Dia 02/09 - IV JORNADA DE ESTUDOS EM HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO
09:00 – Credenciamento
09:30-11h – Mesa 5 – Política, censura e apagamentos
-
Filmar a tortura, lidar com a censura: a violência policial em três filmes brasileiros do final da ditadura militar - Wallace Andrioli Guedes (UFJF)
-
De Santiago do Chile ao Rio de Janeiro: o cinema de Jorge Durán - Ignacio del Valle-Dávila (Unicamp/UNILA)
-
A contribuição de Rosângela Maldonado para o cinema brasileiro de gênero - Beatriz Saldanha (UAM)
11h-11h30 – Intervalo (Café)
11h30-13h – Mesa 6 – Cinema nas telas e telas de cinemas
-
O processo de interiorização da exibição cinematográfica na Bahia: estratégias para um mapeamento - Filipe Brito Gama (UFF/UESB)
-
Protagonismos de um velho astro: produção de memórias e historiografias em filmes sobre cinemas - Talitha Ferraz (ESPM-Rio/UFF)
-
O “proletariado cinematográfico” em duas produções do Beco da Cinelândia - Luís Alberto Rocha Melo (UFJF)
13h-14h30 – Almoço
14h30-16h – Mesa 7 – Lições de cinema
-
O Seminário de Cinema do Masp (1949-1959): primeira experiência sistemática de ensino de cinema no país - Danielle de Carla Divardin (Unicamp)
-
O ensino de história do cinema no curso de cinema da Universidade de Brasília - Letícia Gomes de Assis (UFSCar)
-
Inquietações historiográficas: a perspectiva crítica de Jean-Claude Bernardet - Arthur Autran Franco de Sá Neto (UFSCar)
16h-16h30 – Intervalo (Café)
16h30-18h – Mesa 8 – E agora?
-
Crise anunciada, tempestade perfeita, impasse colonial, margens e vazantes - Daniel Caetano (UFF)
-
A distribuição do filme brasileiro contemporâneo a partir de um estudo comparativo das trajetórias da Vitrine Filmes e da H2O Films - Gisella Cardoso Franco
-
Medida Provisória (2022): ponto de inflexão de um cinema negro? - Sheila Schvarzman (UAM)
18h15 – Apresentação de livros e Coquetel de Encerramento