IV Simpósio de Atividade Física e Saúde da região Sudeste

18 de novembro de 2020, 19h00 até 20 de novembro de 2020, 16h00

Evento online

Sobre

Aviso: INSCRIÇÕES ESGOTADAS!

O IV Simpósio Regional de Atividade Física e Saúde é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS) e ocorrerá nos dias 18-20 de novembro de 2020. Os simpósios regionais acontecem nos anos pares e o evento nacional, nos anos ímpares.

Esse ano o simpósio da região sudeste terá como sede a cidade de Presidente Prudente-SP, localizada na região oeste do Estado de São Paulo. O simpósio será realizado em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP), que possui dois cursos de graduação na área da saúde (Educação Física e Fisioterapia) e também dois Programas de Pós-graduação com cursos de Mestrado e Doutorado (Fisioterapia e Ciências da Motricidade) e terá como público alvo profissionais da área da saúde.

Entre os objetivos desse evento, estará divulgar os benefícios da atividade física a saúde de diversas populações. Para isso contará com palestrantes de renome internacional em nossa área. Em razão da pandemia do Coronavírus, o evento será realizado de forma virtual e será totalmente gratuito, limitando-se a 400 inscrições em razão da disponibilidade de inscritos na plataforma virtual que será utilizada.

Desejamos a todos um excelente evento.

Equipe do IV Simpósio Regional de Atividade Física e Saúde

PS: Aos interessados em submissão de resumo científico, solicita-se a leitura do conteúdo presente na aba "Modelo e Diretrizes para submissão de Resumos".

Local do evento

Evento online
O link do evento ainda não foi informado

Palestrantes

  • Professor Dr. Edilson Serpeloni Cyrino

    Professor Dr. Edilson Serpeloni Cyrino - Universidade Estadual de Londrina- UEL

    Edilson Serpeloni Cyrino concluiu o Doutorado em Educação Física na Universidade de São Paulo em 2002, realizou Pós-doutorado no Exterior na Universidade Técnica de Lisboa em 2008, Estágio Sênior no Exterior na Universidade de Coimbra em 2012/2013 e Pós-doutorado no Exterior na Universidade de Lisboa em 2018/2019. Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual de Londrina, Membro do Comitê de Assessoramento da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B, líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (GEPEMENE) e Membro do Conselho Editorial dos seguintes periódicos: SpringerPlus, Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Semina - Ciências Biológicas e da Saúde (Online) e Corpoconsciência (São Paulo). É revisor do International Journal of Sports Medicine, do Journal of Sports Sciences, do Journal of Obesity, da SpringerPlus, do Journal of the American College of Nutrition, do European Journal of Nutrition, do Journal of Aging Research, da Clinical Biomechanics, do Cadernos de Saúde Pública, da Revista Brasileira de Medicina do Esporte, da Motriz: Revista de Educação Física, da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, da Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, do Arquivos de Medicina, da Revista da Educação Física/UEM, da Revista Motricidade, da Revista de Nutrição, da Revista Alimentos e Nutrição, da Revista Brasileira de Ciência e Movimento, da Revista de Ciências Médicas, do Arquivos de Ciências da Saúde e da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Publicou 295 artigos completos em periódicos nacionais e internacionais e 14 capítulos de livro. Realizou 10 supervisões de pós-doutorado e orientou 16 teses de doutorado, 17 dissertações de mestrado, 51 trabalhos de iniciação científica, 26 monografias de especialização e 74 trabalhos de conclusão de curso de graduação nas áreas de Educação Física, Saúde Pública e Nutrição. Recebeu 21 prêmios e/ou homenagens. Desde 1998 participou de 30 projetos de pesquisa, na função de coordenador em 19 destes. Atualmente coordena dois projetos de pesquisa financiados por agências de fomento brasileiras. Atua na área de Educação Física. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: treinamento com pesos, composição corporal, nutrição esportiva, medidas e avaliação e testes motores. 

    18/11 - 19h00 Palestra de Abertura

  • Professor Dr. Grégore Iven Mielke

    Professor Dr. Grégore Iven Mielke - The University of Queensland

    Grégore Iven Mielke possui bacharelado em Educação Física (2009), mestrado (2012) e doutorado (2017) em Epidemiologia pelo Universidade Federal de Pelotas. Atualmente atua como pesquisador na School of Human Movement and Nutrition Sciences - The University of Queensland, Australia. Ja atuou como consultor técnico no Ministério da Saúde e pesquisador na Coorte de Nascimentos de 2015, Pelotas- Universidade Federal de Pelotas. Gregore desenvolve estudos com foco atividade física, comportamento sedentário, desigualdades e multimorbidades. 

    19/11 - 08h30 Palestra-2

  • Professor Dr. Crystian Bitencourt de Oliveira

    Professor Dr. Crystian Bitencourt de Oliveira - Universidade Estadual Paulista-UNESP

    Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Ciência e Tecnologia/UNESP - Presidente Prudente. Realizou mestrado e doutorado em Fisioterapia na Faculdade de Ciência e Tecnologia/UNESP no ano de 2016 e 2020, respectivamente. Realizou estágio de pesquisa por 15 meses durante o doutorado sob supervisão do professor Christopher G Maher no Institute for Musculoskeletal Health associado a University of Sydney e ao Sydney Local Health District, no qual é pesquisador afiliado no momento. Atua como editor associado do periódico internacional BMC Musculoskeletal Disorders e como revisor de periódicos internacionais e nacionais. Atua principalmente nas áreas de Ortopedia e Traumatologia com enfoque em dor lombar, dor crônica musculoesquelética, atividade física e coluna vertebral.

    19/11 - 14h00 Palestra-3

  • Professora Dra. Marina de Barros Pinheiro

    Professora Dra. Marina de Barros Pinheiro - Universidade de Sydney

    Marina de Barros Pinheiro é professora e pesquisadora na Universidade de Sydney. Ela e fisioterapeuta (UFMG), mestre em ciências da reabilitação (UFMG) e doutora em ciências da saúde (USYD). Atualmente Marina é pesquisadora do Institute for Musculoskeletal Health (https://imh.org.au/), na Universidade de Sydney. Sua área de pesquisa se concentra na investigação da relação de custo-efetividade de intervenções de atividade física e na promoção de atividade física por profissionais

    19/11 - 19h00 Palestra-4

  • Professor Dr. Eduardo de Souza

    Professor Dr. Eduardo de Souza - University of Tampa

    Possui mestrado e Doutorado em Biodinâmica do Movimento Humano pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo-USP.  Estágio de pós doutorado pela Universidade de Tampa, FL, EUA. Atualmente é Professor Assistente no departamento de Ciências da Saúde e Desempenho Humano pela Universidade de Tampa, FL, EUA. 

    20/11 - 10h30 Palestra-5

  • Professor Dr. Jeffer Eidi Sasaki

    Professor Dr. Jeffer Eidi Sasaki - Universidade Federal do Triangulo Mineiro- UFTM

    Possui graduação e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. É doutor em Educação Física pela University of Massachusetts Amherst, aonde teve como orientadora a professora doutora Patty Freedson. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2014-2015) sob supervisão do prof. Dr. Jair Sindra Virtuoso Júnior e também na University of Alabama at Birmingham (2017-2018) sob supervisão do prof. Dr. Robert Motl. Atualmente é professor efetivo do Departamento de Ciências do Esporte e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Exerce também os cargos de Diretor de Desenvolvimento da Pós-Graduação da UFTM e Coordenador Substituto do Departamento de Ciências do Esporte. Atualmente é um dos editores chefes da Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde (RBAFS). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde e Fisiologia do Exercício atuando principalmente nos seguintes temas: Medida Objetiva da Atividade Física, Acelerometria, análise e classificação de sinais de aceleração do movimento humano, Epidemiologia da Atividade Física, Atividade Física em condições especiais de saúde como a esclerose múltipla, doença de Parkinson e AVE, Estratégias de otimização do desempenho e recuperação em corredores.

    20/11 - 14h00 Palestra-6

  • Professor Dr. Paulo Guerra

    Professor Dr. Paulo Guerra - Universidade Federal da Fronteira Sul

    Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Paulista e Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo. Atua como docente adjunto do curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul e como docente colaborador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Atividade Física na Universidade de São Paulo. A maior parte de sua  produção científica está relacionada aos temas da área "atividade física e saúde", com particular interesse nos estudos que abrangem populações de crianças e/ou adolescentes, assim como nos estudos conduzidos no contexto da atenção primária à saúde/Sistema Único de Saúde. Como atividade complementar, ocupa a presidência da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (gestão 2020-2022). Endereços eletrônicos são: paulo.guerra@uffs.edu.br e paulohguerra@usp.br. 

    20/11 - 15h00 Palestra-7

Programação

Horário Atividade Descrição
18/11
19h00 Link será enviado via e-mail Palestra de Abertura
Abertura
Professor Dr. Edilson Serpeloni Cyrino

Exercise is medicine: os benefícios do treinamento resistido para idosos são determinados pela dose?

19/11
08h30 Link será enviado via e-mail Palestra-2
Simpósio
Professor Dr. Grégore Iven Mielke

Sobre médias, variabilidade, diferenças e mudanças: entendendo os diferentes padrões de atividade física ao longo do ciclo da vida.

09h30 Link será enviado via e-mail Apresentação de Resumos Científicos
Apresentação Oral

Seção de apresentação oral dos resumos científicos selecionados. 

14h00 Link será enviado via e-mail Palestra-3
Simpósio
Professor Dr. Crystian Bitencourt de Oliveira

Promoção de atividade física em pessoas com dor lombar: benefícios, evidências atuais e direções para futuras pesquisas.

15h00 Link será enviado via e-mail Apresentação de Resumos Científicos
Apresentação Oral

Seção de apresentação oral dos resumos científicos selecionados. 

19h00 Link será enviado via e-mail Palestra-4
Simpósio
Professora Dra. Marina de Barros Pinheiro

Promoção de atividade física em idosos: desafios na implementação de evidências científicas nas políticas de saúde pública.

20/11
10h30 Link será enviado via e-mail Palestra-5
Simpósio
Professor Dr. Eduardo de Souza

Volume do Treinamento de Força: Por que ainda não entendemos o seu efeito nas adaptações musculares em indivíduos treinados? 

14h00 Link será enviado via e-mail Palestra-6
Simpósio
Professor Dr. Jeffer Eidi Sasaki

Avaliação da Atividade Física por meio da Acelerometria: Avanços e Desafios.

15h00 Link será enviado via e-mail Palestra-7
Simpósio
Professor Dr. Paulo Guerra

Intervenções de base escolar voltadas ao aumento dos níveis de atividade física: situação atual e perspectivas futuras.

Inscrições

Organizador

  • Presidência regional da SBAFS
    A Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde - SBAFS, congrega estudantes, profissionais e pesquisadores de diversas áreas de formação com interesse no campo da atividade física e saúde, com abrangência em todo o território nacional, criada no dia 16 de novembro de 2007, é uma entidade jurídica de direito privado, sem fins econômicos e de prazo indeterminado, com sede e foro na cidade de Florianópolis, Estado de Santa Catarina – Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina, sito Campus Universitário – Bairro Trindade - CEP 88040-900.
    Entre em contato