Com foco no debate de temas como meio ambiente, sustentabilidade, políticas públicas, cidades sustentáveis, saneamento, educação ambiental, economia circular, economia solidária, catadores e resíduos sólidos, será realizado nos dias 27, 28, 29 e 30 de abril (terça, quarta, quinta e sexta-feira) no horário das 18 às 20h, o IV Seminário sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém. O evento irá acontecer no formato on-line e está com inscrições abertas até o dia 26 de abril. Haverá emissão de certificados.

O Seminário busca desenvolver canais de comunicação entre os diversos órgãos que estão envolvidos nas questões ambientais e de sustentabilidade, além de viabilizar a divulgação de experiências sustentáveis desenvolvidas em Belém. Para isto, contará com a participação de docentes, técnicos-administrativos e discentes da UFPA, UFRA, IFPA, UEPA, EMBRAPA, MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI, CPRM, ELETRONORTE, PROCESSAMENTO DE DADOS representantes de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, Empresas localizadas ao longo da Avenida Perimetral da Ciência de outros públicos e pessoas interessados na temática ambiental.

Sabemos que debater sobre a importância do meio ambiente e da sustentabilidade nos dias atuais é uma tentativa de favorecer a consciência do homem em relação à natureza e seus limites, pois a preocupação com o meio ambiente veio da necessidade de reorganizar os processos produtivos que foram feitos de forma desordenada em relação a questões da natureza e isto levou a diversos problemas ambientais ao planeta, como o buraco na camada de ozônio, os desmatamentos, a poluição dos rios, do ar, sonora, os resíduos sólidos destinados inadequadamente comprometendo nossa qualidade de vida, assim, a importância de debater sobre o meio ambiente e a sustentabilidade que é uma tentativa de resgatar a consciência do homem em relação à natureza e seus limites, ou seja, continuar produzindo, mas de uma forma consciente, responsável, preocupado com o meio ambiente, na busca da sustentabilidade sob a perspectiva de uma educação ambiental permanente e continua.

Na atualidade, não temos como ignorar as questões ambientais e é importante tratar com objetividade estes problemas, procurando soluções simples e locais que levem a sustentabilidade do nosso meio ambiente. É importante conservar o que temos para que no futuro as próximas gerações tenham qualidade de vida. Chegamos em um ponto que precisamos ser responsáveis por nossas atitudes, pois as mesmas afetam diretamente nosso ecossistema e a nossa qualidade de vida.

 

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

O prazo de submissão de trabalhos será até 31 de março de 2021. Estes deverão seguir o formato disponível no link - Modelo de Trabalho Completo. Acesse SUBMISSÃO DE TRABALHOS e leia as regras do processo.

 

DATA DO EVENTO

O Evento tem como data proposta - 27 a 30 de abril de 2021, 18h00 até 30 de abril de 2021, de 18 às 20h.

 

LOCAL DO EVENTO

Evento online. A forma de acesso será apresentada no momento da inscrição.