Adriana Cavalcanti dos Santos

PPGE/CEDU/UFAL

Pós-Doutora pela Universidade do Porto - Portugal, sob supervisão da Professora Catedrática Carlinda Leite (2018-2019). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (2003), graduação em Letras - Autarquia de Ensino Superior de Arco Verde (1998), Especialista em Avaliação Educacional de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Pernambuco, Especialista em Conteúdos Programáticos de Língua Portuguesa e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2006). Em 2014, concluiu seu doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, Linguagem e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização e Letramento; Leitura e produção; e Saberes e Metodologia da Língua Portuguesa. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLIT).

Eduardo Calil de Oliveira

UFAL

Desde 1989, no início de sua vida profissional como professor de alfabetização, Eduardo Calil concentra-se no estudo dos processos de escrita colaborativa no contexto do ensino fundamental. Em sua dissertação de mestrado (Universidade de São Paulo, 1991), analisou a noção de Zona de Desenvolvimento Proximal (Vygotsky) durante situações de ensino e aprendizagem do sistema alfabético básico envolvendo seus próprios alunos de 6 anos de idade. A tese de doutorado de Calil (Autoria: a criança e a escrita de histórias inventadas) foi publicada em 1998. Com este trabalho, ele inaugurou os estudos brasileiros sobre autoria e criação de texto por estudantes recém-alfabetizados, elegendo o processo de escrita colaborativa como seu objeto científico, em um contexto ecológico e em tempo real, gravado em filme. Valorizando a ação e o produto do processo de escrita, tanto do ponto de vista cultural quanto investigativo, Calil mobiliza conceitos derivados da genética textual, da lingüística da enunciação, da psicologia cognitiva e do ensino da escrita para interpretar a complexidade dos aspectos multimodais (interacional, gráfico, espacial, temporal e gestual, gravada audiovisualmente) envolvida na escrita emparelhada sob orientação didática e curricular. A formação de professores e o desenvolvimento de materiais didáticos voltados à alfabetização escolar e ao ensino da língua portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental também fazem parte das atividades deste pesquisador. Além dos cursos que ministra (desde 1995) como professor de escrita e alfabetização (Universidade Federal de Alagoas). Calil fez seu primeiro estágio de pós-doutorado (2004, apoiado pela CAPES) no Institut des Textes et Manuscrits Modernes. Além de ter publicado artigos em francês, seu livro Ouvindo o Invisível: Escrevendo e Poesia em Sala de Aula (Unesp / Funart, 2009) foi a publicação mais importante desse período. Seu segundo estágio de pós-doutorado (apoiado pelo CNPq) foi realizado em 2010 no Laboratório Modèles, Dynamiques, Corpus (MODYCO, Universidade de Paris Ouest Nanterre La Défense). Em 2011, trabalhou como professor convidado convidado pelo Laboratório École, Mutações, Aprendizes (Université Cergy-Pontoise). Em 2010, ele também fundou o Laboratório de Manuscrito Escolar. Com a pesquisadora francesa Catherine Boré, organizou e publicou o livro L école, l écriture et la création: Études franco-brésiliennes (L Harmattan-Academia, 2013). Calil também foi bolsista e professor visitante na Harvard Graduate School of Education, com o apoio do Programa Fulbright Visiting Scholar (2014). Atualmente, ele coordena o projeto InterWriting. Este projeto é desenvolvido em colaboração com Luisa Álvares Pereira e sua equipe (Universidade de Aveiro). Entre suas contribuições mais importantes para o campo de estudo dos processos de escrita está o Sistema Ramos (um método para o processo de gravação de captura multimodal por dois alunos no tempo e no espaço real na sala de aula).

Ivanderson Pereira da Silva

UFAL

É Licenciado em Física (2008/UFAL), Especialista em Mídias na Educação (2010/UFAL), Mestre (2010/UFAL) e Doutor em Educação (2016/UFAL). Atualmente é professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca, atuando nos Cursos de Licenciatura em Física e Pedagogia. É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFAL e líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS). Tem interesse em estudos relacionados aos seguintes temas relacionados ao aprofundamento teórico-prático em Cibercultura, Educação em Ciências, Sociabilidades LGBTIQs e questões Étnico-raciais; bem como sobre práticas de Educação Científica baseadas na produção ou uso de Fanzines, Charges, Tirinhas, Histórias em quadrinhos, Literatura de Cordel, Jornais, Revistas, Paródias musicais, Músicas, Casos, interfaces da web 2.0, Cinema, objetos de aprendizagem, experimentos mediados por interfaces digitais e tecnologias móveis.

Jailton de Souza Lira

UAFL/CEDU

Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Graduado em História e Pedagogia, Especialista em Educação em Direitos Humanos, Mestre e Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação. Presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas. Pesquisa as temáticas de História da Educação em Alagoas, Financiamento da Educação, Planos de Cargos e Carreiras Educacionais, Políticas Educacionais, Gestão Democrática da Educação, Direitos Humanos e Movimento Sindical.

Marinaide Lima de Queiroz Freitas

UFAL

Possui Pós-doutorado em Educação - área de Formação docente, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade do Porto - Portugal.Tem doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2002).Graduada em Pedagogia na Universidade Federal de Alagoas (1970). Atualmente é professora associada 2. Vice-coordenadora do Comitê Científico da ANPED, representando o GT 18 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas (2017~2019). Coordenadora do GT 18 no Encontro de Pesquisa do Nordeste (EPEN-2019-2020) .É coordenadora do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Alfabetização do Centro de Educação da UFAL.Faz parte do Fórum Alagoano da Educação de Jovens e Adultos. É membro da Rede de Pesquisa Luso-brasileira em EJA. Faz parte da editoria da Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos. E colaboradora do grupo de pesquisa Curriculo, Avaliação, Formaçao e Tecnologias Educativas CAFTe da Universidade do Porto sob a liderança da profa.Dra.Carlinda Leite. Tem experiência nas áreas de Educação e Linguagem com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de jovens e adultos, Alfabetização, Currículo, Leitura, Formação docente, Livro didático. Docente na graduação de Pedagogia e no Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira no Cedu/Ufal.

Roberval Santos da Silva

IFAL

Licenciado em Historia pela Universidade Federal de Alagoas (2005), especialista em História do Nordeste (Ufal/2007), mestre pelo Programa de Pós Graduação em Historia da Ufal, graduando em Direito (Uneal) e professor do Instituto Federal de Alagoas. Atualmente pesquisa sobre a História Social do Trabalho e sobre a presença e a influência holandesa em Alagoas (1630-1654).

Silvana Paulina de Souza

PPGECIM/CEDU/UFAL

Professora efetiva da Universidade Federal de Alagoas - Campus Maceió, setor de Planejamento, Currículo e Avaliação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, linha de Pesquisa: Saberes e Práticas Docentes. Possui graduação em Educação Artística pela Universidade de Marília (1991), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), Mestrado (2009) e doutorado (2013) em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi professora efetiva da Secretaria Municipal da Educação de Marília, exerceu a função de Assistente Técnica de Área de Ensino Fundamental. Professora de Educação Artística da rede Estadual de Ensino (Estado de São Paulo).Tem experiência na área de Educação com ênfase na sala de aula, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria histórico-cultural, educação, ensino - aprendizagem, leitura e escrita, prática pedagógica e projetos pedagógicos.

Welington Francisco

UNILA

Sou bacharel (2008), licenciado (2011) em Química pelo Instituto de Química de Araraquara, da Universidade Estadual Paulista. Conclui o mestrado em Química (2011) pela mesma instituição, onde trabalhei com processos de extração, separação, purificação e elucidação estrutural de Produtos Naturais e doutor em Química (2015) pela Universidade Federal de Goiás, com tese na área de ensino de Química. Desde 2008, fui professor de cursos pré-vestibulares na cidade de Araraquara, onde entre controvérsias e desafios, consegui utilizar em minhas aulas a experimentação investigativa para debater e explicar diferentes conceitos científicos, entremeio a preocupação com o vestibular. Fui professor na Universidade Federal do Tocantins - Campus de Gurupi de 2011 a 2017. Atualmente, sou professor Adjunto II da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em Foz do Iguaçu, do Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILCVN) e professor do Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal do Tocantins - Campus de Gurupi. Minha principal área de atuação é centrada no Ensino de Química (Ciências), onde desenvolvo atividades voltadas para estratégias/instrumentos metodológicos para o ensino/aprendizagem, sobretudo com o uso de casos investigativos, apropriação cognitiva por meio de relações com o saber, espaços não formais de educação e divulgação científica por meio de feiras de ciências.

Yana Liss Soares Gomes

CEDU/UFAL

Professora Adjunta (DE) do Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com área de atuação em Linguística Aplicada e pesquisas centradas nas crenças e na formação de professor de língua materna (LM) e de língua estrangeira (LE). Pós-doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Mestrado em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) com área de concentração em Estudos de Linguagem.

Givanildo da Silva

CEDU/UFAL

Professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2019) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2015). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (2012). Possui especialização em Organização Pedagógica da Escola: Gestão Escolar pelo Centro Internacional Universitário UNINTER e Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das TIC pela UFAL. Tem experiência profissional como docente na educação básica e no Ensino Superior. Integrante do grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE) UFAL/CNPq; e do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre a criança (GRUPEC) UFPB/CNPq. Realiza estudos na linha de pesquisa Políticas Educacionais com ênfase na Gestão Escolar e Educacional, Políticas Educacionais para a Educação Básica e Organização Pedagógica da Escola. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5490-6690

Alex Vieira da Silva

CEDU/UFAL

Doutorando em Educação (PPGE/UFAL); Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGE/UFPE). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem experiência profissional como docente na educação básica no ensino fundamental I (professor polivalente) e na coordenação pedagógica. Professor substituto da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Campus Maceió. Realiza estudos em Educação, na área da Gestão, Avaliação e Políticas Públicas da Educação. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8084-9148

Javan Sami Araújo dos Santos

CEDU/UFAL

Doutorando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE-CEDU/UFAL), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação (PPGECIM-CEDU/UFAL) da Universidade Federal de Alagoas. Gerente Educacional e da Equipe Técnica de Formação Continuada para Professores na Secretaria Municipal de Rio Largo/AL em Gestão Democrática e Política Educacional. Foi Gestor Escolar, Coordenador Pedagógico e Professor da Educação Básica nos Anos Iniciais em Rio Largo/AL. É membro do Fórum Estadual Permanente de Educação de Alagoas (FEPEAL) pela ANPAE/AL e do Fórum Municipal Permanente de Educação de Rio Largo pela SEMED/RL. Possui Formação Tecnológica em Administração com habilitação em Gestão Empresarial pelo Instituto Federal de Alagoas - IFAL/UNED/MD (2005). É Graduado em Pedagogia pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas - CEDU/UFAL (2012). Especialista em Estratégias Didáticas com o uso das TICs para a Educação Básica (CEDU/UFAL), em Gestão Pública Municipal pela Faculdade de Economia e Administração (FEAC/UFAL), em Conselho Municipal de Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA-PRADIME) e em Inspeção Escolar e Práticas de Supervisão (CPGE/UCAM). Possui aperfeiçoamento para técnicos em Conselhos Escolares pela Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN) e foi Formador no Curso de aperfeiçoamento em Conselhos Escolares e em Pobreza, Desigualdades e Educação, ambos ofertados pelo MEC e parceria com o CEDU/UFAL. É sócio da ANPAE, atuando na gestão de 2015-2017, como vice-diretor da Associação Nacional de Política e Administração da Educação seção Alagoas (ANPAE/AL) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Foi monitor das disciplinas de Pesquisa Educacional e Fundamentos Históricos da Educação e da Pedagogia na UFAL. Desenvolveu pesquisas nas áreas da Administração Educacional e Educação de Jovens e Adultos com o Programa de Iniciação Cientifica (Bolsista de produtividade em pesquisa no CNPq & CAPES) - PIBIC/UFAL - CNPq/CAPES, no qual agregou: Gestão Escolar à modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Tem pesquisa e produção na área da Linguística (Eventos e Práticas de Letramento) concernente aos alunos da EaD de Letras/Português do IFAL. Recebeu título de EXCELÊNCIA ACADÊMICA na apresentação da comunicação oral, intitulada: Gestão Democrática na Contemporaneidade e as formas de acesso ao cargo de diretor escolar no Brasil (Semana de Pedagogia 2011) e em Conselhos Municipais de Educação (IPOJUCA/PE). Concluiu uma pesquisa fomentada pela CAPES sobre o mapeamento das formas de provimento ao cargo de diretor escolar no Nordeste. É participante do Grupo de Pesquisa sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira (GEPE/UFAL) e pesquisador do Grupo sobre Gestão e Avaliação Educacional (GAE/UFAL). Foi membro do Centro Acadêmico de Pedagogia Paulo Freire (CAPed) e atuou no Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFAL). Representou os discentes do curso de Pedagogia no Colegiado para a reformulação do Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU), e no DCE, de Assuntos Acadêmicos da Universidade. Atua com pesquisas nas áreas da Educação, principalmente, em Gestão Educacional, Gestão Escolar, Gestão Democrática, Projeto Político Pedagógico, Conselho Municipal de Educação, Conselho Escolar, Educação de Jovens e Adultos, Letramento de discentes na modalidade de Educação à Distância (EaD) e com Saberes e Práticas do Ensino de Ciências e Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Marcio Yabe

UFAL / IFAL

Doutorando em Educação pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL); especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL); especialista em Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU); bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Alagoas (FAL/Estácio de Sá). É professor titular (EBTT) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), desde Novembro de 2015, e exerce a função de chefe do Departamento de Graduação (DEGRAD). Coordenou o Curso Bacharelado em Administração Pública, modalidade a Distância, pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (IFAL/UAB), de 2016 a 2019. Coordenou o setor de pós-graduação e foi professor de pós-graduação e de graduação do Centro Universitário Maurício de Nassau (2012 a 2015). Coordenou o Curso Bacharelado em Administração de Empresas da Faculdade Figueiredo Costa (2013 e 2014). Foi professor executivo de pós-graduação e de graduação da Faculdade de Negócios de Alagoas (FAN), credenciada Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre os anos de 2014 e 2015. Foi consultor do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, OCB-SESCOOP, Alagoas, de 2005 a 2015, por onde desenvolveu consultoria técnica e ministrou palestras e cursos para diversas cooperativas das Regiões Nordeste e Norte do Brasil. Trabalhou no Sistema Unimed (Cooperativas de Uberlândia, MG, e Maceió, AL), como Assessor da Diretoria e Gerente Comercial, contratação CLT, de 1992 até 2006

Isabela Macena dos Santos

UFAL

Atualmente é doutoranda em Educação pelo PPGE-UFAL. É mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/CEDU) da Universidade Federal de Alagoas. Tem pós-graduação em Gestão Pública Municipal (Lato Sensu) pela Faculdade de Economia e Administração (FEAC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Possui graduação em pedagogia (UFAL). É membro do Grupo de Pesquisa sobre Gestão e Avaliação Educacional (GAE) UFAL\CNPq. Atuou como bolsista 2011/2012 no projeto PIBIC\CNPq intitulado: formas de provimento do cargo de gestor escolar em Alagoas: tendências e configurações atuais na rede pública municipal de ensino. Atuou como colaboradora na pesquisa UNIVERSAL- CNPq, vigente até 2014, intitulada : A gestão democrática da educação básica no Nordeste: inventário analítico das formas de provimento do cargo de gestor escolar nas redes públicas municipais. Participou da pesquisa Práticas exitosas em gestão escolar em Alagoas FAPEAL/UFAL. Atua com pesquisas nas áreas da Educação, discutindo o provimento do cargo de gestor escolar e a gestão democrática e os planos de carreira do magistério.

Luciene Amaral da Silva

UFAL

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/CEDU/UFAL). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/CEDU/UFAL). Tem especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas (FVG), tem especialização em Educação e Desenvolvimento Agrário pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), tem especialização em Tecnologia em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RIO). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). É membro do Grupo de pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE) UFAL/CNPq. Sócia da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE. Atua na 6ª Gerência Regional de Educação - SEE/AL. Desenvolve pesquisas nas áreas de Gestão Democrática, Tecnologia em Educação, Planejamento Educacional.

Maria Danielle Araújo Mota

UFAL

Professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus A.C Simões. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGEB) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Eixo Ensino de Ciências. Coordenadora junto ao Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UFAL(2018- atual)). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI- UECE). Especialista em Desenvolvimento, Espaço e Meio Ambiente pela Faculdade ATENEU e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) e da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação e Ciências (ABRAPEC). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI), Universidade Federal do Ceará (UFC).Membro do Grupo: Formação de Professores e Ensino de Ciências - UFAL . Atua na área de Formação de Professores de Ciências e Biologia, Ensino de Biologia, Ensino de Ciências e Estágio Supervisionado.

Alexandre Rodrigues da Conceição

UFAL

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (2018). Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Membro da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). Membro do grupo de pesquisa: formação de professores e ensino de Ciências -UFAL e do Projeto de extensão biologando: o diálogo entre o conhecimento científico e o cotidiano de Ciências e BiologiaICBS/UFAL. Atua na área de Formação de Professores de Ciências e Biologia, Ensino de Biologia, Ensino de Ciências

Rosemeire da Silva Dantas Oliveira

UFAL

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008), Especialização em Língua Portuguesa: Gramática, Texto e Discurso pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010), Especialização em Língua Portuguesa e Matemática numa Perspectiva Transdisciplinar pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2010) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). É Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Membro do grupo de pesquisa: formação de professores e ensino de Ciências -UFAL. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores e Ensino de Ciências para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Interessa-se, particularmente, por Astronomia.

Elton Casado Fireman

CEDU/UFAL

Possui graduação em Física-Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas (1995), mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Alagoas (1997) e doutorado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal de Alagoas, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Educação Brasileira e de Ensino de Ciências e Matemática, orientando alunos de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino de Ciências para os Anos Iniciais, pautados na Alfabetização Científica e no Ensino por Investigação, e na Formação de Professores para o Ensino de Ciências, desenvolve, também, estudos que envolvem a prática do professor com o uso de TIC e de outras ferramentas didático-pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática.

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel

CEDU/UFAL

Doutor em Educação (UFAL); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2010), especialista em Tecnologias em Educação e Docência do Ensino Superior. Graduado em Pedagogia (Licenciatura). Foi professor da Educação Básica em escolas particulares, tutor no programa de formação continuada da Secretaria de Educação a Distância (MEC), professor tutor 1 na Universidade Tiradentes e professor no Governo do Estado de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, jogos digitais na educação, gamificação, metodologias ativas, educação online, webquest, tutoria e avaliação. Foi Vice-coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância e Coordenador Adjunto da UAB/UFAL. Integrante do banco de avaliadores institucionais do INEP, atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e líder do Grupo de Pesquisas Comunidades Virtuais - Ufal.

Wilmo Ernesto Francisco Júnior

UFAL

  É Bacharel / Licenciado Em Química e Mestre em Biotecnologia pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara. É Mestre em Educação, área de Metodologia de Ensino, pela Universidade Federal de São Carlos e doutor em Química (tese em educação química) pelo IQ-UNESP. De 2008 a 2012 foi professor do Departamento de Química da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, onde atuou como coordenador de área e coordenador institucional do PIBID. Atualmente é professor da Universidade Federal de Alagoas, no curso de Licenciatura em Química do Campus Arapiraca e nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/UFAL) e Educação (PPGE), atuando desde janeiro de 2017 como Tutor do PET Química e desde maio de 2018 como coordenador do PPGECIM. Colabora ainda com o Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIR, como docente e editor assistente do periódico EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação. Exerceu a função de coordenador institucional do PIBID/UFAL de maio/2013 a julho/2016. Sua principal área de investigação está direcionada à Educação em Ciências (Química) e Divulgação Científica, atuando principalmente na formação de professores e no desenvolvimento e avaliação de materiais e das práticas didático-pedagógicos.

Dario Fiorentini

Unicamp

Possui graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (1977), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1980), doutorado em Educação (Metodologia de Ensino) pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e Estágios Posdoutorais de curta duração nas Universidades de Lisboa e de Sevilla. Atualmente é pesquisador PQ do CNPq (nível 1D) e professor doutor da Universidade Estadual de Campinas, onde exerce atividades de pesquisa e de docência na graduação e na Pós-Graduação em Educação (mestrado/doutorado). Temas e linhas de pesquisa e de atuação docente: educação matemática, formação e desenvolvimento profissional de professores, saberes docentes e prática didático-pedagógica em matemática. Foi assessor de projetos de pesquisa e programas de formação docente no exterior (Guatemala e Portugal). Foi Professor Visitante na Universidade de Córdoba (Argentina) e na Universidade de Lisboa (Portugal). Desde 1996 é assessor científico da FAPESP. No triênio de 2007-2009 e no quadriênio de 2013-2016, foi membro do Comitê de Avaliação de Programas de Pós-Graduação da CAPES - Área de Educação. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp (junho/2010 - julho/2014) e Coordenador Geral de Pós-Graduação da FE/UNICAMP (2011-2014). Desde março de 2015 é Editor Científico da Revista Zetetiké. Atualmente, a partir de 2017, é membro do CA-Ed do CNPq.     http://lattes.cnpq.br/9244474518505985