponto de inflexão de um cinema negro? - Sheila Schvarzman (UAM)

 

18h15 – Apresentação de livros  e Coquetel de Encerramento

 

 

 

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