Dados do trabalho

26/11/2024 até 31/12/2024

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RESUMO SIMPLES

 

DATA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS PRORROGADA: até 06/12/2024.

 

Orientações Preliminares

A única forma de submissão dos resumos será online, na homepage oficial da IV Seagro.

Será permitida a submissão de até (2) dois resumos simples por inscrição.

Os resumos simples deverão ser escritos com cabeçalho e rodapé, conforme o modelo da IV Seagro.

Enviar somente arquivo em formato documento Word (arquivo de extensão doc) e submetido ao site do evento por autor inscrito.

O apresentador do trabalho deverá estar obrigatoriamente inscrito no evento.

A Comissão Científica da IV SEAGRO recomenda critério e ética no momento do autor do resumo definir seus co-autores. Resumos com mais de cinco coautores não serão aceitos para avaliação.

Serão aceitos trabalhos com resultados de pesquisa científica ou revisão bibliográfica.

Serão aceitos resumos em português.

Os resumos serão submetidos à avaliação por assessores ad hoc.

Área de submissão: citar a área de submissão do trabalho no evento.

Trabalhos referentes a áreas não relacionadas com o evento não serão aceitos e o autor não terá o valor da inscrição devolvido.

A IV SEAGRO aceitará resumos simples relacionados com as seguintes áreas:

  1. Biotecnologia e Melhoramento Genético
  2. Clima e Produção Agropecuária
  3. Energias Renováveis
  4. Fitossanidade
  5. Impactos Ambientais e Desertificação
  6. Manejo do Solo e Nutrição Mineral de Plantas
  7. Produção Vegetal
  8. Produção Animal
  9. Recursos Hídricos e Manejo da Irrigação
  10. Sanidade Animal
  11. Tecnologia de Alimentos
  12. Administração, Empreendedorismo e Ecoturismo
  13. Segurança do Trabalho

 

Normas para Elaboração de Resumo Simples

Os resumos simples deverão apresentar os seguintes itens: Cabeçalho (existente na página modelo), Área de Submissão, Título, Autor(es), Endereço do(s) Autor(es), Resumo, Palavras-chave, Referências (Opcional) e Agradecimentos (Opcional).

O resumo simples deverá ser redigido em português e deverá ter uma página.

O texto deve ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, formato do papel A4 (21 cm x 29,7 cm), com espaçamento 1,0 entre linhas e margens esquerda e superior de 3 cm, direta e inferior de 2 cm, e alinhamento justificado.

As palavras RESUMO, PALAVRAS-CHAVE, AGRADECIMENTOS E REFERÊNCIAS deverão ser escritas em maiúsculo e negrito, tamanho da fonte 12. 

TÍTULO: deve ser redigido em fonte Times New Roman, tamanho 12, letras maiúsculas, em negrito, centralizado e sem ponto final. O título deve conter no máximo 15 palavras. Nomes científicos de espécies devem seguir as regras de nomenclatura.

AUTOR(ES): os nomes ficarão localizados com o espaçamento de uma linha abaixo do título do trabalho. Devem ser escritos com as iniciais em maiúsculo e para os sobrenomes do meio, escrever apenas a primeira letra. Os nomes dos autores devem ser redigidos em tamanho da fonte 12, sem negrito, centralizados e separados por vírgula, com o respectivo número de afiliação sobrescrito depois do último sobrenome de cada autor. O nome do apresentador do trabalho deverá ser sublinhado.

NOME DA INSTITUIÇÃO DOS AUTORES: Deve ser indicado de acordo com o número sobrescrito inserido após o nome dos autores, em número arábico com ordem crescente (nova instituição). Para o primeiro autor, devem ser inseridas as informações sobre o vínculo institucional (nome da instituição e cidade) e um e-mail para contato; não colocar categoria: graduando, pós-graduando, professor, pesquisador, técnico, etc. Para os coautores, devem ser inseridas apenas as informações sobre o vínculo institucional. Para os autores que pertencem à mesma instituição, escrever apenas uma vez esta descrição, com um único e-mail e referenciar com o mesmo número sobrescrito. A fonte deve estar em tamanho 10 e em itálico.

RESUMO: O texto deve iniciar-se na mesma linha do item, ser claro, sucinto e, obrigatoriamente, explicar o(s) objetivo(s) pretendido(s) procurando justificar sua importância, os principais procedimentos adotados, os resultados mais expressivos e conclusões, contendo no máximo 300 palavras. Podem ser incluídas citações, seguindo regras do Manual de Elaboração de Trabalhos Acadêmicos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

PALAVRAS-CHAVE: no mínimo de três e máximo de cinco, devem iniciar pelo nome científico da espécie vegetal a que se refere o trabalho, seguindo-se os termos para indexação, que não estejam no título, separado por vírgula (,). Apresentar as palavras-chave com uma linha abaixo do texto do resumo.

AGRADECIMENTOS: Menção a concessão de bolsas ou financiamento de pesquisa devem ser colocadas neste espaço. 

REFERÊNCIAS: Toda referência deve estar conforme a ABNT, podendo seguir modelos disponíveis no Manual de Elaboração de Trabalhos Acadêmicos do Ifal:

https://www2.ifal.edu.br/campus/arapiraca/ensino/biblioteca/manual-de-elaboracao-de-trabalhos-academicos-do-ifal.pdf/@@download/file/Manual%20de%20elabora%C3%A7%C3%A3o%20de%20trabalhos%20acad%C3%AAmicos%20do%20Ifal.pdf

 

OBSERVAÇÃO

  • O trabalho somente será avaliado após confirmação da inscrição do autor principal, mediante pagamento da taxa de inscrição.
  • O resultado da avaliação será enviado para o e-mail cadastrado pelo autor na inscrição do evento.
  • Os trabalhos que tiverem parecer ACEITO PARA PUBLICAÇÃO, DESDE QUE SIGA AS ALTERAÇÕES SUGERIDAS pelos Avaliadores, deverão realizar as devidas correções de acordo com as NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RESUMO SIMPLES e enviar novamente até 08/12/2024 os arquivos corrigidos conforme diretriz enviada no e-mail. Os trabalhos que não enviarem os arquivos corrigidos até esta data não poderão ser publicados no ANAIS da III Seagro.
  • Os trabalhos que tiveram PARECER ACEITO pelos Avaliadores do evento deverão seguir as NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS disponíveis abaixo.
  • A data de apresentação dos trabalhos será divulgada previamente no site do evento.
  • Os trabalhos serão publicados nos anais do evento.

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS (IV SEAGRO)

  • Todos os trabalhos serão apresentados na forma de banner e deverão seguir o padrão de apresentação do evento de acordo com o MODELO DE BANNER disponível abaixo;
  • Dimensões do BANNER: 120 cm (altura) x 90 cm (largura);
  • No BANNER, o texto deve ser legível a uma distância mínima de 1,0 m;
  • O título do trabalho deverá ser idêntico ao título do resumo que foi submetido;
  • Abaixo do Título deverão constar os Nomes dos Autores e Filiação Institucional a qual pertencem;
  • Os Agradecimentos a Instituições, Pesquisadores e Agências de Fomento, quando houverem, devem ser realizadas pelos autores no local indicado na parte inferior do BANNER;
  • No dia da apresentação dos trabalhos o banner deverá ser fixado 15 min antes em local previamente identificado com o CÓDIGO do trabalho, devendo o apresentador permanecer no local até ao final do tempo estabelecido na programação para apresentação e discussão com interessados e avaliadores;
  • O certificado de apresentação do trabalho estará disponível após o final do evento, constando o título e os nomes dos autores de acordo com o resumo que foi submetido ao evento.

 

Clique abaixo para download do modelo de RESUMO modelo de BANNER:

Máximo de palavras: 300(Digitadas: 0 | Restantes: 300)

Dados do(s) autor(es)

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