INSTRUÇÕES PARA O ENVIO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

 

 

  • Eventuais alterações no trabalho NÃO serão permitidas após o envio dos resumos.
  • Todas as informações pertinentes à avaliação dos trabalhos submetidos e ao evento serão enviadas para o e-mail que submeteu o resumo.
  • Os trabalhos deverão ser enviados exclusivamente através do e-mail ufscarpediatria@gmail.com .
  • Não serão aceitos resumos enviados por outros meios que não o e-mail.
  • Prazo limite para o envio dos trabalhos: 30 de setembro de 2019.
  • O resultado dos trabalhos será divulgado em 05 em outubro de 2019 por e-mail.

ATENÇÃO: É obrigatória a inscrição do autor principal no evento. Não serão aceitos resumos, sem a efetivação da inscrição (preenchimento da ficha corretamente). A inscrição na jornada deve ser feita previamente. Só poderá apresentar o trabalho ou assistir à apresentação, o autor ou co-autores que estejam inscritos na jornada.

 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  • O autor deve apresentar-se no Anfiteatro do Centro Médico de São Carlos no dia 19/10/2019 a partir das 7:45 horas até às 8:00 horas. Funcionários da jornada estarão disponíveis para auxiliá-lo na instalação do seu pôster no local apropriado.
  • A numeração do seu trabalho será informada no e-mail de confirmação de recebimento e será a mesma do painel que irá expor seu trabalho no local do evento.
  • Os trabalhos ficarão em exposição sob forma de pôster das 8h00 às 12h00 no dia 19/10/2019 e o autor deve estar presente ao lado do seu trabalho no horário destinado à apresentação dos pôsteres, quando serão realizadas visitas pelo público e por um comentador. Após as 12h10, seu pôster poderá ser retirado.
  • Após este horário, os pôsteres não retirados serão descartados.

 

CONFECÇÃO DOS RESUMOS

 

O resumo deverá ser digitado em fonte Arial, tamanho 11, alinhamento justificado. Ele deverá constar dos nomes dos autores, da instituição a qual estão vinculados, do orientador e do departamento do orientador.

As margens são formadas pela distribuição do próprio texto, no modo justificado, dentro dos limites padronizados, de modo que a margem direita fique reta no sentido vertical, com as seguintes medidas:

Superior: 3,0 cm da borda superior da folha;

Esquerda: 3,0 cm da borda esquerda da folha;

Direita: 2,0 cm da borda direita da folha;

Inferior: 2,0 cm da borda inferior da folha.

A paginação deve ser colocada no canto superior direito, a 2 cm da borda do papel com algarismos arábicos e tamanho da fonte menor.

O espaçamento entre as linhas é de 1,5 cm. As notas de rodapé, as referências, as legendas de ilustrações e tabelas, as citações textuais de mais de três linhas devem ser digitadas em espaço simples de entrelinhas. As referências listadas no final do trabalho devem ser separadas entre si por um espaço duplo.

Na numeração das seções, referentes à divisão do texto, devem ser utilizados algarismos arábicos. O indicativo de uma seção secundária é constituído pelo indicativo da seção primária a que pertence, seguido do número que lhe foi atribuído na sequencia do assunto, com um ponto de separação: 1.1; 1.2...

Aos títulos das seções primárias recomenda-se:

a) seus títulos sejam grafados em caixa alta e em negrito, com fonte 11, precedido do indicativo numérico correspondente;

b) nas seções secundárias, os títulos sejam grafados em caixa alta e em negrito, com fonte 11, precedido do indicativo numérico correspondente;

c) nas seções terciárias e quaternárias, utilizar somente a inicial maiúscula do título, com fonte 11, precedido do indicativo numérico correspondente.

Recomenda-se, pois que todos os títulos destas seções sejam destacados em NEGRITO.

O trabalho deverá ser apresentado de forma estruturada: título, introdução, objetivos, método, resultados e conclusões.

Para os relatos de casos clínicos, utilizar a seguinte estruturação: título, introdução, descrição do caso e conclusões.

Para os relatos de experiência, utiliazar a seguinte estruturação: título, introdução, relato de experiência e conclusões.

Os nomes dos autores, instituição(ões) e referências bibliográficas não deverão ser mencionados no corpo do texto

Não serão aceitas descrições de projetos, intenção de trabalho ou revisões bibliográficas.

Os resultados devem ser expostos do modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas de acordo com os objetivos apresentados.

Os trabalhos submetidos em qualquer categoria devem tratar do “TEMA” relacionado à “Assistência à saúde da criança”.

Os trabalhos devem ser enviados obrigatoriamente em língua portuguesa.

ATENÇÃO – Os trabalhos que não forem enviados e/ou estiverem em modo diferente do solicitado, não serão submetidos ao julgamento. Não serão aceitos trabalhos enviados após o encerramento do prazo de submissão e que não estejam em formato de arquivo “PDF”.

O autor responsável pelo envio do trabalho receberá por e?mail um protocolo para cada trabalho enviado.

AVISO IMPORTANTE AOS AUTORES – Não enviem trabalhos duplicados ou incompletos, pois os mesmos poderão ser desclassificados.

Todos os trabalhos receberão pontuação a ser estabelecida pela Comissão Julgadora de trabalhos científicos e serão informados por mensagem eletrônica sobre sua aprovação ou reprovação.

 

Enviar o resumo para: ufscarpediatria@gmail.com

Prazo limite para envio do resumo: 30 de setembto de 2019 às 23:59 horas.

Comunicação de aprovação do resumo: 05 de outubro de 2019.

 

O trabalho aprovado deverá ser apresentado pelo autor ou por um dos coautores, que obrigatoriamente deverá estar inscrito na Jornada.

Todos os trabalhos serão apresentados em forma de pôster.

 

 

CONFECÇÃO DO PÔSTER

 

  • O pôster deverá ter no máximo 110 cm de comprimento e 90 cm de largura.
  • A apresentação não deve conter qualquer promoção comercial e deve, obrigatoriamente, manter a privacidade dos dados do paciente, caso exista.
  • Os pôsteres deverão conter: brasão da instituição, nome da instituição, título do trabalho, instituição de origem, nome do pesquisador, nome do curso, nome do orientador, nome do departamento do orientador.
  • O pôster deverá ser apresentado de forma estruturada: título, introdução, objetivos, método, resultados e conclusões.
  • Para os relatos de casos clínicos, utilizar a seguinte estruturação: título, introdução, descrição do caso e conclusões.

    Para os relatos de experiência, utiliazr a seguinte estruturação: título, introdução, relato de experiência e conclusões.

  • Os textos, legendas, ilustrações, esquemas devem ser claros e breves.
  • Fonte: Arial, Tahoma ou Verdana. Utilizar apenas um tipo.
  • Tamanho da fonte: Título 80-90, Subtítulo: 54, Corpo do texto: 40.
  • Cores: máximo 3, sendo texto em preto.
  • Justificado à esquerda e à direita ou justificado à esquerda.
  • As informações devem ser organizadas de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente entendidas.
  • É obrigatório que um dos autores do trabalho permaneça junto ao pôster, durante todo o tempo da sessão.
  • O período de apresentação será de meia hora, durante o coffee break, de acordo com a programação oficial.
  • Cada pôster terá um painel para fixação, identificado com o número do trabalho que estará à disposição dos autores no dia e local da apresentação.

 

 

CERTIFICADO

Será emitido apenas um certificado por trabalho que será entregue ao participante inscrito contendo o nome do autor e coautores.

A não apresentação do trabalho científico, tanto exposto quanto no horário definido para apresentação ao público e ao comentador, implicará em não fornecimento do certificado.

 

LOCAL DE AFIXAÇÃO

Centro Médico de São Carlos

Horário 7:45 horas

Data: 19/10/2019

 

Agradecemos desde já a sua participação e lhe desejamos muito sucesso profissional.

 

Cordialmente,

Comissão científica.