No I Seminário de Iniciação à Docência (SEMID) da Universidade Federal do Maranhão que ocorreu nos dias 29, 30 e 31 de agosto, no Auditório Central da UFMA, foiuma iniciativa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Maranhão PIBID/UFMA. O I Semid teve uma oportunidade deconhecer, socializar, discutir e repensar as proposições e ações dos Subprojetos de Licenciatura da UFMA, além de avaliação dos impactos no interior das escolas envolvidas no Programa.As atividades do SEMID incluiram mesa-redonda, apresentações de Banners, grupos de discussão e apresentação cultural.

O II SEMID, cuja temática foi "Trabalho Docente na Educação Básica: Velhos Dilemas, Novos Desafios",se apresentou como uma oportunidade que fomentou o debate e a reflexão sobre as políticas de formação docente para a educação básica, bem como as novas experiências que estavam sendo desenvolvidas nas Universidades e nos Institutos Federais de Educação na sua articulação com as escolas públicas. Houve, também, a possibilitade dos bolsistas do PIBID/UFMA e os profissionais de Educação básica discutirem a política de formação dos licenciados tendo em vista as novas demandas da Educação básica, para além de contemplar os currículos formativos, os processos avaliativos e o papel das licenciaturas nas Universidades e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.Os participantes do II SEMID, estudantes dos cursos de licenciaturas e profissionais da educação básica, participaram de conferências, mesas redondas e minicursos ministrados pelos docentes das IES participantes. Durante a realização do evento, aconteceram apresentações de trabalhos e relatos de experiências nas modalidades de painel e de comunicação oral, assim como houve uma ampliação de suas atividades oferecendo aos alunos da educação básica uma mostra das profissões e das oficinas que foram ministradas pelos graduandos dos cursos de licenciaturas. O evento foi realizado de 11 a 13 de Setembro na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Campus de Codó.

O III SEMID, aconteceu no periodo de 17 a a 19 de dezembro de 2014 e teve como tema "Escola e Educação: concepções, trajetórias e desafios", no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire. O evento, deu oportunidade para o debate e reflexão das políticas de formação docente, bem como das novas experiências desenvolvidas nas universidades em sua articulação com as escolas públicas e contou com professores convidados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). No III Semid, os alunos debateram e apresentaram seus trabalhos realizados, participaram das conferências e mesas-redondas ministradas pelos docentes das instituições de ensino superior (IES) participantes. Os temas discutidos foram acerca de políticas de inclusão social, discussões de raça, gênero e religião e a educação para uma boa conduta na escola, com a ideia de bons valores e a paz. 

O SEMID é uma atividade desenvolvida pela UFMA desde 2009 afim de propocionar  um espaço de discussão sobre a escola da atualidade e expor, avaliar e propor debates dos projetos desenvolvidos por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica(RP). Neste ano a tematica proposta para discussão no evento é a "FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: TRAJETÓRIAS, CONCEPÇÕES E DESAFIOSSEMINÁRIO UNIFICADO PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"